Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de nível médio na educação infantil
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- ensinar alunos;
- elaborar projetos pedagógicos;
- avaliar desempenho dos alunos;
- comunicar-se;
- orientar a construção do conhecimento;
- planejar ações didáticas;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar material pedagógico;
- cuidar dos alunos;
- organizar o trabalho;
Atividades
- recortar materiais;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- investigar interesse do aluno;
- confeccionar material pedagógico;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- mostrar filmes;
- avaliar atividades dos alunos;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- reciclar material;
- supervisionar recreio;
- elaborar estórias com alunos;
- estabelecer vínculos;
- trocar roupa de cama;
- demonstrar sensibilidade;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- contornar situações adversas;
- ler textos;
- determinar parâmetros do projeto;
- orientar atividades de desenho;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- servir como referencial de conduta;
- participar da associação de pais e mestres;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- registrar observações;
- desenvolver capacidades motoras;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- definir atividades pedagógicas;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- organizar eventos extracurriculares;
- preencher fichas de avaliação;
- preencher diário de classe;
- definir métodos de avaliação;
- dramatizar estórias e músicas;
- trabalhar em equipe;
- convocar pais e responsáveis;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- desenvolver atividades com informática;
- demonstrar afetividade;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- apresentar regras da escola;
- supervisionar refeições;
- reestruturar estratégias;
- observar a socialização;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- administrar biblioteca circulante;
- participar da definição do horário;
- selecionar material didático;
- colar materiais;
- comprar material pedagógico;
- debater projeto com direção e coordenação;
- explicar atividades propostas;
- trocar fralda dos alunos;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- brincar com os alunos;
- construir regras com os alunos;
- corrigir atividades;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- elaborar relatórios;
- dar banho nos alunos;
- contar estórias;
- servir alimentação aos alunos;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- ensinar culinária;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- conferir cadastro dos alunos;
- definir objetivos da ação didática;
- escrever letras e números;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- trocar roupa dos alunos;
- criar jogos e brincadeiras;
- alimentar os alunos;
- elaborar cronograma;
- criar espaço para brincadeiras;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- organizar sala de aula;
- auto avaliar-se;
- desenvolver atividades artísticas;
- orientar higiene pessoal;
- modelar massas e argila;
- solicitar material pedagógico;
- demonstrar capacidade de observação;
- preencher agenda;
- limpar material;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- demonstrar paciência;
- desenhar;
- pintar;
- identificar material pedagógico;
- observar a linguagem;
- observar o raciocínio lógico;
- demonstrar criatividade;
- organizar eventos na escola;
- demonstrar versatilidade;
- organizar espaços em geral;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- utilizar sucata;
- observar o desenvolvimento motor;
- planejar o roteiro de aula;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- organizar material pedagógico;
- cantar músicas;
- apresentar projeto aos alunos;
- discutir resultados dos projetos;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- comentar filmes;
- participar de conselhos;
- demonstrar senso de organização;
- desenvolver capacidades emocionais;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- orientar atividades artísticas;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- interagir com a comunidade;
- atualizar-se;
- demonstrar autocontrole;
Setores que mais contratam Professor de nível médio na educação infantil no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária