Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Inspetor de terminal
- Vistoriador naval
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Capitão de cabotagem
- Capitão de longo curso (imediato)
- Capitão de longo curso (comandante)
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Capitão de longo curso
- Imediato da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Segundo oficial de náutica (imediato)
Oficiais de convés devem:
- gerenciar operações;
- operar cargas;
- navegar com segurança;
- administrar pessoal;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar inspeção naval a bordo;
- gerenciar material de bordo;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- coordenar manutenção de bordo;
- qualificar pessoal;
Atividades
- demonstrar raciocínio matemático;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- coordenar operação de controle à poluição;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- elaborar o plano para reboque;
- operar cobertas de cargas;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- avaliar as condições de calado;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- ministrar treinamento em terra;
- ministrar aulas de formação profissional;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- emitir permissão para trabalho;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- coordenar reuniões de segurança;
- conferir certificação da embarcação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- efetuar auditorias internas;
- operar o sistema de lastro;
- elaborar material didático;
- testar equipamentos de salvatagem;
- discriminar sons e ruídos;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- discriminar cores;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- ministrar treinamento a bordo;
- demonstrar raciocínio sintético;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- efetuar os registros pertinentes;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- preparar a unidade para reboque;
- operar rampas de acesso;
- controlar material de passadiço;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- tomar decisões;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- testar equipamentos de segurança;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- avaliar o preparo da tripulação;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar liderança;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- controlar certificação da tripulação;
- verificar marcação das cargas;
- demonstrar capacidade de negociação;
- controlar planos de bordo;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- demonstrar percepção cinemática;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- supervisionar o sms;
- acionar plano de contingência;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- demonstrar criatividade;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- demonstrar comportamento proativo;
- controlar atmosfera do tanque;
- operar rampas de cargas;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- avaliar as condições para amarração;
- demonstrar percepção espacial;
- coordenar postos de emergência;
- realizar comunicação de bordo;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- supervisionar equipe de convés;
- avaliar as condições para desatracação;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- conferir certificação da tripulação;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- coordenar operações de resgate;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- controlar rancho;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- transportar passageiros;
- orientar a navegação;
- verificar peação da carga;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- avaliar as condições meteorológicas;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- elaborar apresentações;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- proferir palestras;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- demonstrar raciocínio analítico;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- manobrar a embarcação;
- definir área segura para trabalho;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- acionar plano de emergência;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- consultar legislação;
- trabalhar sob pressão;
- avaliar as condições de atracação;
- operar guincho de reboque;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- controlar material de combate à poluição;
- inspecionar equipamentos de convés;
- supervisionar seção de câmara;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- controlar epi e epc;
- manusear cargas a bordo;
- controlar temperatura dos tanques;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- conduzir embarcação de salvamento;
- trabalhar em equipe;
- operar tampas de escotilha;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- coordenar operações de reboque;
- fiscalizar o uso de epi;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- controlar medicamento de bordo;
- avaliar as condições para desamarração;
- operar equipamentos de navegação;
- controlar material de custeio;
- realizar o plano de viagem;
- aplicar legislação;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- elaborar conteúdo programático;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- verificar compatibilidade de cargas;
- inspecionar as condições de segurança;
Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho