Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica (imediato) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • qualificar pessoal;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • gerenciar operações;
  • administrar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • operar cargas;
  • gerenciar material de bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • navegar com segurança;

Atividades

  • demonstrar liderança;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • transportar passageiros;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • controlar medicamento de bordo;
  • elaborar apresentações;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • demonstrar percepção espacial;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • preparar a unidade para reboque;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • trabalhar em equipe;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • proferir palestras;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • avaliar as condições para amarração;
  • verificar peação da carga;
  • operar cobertas de cargas;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • elaborar planos de carregamento descarga;
  • controlar material de combate à poluição;
  • controlar material de custeio;
  • testar equipamentos de segurança;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • acionar plano de emergência;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • consultar legislação;
  • discriminar cores;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • operar rampas de acesso;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • controlar rancho;
  • elaborar conteúdo programático;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • emitir permissão para trabalho;
  • avaliar as condições de calado;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • supervisionar equipe de convés;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • manusear cargas a bordo;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • operar o sistema de lastro;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • avaliar as condições de atracação;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • supervisionar seção de câmara;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • coordenar operações de resgate;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • demonstrar criatividade;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • verificar compatibilidade de cargas;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • controlar material de passadiço;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • realizar comunicação de bordo;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • manobrar a embarcação;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • supervisionar o sms;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • operar tampas de escotilha;
  • trabalhar sob pressão;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • controlar certificação da tripulação;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • acionar plano de contingência;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • elaborar o plano para reboque;
  • conferir certificação da embarcação;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • coordenar operações de reboque;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • efetuar auditorias internas;
  • realizar o plano de viagem;
  • controlar planos de bordo;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • controlar epi e epc;
  • ministrar treinamento em terra;
  • operar rampas de cargas;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • coordenar postos de emergência;
  • operar guincho de reboque;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • conferir certificação da tripulação;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • tomar decisões;
  • operar equipamentos de navegação;
  • definir área segura para trabalho;
  • orientar a navegação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • elaborar plano de manuseio da carga;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • elaborar material didático;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • discriminar sons e ruídos;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • aplicar legislação;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • verificar marcação das cargas;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;


Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Escafandria e mergulho




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