Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica
CBO 2151-40 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica

Oficiais de convés devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • operar cargas;
  • gerenciar operações;
  • qualificar pessoal;
  • navegar com segurança;
  • administrar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • gerenciar material de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • coordenar manutenção de bordo;

Atividades

  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • operar rampas de cargas;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • ministrar treinamento em terra;
  • discriminar sons e ruídos;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • elaborar apresentações;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • avaliar as condições de calado;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • controlar epi e epc;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • supervisionar seção de câmara;
  • trabalhar sob pressão;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • operar o sistema de lastro;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • transportar passageiros;
  • efetuar auditorias internas;
  • verificar marcação das cargas;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • realizar o plano de viagem;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • verificar peação da carga;
  • manusear cargas a bordo;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • aplicar legislação;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • operar guincho de reboque;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • conferir certificação da tripulação;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • acionar plano de contingência;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • consultar legislação;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • elaborar o plano para reboque;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • controlar material de passadiço;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • coordenar operações de resgate;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • testar equipamentos de segurança;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • supervisionar equipe de convés;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • definir área segura para trabalho;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • tomar decisões;
  • orientar a navegação;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • controlar material de combate à poluição;
  • elaborar material didático;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • avaliar as condições de atracação;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • preparar a unidade para reboque;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • coordenar operações de reboque;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • supervisionar o sms;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • coordenar postos de emergência;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • operar equipamentos de navegação;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • proferir palestras;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • controlar planos de bordo;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • discriminar cores;
  • controlar medicamento de bordo;
  • manobrar a embarcação;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • avaliar as condições para amarração;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • acionar plano de emergência;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • controlar rancho;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • operar cobertas de cargas;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • conferir certificação da embarcação;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • demonstrar percepção espacial;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • trabalhar em equipe;
  • operar tampas de escotilha;
  • operar rampas de acesso;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • controlar certificação da tripulação;
  • emitir permissão para trabalho;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • demonstrar criatividade;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • realizar comunicação de bordo;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • elaborar conteúdo programático;


Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte dutoviário
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Obras de montagem industrial
  • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Escafandria e mergulho
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Operador de transporte multimodal - otm
  • Atividades de estudos geológicos
  • Operações de terminais




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