Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Guest relations
- Atendente de consultório veterinário
- Auxiliar de recepção
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Agente de tráfego
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista secretária
- Atendente de clínica veterinária
- Recepcionista
- Atendente de seguro saúde
- Encarregado da recepção
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de consultório médico ou dentário
Recepcionistas devem:
- observar normas internas de segurança;
- comunicar-se;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- agendar serviços;
- planejar o cotidiano;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- organizar informações a serem prestadas;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
Atividades
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- verificar cadastro e reserva;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- circular informações internas;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- demonstrar senso de organização;
- anotar telefonemas e recados;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- organizar materiais de trabalho;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- demonstrar respeito mútuo;
- demonstrar eficiência;
- verificar mapa de internação cirúrgico;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- interagir com os outros departamentos;
- bloquear apartamento;
- demonstrar iniciativa;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- avisar a enfermagem da chegada do paciente;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- demonstrar interesse;
- registrar acompanhantes;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- solicitar o serviço de manobrista;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- acionar serviço de higienização;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- pré-cadastrar o cliente;
- demonstrar empatia;
- transmitir recados e fax;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- atender o cliente com informações precisas;
- imprimir listagem de pacientes internados;
- demonstrar entusiasmo;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- demonstrar pró atividade;
- organizar malotes;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- demonstrar espírito de equipe;
- fornecer serviço de cofre;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- ouvir com atenção;
- receber pagamentos;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- agir com bom senso;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- internar o paciente;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- acolher o cliente e passageiro;
- oferecer transporte ao cliente;
- demonstrar autonomia;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- identificar o espaço físico da empresa;
- distribuir malotes;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- coordenar equipe;
- emitir notas fiscais e recibos;
- verificar o pedido de internação;
- imprimir relatórios de controle;
- anunciar a chegada do cliente;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- demonstrar paciência;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- planejar o dia seguinte;
Setores que mais contratam Recepcionista de consultório médico ou dentário no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Laboratórios clínicos
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Planos de saúde
- Atividades de fisioterapia
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de profissionais da área de saúde
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de fonoaudiologia