Salário para o cargo de Recepcionista de crediário
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista de crediário - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de crediário

Recepcionistas devem:

  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • agendar serviços;
  • observar normas internas de segurança;
  • planejar o cotidiano;

Atividades

  • atender o cliente com informações precisas;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • organizar materiais de trabalho;
  • circular informações internas;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar pró atividade;
  • anotar telefonemas e recados;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • demonstrar interesse;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • ouvir com atenção;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • distribuir malotes;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • conferir documentos com identificação;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar empatia;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • demonstrar paciência;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar autonomia;
  • verificar cadastro e reserva;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • coordenar equipe;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • transmitir recados e fax;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • demonstrar iniciativa;
  • interagir com os outros departamentos;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • demonstrar eficiência;
  • efetuar acertos em contas;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar entusiasmo;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • organizar malotes;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • agir com bom senso;
  • imprimir relatórios de controle;
  • demonstrar senso de organização;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • pré-cadastrar o cliente;


Setores que mais contratam Recepcionista de crediário no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Tradutor
Filólogos, tradutores ,intérpretes

Tradutor