Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de crediário
Recepcionistas devem:
- demonstrar competências pessoais;
- planejar o cotidiano;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- agendar serviços;
- observar normas internas de segurança;
- organizar informações a serem prestadas;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- comunicar-se;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
Atividades
- identificar o espaço físico da empresa;
- distribuir malotes;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar entusiasmo;
- verificar cadastro e reserva;
- transmitir recados e fax;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar autonomia;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- efetuar acertos em contas;
- organizar malotes;
- emitir notas fiscais e recibos;
- conferir idoneidade dos clientes;
- demonstrar empatia;
- interagir com os outros departamentos;
- receber pagamentos;
- ouvir com atenção;
- acolher o cliente e passageiro;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- anunciar a chegada do cliente;
- pré-cadastrar o cliente;
- circular informações internas;
- organizar materiais de trabalho;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar espírito de equipe;
- demonstrar interesse;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar paciência;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- conferir documentos com identificação;
- imprimir relatórios de controle;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar pró atividade;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- propor associação de programas de fidelidade;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- demonstrar respeito mútuo;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- demonstrar senso de organização;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- anotar telefonemas e recados;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar eficiência;
- fornecer informações meteorológicas;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- coordenar equipe;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- agir com bom senso;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
Setores que mais contratam Recepcionista de crediário no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas