Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de crediário
Recepcionistas devem:
- agendar serviços;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar informações a serem prestadas;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- comunicar-se;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
Atividades
- conferir documentos com identificação;
- coordenar equipe;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- anotar telefonemas e recados;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- imprimir relatórios de controle;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- demonstrar pró atividade;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- demonstrar autonomia;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- demonstrar espírito de equipe;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar eficiência;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- organizar malotes;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- distribuir malotes;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- identificar o espaço físico da empresa;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar respeito mútuo;
- interagir com os outros departamentos;
- acolher o cliente e passageiro;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar entusiasmo;
- demonstrar iniciativa;
- agir com bom senso;
- receber pagamentos;
- anunciar a chegada do cliente;
- organizar materiais de trabalho;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- transmitir recados e fax;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- pré-cadastrar o cliente;
- ouvir com atenção;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- emitir notas fiscais e recibos;
- circular informações internas;
- demonstrar empatia;
- conferir idoneidade dos clientes;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar senso de organização;
- fornecer informações meteorológicas;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- verificar cadastro e reserva;
- propor associação de programas de fidelidade;
- demonstrar paciência;
- efetuar acertos em contas;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- demonstrar interesse;
Setores que mais contratam Recepcionista de crediário no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas