Salário para o cargo de Gerente de recuperação de crédito
CBO 1417-35 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de recuperação de crédito - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de recuperação de crédito

Um Gerente de recuperação de crédito trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.443,87 e R$ 22.524,70, com a média salarial de R$ 8.553,02 e o salário mediana em R$ 6.810,39 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de recuperação de crédito

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.553,02 102.636,21 2.138,25 41,65
1º Quartil 2.443,87 29.326,46 610,97 11,90
Salário Mediana 6.810,39 81.724,68 1.702,60 33,17
3º Quartil 17.178,30 206.139,59 4.294,57 83,66
Teto Salarial 22.524,70 270.296,42 5.631,18 109,69


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.236 - 20.755 10.063,72 4.235,51 9.644,91 17.135,43 20.754,94
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 8.604 3.167,68 1.300,00 1.300,00 7.103,23 8.603,64


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.116 - 23.185 10.412,67 4.116,14 9.495,15 19.141,83 23.185,16
Rio de Janeiro 1.300 - 8.604 3.167,68 1.300,00 1.300,00 7.103,23 8.603,64
Goiás 2.868 - 13.504 5.909,98 2.867,92 5.220,76 11.148,65 13.503,58


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de recuperação de crédito

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar processos operacionais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comunicar-se;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • gerenciar pessoas;

  • Atividades

    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • controlar custos;
    • propor remuneração de pessoal;
    • administrar conflitos;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • elaborar orçamento da área;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • determinar perfil de ocupações;
    • analisar mercado e concorrência;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • programar férias da equipe;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • selecionar pessoas;
    • executar consultas de crédito;
    • incrementar resultados;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • coordenar equipes;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • controlar orçamento da área;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • delegar atribuições;
    • dispensar pessoas;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • consolidar informações gerenciais;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • promover interação da equipe;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • demonstrar visão gerencial;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • estipular políticas por produto;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • examinar operações gerenciais;
    • participar de comitê de crédito;
    • participar de projetos da instituição;
    • demonstrar persuasão;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • implementar políticas internas e externas;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • atender auditoria interna e externa;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • demonstrar poder de decisão;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • respeitar valores da instituição;
    • classificar clientes (rating e score);
    • estudar sugestões de clientes;
    • contratar serviços terceirizados;
    • conferir autenticidade de informações;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • remanejar pessoal;
    • estabelecer prioridades;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • acompanhar formalização de operações;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • revisar plano diretor;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • demonstrar liderança;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • gerir processos de crédito;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • identificar necessidade de cliente;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • visitar clientes;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • motivar equipes;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • adequar perfil ocupacional à função;


    Setores que mais contratam Gerente de recuperação de crédito no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Atividades de contabilidade
    • Criação de bovinos para corte
    • Serviços advocatícios
    • Bancos comerciais
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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