Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica
CBO 2151-40 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica

Oficiais de convés devem:

  • navegar com segurança;
  • gerenciar material de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • gerenciar operações;
  • administrar pessoal;
  • operar cargas;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • qualificar pessoal;

Atividades

  • manobrar a embarcação;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • verificar peação da carga;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • aplicar legislação;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • controlar material de combate à poluição;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • controlar planos de bordo;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • emitir permissão para trabalho;
  • demonstrar criatividade;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • ministrar treinamento em terra;
  • conferir certificação da tripulação;
  • operar cobertas de cargas;
  • trabalhar sob pressão;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • discriminar sons e ruídos;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • operar guincho de reboque;
  • preparar a unidade para reboque;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • supervisionar equipe de convés;
  • elaborar apresentações;
  • controlar material de passadiço;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • testar equipamentos de segurança;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • supervisionar o sms;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • tomar decisões;
  • avaliar as condições de calado;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • elaborar conteúdo programático;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • avaliar as condições de atracação;
  • controlar medicamento de bordo;
  • operar tampas de escotilha;
  • definir área segura para trabalho;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • controlar rancho;
  • elaborar o plano para reboque;
  • operar rampas de cargas;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • trabalhar em equipe;
  • consultar legislação;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • efetuar auditorias internas;
  • avaliar as condições para amarração;
  • operar rampas de acesso;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • operar o sistema de lastro;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • verificar marcação das cargas;
  • demonstrar percepção espacial;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • elaborar material didático;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • coordenar operações de reboque;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • realizar comunicação de bordo;
  • realizar o plano de viagem;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • controlar epi e epc;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • transportar passageiros;
  • acionar plano de emergência;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • coordenar postos de emergência;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • efetuar os registros pertinentes;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • manusear cargas a bordo;
  • conferir certificação da embarcação;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • orientar a navegação;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • proferir palestras;
  • acionar plano de contingência;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • controlar certificação da tripulação;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • demonstrar liderança;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • discriminar cores;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • coordenar operações de resgate;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • supervisionar seção de câmara;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • operar equipamentos de navegação;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;


Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte dutoviário
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Obras de montagem industrial
  • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Escafandria e mergulho
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Operador de transporte multimodal - otm
  • Atividades de estudos geológicos
  • Operações de terminais




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