Salário para o cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Recepcionista de consultório médico ou dentário - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de consultório médico ou dentário

Recepcionistas devem:

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • agendar serviços;
  • comunicar-se;
  • planejar o cotidiano;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;

Atividades

  • anotar telefonemas e recados;
  • verificar o pedido de internação;
  • organizar materiais de trabalho;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • internar o paciente;
  • demonstrar paciência;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • demonstrar autonomia;
  • organizar malotes;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • registrar acompanhantes;
  • demonstrar iniciativa;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • demonstrar entusiasmo;
  • demonstrar senso de organização;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • bloquear apartamento;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • imprimir listagem de pacientes internados;
  • agir com bom senso;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • acionar serviço de higienização;
  • circular informações internas;
  • transmitir recados e fax;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • demonstrar pró atividade;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • interagir com os outros departamentos;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • demonstrar eficiência;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • distribuir malotes;
  • fornecer serviço de cofre;
  • demonstrar empatia;
  • verificar cadastro e reserva;
  • receber pagamentos;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • ouvir com atenção;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • verificar mapa de internação cirúrgico;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • imprimir relatórios de controle;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • planejar o dia seguinte;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • coordenar equipe;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • demonstrar interesse;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;


Setores que mais contratam Recepcionista de consultório médico ou dentário no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Planos de saúde
  • Atividades de fisioterapia
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
  • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de profissionais da área de saúde
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de fonoaudiologia




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