Salário para o cargo de Proprietário de loja (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de loja (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de loja (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • operar equipamentos de informática;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • gerir custos;
  • captar recursos;
  • analisar tendências do mercado;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • gerir compras;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • realizar reuniões com a equipe;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • promover funcionários;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • administrar remanejamentos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • demonstrar motivação;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • elaborar normas e instruções;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • fazer orçamentos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • atender agentes de fiscalização;
  • transferir numerário para o banco;
  • instruir subordinados;
  • promover programas prevencionistas;
  • examinar currículos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • entrevistar candidatos;
  • planejar compras e locações;
  • determinar perfis profissionais;
  • gerir estoques;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • cobrar resultados;
  • orientar clientes;
  • cooperar na definição de projetos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • propor compra de novos itens;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • exercitar a autonomia;
  • definir perfil do consumidor final;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • exercer liderança;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • contratar serviços;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • manter apresentação pessoal;
  • representar a empresa;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • resolver reclamações de clientes;
  • expressar-se gestualmente;
  • expressar-se oralmente;
  • estimular a motivação das equipes;
  • buscar atualização profissional;
  • qualificar fornecedores;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • delegar atribuições;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • gerir investimentos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • agir com dinamismo;
  • formular incentivos de produtividade;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • designar equipe para projeto;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • participar de reuniões;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • remanejar leiaute;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • medir resultados de treinamento;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • recepcionar mercadorias;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • apreciar inovações organizacionais;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • avaliar desempenho;
  • definir estratégias de terceirização;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;


Setores que mais contratam Proprietário de loja (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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