Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de nível médio na educação infantil
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- elaborar projetos pedagógicos;
- organizar o trabalho;
- preparar material pedagógico;
- orientar a construção do conhecimento;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar desempenho dos alunos;
- ensinar alunos;
- planejar ações didáticas;
- cuidar dos alunos;
- comunicar-se;
Atividades
- definir objetivos da ação didática;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- estabelecer vínculos;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- determinar parâmetros do projeto;
- demonstrar sensibilidade;
- organizar espaços em geral;
- demonstrar criatividade;
- supervisionar refeições;
- dramatizar estórias e músicas;
- desenvolver capacidades motoras;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- orientar atividades de desenho;
- preencher agenda;
- limpar material;
- elaborar estórias com alunos;
- planejar o roteiro de aula;
- demonstrar capacidade de observação;
- selecionar material didático;
- cantar músicas;
- orientar atividades artísticas;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- observar a socialização;
- demonstrar versatilidade;
- participar da definição do horário;
- administrar biblioteca circulante;
- auto avaliar-se;
- desenvolver atividades com informática;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- atualizar-se;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- observar a linguagem;
- contar estórias;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- organizar eventos extracurriculares;
- supervisionar recreio;
- participar de conselhos;
- desenvolver atividades artísticas;
- contornar situações adversas;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- discutir resultados dos projetos;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- comentar filmes;
- ensinar culinária;
- servir alimentação aos alunos;
- comprar material pedagógico;
- explicar atividades propostas;
- confeccionar material pedagógico;
- ler textos;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- criar jogos e brincadeiras;
- reciclar material;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- organizar sala de aula;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- orientar higiene pessoal;
- organizar material pedagógico;
- apresentar projeto aos alunos;
- identificar material pedagógico;
- elaborar cronograma;
- trocar roupa de cama;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- corrigir atividades;
- debater projeto com direção e coordenação;
- elaborar relatórios;
- preencher fichas de avaliação;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- desenvolver capacidades emocionais;
- brincar com os alunos;
- investigar interesse do aluno;
- demonstrar senso de organização;
- interagir com a comunidade;
- mostrar filmes;
- modelar massas e argila;
- servir como referencial de conduta;
- registrar observações;
- definir atividades pedagógicas;
- alimentar os alunos;
- observar o raciocínio lógico;
- reestruturar estratégias;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- organizar eventos na escola;
- desenhar;
- avaliar atividades dos alunos;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- demonstrar paciência;
- conferir cadastro dos alunos;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar autocontrole;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- demonstrar afetividade;
- pintar;
- preencher diário de classe;
- trocar fralda dos alunos;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- criar espaço para brincadeiras;
- trocar roupa dos alunos;
- recortar materiais;
- solicitar material pedagógico;
- convocar pais e responsáveis;
- definir métodos de avaliação;
- dar banho nos alunos;
- construir regras com os alunos;
- participar da associação de pais e mestres;
- colar materiais;
- observar o desenvolvimento motor;
- utilizar sucata;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- escrever letras e números;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- apresentar regras da escola;
Setores que mais contratam Professor de nível médio na educação infantil no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária