Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Alfarrabista
- Gerente de box de mercado público
- Gerente de loja e supermercado
- Mulandeiro
- Madeireiro (comércio varejista)
- Cacaulista
- Administrador no comércio de mercadorias
- Dono de lavanderia automática - conta própria
- Alugador (comerciante varejista)
- Locador de móveis
- Ferrageiro (comércio varejista)
- Alfarrabista (comércio varejista)
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Subgerente de oficina (assistência técnica)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- atender aos clientes;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- estruturar equipes de trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
Atividades
- medir resultados de treinamento;
- acompanhar rotinas administrativas;
- designar equipe para projeto;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- colaborar na definição de epi e epc;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- argumentar com convicção (persuasão);
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- realizar reuniões com a equipe;
- representar a empresa;
- monitorar o andamento de projetos;
- cobrar resultados;
- implantar técnicas de vendas;
- buscar atualização profissional;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- instruir subordinados;
- delegar atribuições;
- providenciar integração de funcionários;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- implementar reciclagem de funcionários;
- elaborar normas e instruções;
- expressar-se gestualmente;
- resolver reclamações de clientes;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- examinar currículos;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- remanejar leiaute;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- preparar relatórios para a diretoria;
- administrar conflitos entre funcionários;
- prover ações de preservação ambiental;
- participar de reuniões;
- recomendar promoção de funcionários;
- gerir estoques;
- contratar serviços;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- fazer orçamentos;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- negociar preços e condições de pagamento;
- sugerir investimentos;
- definir estratégias de terceirização;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- sugerir inovações;
- recepcionar mercadorias;
- divulgar mercadorias e serviços;
- propor compra de novos itens;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- estimular a motivação das equipes;
- operar equipamentos de informática;
- gerenciar contratos de serviços;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- determinar perfis profissionais;
- apreciar inovações organizacionais;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- exercitar a autonomia;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- acompanhar a execução orçamentária;
- redigir comunicados e normas;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- captar recursos;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- entrevistar candidatos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- gerir compras;
- controlar o cumprimento de normas;
- gerir custos;
- revisar manuais de procedimentos;
- promover programas prevencionistas;
- cooperar na definição de projetos;
- liberar mercadorias para entrega;
- agir com dinamismo;
- elaborar plano de investimentos;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- orientar clientes;
- planejar compras e locações;
- transferir numerário para o banco;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- demonstrar motivação;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- gerir investimentos;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- formular incentivos de produtividade;
- analisar tendências do mercado;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- manter apresentação pessoal;
- exercer liderança;
- expressar-se oralmente;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- administrar remanejamentos;
- atender agentes de fiscalização;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- avaliar desempenho;
Setores que mais contratam Subgerente de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção