Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Docente de ensino superior na área de didática
- Professor de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
- Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor de prática de ensino (ensino superior)
- Professor de didática (ensino superior)
- Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Docente do ensino superior na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Professor universitário na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor universitário de estágio supervisionado
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- participar de atividades administrativas;
- orientar alunos;
- atualizar-se na Área;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- produzir material de trabalho;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
Atividades
- desenvolver propostas de avaliação;
- realizar eventos;
- participar de atividades culturais;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- constituir grupos de pesquisa;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- proferir palestras;
- desenvolver atividades interativas;
- coordenar reuniões;
- produzir hipertextos;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- coordenar grupos de pesquisa;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- produzir textos para uso pedagógico;
- dialogar com os alunos;
- coordenar projetos pedagógicos;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- avaliar políticas educacionais;
- coordenar cursos;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- avaliar currículos de alunos;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- planejar aulas;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- estudar a produção científica da área;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- elaborar programas e cronogramas;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- colaborar em comissões de avaliação;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- planejar pesquisas;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- trabalhar em equipe;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- dominar a língua portuguesa;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- atuar em projetos de extensão;
- participar de colegiados;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- produzir artigos para divulgação;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- orientar monitores;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- organizar coletâneas;
- participar de reuniões;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- dialogar com as entidades representativas;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- gerenciar projetos;
- produzir instrumentos de avaliação;
- produzir vídeos;
- avaliar projetos de extensão;
- coordenar convênios;
- analisar pesquisas educacionais;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- discutir resultados de avaliação;
- coordenar equipes de trabalho;
- avaliar material didático;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- demonstrar postura ética;
- planejar projetos de extensão;
- divulgar resultados de pesquisas;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- coordenar estágios;
- elaborar projetos de extensão;
- estudar outros idiomas;
- coordenar projetos de extensão;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- participar de congressos e eventos científicos;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- exercer cargos de direção;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- participar de associações científicas;
- planejar eventos e seminários;
- organizar publicações;
- produzir cartazes;
- auto avaliar-se;
- elaborar pareceres;
- mapear campos para estágio;
- avaliar projetos de pesquisa;
- compromissar-se social e politicamente;
- planejar estágios;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- sistematizar conteúdos;
- atuar em comissões editoriais;
- avaliar cursos;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- atribuir notas e conceitos;
- exercer cargos de representação;
- participar de associações de classe;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- coordenar eventos;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- preencher relatórios de atividades;
- redigir publicações científicas;
- gerenciar convênios;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- realizar revisão da literatura na área;
- orientar alunos de iniciação científica;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- participar de comissões;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- dialogar com os professores da instituição;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- estudar a legislação educacional;
- demonstrar postura crítica;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- avaliar trabalhos científicos;
- coordenar pesquisas;
- produzir transparências;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- redigir relatórios de pesquisa;
- prever fontes de financiamento;
- atuar em debates;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
Setores que mais contratam Professor universitário de estágio supervisionado no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Atividades de condicionamento físico
- Outras sociedades de participação
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Administração pública em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação infantil - creche