Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de seguro saúde
- Recepcionista caixa
- Funcionário de setor de informação
- Atendente de clínica veterinária
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista atendente
- Recepcionista de hospital
- Recepcionista de banco
- Encarregado da recepção
- Concierge
- Recepcionista telefonista
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de crediário
Recepcionistas devem:
- agendar serviços;
- observar normas internas de segurança;
- planejar o cotidiano;
- comunicar-se;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar informações a serem prestadas;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
Atividades
- identificar o espaço físico da empresa;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- transmitir recados e fax;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- demonstrar senso de organização;
- acolher o cliente e passageiro;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- receber pagamentos;
- conferir documentos com identificação;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- coordenar equipe;
- demonstrar entusiasmo;
- agir com bom senso;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar eficiência;
- atender o cliente com informações precisas;
- conferir idoneidade dos clientes;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- demonstrar interesse;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- distribuir malotes;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- demonstrar espírito de equipe;
- organizar malotes;
- verificar cadastro e reserva;
- anunciar a chegada do cliente;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- demonstrar iniciativa;
- organizar materiais de trabalho;
- anotar telefonemas e recados;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- circular informações internas;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar paciência;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- fornecer informações meteorológicas;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar autonomia;
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar respeito mútuo;
- pré-cadastrar o cliente;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- demonstrar empatia;
- demonstrar pró atividade;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- ouvir com atenção;
- efetuar acertos em contas;
- propor associação de programas de fidelidade;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
Setores que mais contratam Recepcionista de crediário no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas