Salário para o cargo de Proprietário de loja (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de loja (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de loja (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • monitorar o andamento de projetos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • operar equipamentos de informática;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • definir estratégias de terceirização;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • gerir compras;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • exercer liderança;
  • recepcionar mercadorias;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • instruir subordinados;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • gerir investimentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • designar equipe para projeto;
  • participar de reuniões;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • qualificar fornecedores;
  • transferir numerário para o banco;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • agir com dinamismo;
  • promover funcionários;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • determinar perfis profissionais;
  • elaborar plano de investimentos;
  • planejar compras e locações;
  • contratar serviços;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • analisar tendências do mercado;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • remanejar leiaute;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • avaliar desempenho;
  • expressar-se gestualmente;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • manter apresentação pessoal;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • demonstrar motivação;
  • cobrar resultados;
  • delegar atribuições;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • entrevistar candidatos;
  • medir resultados de treinamento;
  • exercitar a autonomia;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • implantar técnicas de vendas;
  • propor compra de novos itens;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • formular incentivos de produtividade;
  • captar recursos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • buscar atualização profissional;
  • representar a empresa;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • cooperar na definição de projetos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • gerir custos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • examinar currículos;
  • gerir estoques;
  • providenciar integração de funcionários;
  • administrar remanejamentos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • fazer orçamentos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • definir perfil do consumidor final;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • expressar-se oralmente;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • gerenciar contratos de serviços;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • orientar clientes;
  • promover programas prevencionistas;
  • elaborar normas e instruções;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • prestar assistência social aos funcionários;


Setores que mais contratam Proprietário de loja (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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