Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Auxiliar de recepção
- Recepcionista de seguro saúde
- Concierge
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista bilíngüe
- Recepcionista
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Atendente de clínica veterinária
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista de hotel
- Agente de tráfego
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de banco
Recepcionistas devem:
- observar normas internas de segurança;
- organizar informações a serem prestadas;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- comunicar-se;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
Atividades
- coordenar equipe;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- circular informações internas;
- demonstrar senso de organização;
- anunciar a chegada do cliente;
- demonstrar entusiasmo;
- organizar materiais de trabalho;
- conferir idoneidade dos clientes;
- agir com bom senso;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- emitir extrato de contas;
- transmitir recados e fax;
- interagir com os outros departamentos;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar paciência;
- verificar cadastro e reserva;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- demonstrar pró atividade;
- distribuir malotes;
- fornecer serviço de cofre;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- demonstrar espírito de equipe;
- demonstrar eficiência;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- acolher o cliente e passageiro;
- demonstrar respeito mútuo;
- planejar o dia seguinte;
- organizar malotes;
- demonstrar iniciativa;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- conferir documentos com identificação;
- anotar telefonemas e recados;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- identificar o espaço físico da empresa;
- demonstrar interesse;
- atender o cliente com informações precisas;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar empatia;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- ouvir com atenção;
Setores que mais contratam Recepcionista de banco no mercado de trabalho
- Seleção e agenciamento de mão-de-obra
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Hotéis
- Cooperativas de crédito mútuo
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Transporte rodoviário de carga
- Bancos múltiplos, com carteira comercial