Salário para o cargo de Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior

Um Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.865,85 e R$ 22.619,71, com a média salarial de R$ 8.738,47 e o salário mediana em R$ 7.048,39 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.738,47 104.861,58 2.184,62 41,88
1º Quartil 2.865,85 34.390,16 716,46 13,73
Salário Mediana 7.048,39 84.580,68 1.762,10 33,78
3º Quartil 17.250,75 207.009,04 4.312,69 82,67
Teto Salarial 22.619,71 271.436,47 5.654,93 108,40


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.170 - 22.852 9.580,68 3.169,78 8.478,68 18.866,53 22.851,71
Campinas - SP 4.266 - 17.692 8.530,41 4.265,98 8.500,00 14.606,61 17.691,97
Rio de Janeiro - RJ 2.761 - 23.403 11.448,79 2.760,50 12.000,57 19.321,71 23.403,03
Curitiba - PR 2.575 - 22.558 7.161,01 2.574,88 5.485,69 18.624,00 22.557,95
Florianópolis - SC 2.000 - 5.439 2.803,78 2.000,00 2.764,21 4.490,46 5.438,98


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.122 - 21.760 9.235,28 3.122,37 7.835,88 17.965,52 21.760,37
Santa Catarina 2.224 - 17.128 6.394,84 2.224,29 4.745,23 14.140,89 17.127,87
Paraná 2.058 - 12.968 5.433,03 2.058,29 4.971,37 10.706,61 12.968,17
Rio de Janeiro 3.526 - 21.860 10.411,94 3.525,59 9.881,16 18.047,80 21.860,04
Rio Grande do Sul 2.238 - 16.770 7.939,77 2.237,98 7.000,00 13.845,02 16.769,50
Minas Gerais 3.000 - 18.967 7.135,17 3.000,00 4.500,00 15.659,00 18.966,65


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comunicar-se;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • gerenciar pessoas;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • implementar processos operacionais;
  • planejar processos de operações bancárias;

  • Atividades

    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • demonstrar segurança;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • demonstrar visão gerencial;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • determinar perfil de ocupações;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • propor remuneração de pessoal;
    • programar férias da equipe;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • demonstrar persuasão;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • executar consultas de crédito;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • revisar plano diretor;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • contratar serviços terceirizados;
    • consolidar informações gerenciais;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • atender auditoria interna e externa;
    • estabelecer prioridades;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • coordenar equipes;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • demonstrar liderança;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • remanejar pessoal;
    • incrementar resultados;
    • elaborar orçamento da área;
    • delegar atribuições;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • selecionar pessoas;
    • conferir autenticidade de informações;
    • participar de comitê de crédito;
    • demonstrar poder de decisão;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • motivar equipes;
    • estipular políticas por produto;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • acompanhar formalização de operações;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • identificar necessidade de cliente;
    • participar de projetos da instituição;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • promover interação da equipe;
    • controlar custos;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • controlar orçamento da área;
    • dispensar pessoas;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • analisar mercado e concorrência;
    • respeitar valores da instituição;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • estudar sugestões de clientes;
    • visitar clientes;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • implementar políticas internas e externas;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • gerir processos de crédito;
    • administrar conflitos;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • examinar operações gerenciais;
    • classificar clientes (rating e score);
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • programar desenvolvimento de equipes;


    Setores que mais contratam Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Corretoras de câmbio
    • Bancos comerciais
    • Organização logística do transporte de carga
    • Agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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