Salário para o cargo de Gerente de operação de tecnologia da informação
CBO 1425-15 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de operação de tecnologia da informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Quanto ganha um Gerente de operação de tecnologia da informação

Um Gerente de operação de tecnologia da informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.189,29 e R$ 28.715,82, com a média salarial de R$ 11.284,74 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de operação de tecnologia da informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 11.284,74 135.416,85 2.821,18 54,05
1º Quartil 3.189,29 38.271,42 797,32 15,28
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 47,90
3º Quartil 21.899,91 262.798,90 5.474,98 104,90
Teto Salarial 28.715,82 344.589,81 7.178,95 137,55


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.989 - 31.636 14.874,06 5.988,95 13.500,00 26.118,86 31.635,94
Rio de Janeiro - RJ 4.765 - 26.106 12.098,13 4.765,39 10.750,00 21.553,54 26.106,30
Barueri - SP 4.193 - 22.416 11.121,36 4.193,45 12.000,00 18.507,12 22.416,38
Curitiba - PR 5.091 - 22.210 10.513,57 5.091,44 8.879,04 18.337,08 22.210,43
Belo Horizonte - MG 3.084 - 21.911 9.624,87 3.084,21 9.417,00 18.090,10 21.911,27
Brasília - DF 2.606 - 17.023 8.207,62 2.606,38 8.000,00 14.054,48 17.023,21
Porto Alegre - RS 2.644 - 23.402 9.741,50 2.643,72 9.000,00 19.320,78 23.401,91
Fortaleza - CE 2.621 - 17.271 7.769,15 2.621,35 7.033,10 14.259,43 17.271,45
Recife - PE 3.641 - 19.921 8.568,62 3.641,24 7.428,90 16.446,82 19.920,88
Goiânia - GO 1.721 - 16.754 6.765,90 1.720,72 5.907,18 13.832,15 16.753,92
Niterói - RJ 4.621 - 19.259 9.452,46 4.620,65 9.000,00 15.900,00 19.258,56
Osasco - SP 4.275 - 28.519 12.821,49 4.275,40 12.430,58 23.545,80 28.519,38
Blumenau - SC 6.517 - 17.996 10.507,01 6.516,75 9.812,00 14.857,29 17.995,60
Campinas - SP 5.951 - 17.260 9.607,76 5.950,94 8.750,00 14.250,00 17.260,03
São Bernardo do Campo - SP 3.667 - 22.699 11.149,65 3.666,67 11.460,11 18.740,19 22.698,68
Florianópolis - SC 3.038 - 16.830 7.338,29 3.038,38 5.500,00 13.894,88 16.829,90
Sorocaba - SP 2.480 - 15.455 8.384,56 2.480,00 9.779,22 12.759,45 15.454,62
Jundiaí - SP 3.800 - 27.034 11.253,92 3.800,00 10.000,00 22.319,69 27.034,28
Guarulhos - SP 2.450 - 35.768 14.206,07 2.450,00 13.205,33 29.530,00 35.767,62
Salvador - BA 1.760 - 10.421 4.953,77 1.759,54 4.340,78 8.603,95 10.421,36


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.603 - 29.739 13.609,84 4.602,91 12.497,88 24.552,77 29.739,05
Rio de Janeiro 3.718 - 26.280 11.447,95 3.718,47 9.600,00 21.697,13 26.280,22
Minas Gerais 2.635 - 18.915 8.068,13 2.634,68 7.037,00 15.616,06 18.914,64
Paraná 3.190 - 19.317 8.717,26 3.190,35 8.000,00 15.947,88 19.316,55
Rio Grande do Sul 2.850 - 23.078 9.686,14 2.849,60 8.182,56 19.053,09 23.077,67
Santa Catarina 2.459 - 18.595 7.754,86 2.459,02 6.381,50 15.352,05 18.594,86
Distrito Federal 2.606 - 17.023 8.207,62 2.606,38 8.000,00 14.054,48 17.023,21
Ceará 2.401 - 17.770 7.788,03 2.401,23 7.033,10 14.670,69 17.769,59
Pernambuco 2.661 - 19.413 8.134,82 2.661,11 6.046,00 16.027,20 19.412,62
Goiás 1.490 - 18.120 6.605,44 1.489,85 5.249,50 14.960,01 18.120,01
Bahia 1.303 - 15.050 5.110,91 1.302,98 2.875,00 12.425,66 15.050,33
Mato Grosso 1.735 - 6.244 3.220,31 1.735,35 2.997,70 5.155,15 6.244,08
Espírito Santo 3.254 - 20.892 8.253,23 3.253,75 6.410,37 17.248,29 20.891,65
Pará 1.512 - 27.500 11.304,89 1.511,60 7.189,81 22.703,84 27.499,57
Paraíba 1.775 - 10.200 4.462,06 1.774,61 4.134,13 8.421,00 10.199,77
Sergipe 2.363 - 9.363 4.152,95 2.362,50 3.320,90 7.729,89 9.362,67
Amazonas 1.400 - 20.582 6.559,40 1.400,00 5.156,56 16.992,28 20.581,56
Alagoas 1.045 - 8.479 3.127,06 1.045,00 2.728,50 7.000,00 8.478,61
Maranhão 1.100 - 7.529 2.560,11 1.100,00 1.308,86 6.215,85 7.528,82


Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de operação de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipes;
  • interagir com outras Áreas;

  • Atividades

    • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
    • identificar necessidades de clientes;
    • participar da definição de padrões de segurança;
    • revisar pontos auditados;
    • negociar com fornecedores;
    • garantir integração dos produtos;
    • dispensar funcionários;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • controlar custos e prazos de execução;
    • controlar situações adversas;
    • prover qualificação e capacitação da equipe;
    • homologar plano de contingência;
    • corrigir desvios;
    • elaborar propostas de projetos e serviços;
    • especificar perfis dos profissionais da área;
    • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar orçamento e cronograma;
    • registrar ocorrências;
    • definir escopo do projeto e serviço;
    • tomar decisões;
    • demonstrar proatividade;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • avaliar indicadores de ocorrências;
    • colaborar na coordenação da implantação do projeto;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • conduzir reuniões;
    • traçar plano de comunicação;
    • monitorar resultados;
    • estabelecer prioridades;
    • planejar simulação e execução de plano de contingência;
    • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
    • distinguir potencialidades individuais;
    • aprovar produtos do projeto;
    • estabelecer acordo de nível de serviços;
    • adaptar-se a mudanças;
    • gerir prestação de serviços terceirizados;
    • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
    • estimar prazo e custo de soluções propostas;
    • estabelecer metas;
    • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • demonstrar liderança;
    • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
    • coordenar implantação do projeto;
    • aprovar promoção de funcionários;
    • validar soluções;
    • negociar mudanças de escopo, com clientes;
    • demonstrar organização;
    • definir necessidades de recursos humanos;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • analisar qualidade de soluções propostas;
    • controlar andamento do projeto;
    • distribuir serviços à equipe;
    • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
    • demonstrar expressão verbal;
    • elaborar análise de risco;
    • supervisionar produtividade da equipe;
    • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
    • divulgar resultados da área;
    • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • controlar escopo do projeto;
    • participar da criação de normas e procedimentos;
    • analisar escopo do negócio;
    • analisar demandas;
    • monitorar operacionalização das soluções;
    • definir padrões de performance e qualidade;
    • disponibilizar recursos de trabalho;
    • assegurar cumprimento de normas e padrões;
    • garantir qualidade de serviços e projetos;
    • definir estratégia de desenvolvimento;
    • antever cenários futuros;
    • relatar andamento de projetos;
    • subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares;
    • prospectar soluções tecnológicas;
    • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
    • garantir atualização do plano de contingência;
    • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
    • homologar equipamentos e softwares;
    • demonstrar criatividade;
    • estimar benefícios de soluções;
    • participar da simulação de plano de contingência;
    • traçar plano de contingência;
    • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
    • divulgar planos e metas da área;
    • estabelecer política de segurança de tecnologia da informação;
    • aprovar programação de férias de funcionários;
    • acionar plano de contingência;
    • definir matriz de responsabilidades;
    • propor melhorias nos processos operacionais;
    • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
    • demonstrar capacidade de delegação;
    • apresentar soluções e alternativas;
    • selecionar profissionais;
    • promover integração da equipe;
    • prever impactos de projetos e serviços;
    • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;


    Setores que mais contratam Gerente de operação de tecnologia da informação no mercado de trabalho

    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Educador social de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social de rua