Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de nível médio na educação infantil
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- preparar material pedagógico;
- ensinar alunos;
- orientar a construção do conhecimento;
- planejar ações didáticas;
- organizar o trabalho;
- cuidar dos alunos;
- elaborar projetos pedagógicos;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- avaliar desempenho dos alunos;
Atividades
- planejar o roteiro de aula;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- preencher fichas de avaliação;
- demonstrar versatilidade;
- participar da associação de pais e mestres;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- participar da definição do horário;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- demonstrar autocontrole;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- orientar higiene pessoal;
- colar materiais;
- definir métodos de avaliação;
- cantar músicas;
- brincar com os alunos;
- apresentar projeto aos alunos;
- demonstrar senso de organização;
- orientar atividades de desenho;
- participar de conselhos;
- contornar situações adversas;
- alimentar os alunos;
- administrar biblioteca circulante;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- organizar eventos na escola;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- trabalhar em equipe;
- explicar atividades propostas;
- debater projeto com direção e coordenação;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- demonstrar sensibilidade;
- comprar material pedagógico;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- investigar interesse do aluno;
- solicitar material pedagógico;
- demonstrar afetividade;
- determinar parâmetros do projeto;
- mostrar filmes;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- auto avaliar-se;
- atualizar-se;
- elaborar estórias com alunos;
- desenvolver capacidades motoras;
- desenhar;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- avaliar atividades dos alunos;
- utilizar sucata;
- comentar filmes;
- elaborar cronograma;
- confeccionar material pedagógico;
- organizar eventos extracurriculares;
- demonstrar capacidade de observação;
- trocar roupa de cama;
- definir atividades pedagógicas;
- definir objetivos da ação didática;
- interagir com a comunidade;
- observar o raciocínio lógico;
- convocar pais e responsáveis;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- supervisionar recreio;
- selecionar material didático;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- organizar espaços em geral;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- corrigir atividades;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- organizar material pedagógico;
- desenvolver capacidades emocionais;
- modelar massas e argila;
- trocar fralda dos alunos;
- conferir cadastro dos alunos;
- contar estórias;
- observar a linguagem;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- desenvolver atividades artísticas;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- servir alimentação aos alunos;
- criar espaço para brincadeiras;
- observar o desenvolvimento motor;
- ensinar culinária;
- discutir resultados dos projetos;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- orientar atividades artísticas;
- recortar materiais;
- servir como referencial de conduta;
- desenvolver atividades com informática;
- demonstrar criatividade;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- pintar;
- apresentar regras da escola;
- reciclar material;
- escrever letras e números;
- dar banho nos alunos;
- demonstrar paciência;
- estabelecer vínculos;
- elaborar relatórios;
- identificar material pedagógico;
- ler textos;
- construir regras com os alunos;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- observar a socialização;
- preencher agenda;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- criar jogos e brincadeiras;
- registrar observações;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- supervisionar refeições;
- preencher diário de classe;
- dramatizar estórias e músicas;
- limpar material;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- trocar roupa dos alunos;
- reestruturar estratégias;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- organizar sala de aula;
Setores que mais contratam Professor de nível médio na educação infantil no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária