Salário para o cargo de Representante de produtos farmacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Representante de produtos farmacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Representante de produtos farmacêuticos

Um Representante de produtos farmacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.227,68 e R$ 11.867,22, com a média salarial de R$ 6.474,14 e o salário mediana em R$ 6.032,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Representante de produtos farmacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.474,14 77.689,68 1.618,54 30,83
1º Quartil 4.227,68 50.732,16 1.056,92 20,13
Salário Mediana 6.032,00 72.384,00 1.508,00 28,72
3º Quartil 9.797,66 117.571,92 2.449,42 46,66
Teto Salarial 11.867,22 142.406,64 2.966,81 56,51


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Representante de produtos farmacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • planejar visitas e contatos;
  • divulgar produtos e serviços;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de eventos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;

Atividades

  • participar de palestras relacionadas a área;
  • explicar objetivos da visita;
  • filtrar informações para melhorar serviços;
  • demonstrar senso de organização;
  • participar de cursos de aperfeiçoamento;
  • visitar área industrial da empresa;
  • organizar eventos científicos;
  • elaborar relatórios e estatísticas;
  • participar de lançamento de novos produtos;
  • atender solicitação de clientes;
  • contatar clientes;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • realizar pesquisas junto aos clientes;
  • receber indicação de futuros clientes;
  • gerar demanda de produtos;
  • comunicar as transações realizadas;
  • classificar clientes por potencial;
  • checar irregularidades na entrega dos produtos;
  • discutir estratégias com o superior;
  • esclarecer dados científicos do produto;
  • convidar clientes para visitar empresa;
  • apresentar tabelas de preços;
  • cumprir cotas de venda do produto;
  • gerenciar verbas;
  • requisitar material de divulgação;
  • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
  • fornecer amostras;
  • discriminar tipos de produtos;
  • consultar publicações técnicas;
  • implementar estratégias de marketing;
  • verificar opiniões do cliente;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • demonstrar criatividade;
  • informar ao superior resultados de vendas;
  • agendar horário;
  • assessorar os vendedores na venda;
  • relatar visitas;
  • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • auxiliar na escolha dos produtos;
  • atualizar cadastro de clientes;
  • pesquisar ações dos concorrentes;
  • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
  • demonstrar confiança;
  • dar retorno das sugestões ao cliente;
  • contornar situações adversas;
  • intermediar apoio científico para clientes;
  • convidar clientes para lançamento de produtos;
  • organizar material de trabalho;
  • demonstrar flexibilidade;
  • identificar necessidades do cliente;
  • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
  • demonstrar resiliência;
  • treinar novos funcionários;
  • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
  • tomar decisões;
  • preparar cadastro de novos clientes;
  • divulgar eventos científicos;
  • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
  • participar de treinamento de técnica de venda;
  • participar de feiras relacionadas a área;
  • demonstrar senso ético;
  • entregar brindes ao cliente;
  • demonstrar características e benefícios do produto;
  • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
  • relatar irregularidades dos produtos;
  • analisar potencial de clientes;
  • planejar sequência de trabalho;
  • participar de reuniões;
  • fazer itinerário de visitas;
  • trabalhar sob pressão;
  • obter informações de pré-venda;
  • trabalhar em equipe;
  • integrar novos funcionários;


Setores que mais contratam Representante de produtos farmacêuticos no mercado de trabalho

  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
  • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Agências de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Fabricação de alimentos dietéticos e complementos alimentares
  • Fabricação de outros produtos alimentícios
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Fabricação de artefatos têxteis para uso doméstico
  • Fabricação de materiais para medicina e odontologia
  • Comércio varejista de medicamentos veterinários
  • Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria




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