Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista
- Recepcionista caixa
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista de seguro saúde
- Recepcionista bilíngüe
- Recepcionista atendente
- Recepcionista secretária
- Guest relations
- Recepcionista telefonista
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Funcionário de setor de informação
- Atendente de consultório médico
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de crediário
Recepcionistas devem:
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- organizar informações a serem prestadas;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- observar normas internas de segurança;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- agendar serviços;
- comunicar-se;
Atividades
- averiguar horário de saída dos grupos;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- demonstrar pró atividade;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- anotar telefonemas e recados;
- pré-cadastrar o cliente;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- identificar o espaço físico da empresa;
- atender o cliente com informações precisas;
- ouvir com atenção;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- emitir notas fiscais e recibos;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar paciência;
- receber pagamentos;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- efetuar acertos em contas;
- coordenar equipe;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- circular informações internas;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- anunciar a chegada do cliente;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar iniciativa;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- interagir com os outros departamentos;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar entusiasmo;
- conferir documentos com identificação;
- conferir idoneidade dos clientes;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- distribuir malotes;
- demonstrar empatia;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- demonstrar senso de organização;
- fornecer informações meteorológicas;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- acolher o cliente e passageiro;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- organizar materiais de trabalho;
- organizar malotes;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- agir com bom senso;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- propor associação de programas de fidelidade;
- demonstrar espírito de equipe;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar respeito mútuo;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar interesse;
- verificar cadastro e reserva;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
Setores que mais contratam Recepcionista de crediário no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas