Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de seguro saúde
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista de hospital
- Guest relations
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Funcionário de setor de informação
- Auxiliar de recepção
- Recepcionista de banco
- Recepcionista bilíngüe
- Atendente de consultório veterinário
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de crediário
Recepcionistas devem:
- organizar informações a serem prestadas;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- agendar serviços;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- planejar o cotidiano;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
Atividades
- demonstrar pró atividade;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar senso de organização;
- organizar malotes;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- interagir com os outros departamentos;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- verificar cadastro e reserva;
- fornecer informações meteorológicas;
- distribuir malotes;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- propor associação de programas de fidelidade;
- atender o cliente com informações precisas;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- acolher o cliente e passageiro;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar entusiasmo;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- demonstrar interesse;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- organizar materiais de trabalho;
- receber pagamentos;
- demonstrar respeito mútuo;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- anotar telefonemas e recados;
- conferir documentos com identificação;
- pré-cadastrar o cliente;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- ouvir com atenção;
- demonstrar empatia;
- demonstrar espírito de equipe;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- efetuar acertos em contas;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- conferir idoneidade dos clientes;
- demonstrar eficiência;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- demonstrar autonomia;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- imprimir relatórios de controle;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- circular informações internas;
- demonstrar iniciativa;
- transmitir recados e fax;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- anunciar a chegada do cliente;
- coordenar equipe;
- demonstrar paciência;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- agir com bom senso;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- identificar o espaço físico da empresa;
Setores que mais contratam Recepcionista de crediário no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas