Salário para o cargo de Vidraceiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Vidraceiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vidraceiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • fazer orçamentos;
  • cobrar resultados;
  • agir com dinamismo;
  • atender agentes de fiscalização;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • formular incentivos de produtividade;
  • designar equipe para projeto;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • entrevistar candidatos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • gerir custos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • exercer liderança;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • examinar currículos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • propor compra de novos itens;
  • expressar-se gestualmente;
  • analisar tendências do mercado;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • elaborar plano de investimentos;
  • orientar clientes;
  • avaliar desempenho;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • providenciar integração de funcionários;
  • expressar-se oralmente;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • gerir compras;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • delegar atribuições;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • gerir estoques;
  • transferir numerário para o banco;
  • promover programas prevencionistas;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • elaborar normas e instruções;
  • participar de reuniões;
  • demonstrar motivação;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • exercitar a autonomia;
  • recepcionar mercadorias;
  • captar recursos;
  • administrar remanejamentos;
  • qualificar fornecedores;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • gerir investimentos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • remanejar leiaute;
  • representar a empresa;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • buscar atualização profissional;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • definir estratégias de terceirização;
  • implantar técnicas de vendas;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • manter apresentação pessoal;
  • promover funcionários;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • operar equipamentos de informática;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • medir resultados de treinamento;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • instruir subordinados;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • estimular a motivação das equipes;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • determinar perfis profissionais;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • contratar serviços;
  • cooperar na definição de projetos;
  • planejar compras e locações;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • evidenciar equilíbrio emocional;


Setores que mais contratam Vidraceiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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