Salário para o cargo de Representante de produtos farmacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Representante de produtos farmacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Representante de produtos farmacêuticos

Um Representante de produtos farmacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.301,22 e R$ 12.796,45, com a média salarial de R$ 6.513,27 e o salário mediana em R$ 6.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Representante de produtos farmacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.513,27 78.159,24 1.628,32 30,84
1º Quartil 4.301,22 51.614,67 1.075,31 20,37
Salário Mediana 6.200,00 74.400,00 1.550,00 29,36
3º Quartil 9.759,12 117.109,40 2.439,78 46,21
Teto Salarial 12.796,45 153.557,36 3.199,11 60,59


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.970 - 14.445 7.824,94 3.970,47 8.408,00 11.925,97 14.445,10
Rio de Janeiro - RJ 3.454 - 11.779 6.084,82 3.454,30 5.500,00 9.724,69 11.778,84
Guarulhos - SP 3.805 - 9.773 6.091,34 3.805,43 6.300,00 8.069,01 9.773,43
Hortolândia - SP 5.437 - 9.095 6.248,39 5.437,12 6.163,00 7.509,21 9.095,38
Campinas - SP 3.806 - 8.337 5.443,76 3.805,74 5.661,00 6.882,89 8.336,76
Goiânia - GO 4.722 - 9.330 6.319,95 4.721,92 7.001,00 7.702,89 9.329,97
Brasília - DF 5.201 - 9.508 6.842,73 5.201,48 7.127,00 7.850,15 9.508,33
Recife - PE 3.260 - 6.250 4.148,53 3.259,67 4.123,50 5.160,29 6.250,30
Cotia - SP 7.813 - 17.305 10.846,84 7.813,12 10.866,00 14.287,39 17.305,32
Barueri - SP 3.508 - 12.852 7.286,26 3.507,88 7.646,00 10.611,03 12.852,40
Colatina - ES 2.378 - 4.552 2.839,92 2.377,95 2.526,00 3.758,57 4.552,49
Belo Horizonte - MG 2.280 - 7.566 4.383,58 2.280,38 4.202,00 6.246,62 7.566,09
Rondonópolis - MT 1.412 - 2.332 1.537,05 1.412,00 1.412,00 1.925,37 2.332,06
Valinhos - SP 2.613 - 9.415 4.681,12 2.613,00 3.663,50 7.772,89 9.414,76
São Bernardo do Campo - SP 3.511 - 8.016 5.157,99 3.511,44 5.555,00 6.618,31 8.016,30
Colombo - PR 3.221 - 6.166 4.216,20 3.220,88 4.212,00 5.090,81 6.166,14
Osasco - SP 2.732 - 11.185 5.904,70 2.732,00 6.087,00 9.234,31 11.184,88
Anápolis - GO 4.344 - 8.769 5.820,72 4.344,17 6.300,00 7.239,40 8.768,58
Toledo - PR 4.840 - 8.898 6.174,66 4.839,64 6.200,00 7.346,43 8.898,21
Atibaia - SP 2.784 - 7.108 3.990,53 2.783,83 3.600,00 5.868,25 7.107,80


