Salário para o cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Recepcionista de consultório médico ou dentário - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de consultório médico ou dentário

Recepcionistas devem:

  • planejar o cotidiano;
  • agendar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • comunicar-se;

Atividades

  • demonstrar paciência;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • transmitir recados e fax;
  • bloquear apartamento;
  • ouvir com atenção;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • organizar materiais de trabalho;
  • demonstrar empatia;
  • interagir com os outros departamentos;
  • anotar telefonemas e recados;
  • demonstrar senso de organização;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • imprimir relatórios de controle;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • planejar o dia seguinte;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • distribuir malotes;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • verificar cadastro e reserva;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • demonstrar eficiência;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • receber pagamentos;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • verificar mapa de internação cirúrgico;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • organizar malotes;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • demonstrar iniciativa;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
  • acionar serviço de higienização;
  • agir com bom senso;
  • circular informações internas;
  • imprimir listagem de pacientes internados;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar autonomia;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • coordenar equipe;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • fornecer serviço de cofre;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar pró atividade;
  • verificar o pedido de internação;
  • internar o paciente;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • demonstrar entusiasmo;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • demonstrar interesse;
  • registrar acompanhantes;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;


Setores que mais contratam Recepcionista de consultório médico ou dentário no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Planos de saúde
  • Atividades de fisioterapia
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
  • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de profissionais da área de saúde
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de fonoaudiologia




Profissões em Destaque: