Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista caixa
- Funcionário de setor de informação
- Atendente de clínica veterinária
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista telefonista
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Concierge
- Recepcionista bilíngüe
- Agente de tráfego
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista de banco
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de consultório médico ou dentário
Recepcionistas devem:
- demonstrar competências pessoais;
- planejar o cotidiano;
- observar normas internas de segurança;
- comunicar-se;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- agendar serviços;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
Atividades
- verificar o pedido de internação;
- interagir com os outros departamentos;
- agir com bom senso;
- demonstrar senso de organização;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- demonstrar respeito mútuo;
- oferecer transporte ao cliente;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- transmitir recados e fax;
- avisar a enfermagem da chegada do paciente;
- pré-cadastrar o cliente;
- circular informações internas;
- internar o paciente;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- coordenar equipe;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- solicitar o serviço de manobrista;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- anunciar a chegada do cliente;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- demonstrar entusiasmo;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- atender o cliente com informações precisas;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- identificar o espaço físico da empresa;
- demonstrar autonomia;
- receber pagamentos;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- acionar serviço de higienização;
- organizar materiais de trabalho;
- emitir notas fiscais e recibos;
- imprimir listagem de pacientes internados;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- anotar telefonemas e recados;
- demonstrar iniciativa;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- bloquear apartamento;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar espírito de equipe;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar pró atividade;
- demonstrar empatia;
- demonstrar interesse;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- acolher o cliente e passageiro;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- imprimir relatórios de controle;
- verificar mapa de internação cirúrgico;
- ouvir com atenção;
- organizar malotes;
- verificar cadastro e reserva;
- distribuir malotes;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- demonstrar paciência;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- registrar acompanhantes;
- planejar o dia seguinte;
- fornecer serviço de cofre;
Setores que mais contratam Recepcionista de consultório médico ou dentário no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Laboratórios clínicos
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Planos de saúde
- Atividades de fisioterapia
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de profissionais da área de saúde
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de fonoaudiologia