Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Importador
- Sapateiro (comércio varejista)
- Madeireiro (comércio varejista)
- Alugador (comerciante varejista)
- Negociante (comércio varejista)
- Tintureiro lavagem de roupas (comércio varejista)
- Locador de móveis
- Ervanário (comércio varejista)
- Comerciante varejista
- Charcuteiro - no comércio - conta própria
- Bauleiro
- Distribuidor de produtos químicos
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Subgerente de oficina (assistência técnica)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerir recursos materiais e financeiros;
- estruturar equipes de trabalho;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- atender aos clientes;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- demonstrar competências pessoais;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
Atividades
- gerir investimentos;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- examinar currículos;
- promover programas prevencionistas;
- acompanhar rotinas administrativas;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- formular incentivos de produtividade;
- representar a empresa;
- gerenciar contratos de serviços;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- delegar atribuições;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- atender agentes de fiscalização;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- demonstrar motivação;
- revisar manuais de procedimentos;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- cooperar na definição de projetos;
- realizar reuniões com a equipe;
- gerir compras;
- resolver reclamações de clientes;
- agir com dinamismo;
- buscar atualização profissional;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- prover ações de preservação ambiental;
- colaborar na definição de epi e epc;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- liberar mercadorias para entrega;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- redigir comunicados e normas;
- administrar conflitos entre funcionários;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- implementar reciclagem de funcionários;
- exercitar a autonomia;
- recepcionar mercadorias;
- sugerir investimentos;
- participar de reuniões;
- gerir custos;
- transferir numerário para o banco;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- medir resultados de treinamento;
- elaborar normas e instruções;
- captar recursos;
- administrar remanejamentos;
- manter apresentação pessoal;
- analisar tendências do mercado;
- elaborar plano de investimentos;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- divulgar mercadorias e serviços;
- providenciar integração de funcionários;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- preparar relatórios para a diretoria;
- monitorar o andamento de projetos;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- implantar técnicas de vendas;
- orientar clientes;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- instruir subordinados;
- designar equipe para projeto;
- remanejar leiaute;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- gerir estoques;
- exercer liderança;
- cobrar resultados;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- recomendar promoção de funcionários;
- avaliar desempenho;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- determinar perfis profissionais;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- apreciar inovações organizacionais;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- sugerir inovações;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- acompanhar a execução orçamentária;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- fazer orçamentos;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- negociar preços e condições de pagamento;
- expressar-se oralmente;
- argumentar com convicção (persuasão);
- controlar o cumprimento de normas;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- propor compra de novos itens;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- planejar compras e locações;
- contratar serviços;
- expressar-se gestualmente;
- definir estratégias de terceirização;
- estimular a motivação das equipes;
- operar equipamentos de informática;
- entrevistar candidatos;
Setores que mais contratam Subgerente de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção