Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de nível médio na educação infantil
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- cuidar dos alunos;
- comunicar-se;
- organizar o trabalho;
- elaborar projetos pedagógicos;
- avaliar desempenho dos alunos;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar ações didáticas;
- ensinar alunos;
- orientar a construção do conhecimento;
- preparar material pedagógico;
Atividades
- conversar com alunos (roda da conversa);
- criar espaço para brincadeiras;
- elaborar relatórios;
- participar da associação de pais e mestres;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- organizar espaços em geral;
- demonstrar capacidade de observação;
- orientar higiene pessoal;
- ensinar culinária;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- servir alimentação aos alunos;
- colar materiais;
- desenhar;
- contornar situações adversas;
- interagir com a comunidade;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- desenvolver atividades artísticas;
- utilizar sucata;
- ler textos;
- pintar;
- elaborar estórias com alunos;
- atualizar-se;
- organizar eventos extracurriculares;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- dar banho nos alunos;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- demonstrar senso de organização;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- observar o raciocínio lógico;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- orientar atividades artísticas;
- observar a linguagem;
- apresentar projeto aos alunos;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- apresentar regras da escola;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- definir métodos de avaliação;
- identificar material pedagógico;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- comprar material pedagógico;
- demonstrar sensibilidade;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- preencher agenda;
- alimentar os alunos;
- criar jogos e brincadeiras;
- reciclar material;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- organizar eventos na escola;
- supervisionar refeições;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- organizar material pedagógico;
- orientar atividades de desenho;
- demonstrar afetividade;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- cantar músicas;
- estabelecer vínculos;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- limpar material;
- mostrar filmes;
- trocar roupa de cama;
- avaliar atividades dos alunos;
- participar da definição do horário;
- investigar interesse do aluno;
- auto avaliar-se;
- recortar materiais;
- participar de conselhos;
- desenvolver atividades com informática;
- convocar pais e responsáveis;
- desenvolver capacidades motoras;
- demonstrar versatilidade;
- escrever letras e números;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- demonstrar paciência;
- elaborar cronograma;
- trocar roupa dos alunos;
- definir atividades pedagógicas;
- definir objetivos da ação didática;
- demonstrar autocontrole;
- servir como referencial de conduta;
- preencher fichas de avaliação;
- construir regras com os alunos;
- preencher diário de classe;
- registrar observações;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- dramatizar estórias e músicas;
- trabalhar em equipe;
- modelar massas e argila;
- discutir resultados dos projetos;
- organizar sala de aula;
- brincar com os alunos;
- demonstrar criatividade;
- desenvolver capacidades emocionais;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- determinar parâmetros do projeto;
- contar estórias;
- observar o desenvolvimento motor;
- administrar biblioteca circulante;
- conferir cadastro dos alunos;
- confeccionar material pedagógico;
- selecionar material didático;
- observar a socialização;
- corrigir atividades;
- comentar filmes;
- supervisionar recreio;
- debater projeto com direção e coordenação;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- limpar sala de aula e mobiliário;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- trocar fralda dos alunos;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- explicar atividades propostas;
- planejar o roteiro de aula;
- solicitar material pedagógico;
- reestruturar estratégias;
Setores que mais contratam Professor de nível médio na educação infantil no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária