Salário para o cargo de Recepcionista de crediário
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista de crediário - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de crediário

Recepcionistas devem:

  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • planejar o cotidiano;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • agendar serviços;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;

Atividades

  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • demonstrar entusiasmo;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • verificar cadastro e reserva;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • circular informações internas;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • organizar materiais de trabalho;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • coordenar equipe;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • imprimir relatórios de controle;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar autonomia;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • transmitir recados e fax;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • demonstrar empatia;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • interagir com os outros departamentos;
  • organizar malotes;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar pró atividade;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • ouvir com atenção;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar senso de organização;
  • anotar telefonemas e recados;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • demonstrar interesse;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • agir com bom senso;
  • conferir documentos com identificação;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • demonstrar paciência;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • demonstrar eficiência;
  • efetuar acertos em contas;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;


Setores que mais contratam Recepcionista de crediário no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Cartunista
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Cartunista