Salário para o cargo de Recepcionista de crediário
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista de crediário - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de crediário

Recepcionistas devem:

  • organizar informações a serem prestadas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o cotidiano;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;

Atividades

  • circular informações internas;
  • distribuir malotes;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • interagir com os outros departamentos;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • efetuar acertos em contas;
  • agir com bom senso;
  • demonstrar interesse;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • conferir documentos com identificação;
  • demonstrar senso de organização;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar autonomia;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • demonstrar eficiência;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • anotar telefonemas e recados;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • organizar malotes;
  • verificar cadastro e reserva;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • receber pagamentos;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • ouvir com atenção;
  • transmitir recados e fax;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • organizar materiais de trabalho;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • imprimir relatórios de controle;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • demonstrar pró atividade;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar empatia;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • demonstrar iniciativa;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar entusiasmo;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • pré-cadastrar o cliente;


Setores que mais contratam Recepcionista de crediário no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Escultor
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Escultor