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.822 - 13.339 7.113,01 3.821,94 6.343,00 11.012,42 13.338,57
Rio de Janeiro 3.153 - 11.607 5.911,20 3.153,23 5.314,00 9.582,73 11.606,89
Goiás 4.360 - 9.225 6.131,84 4.360,39 6.492,00 7.616,15 9.224,90
Distrito Federal 5.201 - 9.508 6.842,73 5.201,48 7.127,00 7.850,15 9.508,33
Pernambuco 2.620 - 6.046 3.843,39 2.619,56 3.890,00 4.991,44 6.045,78
Paraná 1.776 - 8.213 4.299,63 1.776,06 4.251,00 6.780,90 8.213,23
Minas Gerais 1.593 - 7.348 3.773,11 1.592,72 3.611,00 6.066,18 7.347,53
Espírito Santo 2.336 - 6.530 3.397,72 2.335,84 2.860,00 5.390,82 6.529,53
Mato Grosso 1.412 - 3.171 1.726,18 1.412,00 1.412,00 2.617,60 3.170,52
Rio Grande do Sul 2.049 - 7.239 3.784,90 2.048,65 3.108,00 5.976,79 7.239,27
Bahia 1.780 - 7.662 3.638,98 1.779,54 2.822,00 6.325,85 7.662,05
Ceará 1.760 - 8.192 4.081,08 1.760,34 3.000,00 6.763,30 8.191,91
Pará 1.882 - 4.790 2.617,38 1.881,50 2.196,00 3.954,80 4.790,17
Santa Catarina 2.229 - 9.221 4.077,18 2.229,11 3.029,50 7.612,67 9.220,69
Maranhão 1.505 - 3.860 2.397,26 1.505,14 2.613,00 3.187,14 3.860,36
Piauí 2.443 - 4.884 2.951,33 2.442,50 2.717,00 4.032,00 4.883,68
Paraíba 2.166 - 6.625 3.120,26 2.165,50 2.436,00 5.470,00 6.625,43
Sergipe 2.000 - 6.168 2.799,80 2.000,00 2.356,50 5.092,50 6.168,19
Rondônia 1.456 - 4.082 2.083,56 1.456,00 1.600,00 3.370,00 4.081,85
Alagoas 1.873 - 5.486 3.281,56 1.872,50 3.150,00 4.529,52 5.486,28
Tocantins 1.606 - 3.270 2.085,00 1.606,00 1.900,00 2.700,00 3.270,32
Roraima 3.000 - 4.469 3.120,00 3.000,00 3.000,00 3.690,00 4.469,44
Rio Grande do Norte 1.412 - 3.027 1.969,00 1.412,00 2.000,00 2.499,00 3.026,86
Mato Grosso do Sul 1.412 - 5.087 2.891,17 1.412,00 2.550,00 4.200,00 5.087,17
Amazonas 1.412 - 3.634 2.047,20 1.412,00 1.412,00 3.000,00 3.633,69
Acre 1.412 - 3.634 1.964,80 1.412,00 2.000,00 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Representante de produtos farmacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • participar de eventos;
  • concretizar vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar visitas e contatos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • sugerir políticas de vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;

  • Atividades

    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • definir estratégia de marketing;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • requisitar troca de produtos;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • organizar material de trabalho;
    • classificar clientes por faturamento;
    • fornecer amostras;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • implantar contratos de serviços;
    • identificar necessidades do cliente;
    • agendar horário;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • contornar situações adversas;
    • definir participação no mercado;
    • atender solicitação de clientes;
    • divulgar eventos científicos;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • emitir recibo de venda;
    • gerenciar verbas;
    • demonstrar resiliência;
    • renovar contratos;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • contatar clientes;
    • explicar objetivos da visita;
    • tirar pedidos de produtos;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • implementar estratégias de marketing;
    • tomar decisões;
    • comunicar as transações realizadas;
    • controlar vendas efetuadas;
    • analisar potencial de clientes;
    • discriminar tipos de serviços;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • definir autonomia para negociação;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • alterar contratos de clientes;
    • preencher contrato;
    • fazer itinerário de visitas;
    • discutir estratégias com o superior;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • organizar eventos científicos;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • receber pagamento do produto;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • prever vendas;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • trabalhar em equipe;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • demonstrar senso ético;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • requisitar material de divulgação;
    • consultar publicações técnicas;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • participar de reuniões;
    • demonstrar senso de organização;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • explicar formas de pagamento;
    • apresentar tabelas de preços;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • requisitar assistência técnica;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • relatar visitas;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • calcular custo do produto;
    • demonstrar criatividade;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • planejar sequência de trabalho;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • visitar área industrial da empresa;
    • classificar clientes por potencial;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • gerar demanda de produtos;
    • entregar brindes ao cliente;
    • demonstrar confiança;
    • demonstrar flexibilidade;
    • entregar produtos vendidos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • treinar novos funcionários;
    • requisitar material de consumo;
    • verificar opiniões do cliente;
    • entrevistar novos candidatos;
    • obter informações de pré-venda;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • enviar brindes ao cliente;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • visitar cliente pós-venda;
    • discriminar tipos de produtos;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • trabalhar sob pressão;
    • integrar novos funcionários;


    Setores que mais contratam Representante de produtos farmacêuticos no mercado de trabalho

    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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