Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Atendente de consultório médico
- Atendente de seguro saúde
- Recepcionista de hospital
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista telefonista
- Atendente de clínica veterinária
- Auxiliar de recepção
- Recepcionista de hotel
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista bilíngüe
- Recepcionista caixa
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de crediário
Recepcionistas devem:
- organizar informações a serem prestadas;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- observar normas internas de segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- agendar serviços;
- comunicar-se;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
Atividades
- imprimir relatórios de controle;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- pré-cadastrar o cliente;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar pró atividade;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- identificar o espaço físico da empresa;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- organizar malotes;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- anotar telefonemas e recados;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- demonstrar paciência;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- demonstrar entusiasmo;
- circular informações internas;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- demonstrar senso de organização;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- receber pagamentos;
- coordenar equipe;
- acolher o cliente e passageiro;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- propor associação de programas de fidelidade;
- fornecer informações meteorológicas;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- emitir notas fiscais e recibos;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- organizar materiais de trabalho;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- demonstrar respeito mútuo;
- transmitir recados e fax;
- ouvir com atenção;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar autonomia;
- conferir idoneidade dos clientes;
- demonstrar empatia;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- conferir documentos com identificação;
- anunciar a chegada do cliente;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar espírito de equipe;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- distribuir malotes;
- demonstrar interesse;
- efetuar acertos em contas;
- atender o cliente com informações precisas;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- verificar cadastro e reserva;
- interagir com os outros departamentos;
- agir com bom senso;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
Setores que mais contratam Recepcionista de crediário no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas