Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista caixa
- Recepcionista de banco
- Recepcionista bilíngüe
- Atendente de clínica veterinária
- Auxiliar de recepção
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista atendente
- Recepcionista de seguro saúde
- Atendente de seguro saúde
- Atendente de consultório médico
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista de hotel
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de crediário
Recepcionistas devem:
- organizar informações a serem prestadas;
- comunicar-se;
- agendar serviços;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar o cotidiano;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
Atividades
- participar de reuniões na troca de turnos;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- anunciar a chegada do cliente;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar paciência;
- coordenar equipe;
- interagir com os outros departamentos;
- circular informações internas;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar senso de organização;
- efetuar acertos em contas;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- demonstrar respeito mútuo;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- transmitir recados e fax;
- conferir idoneidade dos clientes;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- atender o cliente com informações precisas;
- verificar cadastro e reserva;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- conferir documentos com identificação;
- pré-cadastrar o cliente;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar eficiência;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- demonstrar autonomia;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- emitir notas fiscais e recibos;
- identificar o espaço físico da empresa;
- ouvir com atenção;
- acolher o cliente e passageiro;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- distribuir malotes;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- fornecer informações meteorológicas;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- organizar malotes;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- agir com bom senso;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- anotar telefonemas e recados;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar interesse;
- propor associação de programas de fidelidade;
- demonstrar empatia;
- demonstrar espírito de equipe;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- demonstrar entusiasmo;
- organizar materiais de trabalho;
- demonstrar pró atividade;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- receber pagamentos;
Setores que mais contratam Recepcionista de crediário no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas