Salário para o cargo de Teleoperador de apoio (telemarketing)
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Teleoperador de apoio (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Teleoperador de apoio (telemarketing)

Um Teleoperador de apoio (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.490,27 e R$ 2.989,03, com a média salarial de R$ 1.789,13 e o salário mediana em R$ 1.649,79 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Teleoperador de apoio (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.789,13 21.469,58 447,28 9,41
1º Quartil 1.490,27 17.883,24 372,57 7,84
Salário Mediana 1.649,79 19.797,48 412,45 8,68
3º Quartil 2.279,56 27.354,77 569,89 12,00
Teto Salarial 2.989,03 35.868,39 747,26 15,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.449 - 3.310 1.947,30 1.448,55 1.800,00 2.733,02 3.310,32
Barueri - SP 1.412 - 2.269 1.580,03 1.412,00 1.500,00 1.873,32 2.269,02
Jundiaí - SP 1.592 - 2.384 1.735,97 1.591,76 1.690,00 1.968,26 2.384,01
São Bernardo do Campo - SP 1.500 - 2.157 1.571,81 1.500,47 1.503,00 1.781,14 2.157,37
Curitiba - PR 1.432 - 3.387 1.933,24 1.432,15 1.700,00 2.796,59 3.387,31
Brasília - DF 1.450 - 2.266 1.600,13 1.450,20 1.500,00 1.870,62 2.265,76
Rio de Janeiro - RJ 1.555 - 3.330 2.014,59 1.555,14 2.000,00 2.749,01 3.329,68
Belo Horizonte - MG 1.434 - 3.198 1.941,32 1.434,16 1.800,00 2.639,97 3.197,61
Goiânia - GO 1.412 - 3.371 1.812,24 1.412,00 1.500,00 2.783,01 3.370,87
Vila Velha - ES 1.774 - 2.226 1.797,67 1.773,60 1.790,00 1.837,40 2.225,51
Recife - PE 1.449 - 2.086 1.576,99 1.449,23 1.563,00 1.722,23 2.086,02
São Caetano do Sul - SP 1.462 - 3.265 1.813,27 1.462,48 1.568,00 2.695,80 3.265,24
Guarulhos - SP 1.810 - 3.995 2.539,91 1.809,95 2.550,00 3.298,19 3.994,87
Valparaiso de Goiás - GO 1.624 - 2.794 1.876,81 1.624,40 1.789,00 2.307,02 2.794,33
Mogi das Cruzes - SP 1.508 - 2.683 1.729,49 1.507,55 1.581,00 2.214,96 2.682,83
Blumenau - SC 1.859 - 2.786 2.013,88 1.859,03 1.948,00 2.300,40 2.786,31
Salvador - BA 1.412 - 1.962 1.471,89 1.412,00 1.412,00 1.619,66 1.961,77
Sorocaba - SP 1.714 - 2.532 1.815,92 1.713,64 1.716,00 2.090,71 2.532,34
Taboão da Serra - SP 1.691 - 2.913 1.947,69 1.690,78 1.756,00 2.404,70 2.912,65
Fortaleza - CE 1.419 - 2.632 1.684,18 1.419,30 1.602,50 2.173,22 2.632,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.437 - 2.985 1.800,11 1.436,70 1.690,00 2.464,03 2.984,51
Paraná 1.441 - 3.260 1.904,32 1.441,24 1.700,00 2.691,37 3.259,87
Minas Gerais 1.412 - 3.018 1.756,60 1.412,00 1.515,00 2.491,73 3.018,06
Rio de Janeiro 1.520 - 3.150 1.926,15 1.520,22 1.787,00 2.600,40 3.149,68
Goiás 1.412 - 3.165 1.819,92 1.412,00 1.625,00 2.613,19 3.165,18
Santa Catarina 1.567 - 3.197 1.979,45 1.566,82 1.918,00 2.639,41 3.196,94
Distrito Federal 1.450 - 2.266 1.600,13 1.450,20 1.500,00 1.870,62 2.265,76
Rio Grande do Sul 1.514 - 3.210 1.925,14 1.514,11 1.758,00 2.649,92 3.209,66
Pernambuco 1.415 - 2.135 1.575,05 1.415,33 1.563,00 1.762,76 2.135,11
Espírito Santo 1.557 - 2.275 1.753,87 1.557,03 1.790,00 1.878,44 2.275,22
Bahia 1.412 - 1.978 1.481,80 1.412,00 1.419,00 1.633,37 1.978,39
Ceará 1.412 - 2.308 1.558,96 1.412,00 1.422,00 1.905,22 2.307,66
Rio Grande do Norte 1.412 - 1.897 1.461,17 1.412,00 1.412,00 1.565,77 1.896,51
Sergipe 1.507 - 2.025 1.589,29 1.507,44 1.589,00 1.671,72 2.024,84
Acre 1.412 - 1.915 1.491,13 1.412,00 1.497,00 1.580,65 1.914,53
Mato Grosso 1.443 - 2.976 1.845,83 1.442,55 1.728,00 2.456,73 2.975,67
Piauí 1.471 - 2.259 1.621,77 1.470,53 1.580,00 1.864,87 2.258,78
Maranhão 1.412 - 1.955 1.520,02 1.412,00 1.560,00 1.613,96 1.954,88
Amazonas 1.451 - 2.202 1.605,03 1.451,27 1.544,16 1.817,64 2.201,58
Mato Grosso do Sul 1.418 - 2.268 1.581,32 1.417,73 1.500,00 1.872,73 2.268,30
Pará 1.412 - 1.813 1.432,41 1.412,00 1.412,00 1.496,57 1.812,69
Paraíba 1.423 - 2.034 1.521,63 1.422,50 1.503,00 1.679,50 2.034,26
Alagoas 1.412 - 2.594 1.599,80 1.412,00 1.423,00 2.142,00 2.594,45
Tocantins 1.412 - 2.120 1.502,80 1.412,00 1.440,00 1.750,00 2.119,65
Rondônia 1.600 - 2.907 1.971,71 1.600,00 2.000,00 2.400,00 2.906,95


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Teleoperador de apoio (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cadastrar clientes;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • cobrar débitos;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;

  • Atividades

    • depurar informações;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • realizar triagem de atendimento;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • identificar-se ao cliente;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • registrar respostas em papel;
    • atualizar listas;
    • informar sanções contratuais;
    • consultar supervisor;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar empatia;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • avaliar perfil de consumo;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • calcular encargos do débito;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • consultar histórico;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • aplicar questionário;
    • identificar problemas;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • abordar o cliente;
    • oferecer vantagens;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • confirmar dados;
    • consultar manuais;
    • negociar datas de pagamento;
    • negociar descontos;
    • comunicar débitos;
    • agendar retorno (follow-up);
    • informar restrições ao crédito;
    • apresentar produtos e serviços;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • identificar clientes potenciais;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • informar prazo de entrega;
    • confirmar dados cadastrais;
    • orientar o usuário;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • consultar área técnica;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • efetivar a venda;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • finalizar contato;
    • argumentar com o cliente;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • registrar informações com precisão;
    • direcionar atendimento;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • acionar serviços emergenciais;
    • administrar conflitos;
    • tomar decisões;
    • oferecer benefícios variados;
    • solicitar informações ao cliente;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • esclarecer dúvidas;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • negociar valor de débitos;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • negociar valores;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • oferecer soluções;
    • fornecer informações;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • atualizar cadastro por telefone;
    • seguir o código de ética;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • orientar usuário de telefonia;
    • autocontrolar-se;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • finalizar pendências de serviços;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • definir formas de pagamento;
    • finalizar pendência técnica;
    • trabalhar em equipe;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • informar relação custo-benefício;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • descrever o produto;
    • demonstrar objetividade;
    • oferecer formas e condições de pagamento;


    Setores que mais contratam Teleoperador de apoio (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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