Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Arrombador (comércio de gado)
- Estancieiro (comércio varejista)
- Armarinheiro (comércio atacadista)
- Livreiro (comércio varejista)
- Joalheiro (comércio varejista)
- Gerente de granja
- Alheiro (comércio atacadista)
- Antiquário (comércio atacadista)
- Charcuteiro - no comércio - conta própria
- Vidraceiro (comércio varejista)
- Alheiro (comércio varejista)
- Carniceiro
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Subgerente de oficina (assistência técnica)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerir recursos materiais e financeiros;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- atender aos clientes;
- estruturar equipes de trabalho;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
Atividades
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- avaliar desempenho;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- liberar mercadorias para entrega;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- expressar-se gestualmente;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- resolver reclamações de clientes;
- participar de reuniões;
- providenciar integração de funcionários;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- promover programas prevencionistas;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- monitorar o andamento de projetos;
- operar equipamentos de informática;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- designar equipe para projeto;
- revisar manuais de procedimentos;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- contratar serviços;
- propor compra de novos itens;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- examinar currículos;
- acompanhar a execução orçamentária;
- representar a empresa;
- definir estratégias de terceirização;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- transferir numerário para o banco;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- remanejar leiaute;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- atender agentes de fiscalização;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- entrevistar candidatos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- planejar compras e locações;
- fazer orçamentos;
- divulgar mercadorias e serviços;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- recomendar promoção de funcionários;
- acompanhar rotinas administrativas;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- preparar relatórios para a diretoria;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- captar recursos;
- implementar reciclagem de funcionários;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- elaborar plano de investimentos;
- demonstrar motivação;
- manter apresentação pessoal;
- elaborar normas e instruções;
- analisar tendências do mercado;
- sugerir inovações;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- administrar conflitos entre funcionários;
- argumentar com convicção (persuasão);
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- gerenciar contratos de serviços;
- cooperar na definição de projetos;
- determinar perfis profissionais;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- medir resultados de treinamento;
- gerir investimentos;
- apreciar inovações organizacionais;
- formular incentivos de produtividade;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- implantar técnicas de vendas;
- buscar atualização profissional;
- gerir compras;
- administrar remanejamentos;
- exercer liderança;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- recepcionar mercadorias;
- redigir comunicados e normas;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- estimular a motivação das equipes;
- cobrar resultados;
- controlar o cumprimento de normas;
- agir com dinamismo;
- colaborar na definição de epi e epc;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- expressar-se oralmente;
- delegar atribuições;
- realizar reuniões com a equipe;
- exercitar a autonomia;
- instruir subordinados;
- sugerir investimentos;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- prover ações de preservação ambiental;
- orientar clientes;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- gerir estoques;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- sugerir melhoria em mercadorias;
- negociar preços e condições de pagamento;
- gerir custos;
Setores que mais contratam Subgerente de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção