Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica
CBO 2151-40 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica

Oficiais de convés devem:

  • gerenciar material de bordo;
  • operar cargas;
  • qualificar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar operações;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • navegar com segurança;
  • coordenar manutenção de bordo;

Atividades

  • coordenar reuniões de segurança;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • supervisionar seção de câmara;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • manobrar a embarcação;
  • trabalhar sob pressão;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar medicamento de bordo;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • avaliar as condições de atracação;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • elaborar conteúdo programático;
  • elaborar material didático;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • operar rampas de cargas;
  • controlar material de passadiço;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • discriminar cores;
  • conferir certificação da embarcação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • elaborar apresentações;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar percepção espacial;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • discriminar sons e ruídos;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • efetuar auditorias internas;
  • conferir certificação da tripulação;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • demonstrar liderança;
  • controlar material de combate à poluição;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • avaliar as condições para amarração;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • transportar passageiros;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • orientar a navegação;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • supervisionar equipe de convés;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • manusear cargas a bordo;
  • controlar epi e epc;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • avaliar as condições de calado;
  • operar guincho de reboque;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • supervisionar o sms;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • acionar plano de emergência;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • verificar marcação das cargas;
  • testar equipamentos de segurança;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • elaborar o plano para reboque;
  • coordenar operações de resgate;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • controlar rancho;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • operar cobertas de cargas;
  • emitir permissão para trabalho;
  • coordenar operações de reboque;
  • preparar a unidade para reboque;
  • consultar legislação;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • acionar plano de contingência;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • operar o sistema de lastro;
  • operar equipamentos de navegação;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • tomar decisões;
  • definir área segura para trabalho;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • trabalhar em equipe;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • verificar peação da carga;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • operar rampas de acesso;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • controlar planos de bordo;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • aplicar legislação;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • coordenar postos de emergência;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • proferir palestras;
  • ministrar treinamento em terra;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • controlar certificação da tripulação;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • realizar comunicação de bordo;
  • operar tampas de escotilha;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • realizar o plano de viagem;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • inspecionar equipamentos de navegação;


Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte dutoviário
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Obras de montagem industrial
  • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Escafandria e mergulho
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Operador de transporte multimodal - otm
  • Atividades de estudos geológicos
  • Operações de terminais




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