Salário para o cargo de Recepcionista de banco
CBO 4221-25 > Recepcionistas

Recepcionista de banco - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista de banco

Um Recepcionista de banco trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.524,37 e R$ 3.078,35, com a média salarial de R$ 1.851,22 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista de banco

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.851,22 22.214,63 462,80 8,83
1º Quartil 1.524,37 18.292,47 381,09 7,27
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,59
3º Quartil 2.347,68 28.172,20 586,92 11,20
Teto Salarial 3.078,35 36.940,23 769,59 14,69


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Maringá - PR 1.752 - 2.598 1.939,00 1.752,25 1.904,00 2.145,29 2.598,44
São Paulo - SP 1.655 - 3.999 2.577,58 1.654,61 3.050,00 3.301,57 3.998,96
Brasília - DF 1.412 - 1.889 1.472,71 1.412,00 1.433,00 1.559,50 1.888,91
Belo Horizonte - MG 1.571 - 3.804 2.418,92 1.570,60 2.648,25 3.140,80 3.804,23
Fortaleza - CE 1.501 - 2.779 1.697,21 1.501,21 1.576,00 2.294,00 2.778,56
Itajuba - MG 1.450 - 2.019 1.558,00 1.450,00 1.600,00 1.666,67 2.018,72
Guarulhos - SP 1.412 - 2.194 1.484,64 1.412,00 1.412,00 1.811,50 2.194,14
Bauru - SP 1.478 - 2.236 1.655,40 1.477,50 1.658,50 1.846,00 2.235,93
Limeira - SP 1.878 - 2.580 1.956,22 1.878,00 1.878,00 2.130,00 2.579,92
Jacarezinho - PR 1.535 - 2.138 1.665,50 1.535,00 1.681,00 1.765,00 2.137,82
Barueri - SP 2.000 - 2.422 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46
Olinda - PE 2.200 - 2.992 2.416,00 2.200,00 2.470,00 2.470,00 2.991,74
Itapema - SC 1.621 - 2.422 1.817,20 1.621,00 1.844,00 2.000,00 2.422,46
Assis Chateaubriand - PR 1.412 - 2.270 1.524,20 1.412,00 1.423,00 1.874,00 2.269,85
Lauro de Freitas - BA 1.412 - 1.817 1.429,60 1.412,00 1.412,00 1.500,00 1.816,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paraná 1.654 - 2.612 1.901,02 1.654,28 1.886,00 2.156,62 2.612,16
São Paulo 1.451 - 3.492 1.981,36 1.451,40 1.866,00 2.883,32 3.492,36
Minas Gerais 1.440 - 3.555 2.016,23 1.439,50 1.683,00 2.935,08 3.555,06
Distrito Federal 1.412 - 1.889 1.472,71 1.412,00 1.433,00 1.559,50 1.888,91
Ceará 1.501 - 2.605 1.688,91 1.501,25 1.576,00 2.150,40 2.604,62
Santa Catarina 1.621 - 2.422 1.831,78 1.621,00 1.800,00 2.000,00 2.422,46
Bahia 1.412 - 1.817 1.424,57 1.412,00 1.412,00 1.500,00 1.816,85
Goiás 1.412 - 1.913 1.510,00 1.412,00 1.500,00 1.579,00 1.912,53
Rio de Janeiro 1.412 - 2.786 1.596,43 1.412,00 1.454,00 2.300,00 2.785,83
Pernambuco 1.412 - 2.992 2.129,14 1.412,00 2.470,00 2.470,00 2.991,74
Rondônia 1.412 - 2.180 1.541,00 1.412,00 1.492,00 1.800,00 2.180,21
Mato Grosso 1.412 - 2.422 1.570,20 1.412,00 1.500,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de banco

Recepcionistas devem:

  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • comunicar-se;
  • planejar o cotidiano;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;

  • Atividades

    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • registrar acompanhantes;
    • demonstrar iniciativa;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • realizar câmbio de moedas;
    • internar o paciente;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • efetuar acertos em contas;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • demonstrar entusiasmo;
    • anotar telefonemas e recados;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • imprimir relatórios de controle;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • acionar serviço de higienização;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • atualizar conta;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • interagir com os outros departamentos;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • coordenar equipe;
    • encerrar a conta no sistema;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • fechar contas masters;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • verificar cadastro e reserva;
    • verificar o pedido de internação;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • organizar malotes;
    • fornecer serviço de cofre;
    • ouvir com atenção;
    • bloquear apartamento;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • transmitir recados e fax;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • circular informações internas;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • demonstrar empatia;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • receber pagamentos;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • agir com bom senso;
    • demonstrar eficiência;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • demonstrar senso de organização;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • demonstrar paciência;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • organizar materiais de trabalho;
    • lançar despesas em contas;
    • demonstrar pró atividade;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • conferir documentos com identificação;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • emitir extrato de contas;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • planejar o dia seguinte;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • demonstrar autonomia;
    • demonstrar interesse;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • distribuir malotes;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • emitir o cartão de liberação de saída;


    Setores que mais contratam Recepcionista de banco no mercado de trabalho

    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Hotéis
    • Correspondentes de instituições financeiras
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Restaurantes e similares
    • Ensino de esportes




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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