Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica
CBO 2151-40 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica

Oficiais de convés devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • operar cargas;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • gerenciar material de bordo;
  • gerenciar operações;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • qualificar pessoal;
  • navegar com segurança;
  • administrar pessoal;

Atividades

  • operar tampas de escotilha;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • aplicar legislação;
  • verificar marcação das cargas;
  • manobrar a embarcação;
  • supervisionar o sms;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • testar equipamentos de segurança;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • preparar a unidade para reboque;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • emitir permissão para trabalho;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • operar cobertas de cargas;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • transportar passageiros;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • controlar certificação da tripulação;
  • avaliar as condições de atracação;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • verificar peação da carga;
  • definir área segura para trabalho;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • operar guincho de reboque;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • tomar decisões;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • demonstrar percepção espacial;
  • avaliar as condições para amarração;
  • demonstrar criatividade;
  • coordenar operações de reboque;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • demonstrar liderança;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • realizar comunicação de bordo;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • controlar rancho;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • conferir certificação da embarcação;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • operar rampas de cargas;
  • manusear cargas a bordo;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • coordenar operações de resgate;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • supervisionar equipe de convés;
  • controlar epi e epc;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • elaborar material didático;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • discriminar cores;
  • supervisionar seção de câmara;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • operar equipamentos de navegação;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • operar rampas de acesso;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • elaborar apresentações;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • realizar o plano de viagem;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • acionar plano de emergência;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • discriminar sons e ruídos;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • operar o sistema de lastro;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • conferir certificação da tripulação;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • avaliar as condições de calado;
  • acionar plano de contingência;
  • efetuar auditorias internas;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • controlar planos de bordo;
  • trabalhar sob pressão;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • trabalhar em equipe;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • coordenar postos de emergência;
  • controlar material de passadiço;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • elaborar conteúdo programático;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • controlar medicamento de bordo;
  • proferir palestras;
  • ministrar treinamento em terra;
  • orientar a navegação;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • elaborar o plano para reboque;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • controlar material de combate à poluição;
  • consultar legislação;


Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte dutoviário
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Obras de montagem industrial
  • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Escafandria e mergulho
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Operador de transporte multimodal - otm
  • Atividades de estudos geológicos
  • Operações de terminais




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