Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica (imediato) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • qualificar pessoal;
  • operar cargas;
  • gerenciar operações;
  • gerenciar material de bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • navegar com segurança;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • administrar pessoal;

Atividades

  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • verificar marcação das cargas;
  • conferir certificação da embarcação;
  • operar rampas de acesso;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • coordenar operações de reboque;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • elaborar conteúdo programático;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • transportar passageiros;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • controlar material de passadiço;
  • proferir palestras;
  • operar cobertas de cargas;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • demonstrar criatividade;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • discriminar cores;
  • controlar rancho;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • avaliar as condições para amarração;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • realizar o plano de viagem;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • controlar medicamento de bordo;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • aplicar legislação;
  • testar equipamentos de segurança;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • definir área segura para trabalho;
  • supervisionar seção de câmara;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • elaborar material didático;
  • discriminar sons e ruídos;
  • efetuar auditorias internas;
  • manobrar a embarcação;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • orientar a navegação;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • preparar a unidade para reboque;
  • consultar legislação;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • trabalhar em equipe;
  • verificar peação da carga;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • controlar certificação da tripulação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • coordenar operações de resgate;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • controlar material de combate à poluição;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • elaborar apresentações;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • tomar decisões;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • avaliar as condições de atracação;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • elaborar planos de carregamento descarga;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • elaborar o plano para reboque;
  • trabalhar sob pressão;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • controlar planos de bordo;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • acionar plano de emergência;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • supervisionar o sms;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • avaliar as condições de calado;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • elaborar plano de manuseio da carga;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • controlar material de custeio;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • operar equipamentos de navegação;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • demonstrar liderança;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • demonstrar percepção espacial;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • verificar compatibilidade de cargas;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • acionar plano de contingência;
  • realizar comunicação de bordo;
  • operar tampas de escotilha;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • operar rampas de cargas;
  • emitir permissão para trabalho;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • supervisionar equipe de convés;
  • operar o sistema de lastro;
  • coordenar postos de emergência;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • conferir certificação da tripulação;
  • operar guincho de reboque;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • controlar epi e epc;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • manusear cargas a bordo;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • ministrar treinamento em terra;


Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Escafandria e mergulho




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Diretor de leasing
Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Diretor de leasing