Salário para o cargo de Professor de nível médio na educação infantil
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de nível médio na educação infantil - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de nível médio na educação infantil

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • orientar a construção do conhecimento;
  • preparar material pedagógico;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • comunicar-se;
  • planejar ações didáticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar o trabalho;
  • ensinar alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • cuidar dos alunos;

Atividades

  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • colar materiais;
  • elaborar relatórios;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • identificar material pedagógico;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • ler textos;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • investigar interesse do aluno;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • elaborar estórias com alunos;
  • modelar massas e argila;
  • demonstrar versatilidade;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • ensinar culinária;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • servir alimentação aos alunos;
  • atualizar-se;
  • comprar material pedagógico;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • explicar atividades propostas;
  • trocar fralda dos alunos;
  • reestruturar estratégias;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • solicitar material pedagógico;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • comentar filmes;
  • brincar com os alunos;
  • registrar observações;
  • mostrar filmes;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • demonstrar sensibilidade;
  • demonstrar autocontrole;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • contornar situações adversas;
  • interagir com a comunidade;
  • estabelecer vínculos;
  • orientar atividades artísticas;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • cantar músicas;
  • trocar roupa dos alunos;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • definir objetivos da ação didática;
  • administrar biblioteca circulante;
  • contar estórias;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • preencher diário de classe;
  • servir como referencial de conduta;
  • demonstrar senso de organização;
  • utilizar sucata;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • demonstrar criatividade;
  • auto avaliar-se;
  • convocar pais e responsáveis;
  • selecionar material didático;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • desenvolver atividades com informática;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • orientar atividades de desenho;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • supervisionar refeições;
  • dar banho nos alunos;
  • organizar espaços em geral;
  • trocar roupa de cama;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • apresentar regras da escola;
  • definir métodos de avaliação;
  • participar da definição do horário;
  • preencher agenda;
  • escrever letras e números;
  • reciclar material;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • demonstrar afetividade;
  • organizar eventos na escola;
  • supervisionar recreio;
  • observar a linguagem;
  • recortar materiais;
  • preencher fichas de avaliação;
  • construir regras com os alunos;
  • definir atividades pedagógicas;
  • alimentar os alunos;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • elaborar cronograma;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • desenhar;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • pintar;
  • participar de conselhos;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • observar a socialização;
  • organizar sala de aula;
  • trabalhar em equipe;
  • planejar o roteiro de aula;
  • observar o raciocínio lógico;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • limpar material;
  • orientar higiene pessoal;
  • organizar material pedagógico;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • corrigir atividades;
  • discutir resultados dos projetos;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • demonstrar paciência;
  • confeccionar material pedagógico;


Setores que mais contratam Professor de nível médio na educação infantil no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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