Salário para o cargo de Recepcionista de banco
CBO 4221-25 > Recepcionistas

Recepcionista de banco - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de banco

Recepcionistas devem:

  • comunicar-se;
  • planejar o cotidiano;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;

Atividades

  • demonstrar senso de organização;
  • verificar cadastro e reserva;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • organizar materiais de trabalho;
  • auxiliar o cliente com informações financeiras;
  • demonstrar empatia;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • distribuir malotes;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • circular informações internas;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar eficiência;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • conferir documentos com identificação;
  • transmitir recados e fax;
  • emitir extrato de contas;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • organizar malotes;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • demonstrar entusiasmo;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • agir com bom senso;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • fornecer serviço de cofre;
  • demonstrar pró atividade;
  • planejar o dia seguinte;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • ouvir com atenção;
  • demonstrar paciência;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • demonstrar interesse;
  • anotar telefonemas e recados;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • demonstrar autonomia;


Setores que mais contratam Recepcionista de banco no mercado de trabalho

  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Hotéis
  • Cooperativas de crédito mútuo
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Transporte rodoviário de carga
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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