Salário para o cargo de Proprietário de loja (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de loja (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de loja (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • buscar atualização profissional;
  • exercer liderança;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • promover programas prevencionistas;
  • resolver reclamações de clientes;
  • implantar técnicas de vendas;
  • planejar compras e locações;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • estimular a motivação das equipes;
  • demonstrar motivação;
  • agir com dinamismo;
  • expressar-se oralmente;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • realizar reuniões com a equipe;
  • cooperar na definição de projetos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • definir estratégias de terceirização;
  • instruir subordinados;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • gerir investimentos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • designar equipe para projeto;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • transferir numerário para o banco;
  • manter apresentação pessoal;
  • expressar-se gestualmente;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • propor compra de novos itens;
  • delegar atribuições;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • qualificar fornecedores;
  • elaborar plano de investimentos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • operar equipamentos de informática;
  • administrar remanejamentos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • gerir estoques;
  • exercitar a autonomia;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • orientar clientes;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • gerir compras;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • medir resultados de treinamento;
  • elaborar normas e instruções;
  • examinar currículos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • remanejar leiaute;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • contratar serviços;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • recomendar promoção de funcionários;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • gerir custos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • entrevistar candidatos;
  • recepcionar mercadorias;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • fazer orçamentos;
  • analisar tendências do mercado;
  • atender agentes de fiscalização;
  • captar recursos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • cobrar resultados;
  • formular incentivos de produtividade;
  • determinar perfis profissionais;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • representar a empresa;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • participar de reuniões;
  • promover funcionários;
  • avaliar desempenho;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • definir perfil do consumidor final;


Setores que mais contratam Proprietário de loja (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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