Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica (imediato) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Segundo oficial de náutica (imediato)

Um Segundo oficial de náutica (imediato) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 6.052,33 e R$ 16.007,69, com a média salarial de R$ 8.915,97 e o salário mediana em R$ 8.475,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Segundo oficial de náutica (imediato)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.915,97 106.991,64 2.228,99 41,47
1º Quartil 6.052,33 72.627,96 1.513,08 28,15
Salário Mediana 8.475,00 101.700,00 2.118,75 39,42
3º Quartil 13.216,06 158.592,72 3.304,02 61,47
Teto Salarial 16.007,69 192.092,28 4.001,92 74,45


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • navegar com segurança;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • qualificar pessoal;
  • operar cargas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar operações;
  • administrar pessoal;
  • gerenciar material de bordo;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • coordenar manutenção de bordo;

Atividades

  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • coordenar operações de resgate;
  • elaborar apresentações;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • definir área segura para trabalho;
  • manusear cargas a bordo;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • controlar material de combate à poluição;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • avaliar as condições de atracação;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • controlar rancho;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • coordenar operações de reboque;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • acionar plano de emergência;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • trabalhar em equipe;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • trabalhar sob pressão;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • elaborar material didático;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • elaborar plano de manuseio da carga;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • verificar compatibilidade de cargas;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • conferir certificação da tripulação;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • preparar a unidade para reboque;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • realizar o plano de viagem;
  • proferir palestras;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • demonstrar criatividade;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • efetuar auditorias internas;
  • realizar comunicação de bordo;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • avaliar as condições de calado;
  • transportar passageiros;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • tomar decisões;
  • operar rampas de acesso;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • acionar plano de contingência;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • verificar marcação das cargas;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • operar cobertas de cargas;
  • conferir certificação da embarcação;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar planos de bordo;
  • consultar legislação;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • elaborar planos de carregamento descarga;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • supervisionar equipe de convés;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • demonstrar liderança;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • controlar material de passadiço;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • operar tampas de escotilha;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • operar o sistema de lastro;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • testar equipamentos de segurança;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • supervisionar o sms;
  • orientar a navegação;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • operar equipamentos de navegação;
  • coordenar postos de emergência;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • controlar material de custeio;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • emitir permissão para trabalho;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • aplicar legislação;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • avaliar as condições para amarração;
  • elaborar o plano para reboque;
  • supervisionar seção de câmara;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • operar guincho de reboque;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • operar rampas de cargas;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • verificar peação da carga;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • controlar epi e epc;
  • discriminar sons e ruídos;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • controlar certificação da tripulação;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • discriminar cores;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • demonstrar percepção espacial;
  • ministrar treinamento em terra;
  • elaborar conteúdo programático;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • manobrar a embarcação;
  • controlar medicamento de bordo;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;


Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Escafandria e mergulho




Profissões em Destaque: