Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor de didática (ensino superior)
- Docente de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
- Professor universitário de metodologia do ensino
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
- Professor universitário na área de didática
- Professor de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor de prática de ensino (ensino superior)
- Docente de ensino superior na área de didática
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor universitário de estágio supervisionado
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- participar de atividades administrativas;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- comunicar-se;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- demonstrar competências pessoais;
- orientar alunos;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- atualizar-se na Área;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- produzir material de trabalho;
Atividades
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- avaliar currículos de alunos;
- constituir grupos de pesquisa;
- avaliar projetos de pesquisa;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- coordenar equipes de trabalho;
- coordenar convênios;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- coordenar grupos de pesquisa;
- produzir cartazes;
- participar de atividades culturais;
- mapear campos para estágio;
- redigir relatórios de pesquisa;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- coordenar reuniões;
- desenvolver propostas de avaliação;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- elaborar pareceres;
- participar de associações científicas;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- orientar monitores;
- avaliar políticas educacionais;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- analisar pesquisas educacionais;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- atribuir notas e conceitos;
- coordenar eventos;
- avaliar trabalhos científicos;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- participar de colegiados;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- realizar revisão da literatura na área;
- avaliar projetos de extensão;
- orientar alunos de iniciação científica;
- gerenciar convênios;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- planejar projetos de extensão;
- coordenar pesquisas;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- produzir instrumentos de avaliação;
- produzir textos para uso pedagógico;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- redigir publicações científicas;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- estudar a legislação educacional;
- dialogar com os alunos;
- coordenar estágios;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- coordenar projetos pedagógicos;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- elaborar projetos de extensão;
- atuar em comissões editoriais;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- atuar em debates;
- produzir vídeos;
- dialogar com as entidades representativas;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- avaliar material didático;
- coordenar projetos de extensão;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- prever fontes de financiamento;
- dialogar com os professores da instituição;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- colaborar em comissões de avaliação;
- atuar em projetos de extensão;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- estudar a produção científica da área;
- organizar coletâneas;
- exercer cargos de representação;
- auto avaliar-se;
- desenvolver atividades interativas;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- realizar eventos;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- coordenar cursos;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- produzir hipertextos;
- gerenciar projetos;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- estudar outros idiomas;
- produzir artigos para divulgação;
- divulgar resultados de pesquisas;
- participar de comissões;
- avaliar cursos;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- demonstrar postura crítica;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- elaborar programas e cronogramas;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- compromissar-se social e politicamente;
- demonstrar postura ética;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- sistematizar conteúdos;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- proferir palestras;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- participar de congressos e eventos científicos;
- planejar aulas;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- dominar a língua portuguesa;
- produzir transparências;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- participar de associações de classe;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- trabalhar em equipe;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- planejar pesquisas;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- discutir resultados de avaliação;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- participar de reuniões;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- organizar publicações;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- exercer cargos de direção;
- preencher relatórios de atividades;
- planejar estágios;
- planejar eventos e seminários;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
Setores que mais contratam Professor universitário de estágio supervisionado no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Atividades de condicionamento físico
- Outras sociedades de participação
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Administração pública em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação infantil - creche