Salário para o cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Recepcionista de consultório médico ou dentário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista de consultório médico ou dentário

Um Recepcionista de consultório médico ou dentário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.471,45 e R$ 2.568,28, com a média salarial de R$ 1.658,59 e o salário mediana em R$ 1.579,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.658,59 19.903,05 414,65 7,80
1º Quartil 1.471,45 17.657,39 367,86 6,92
Salário Mediana 1.579,00 18.948,00 394,75 7,42
3º Quartil 1.958,68 23.504,15 489,67 9,21
Teto Salarial 2.568,28 30.819,35 642,07 12,07


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.515 - 2.848 1.808,26 1.515,20 1.650,00 2.351,66 2.848,41
Rio de Janeiro - RJ 1.441 - 2.417 1.638,49 1.440,89 1.529,00 1.995,26 2.416,72
Belo Horizonte - MG 1.530 - 2.537 1.756,42 1.529,55 1.718,00 2.094,41 2.536,81
Brasília - DF 1.412 - 2.518 1.612,53 1.412,00 1.463,50 2.078,82 2.517,92
Curitiba - PR 1.626 - 2.527 1.808,22 1.625,58 1.741,00 2.086,47 2.527,19
Goiânia - GO 1.412 - 2.254 1.560,41 1.412,00 1.480,00 1.860,57 2.253,58
Campinas - SP 1.558 - 2.665 1.794,26 1.558,17 1.696,00 2.200,45 2.665,25
Porto Alegre - RS 1.527 - 3.093 1.900,10 1.526,74 1.713,00 2.553,41 3.092,77
Recife - PE 1.414 - 1.985 1.508,65 1.413,65 1.502,00 1.638,52 1.984,62
Fortaleza - CE 1.412 - 2.143 1.501,86 1.412,00 1.412,00 1.769,49 2.143,26
Salvador - BA 1.412 - 2.126 1.522,01 1.412,00 1.434,00 1.755,02 2.125,74
Campo Grande - MS 1.422 - 2.334 1.603,07 1.421,72 1.519,00 1.927,21 2.334,29
Maringá - PR 1.439 - 2.447 1.676,39 1.439,44 1.591,00 2.019,96 2.446,64
Florianópolis - SC 1.669 - 2.858 1.942,78 1.669,21 1.847,00 2.359,77 2.858,23
Ribeirão Preto - SP 1.532 - 2.463 1.719,72 1.532,11 1.648,00 2.033,32 2.462,82
Sorocaba - SP 1.534 - 2.438 1.710,52 1.534,00 1.650,00 2.012,52 2.437,62
Cuiabá - MT 1.412 - 2.302 1.585,97 1.412,15 1.500,00 1.900,82 2.302,33
Manaus - AM 1.412 - 2.038 1.486,93 1.412,00 1.412,00 1.682,49 2.037,88
Santo André - SP 1.503 - 2.360 1.683,76 1.502,51 1.650,66 1.948,36 2.359,91
Belém - PA 1.412 - 2.096 1.506,99 1.412,00 1.418,40 1.730,85 2.096,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.509 - 2.568 1.727,69 1.508,69 1.628,00 2.120,29 2.568,16
Minas Gerais 1.419 - 2.362 1.627,23 1.419,47 1.550,00 1.950,10 2.362,02
Rio de Janeiro 1.419 - 2.307 1.600,87 1.418,80 1.529,00 1.904,41 2.306,68
Paraná 1.434 - 2.411 1.684,57 1.434,06 1.674,00 1.990,57 2.411,04
Santa Catarina 1.675 - 2.760 1.918,94 1.675,06 1.844,00 2.278,47 2.759,75
Rio Grande do Sul 1.489 - 2.636 1.754,72 1.488,83 1.664,00 2.176,13 2.635,80
Bahia 1.412 - 2.103 1.507,59 1.412,00 1.421,00 1.735,96 2.102,65
Goiás 1.412 - 2.200 1.536,24 1.412,00 1.450,00 1.816,04 2.199,65
Pernambuco 1.413 - 2.079 1.529,23 1.413,38 1.502,00 1.716,65 2.079,25
Mato Grosso 1.412 - 2.409 1.612,22 1.412,00 1.500,00 1.989,00 2.409,13
Espírito Santo 1.420 - 2.277 1.577,35 1.420,01 1.491,50 1.879,81 2.276,89
Distrito Federal 1.412 - 2.518 1.612,53 1.412,00 1.463,50 2.078,82 2.517,92
Ceará 1.412 - 2.056 1.483,30 1.412,00 1.412,00 1.697,20 2.055,70
Mato Grosso do Sul 1.415 - 2.365 1.603,73 1.414,97 1.502,00 1.952,17 2.364,52
Pará 1.412 - 2.053 1.494,56 1.412,00 1.412,00 1.695,12 2.053,18
Maranhão 1.412 - 2.257 1.537,33 1.412,00 1.412,00 1.863,06 2.256,60
Paraíba 1.412 - 2.133 1.499,84 1.412,00 1.412,00 1.761,22 2.133,24
Rio Grande do Norte 1.412 - 1.885 1.452,08 1.412,00 1.412,00 1.556,26 1.884,98
Amazonas 1.412 - 2.036 1.486,32 1.412,00 1.412,00 1.681,16 2.036,28
Rondônia 1.412 - 2.125 1.541,67 1.412,00 1.500,00 1.754,74 2.125,39
Alagoas 1.412 - 2.085 1.501,73 1.412,00 1.423,00 1.721,59 2.085,24
Tocantins 1.412 - 2.174 1.519,40 1.412,00 1.412,00 1.795,02 2.174,18
Sergipe 1.412 - 1.899 1.450,84 1.412,00 1.412,00 1.568,05 1.899,27
Piauí 1.412 - 2.238 1.520,28 1.412,00 1.412,00 1.847,45 2.237,68
Amapá 1.412 - 2.064 1.494,23 1.412,00 1.412,00 1.704,19 2.064,17
Acre 1.412 - 2.063 1.491,03 1.412,00 1.412,00 1.703,34 2.063,13
Roraima 1.412 - 2.047 1.481,44 1.412,00 1.412,00 1.690,04 2.047,03


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de consultório médico ou dentário

Recepcionistas devem:

  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • agendar serviços;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;

  • Atividades

    • preparar o ´mise-en-place´;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • encerrar a conta no sistema;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • demonstrar pró atividade;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • transmitir recados e fax;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • demonstrar empatia;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • agir com bom senso;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • verificar cadastro e reserva;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • anotar telefonemas e recados;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • acionar serviço de higienização;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • lançar despesas em contas;
    • realizar câmbio de moedas;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • bloquear apartamento;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • coordenar equipe;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • planejar o dia seguinte;
    • demonstrar senso de organização;
    • demonstrar interesse;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • internar o paciente;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • efetuar acertos em contas;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • fornecer serviço de cofre;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • fechar contas masters;
    • demonstrar autonomia;
    • atualizar conta;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • organizar malotes;
    • conferir documentos com identificação;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • verificar o pedido de internação;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • interagir com os outros departamentos;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • organizar materiais de trabalho;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • receber pagamentos;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • imprimir relatórios de controle;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • emitir extrato de contas;
    • demonstrar entusiasmo;
    • distribuir malotes;
    • ouvir com atenção;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • registrar acompanhantes;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • demonstrar paciência;
    • circular informações internas;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • demonstrar eficiência;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;


    Setores que mais contratam Recepcionista de consultório médico ou dentário no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia
    • Laboratórios clínicos
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Planos de saúde
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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