Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica
CBO 2151-40 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Segundo oficial de náutica

Um Segundo oficial de náutica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.536,56 e R$ 14.734,60, com a média salarial de R$ 7.703,29 e o salário mediana em R$ 6.820,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Segundo oficial de náutica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.703,29 92.439,45 1.925,82 36,38
1º Quartil 5.536,56 66.438,67 1.384,14 26,15
Salário Mediana 6.820,00 81.840,00 1.705,00 32,21
3º Quartil 11.237,23 134.846,78 2.809,31 53,07
Teto Salarial 14.734,60 176.815,14 3.683,65 69,58


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 4.458 - 13.419 7.145,90 4.457,85 6.418,16 11.079,08 13.419,32
Macaé - RJ 5.174 - 14.416 7.674,69 5.173,77 6.776,00 11.901,75 14.415,76
Rio das Ostras - RJ 6.543 - 13.313 8.291,33 6.543,26 7.882,37 10.990,93 13.312,54
São João da Barra - RJ 6.237 - 13.172 7.670,74 6.236,96 6.846,00 10.875,25 13.172,43
Itajaí - SC 5.186 - 7.052 5.344,97 5.186,00 5.186,00 5.821,89 7.051,65
Vitoria - ES 12.409 - 15.031 12.409,16 12.409,00 12.409,00 12.409,61 15.030,89
Niterói - RJ 5.662 - 10.490 7.000,97 5.661,96 6.695,00 8.660,71 10.490,12
São Paulo - SP 7.850 - 13.968 10.483,65 7.849,50 11.173,00 11.532,30 13.968,27
São Gonçalo - RJ 14.630 - 26.032 19.460,19 14.629,62 20.310,27 21.492,00 26.031,76
Guapimirim - RJ 5.999 - 8.474 6.529,55 5.999,27 6.445,00 6.996,00 8.473,77
Manaus - AM 2.971 - 7.840 4.433,55 2.970,60 3.336,27 6.472,60 7.839,81
Belém - PA 7.938 - 9.615 7.938,00 7.938,00 7.938,00 7.938,00 9.614,74
Barcarena - PA 1.863 - 3.196 2.155,73 1.863,00 2.206,00 2.639,00 3.196,44
Santos - SP 8.244 - 10.386 8.493,10 8.243,50 8.549,00 8.574,75 10.385,99
Saquarema - RJ 7.000 - 9.047 7.116,22 7.000,00 7.000,00 7.469,50 9.047,28
São Luís - MA 7.134 - 9.615 7.595,57 7.134,00 7.714,50 7.938,00 9.614,74
Recife - PE 7.938 - 25.676 18.988,22 7.938,00 21.198,00 21.198,66 25.676,45
Araucária - PR 10.000 - 12.112 10.000,00 10.000,00 10.000,00 10.000,00 12.112,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 4.889 - 14.514 7.606,82 4.889,20 6.776,00 11.982,70 14.513,81
Santa Catarina 5.186 - 7.132 5.359,44 5.186,00 5.186,00 5.888,40 7.132,20
Espírito Santo 12.409 - 15.031 12.409,16 12.409,00 12.409,00 12.409,61 15.030,89
São Paulo 7.493 - 13.844 9.943,21 7.492,93 11.173,00 11.429,64 13.843,93
Pará 2.003 - 9.615 5.811,81 2.003,29 7.938,00 7.938,00 9.614,74
Amazonas 2.971 - 7.840 4.433,55 2.970,60 3.336,27 6.472,60 7.839,81
Paraná 5.269 - 12.112 8.817,25 5.269,00 10.000,00 10.000,00 12.112,30
Rio Grande do Sul 6.517 - 9.615 7.412,66 6.517,00 7.500,00 7.938,00 9.614,74
Maranhão 7.134 - 9.615 7.595,57 7.134,00 7.714,50 7.938,00 9.614,74
Pernambuco 7.938 - 25.676 18.988,22 7.938,00 21.198,00 21.198,66 25.676,45


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica

Oficiais de convés devem:

  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • qualificar pessoal;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • gerenciar material de bordo;
  • operar cargas;
  • navegar com segurança;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • gerenciar operações;

  • Atividades

    • demonstrar percepção espacial;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • operar equipamentos de navegação;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • controlar planos de bordo;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • controlar medicamento de bordo;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • manusear cargas a bordo;
    • coordenar postos de emergência;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • proferir palestras;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • elaborar apresentações;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • consultar legislação;
    • demonstrar criatividade;
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • realizar comunicação de bordo;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • avaliar as condições de calado;
    • elaborar conteúdo programático;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • ministrar treinamento em terra;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • operar rampas de acesso;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • operar tampas de escotilha;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • coordenar equipe de amarração;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • operar rampas de cargas;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • emitir permissão para trabalho;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • supervisionar o sms;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • acionar plano de contingência;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • controlar material de passadiço;
    • elaborar material didático;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • controlar rancho;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • testar equipamentos de segurança;
    • supervisionar equipe de convés;
    • realizar o plano de viagem;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • tomar decisões;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • verificar marcação das cargas;
    • conferir certificação da tripulação;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • preparar a unidade para reboque;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • operar cobertas de cargas;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • aplicar legislação;
    • controlar epi e epc;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • efetuar auditorias internas;
    • avaliar as condições de atracação;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • controlar material de diques e comportas;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • definir área segura para trabalho;
    • conferir certificação da embarcação;
    • operar o sistema de lastro;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • orientar a navegação;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • controlar material de combate à poluição;
    • supervisionar seção de câmara;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • transportar passageiros;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • acionar plano de emergência;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • operar guincho de reboque;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • demonstrar liderança;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • verificar peação da carga;
    • coordenar operações de resgate;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • coordenar equipe de resgate;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • controlar certificação da tripulação;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • discriminar sons e ruídos;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • elaborar o plano para reboque;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • discriminar cores;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • controlar material de custeio;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • avaliar as condições para amarração;
    • coordenar operações de reboque;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • manobrar a embarcação;


    Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Atividades de agenciamento marítimo
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Transporte dutoviário
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: