Salário para o cargo de Subgerente de oficina (assistência técnica)
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Subgerente de oficina (assistência técnica) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Subgerente de oficina (assistência técnica)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;

Atividades

  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • cooperar na definição de projetos;
  • gerir investimentos;
  • expressar-se gestualmente;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • demonstrar motivação;
  • fazer orçamentos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • buscar atualização profissional;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • atender agentes de fiscalização;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • planejar compras e locações;
  • designar equipe para projeto;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • estimular a motivação das equipes;
  • administrar remanejamentos;
  • exercitar a autonomia;
  • analisar tendências do mercado;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • manter apresentação pessoal;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • expressar-se oralmente;
  • captar recursos;
  • promover programas prevencionistas;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • gerir custos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • cobrar resultados;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • gerir compras;
  • orientar clientes;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • determinar perfis profissionais;
  • gerir estoques;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • sugerir inovações;
  • avaliar desempenho;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • recepcionar mercadorias;
  • redigir comunicados e normas;
  • elaborar plano de investimentos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • providenciar integração de funcionários;
  • contratar serviços;
  • resolver reclamações de clientes;
  • instruir subordinados;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • transferir numerário para o banco;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • entrevistar candidatos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • operar equipamentos de informática;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • elaborar normas e instruções;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • implantar técnicas de vendas;
  • agir com dinamismo;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • prover ações de preservação ambiental;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • representar a empresa;
  • formular incentivos de produtividade;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • delegar atribuições;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • participar de reuniões;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • propor compra de novos itens;
  • remanejar leiaute;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • medir resultados de treinamento;
  • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • sugerir investimentos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • definir estratégias de terceirização;
  • exercer liderança;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • examinar currículos;
  • sugerir melhoria em mercadorias;


Setores que mais contratam Subgerente de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho

  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
  • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção




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