Salário para o cargo de Supervisor de telefonistas
CBO 4201-30 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de telefonistas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de telefonistas

Um Supervisor de telefonistas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.925,37 e R$ 4.609,40, com a média salarial de R$ 2.571,94 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de telefonistas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.571,94 30.863,32 642,99 12,26
1º Quartil 1.925,37 23.104,39 481,34 9,17
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,91
3º Quartil 3.515,32 42.183,89 878,83 16,75
Teto Salarial 4.609,40 55.312,78 1.152,35 21,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Curitiba - PR 2.616 - 3.437 2.724,43 2.615,89 2.684,40 2.837,78 3.437,20
São Paulo - SP 1.766 - 6.468 3.471,60 1.766,36 3.584,00 5.340,43 6.468,49
Rio de Janeiro - RJ 1.675 - 4.261 2.402,49 1.675,24 2.209,00 3.518,00 4.261,11
Brasília - DF 1.602 - 4.292 2.343,51 1.601,75 2.044,00 3.543,44 4.291,92
Cataguases - MG 2.500 - 3.222 2.539,94 2.500,00 2.500,00 2.659,75 3.221,57
Santo Amaro da Imperatriz - SC 1.842 - 4.075 2.518,92 1.842,00 2.500,00 3.364,00 4.074,58
Goiânia - GO 1.626 - 3.107 2.048,00 1.626,00 2.000,00 2.565,00 3.106,80
Salvador - BA 1.412 - 2.703 1.865,56 1.412,00 1.918,00 2.232,00 2.703,47
Caruaru - PE 1.563 - 2.011 1.627,71 1.563,00 1.660,00 1.660,22 2.010,90
Contagem - MG 1.713 - 2.965 1.946,88 1.712,50 1.786,00 2.448,00 2.965,09
Belo Horizonte - MG 2.500 - 4.027 3.042,86 2.500,00 3.325,00 3.325,00 4.027,34
São Bernardo do Campo - SP 1.800 - 4.092 2.135,71 1.800,00 2.000,00 3.378,00 4.091,53
Campo Grande - MS 1.450 - 1.938 1.535,76 1.449,53 1.547,00 1.600,00 1.937,97
Picarras - SC 1.644 - 2.121 1.666,17 1.644,00 1.644,00 1.751,00 2.120,86
João Pessoa - PB 1.712 - 3.366 2.536,02 1.712,00 2.674,06 2.779,00 3.366,01
Palmas - TO 1.750 - 2.799 1.929,64 1.750,00 1.837,00 2.311,20 2.799,39
Lauro de Freitas - BA 1.818 - 5.761 2.987,40 1.818,00 1.963,00 4.756,00 5.760,61
Natal - RN 2.184 - 4.239 2.710,40 2.184,00 2.184,00 3.500,00 4.239,31
Campinas - SP 2.700 - 5.693 3.540,00 2.700,00 2.800,00 4.700,00 5.692,78
Recife - PE 1.496 - 2.498 1.705,80 1.496,00 1.588,00 2.062,00 2.497,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.734 - 5.989 3.076,67 1.733,55 2.839,00 4.944,68 5.989,15
Paraná 2.589 - 3.537 2.737,35 2.588,95 2.684,40 2.920,42 3.537,30
Minas Gerais 1.760 - 4.708 2.625,60 1.760,36 2.500,00 3.887,36 4.708,49
Rio de Janeiro 1.665 - 4.282 2.390,78 1.664,93 2.209,00 3.535,50 4.282,30
Santa Catarina 1.666 - 4.265 2.430,48 1.666,17 2.253,00 3.520,83 4.264,54
Distrito Federal 1.602 - 4.292 2.343,51 1.601,75 2.044,00 3.543,44 4.291,92
Bahia 1.444 - 4.382 2.198,94 1.444,00 1.940,50 3.617,75 4.381,93
Goiás 1.555 - 3.370 2.075,38 1.554,67 2.000,00 2.782,33 3.370,05
Pernambuco 1.541 - 2.228 1.655,60 1.540,67 1.660,00 1.839,14 2.227,63
Rio Grande do Sul 1.500 - 3.061 1.767,14 1.500,00 1.614,00 2.527,00 3.060,78
Paraíba 1.712 - 3.366 2.536,02 1.712,00 2.674,06 2.779,00 3.366,01
Mato Grosso do Sul 1.450 - 1.938 1.535,76 1.449,53 1.547,00 1.600,00 1.937,97
Rio Grande do Norte 1.500 - 4.239 2.508,67 1.500,00 2.184,00 3.500,00 4.239,31
Tocantins 1.750 - 2.799 1.929,64 1.750,00 1.837,00 2.311,20 2.799,39


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de telefonistas

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • atender público e informantes;
  • controlar atividades financeiras;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • planejar trabalho da equipe;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;

  • Atividades

    • monitorar atendimento telefônico;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • definir rotinas de trabalho;
    • propor admissões de funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • confrontar dados coletados;
    • agir com empatia;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • treinar novos funcionários;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • controlar as emoções;
    • rever rotinas de trabalho;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • definir recursos de trabalho;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • analisar relatórios;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • recolher numerário dos guichês;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • liderar equipe;
    • conferir faturas;
    • orçar custos;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • identificar prioridades;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • atuar com dinamismo;
    • definir perfil para cargos;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • selecionar pessoal;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • demonstrar atitude proativa;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • controlar movimentação de questionários;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • promover reuniões;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • elaborar programação de férias;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • propor promoções de funcionários;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • tabular dados;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • propor fechamento de contratos;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • promover rodízio de funções;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • estimar volume de trabalho;
    • controlar ligações telefônicas;
    • agir com flexibilidade;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • criticar questionários preenchidos;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • agir com criatividade;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • justificar diferenças de caixa;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • manter-se atualizado;
    • agir com desenvoltura;


    Setores que mais contratam Supervisor de telefonistas no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
    • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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