Salário para o cargo de Vidraceiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Vidraceiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vidraceiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • exercer liderança;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • formular incentivos de produtividade;
  • promover funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • entrevistar candidatos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • propor compra de novos itens;
  • captar recursos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • contratar serviços;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • definir perfil do consumidor final;
  • gerir compras;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • analisar tendências do mercado;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • qualificar fornecedores;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • buscar atualização profissional;
  • atender agentes de fiscalização;
  • expressar-se oralmente;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • expressar-se gestualmente;
  • demonstrar motivação;
  • elaborar normas e instruções;
  • elaborar plano de investimentos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • administrar remanejamentos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • gerir custos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • representar a empresa;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • implantar técnicas de vendas;
  • avaliar desempenho;
  • examinar currículos;
  • operar equipamentos de informática;
  • definir estratégias de terceirização;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • cobrar resultados;
  • designar equipe para projeto;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • planejar compras e locações;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • delegar atribuições;
  • resolver reclamações de clientes;
  • instruir subordinados;
  • medir resultados de treinamento;
  • promover programas prevencionistas;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • remanejar leiaute;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • orientar clientes;
  • determinar perfis profissionais;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • gerir investimentos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • recepcionar mercadorias;
  • agir com dinamismo;
  • manter apresentação pessoal;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • gerir estoques;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • gerenciar contratos de serviços;
  • participar de reuniões;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • estimular a motivação das equipes;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • cooperar na definição de projetos;
  • fazer orçamentos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • negociar preços e condições de pagamento;


Setores que mais contratam Vidraceiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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