Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica (imediato) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • gerenciar material de bordo;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • qualificar pessoal;
  • gerenciar operações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • administrar pessoal;
  • navegar com segurança;
  • operar cargas;
  • realizar inspeção naval a bordo;

Atividades

  • efetuar auditorias internas;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • controlar material de combate à poluição;
  • demonstrar liderança;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • demonstrar percepção espacial;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • conferir certificação da tripulação;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • conferir certificação da embarcação;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • emitir permissão para trabalho;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • transportar passageiros;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • manobrar a embarcação;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • coordenar operações de resgate;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • elaborar apresentações;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • testar equipamentos de segurança;
  • acionar plano de contingência;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • coordenar postos de emergência;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • controlar atmosfera do tanque;
  • avaliar as condições de atracação;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • tomar decisões;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • controlar medicamento de bordo;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • avaliar as condições de calado;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • elaborar o plano para reboque;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • discriminar cores;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • realizar o plano de viagem;
  • verificar peação da carga;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • supervisionar seção de câmara;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • controlar certificação da tripulação;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • operar equipamentos de navegação;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • operar rampas de acesso;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • operar guincho de reboque;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • elaborar conteúdo programático;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • demonstrar criatividade;
  • realizar comunicação de bordo;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • manusear cargas a bordo;
  • controlar epi e epc;
  • coordenar operações de reboque;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • acionar plano de emergência;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • elaborar material didático;
  • trabalhar em equipe;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • verificar marcação das cargas;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • controlar rancho;
  • controlar material de custeio;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • discriminar sons e ruídos;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • elaborar planos de carregamento descarga;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • supervisionar equipe de convés;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • preparar a unidade para reboque;
  • controlar material de passadiço;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • proferir palestras;
  • trabalhar sob pressão;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • operar tampas de escotilha;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • avaliar as condições para amarração;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • orientar a navegação;
  • ministrar treinamento em terra;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • definir área segura para trabalho;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • verificar compatibilidade de cargas;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • consultar legislação;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • operar o sistema de lastro;
  • operar cobertas de cargas;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • aplicar legislação;
  • supervisionar o sms;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • operar rampas de cargas;
  • controlar planos de bordo;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • elaborar plano de manuseio da carga;


Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Escafandria e mergulho




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Supervisor de trens
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de trens