Salário para o cargo de Subgerente de oficina (assistência técnica)
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Subgerente de oficina (assistência técnica) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Subgerente de oficina (assistência técnica)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • delegar atribuições;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
  • gerir estoques;
  • transferir numerário para o banco;
  • sugerir inovações;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • representar a empresa;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • gerir compras;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • medir resultados de treinamento;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • expressar-se oralmente;
  • demonstrar motivação;
  • manter apresentação pessoal;
  • captar recursos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • formular incentivos de produtividade;
  • entrevistar candidatos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • orientar clientes;
  • avaliar desempenho;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • sugerir investimentos;
  • planejar compras e locações;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • gerir custos;
  • contratar serviços;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • definir estratégias de terceirização;
  • exercer liderança;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • expressar-se gestualmente;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • gerir investimentos;
  • cobrar resultados;
  • promover programas prevencionistas;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • analisar tendências do mercado;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • fazer orçamentos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • determinar perfis profissionais;
  • implantar técnicas de vendas;
  • designar equipe para projeto;
  • exercitar a autonomia;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • elaborar plano de investimentos;
  • examinar currículos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • operar equipamentos de informática;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • estimular a motivação das equipes;
  • administrar remanejamentos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • elaborar normas e instruções;
  • remanejar leiaute;
  • recepcionar mercadorias;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • propor compra de novos itens;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • instruir subordinados;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • buscar atualização profissional;
  • redigir comunicados e normas;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • agir com dinamismo;
  • cooperar na definição de projetos;
  • participar de reuniões;


Setores que mais contratam Subgerente de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho

  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
  • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção




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