Salário para o cargo de Supervisor de atendimento ao cliente
CBO 4201-35 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de atendimento ao cliente - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de atendimento ao cliente

Um Supervisor de atendimento ao cliente trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.956,30 e R$ 6.784,82, com a média salarial de R$ 3.150,10 e o salário mediana em R$ 2.493,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de atendimento ao cliente

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.150,10 37.801,15 787,52 14,71
1º Quartil 1.956,30 23.475,65 489,08 9,14
Salário Mediana 2.493,00 29.916,00 623,25 11,64
3º Quartil 5.174,39 62.092,71 1.293,60 24,17
Teto Salarial 6.784,82 81.417,83 1.696,20 31,69


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.937 - 9.470 3.949,50 1.936,70 2.907,00 7.818,35 9.469,82
Rio de Janeiro - RJ 1.720 - 7.045 3.211,14 1.720,47 2.500,00 5.816,80 7.045,48
Curitiba - PR 1.713 - 6.515 3.001,74 1.712,74 2.451,00 5.378,82 6.514,99
Belo Horizonte - MG 1.846 - 6.160 3.012,75 1.846,40 2.474,00 5.085,65 6.159,90
Barueri - SP 2.138 - 7.655 3.549,38 2.137,79 2.756,50 6.319,87 7.654,81
Fortaleza - CE 1.596 - 5.074 2.534,42 1.596,45 2.232,00 4.189,37 5.074,29
Salvador - BA 1.599 - 5.358 2.553,86 1.599,43 2.094,00 4.424,00 5.358,49
Goiânia - GO 1.626 - 5.213 2.607,31 1.625,74 2.188,00 4.303,86 5.212,97
Brasília - DF 1.740 - 7.089 3.202,80 1.739,92 2.596,50 5.852,43 7.088,64
Guarulhos - SP 1.734 - 4.869 2.439,14 1.733,98 1.928,00 4.019,52 4.868,56
Recife - PE 1.666 - 5.068 2.492,44 1.665,59 2.000,00 4.184,54 5.068,44
Botucatu - SP 2.129 - 2.798 2.199,17 2.129,23 2.179,00 2.309,70 2.797,57
Porto Alegre - RS 1.792 - 7.212 3.371,80 1.791,92 2.766,00 5.954,59 7.212,38
Mogi das Cruzes - SP 1.932 - 4.551 2.616,65 1.932,08 2.357,00 3.757,53 4.551,23
Campinas - SP 2.069 - 8.761 3.783,77 2.068,70 2.676,00 7.233,07 8.760,91
Florianópolis - SC 1.898 - 6.746 3.219,96 1.897,76 2.700,00 5.569,77 6.746,27
Montes Claros - MG 1.760 - 3.368 2.133,82 1.760,11 1.934,39 2.780,77 3.368,15
Uberlândia - MG 1.595 - 5.618 2.678,13 1.595,49 2.137,50 4.638,44 5.618,22
Ribeirão Preto - SP 1.841 - 7.767 3.466,31 1.840,88 2.704,00 6.412,26 7.766,73
São Bernardo do Campo - SP 1.927 - 6.302 3.110,56 1.927,08 2.647,00 5.203,31 6.302,41


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.873 - 8.472 3.621,70 1.873,02 2.754,00 6.994,81 8.472,32
Minas Gerais 1.611 - 5.470 2.677,19 1.611,28 2.417,00 4.516,47 5.470,49
Rio de Janeiro 1.643 - 6.528 2.966,66 1.642,91 2.325,00 5.389,53 6.527,96
Paraná 1.693 - 6.197 2.906,94 1.692,79 2.400,00 5.116,56 6.197,33
Bahia 1.575 - 4.868 2.399,32 1.574,88 1.971,00 4.018,81 4.867,71
Santa Catarina 1.833 - 7.636 3.413,73 1.832,64 2.674,00 6.304,00 7.635,60
Rio Grande do Sul 1.740 - 6.634 3.201,65 1.739,62 2.752,00 5.476,96 6.633,86
Ceará 1.565 - 4.869 2.464,73 1.565,44 2.100,50 4.019,65 4.868,72
Goiás 1.579 - 5.042 2.534,29 1.579,04 2.100,50 4.162,31 5.041,52
Pernambuco 1.631 - 4.474 2.374,17 1.630,51 2.000,00 3.693,80 4.474,04
Distrito Federal 1.740 - 7.089 3.202,80 1.739,92 2.596,50 5.852,43 7.088,64
Espírito Santo 1.723 - 5.593 3.009,13 1.722,87 3.013,00 4.617,41 5.592,74
Rio Grande do Norte 1.812 - 4.035 2.392,45 1.811,76 2.141,00 3.331,10 4.034,73
Paraíba 1.547 - 3.755 2.260,32 1.547,22 2.264,00 3.099,80 3.754,57
Alagoas 1.650 - 3.269 2.060,49 1.649,67 1.941,00 2.698,51 3.268,52
Mato Grosso 1.459 - 4.326 2.226,09 1.458,82 1.802,00 3.571,94 4.326,44
Mato Grosso do Sul 1.600 - 4.762 2.459,49 1.599,52 2.095,00 3.931,65 4.762,14
Pará 1.532 - 4.115 2.264,49 1.532,02 2.017,67 3.397,39 4.115,02
Piauí 1.595 - 3.493 2.122,87 1.595,40 2.028,00 2.884,15 3.493,37
Maranhão 1.517 - 4.496 2.483,81 1.517,18 2.317,00 3.712,25 4.496,39
Amazonas 1.459 - 5.284 2.379,57 1.458,64 1.800,00 4.362,36 5.283,82
Sergipe 1.525 - 3.781 2.163,99 1.524,63 2.077,00 3.121,91 3.781,35
Tocantins 1.412 - 3.966 2.171,20 1.412,00 2.000,00 3.274,17 3.965,77
Rondônia 1.477 - 4.879 2.336,79 1.477,18 1.746,00 4.028,45 4.879,38
Acre 1.445 - 3.762 2.020,28 1.444,67 1.800,00 3.106,00 3.762,08
Amapá 1.446 - 3.503 2.042,41 1.446,25 2.000,00 2.892,00 3.502,88
Roraima 1.412 - 3.150 1.752,20 1.412,00 1.553,00 2.601,00 3.150,41


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de atendimento ao cliente

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • administrar pessoal;
  • planejar trabalho da equipe;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender público e informantes;
  • controlar atividades financeiras;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • qualificar equipe de trabalho;

  • Atividades

    • expressar-se com fluência verbal;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • agir com desenvoltura;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • agir com empatia;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • confrontar dados coletados;
    • definir perfil para cargos;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • promover reuniões;
    • propor promoções de funcionários;
    • definir rotinas de trabalho;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • treinar novos funcionários;
    • promover rodízio de funções;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • agir com flexibilidade;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • rever rotinas de trabalho;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • conferir faturas;
    • analisar relatórios;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • elaborar programação de férias;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • propor fechamento de contratos;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • identificar prioridades;
    • tabular dados;
    • justificar diferenças de caixa;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • controlar as emoções;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • controlar ligações telefônicas;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • liderar equipe;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • propor admissões de funcionários;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • selecionar pessoal;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • atuar com dinamismo;
    • criticar questionários preenchidos;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • agir com criatividade;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • recolher numerário dos guichês;
    • manter-se atualizado;
    • controlar movimentação de questionários;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • demonstrar atitude proativa;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • estimar volume de trabalho;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • definir recursos de trabalho;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • orçar custos;


    Setores que mais contratam Supervisor de atendimento ao cliente no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista