Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de crediário
- Auxiliar de recepção
- Recepcionista telefonista
- Recepcionista de hotel
- Concierge
- Recepcionista caixa
- Recepcionista secretária
- Encarregado da recepção
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Atendente de consultório veterinário
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista de hospital
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de banco
Recepcionistas devem:
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- organizar informações a serem prestadas;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- comunicar-se;
- planejar o cotidiano;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
Atividades
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar entusiasmo;
- fornecer serviço de cofre;
- anotar telefonemas e recados;
- atender o cliente com informações precisas;
- identificar o espaço físico da empresa;
- demonstrar paciência;
- agir com bom senso;
- verificar cadastro e reserva;
- coordenar equipe;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- emitir extrato de contas;
- demonstrar espírito de equipe;
- transmitir recados e fax;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- ouvir com atenção;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar eficiência;
- conferir documentos com identificação;
- conferir idoneidade dos clientes;
- acolher o cliente e passageiro;
- organizar materiais de trabalho;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- demonstrar empatia;
- demonstrar pró atividade;
- circular informações internas;
- anunciar a chegada do cliente;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- organizar malotes;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- distribuir malotes;
- demonstrar interesse;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar senso de organização;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- demonstrar respeito mútuo;
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar autonomia;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- planejar o dia seguinte;
Setores que mais contratam Recepcionista de banco no mercado de trabalho
- Seleção e agenciamento de mão-de-obra
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Hotéis
- Cooperativas de crédito mútuo
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Transporte rodoviário de carga
- Bancos múltiplos, com carteira comercial