Salário para o cargo de Supervisor de coleta
CBO 4201-20 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de coleta - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de coleta

Um Supervisor de coleta trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.876,49 e R$ 6.716,09, com a média salarial de R$ 3.117,08 e o salário mediana em R$ 2.360,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de coleta

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.117,08 37.404,92 779,27 14,80
1º Quartil 1.876,49 22.517,91 469,12 8,91
Salário Mediana 2.360,00 28.320,00 590,00 11,21
3º Quartil 5.121,98 61.463,74 1.280,49 24,32
Teto Salarial 6.716,09 80.593,10 1.679,02 31,89


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.884 - 5.541 2.792,61 1.883,67 2.103,20 4.574,88 5.541,23
Belo Horizonte - MG 1.711 - 2.619 1.877,21 1.710,50 1.845,00 2.162,50 2.619,28
Cotia - SP 4.056 - 11.950 6.388,91 4.056,40 5.822,00 9.865,80 11.949,75
Vitoria - ES 1.908 - 3.377 2.096,84 1.908,00 1.908,00 2.788,00 3.376,91
São Luís - MA 1.486 - 2.998 1.760,93 1.486,00 1.590,00 2.475,33 2.998,20
Belém - PA 1.945 - 4.870 2.951,75 1.945,00 2.727,00 4.020,60 4.869,87
Criciúma - SC 2.910 - 3.917 2.974,84 2.910,00 2.910,00 3.234,00 3.917,12
Nova Lima - MG 1.650 - 2.507 1.791,60 1.650,00 1.776,00 2.069,50 2.506,64
Fortaleza - CE 2.000 - 7.877 3.509,99 2.000,00 2.500,00 6.503,48 7.877,20
Joanópolis - SP 2.768 - 4.809 3.273,56 2.767,50 3.098,00 3.970,00 4.808,58
Rio de Janeiro - RJ 1.560 - 7.947 3.286,00 1.560,00 2.656,00 6.561,00 7.946,88
Manaus - AM 1.480 - 4.351 2.183,86 1.480,00 1.480,00 3.592,00 4.350,74
Campo Grande - MS 3.000 - 6.115 3.864,09 3.000,00 3.000,00 5.048,64 6.115,06
Nova Iguaçu - RJ 3.152 - 6.788 4.331,00 3.152,00 4.307,50 5.604,00 6.787,73
Natal - RN 1.604 - 5.372 3.732,60 1.604,00 4.200,00 4.435,00 5.371,81
Florianópolis - SC 2.000 - 11.768 6.703,34 2.000,00 9.253,00 9.716,00 11.768,31
Macapá - AP 3.132 - 6.662 5.026,40 3.132,00 5.500,00 5.500,00 6.661,77
Cuiabá - MT 1.983 - 8.338 2.963,20 1.983,00 1.983,00 6.884,00 8.338,11
Salvador - BA 1.500 - 6.063 3.160,80 1.500,00 3.164,00 5.006,00 6.063,42
Goiânia - GO 1.455 - 4.351 2.381,72 1.455,00 2.087,60 3.592,02 4.350,76


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.884 - 7.866 3.471,16 1.884,10 2.865,00 6.494,62 7.866,48
Minas Gerais 1.701 - 5.210 2.417,19 1.700,67 1.845,00 4.301,80 5.210,47
Rio de Janeiro 1.529 - 7.023 3.088,26 1.528,60 2.500,00 5.798,40 7.023,20
Espírito Santo 1.908 - 3.676 2.182,86 1.908,00 1.908,00 3.035,20 3.676,33
Maranhão 1.528 - 5.864 2.403,70 1.527,60 1.590,00 4.841,20 5.863,81
Santa Catarina 2.228 - 9.588 3.956,77 2.227,50 2.910,00 7.916,00 9.588,10
Pará 1.689 - 4.660 2.711,44 1.689,33 2.727,00 3.847,07 4.659,68
Rio Grande do Sul 1.671 - 7.694 3.055,62 1.671,00 2.321,00 6.352,00 7.693,73
Bahia 1.969 - 5.707 3.070,67 1.969,33 2.771,50 4.711,67 5.706,91
Paraná 1.667 - 3.331 2.203,78 1.667,00 2.300,00 2.750,00 3.330,88
Ceará 2.000 - 7.877 3.509,99 2.000,00 2.500,00 6.503,48 7.877,20
Goiás 1.518 - 5.547 2.716,39 1.518,00 2.515,00 4.580,01 5.547,45
Mato Grosso 1.983 - 6.489 3.288,25 1.983,00 2.906,50 5.357,00 6.488,56
Rondônia 1.412 - 4.078 2.512,78 1.412,00 2.677,00 3.367,00 4.078,21
Amazonas 1.480 - 4.351 2.183,86 1.480,00 1.480,00 3.592,00 4.350,74
Mato Grosso do Sul 3.000 - 6.115 3.864,09 3.000,00 3.000,00 5.048,64 6.115,06
Amapá 3.132 - 6.662 5.026,40 3.132,00 5.500,00 5.500,00 6.661,77
Rio Grande do Norte 1.604 - 5.372 3.732,60 1.604,00 4.200,00 4.435,00 5.371,81
Pernambuco 1.412 - 4.501 3.164,80 1.412,00 3.559,00 3.716,00 4.500,93


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de coleta

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • avaliar qualidade dos serviços;
  • planejar trabalho da equipe;
  • atender público e informantes;
  • controlar atividades financeiras;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • monitorar atendimento telefônico;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • propor fechamento de contratos;
    • definir perfil para cargos;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • agir com desenvoltura;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • promover reuniões;
    • definir rotinas de trabalho;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • identificar prioridades;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • demonstrar atitude proativa;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • analisar relatórios;
    • treinar novos funcionários;
    • recolher numerário dos guichês;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • tabular dados;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • controlar as emoções;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • elaborar programação de férias;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • promover rodízio de funções;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • controlar movimentação de questionários;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • definir recursos de trabalho;
    • selecionar pessoal;
    • agir com flexibilidade;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • confrontar dados coletados;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • atuar com dinamismo;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • propor promoções de funcionários;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • orçar custos;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • agir com empatia;
    • criticar questionários preenchidos;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • controlar ligações telefônicas;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • manter-se atualizado;
    • justificar diferenças de caixa;
    • estimar volume de trabalho;
    • conferir faturas;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • agir com criatividade;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • rever rotinas de trabalho;
    • propor admissões de funcionários;
    • liderar equipe;


    Setores que mais contratam Supervisor de coleta no mercado de trabalho

    • Serviços de engenharia
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Comércio atacadista de material elétrico
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Laboratórios clínicos
    • Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (glp)
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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