Salário para o cargo de Professor em educação especial de dmu (deficiências múltiplas)
CBO 2392-20 > Professores de educação especial

Professor em educação especial de dmu (deficiências múltiplas) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor em educação especial de dmu (deficiências múltiplas)

Um Professor em educação especial de dmu (deficiências múltiplas) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.113,88 e R$ 6.280,23, com a média salarial de R$ 3.166,42 e o salário mediana em R$ 2.751,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor em educação especial de dmu (deficiências múltiplas)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.166,42 37.997,09 791,61 20,16
1º Quartil 2.113,88 25.366,58 528,47 13,46
Salário Mediana 2.751,00 33.012,00 687,75 17,52
3º Quartil 4.789,57 57.474,88 1.197,39 30,50
Teto Salarial 6.280,23 75.362,79 1.570,06 39,99


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Imbituba - SC 2.015 - 2.938 2.175,93 2.015,30 2.129,00 2.425,50 2.937,84
Limeira - SP 3.351 - 4.937 3.739,28 3.351,36 3.813,00 4.075,77 4.936,70
São Paulo - SP 1.702 - 4.861 2.704,61 1.701,91 2.749,00 4.013,54 4.861,32
Belo Horizonte - MG 1.674 - 4.215 2.540,45 1.673,76 2.348,00 3.480,29 4.215,43
São Carlos - SP 3.232 - 4.499 3.460,56 3.231,76 3.448,00 3.714,54 4.499,16
Macapá - AP 1.917 - 6.068 3.229,19 1.916,82 3.847,00 5.009,85 6.068,09
Salvador - BA 1.818 - 2.862 1.952,89 1.818,00 1.818,00 2.363,17 2.862,34
Gaspar - SC 4.190 - 5.965 4.647,00 4.190,41 4.700,00 4.924,36 5.964,54
Penha - SC 2.094 - 5.646 2.891,91 2.093,62 2.385,00 4.661,71 5.646,41
Paranapanema - SP 2.586 - 3.216 2.602,59 2.586,00 2.586,00 2.655,00 3.215,82
Chavantes - SP 3.156 - 4.051 3.245,05 3.156,24 3.240,00 3.344,86 4.051,40
Brusque - SC 2.556 - 6.422 4.438,30 2.556,35 5.250,00 5.302,00 6.421,94
Curitibanos - SC 2.390 - 6.056 3.795,29 2.389,71 5.000,00 5.000,00 6.056,15
Três Lagoas - MS 1.735 - 4.331 2.235,97 1.734,80 1.770,00 3.575,40 4.330,63
Canaã dos Carajás - PA 1.416 - 2.229 1.674,71 1.416,00 1.840,00 1.840,00 2.228,66
Curitiba - PR 1.837 - 6.091 3.026,19 1.837,00 2.751,00 5.028,77 6.091,00
Rio Verde - GO 1.853 - 3.506 2.175,57 1.852,75 1.861,00 2.894,92 3.506,41
Monte Alto - SP 2.256 - 3.806 2.714,77 2.256,00 2.731,00 3.141,92 3.805,58
Porto Alegre - RS 2.493 - 11.865 4.978,68 2.493,30 3.498,00 9.796,10 11.865,33
Campinas - SP 1.951 - 5.693 2.877,84 1.950,56 2.399,00 4.700,11 5.692,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.198 - 6.095 3.440,80 2.197,51 3.360,00 5.032,29 6.095,26
Santa Catarina 2.023 - 6.222 3.380,46 2.023,19 2.651,00 5.136,58 6.221,58
Paraná 1.972 - 5.344 2.961,94 1.971,92 2.751,00 4.412,26 5.344,26
Minas Gerais 1.602 - 4.676 2.557,58 1.602,45 2.269,00 3.860,34 4.675,76
Rio Grande do Sul 1.680 - 6.932 3.161,40 1.679,82 2.634,00 5.723,28 6.932,21
Amapá 1.899 - 6.020 3.202,58 1.899,41 3.847,00 4.969,76 6.019,52
Mato Grosso do Sul 1.609 - 4.726 2.452,02 1.609,22 1.856,00 3.901,67 4.725,82
Mato Grosso 1.770 - 8.474 3.330,29 1.770,29 2.166,00 6.996,54 8.474,42
Bahia 1.775 - 3.161 2.001,87 1.775,46 1.818,00 2.610,15 3.161,50
Pará 1.433 - 5.247 2.386,06 1.433,42 1.840,00 4.331,81 5.246,81
Rio de Janeiro 1.428 - 5.642 2.287,45 1.427,84 1.540,00 4.658,42 5.642,42
Goiás 1.755 - 3.876 2.241,21 1.754,64 1.861,00 3.200,10 3.876,05
Espírito Santo 1.603 - 4.622 2.458,13 1.603,36 2.234,00 3.815,82 4.621,83
Ceará 1.507 - 6.332 2.466,44 1.507,11 1.548,00 5.227,67 6.331,91
Pernambuco 1.503 - 3.923 2.129,29 1.503,00 1.890,00 3.239,00 3.923,17
Rio Grande do Norte 1.412 - 4.512 2.477,38 1.412,00 2.514,50 3.725,25 4.512,13
Amazonas 1.412 - 3.903 2.832,80 1.412,00 3.222,00 3.222,00 3.902,58
Distrito Federal 2.771 - 21.351 10.425,31 2.771,00 14.700,00 17.627,67 21.351,16
Acre 1.897 - 4.991 3.052,42 1.897,00 3.038,50 4.120,33 4.990,67
Maranhão 1.412 - 17.805 5.036,00 1.412,00 1.412,00 14.700,00 17.805,08
Alagoas 1.412 - 1.824 1.430,80 1.412,00 1.412,00 1.506,00 1.824,11
Roraima 1.552 - 2.045 1.603,00 1.552,00 1.552,00 1.688,00 2.044,56
Tocantins 1.800 - 3.144 2.313,71 1.800,00 2.360,00 2.596,00 3.144,35
Sergipe 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor em educação especial de dmu (deficiências múltiplas)

Professores de educação especial devem:

  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de liderança;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • definir conteúdos escolares;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • dominar língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • ensinar atividades recreativas;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • analisar propostas pedagógicas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • ensinar língua portuguesa;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • avaliar rendimento escolar;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • elaborar códigos de interação social;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • participar de palestras e cursos;
    • demonstrar criatividade;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • demonstrar tolerância;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • elaborar material visual para alunos;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • ministrar palestras e cursos;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • elaborar plano de aulas;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • dominar braile;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • proceder com ética;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • orientar estágios dos alunos;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • participar de associações da categoria;
    • elaborar relatórios;
    • alfabetizar em braile;
    • planejar atividades extraclasse;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • coordenar curso;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • participar das associações da área;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • participar de conselhos de classe;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;


    Setores que mais contratam Professor em educação especial de dmu (deficiências múltiplas) no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - creche
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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