Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica (imediato) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • navegar com segurança;
  • gerenciar operações;
  • qualificar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar material de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • operar cargas;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • administrar pessoal;

Atividades

  • realizar comunicação de bordo;
  • aplicar legislação;
  • supervisionar equipe de convés;
  • preparar a unidade para reboque;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • operar o sistema de lastro;
  • demonstrar percepção espacial;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • acionar plano de emergência;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • controlar medicamento de bordo;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • controlar rancho;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • controlar planos de bordo;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • proferir palestras;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • avaliar as condições para desamarração;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • testar equipamentos de segurança;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • manusear cargas a bordo;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • coordenar operações de reboque;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • orientar a navegação;
  • avaliar as condições para amarração;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • operar cobertas de cargas;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • elaborar o plano para reboque;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • controlar certificação da tripulação;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • consultar legislação;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • inspecionar as condições de segurança;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • ministrar treinamento em terra;
  • operar equipamentos de navegação;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • verificar marcação das cargas;
  • discriminar cores;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • avaliar as condições de atracação;
  • controlar material de combate à poluição;
  • trabalhar em equipe;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • operar rampas de acesso;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • operar tampas de escotilha;
  • elaborar plano de manuseio da carga;
  • demonstrar liderança;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • definir área segura para trabalho;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • operar rampas de cargas;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • operar guincho de reboque;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • coordenar postos de emergência;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • realizar o plano de viagem;
  • verificar peação da carga;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • coordenar operações de resgate;
  • demonstrar criatividade;
  • manobrar a embarcação;
  • elaborar apresentações;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • efetuar auditorias internas;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • conferir certificação da tripulação;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • conferir certificação da embarcação;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • transportar passageiros;
  • verificar compatibilidade de cargas;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • emitir permissão para trabalho;
  • elaborar planos de carregamento descarga;
  • tomar decisões;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • controlar material de passadiço;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • supervisionar seção de câmara;
  • supervisionar o sms;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • controlar epi e epc;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • controlar material de custeio;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • acionar plano de contingência;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • trabalhar sob pressão;
  • elaborar conteúdo programático;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • avaliar as condições de calado;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • elaborar material didático;
  • discriminar sons e ruídos;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;


Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Escafandria e mergulho




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Técnico petroquímico
Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Técnico petroquímico

Salário para o cargo de Educador social de rua
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social de rua