Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Geleiro
- Muladeiro (comércio varejista)
- Arrozeiro (comércio)
- Armarinheiro (comércio varejista)
- Armarinheiro (comércio atacadista)
- Gerente de papelaria
- Chapeleiro (comércio varejista)
- Cuteleiro (comércio varejista)
- Ferragista (comércio varejista)
- Negociante (comércio varejista - empregador)
- Locador de animais para lazer
- Subgerente de loja (operações comerciais)
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Subgerente de oficina (assistência técnica)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- demonstrar competências pessoais;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- estruturar equipes de trabalho;
- atender aos clientes;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
Atividades
- expressar-se oralmente;
- prover ações de preservação ambiental;
- apreciar inovações organizacionais;
- atender agentes de fiscalização;
- divulgar mercadorias e serviços;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- manter apresentação pessoal;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- gerir estoques;
- recepcionar mercadorias;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- captar recursos;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- exercitar a autonomia;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- implantar técnicas de vendas;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- elaborar plano de investimentos;
- cooperar na definição de projetos;
- administrar remanejamentos;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- gerir investimentos;
- gerir compras;
- implementar reciclagem de funcionários;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- orientar clientes;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- transferir numerário para o banco;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- cobrar resultados;
- realizar reuniões com a equipe;
- providenciar integração de funcionários;
- preparar relatórios para a diretoria;
- negociar preços e condições de pagamento;
- expressar-se gestualmente;
- instruir subordinados;
- determinar perfis profissionais;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- gerenciar contratos de serviços;
- argumentar com convicção (persuasão);
- formular incentivos de produtividade;
- agir com dinamismo;
- promover programas prevencionistas;
- delegar atribuições;
- remanejar leiaute;
- acompanhar rotinas administrativas;
- fazer orçamentos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- propor compra de novos itens;
- representar a empresa;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- revisar manuais de procedimentos;
- redigir comunicados e normas;
- administrar conflitos entre funcionários;
- liberar mercadorias para entrega;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- operar equipamentos de informática;
- entrevistar candidatos;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- sugerir inovações;
- elaborar normas e instruções;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- estimular a motivação das equipes;
- monitorar o andamento de projetos;
- contratar serviços;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- planejar compras e locações;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- participar de reuniões;
- buscar atualização profissional;
- acompanhar a execução orçamentária;
- recomendar promoção de funcionários;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- exercer liderança;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- examinar currículos;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- gerir custos;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- colaborar na definição de epi e epc;
- definir estratégias de terceirização;
- avaliar desempenho;
- resolver reclamações de clientes;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- sugerir investimentos;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- designar equipe para projeto;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- demonstrar motivação;
- analisar tendências do mercado;
- controlar o cumprimento de normas;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- medir resultados de treinamento;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
Setores que mais contratam Subgerente de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção