Salário para o cargo de Professor de matemática no ensino médio
CBO 2321-55 > Professores do ensino médio

Professor de matemática no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de matemática no ensino médio

Um Professor de matemática no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,41 e R$ 11.333,15, com a média salarial de R$ 4.506,69 e o salário mediana em R$ 2.992,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de matemática no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.506,69 54.080,25 1.126,67 37,22
1º Quartil 2.064,41 24.772,98 516,10 17,05
Salário Mediana 2.992,00 35.904,00 748,00 24,71
3º Quartil 8.643,15 103.717,74 2.160,79 71,38
Teto Salarial 11.333,15 135.997,82 2.833,29 93,59


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.115 - 17.181 6.518,20 2.114,94 4.870,00 14.184,43 17.180,60
Rio de Janeiro - RJ 1.587 - 9.147 3.692,66 1.586,80 2.673,50 7.552,19 9.147,43
Brasília - DF 1.988 - 11.362 5.406,19 1.988,01 4.480,00 9.380,79 11.362,30
Belém - PA 1.896 - 15.782 5.776,66 1.896,00 3.258,00 13.030,00 15.782,33
Guarulhos - SP 1.658 - 6.305 3.074,15 1.658,46 2.702,00 5.205,31 6.304,82
Belo Horizonte - MG 1.729 - 13.332 4.535,10 1.728,97 2.687,50 11.006,80 13.331,77
Curitiba - PR 2.210 - 9.341 4.814,27 2.210,41 4.378,50 7.712,13 9.341,17
Goiânia - GO 1.561 - 11.576 4.220,22 1.560,78 2.836,50 9.556,82 11.575,51
Recife - PE 1.846 - 13.197 4.983,41 1.846,00 3.152,00 10.895,88 13.197,41
Porto Alegre - RS 1.656 - 9.500 4.013,82 1.655,76 2.736,00 7.843,38 9.500,13
São José dos Campos - SP 1.911 - 8.134 3.958,57 1.911,00 3.264,00 6.715,57 8.134,10
Manaus - AM 1.482 - 9.247 3.457,48 1.481,71 1.945,00 7.634,29 9.246,88
Altamira - PA 2.063 - 2.663 2.115,43 2.063,29 2.100,00 2.198,43 2.662,80
Fortaleza - CE 1.468 - 18.267 5.301,17 1.467,50 2.888,00 15.081,50 18.267,17
Santo André - SP 1.466 - 7.948 3.348,69 1.465,97 2.930,00 6.562,00 7.948,09
Campinas - SP 1.714 - 10.365 4.622,92 1.713,50 3.578,50 8.557,67 10.365,30
Salvador - BA 1.574 - 8.991 3.195,74 1.573,60 2.057,00 7.422,80 8.990,72
Niterói - RJ 1.630 - 18.468 5.690,45 1.630,27 2.817,00 15.247,20 18.467,87
Cotia - SP 1.949 - 63.294 15.422,25 1.949,00 3.230,50 52.256,00 63.294,03
Aracaju - SE 1.511 - 3.293 1.974,16 1.510,50 1.738,00 2.719,00 3.293,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.795 - 13.923 5.138,28 1.794,86 3.411,00 11.494,87 13.922,93
Rio de Janeiro 1.607 - 9.277 3.694,47 1.606,76 2.579,00 7.659,10 9.276,94
Minas Gerais 1.643 - 8.341 3.408,59 1.643,49 2.441,00 6.886,15 8.340,72
Pará 1.910 - 12.854 4.741,68 1.909,79 2.611,00 10.612,65 12.854,36
Rio Grande do Sul 1.750 - 8.679 3.823,46 1.750,11 2.797,50 7.165,07 8.678,55
Distrito Federal 1.988 - 11.362 5.406,19 1.988,01 4.480,00 9.380,79 11.362,30
Paraná 1.685 - 8.912 3.801,72 1.685,20 2.874,00 7.358,14 8.912,40
Bahia 1.603 - 7.203 3.264,60 1.602,61 2.778,50 5.946,83 7.202,97
Santa Catarina 1.597 - 11.548 4.246,54 1.597,20 2.670,50 9.534,00 11.547,87
Goiás 1.684 - 10.570 4.137,98 1.684,22 2.790,00 8.726,40 10.569,68
Pernambuco 1.647 - 17.438 5.318,41 1.646,57 2.523,00 14.397,00 17.438,08
Ceará 1.468 - 22.555 6.313,09 1.468,17 2.742,00 18.621,60 22.555,04
Espírito Santo 1.586 - 15.252 4.880,34 1.586,33 2.840,00 12.592,33 15.252,21
Amazonas 1.497 - 8.925 3.499,75 1.496,50 2.131,00 7.368,63 8.925,10
Mato Grosso 1.737 - 11.794 4.892,33 1.737,43 4.380,00 9.737,54 11.794,40
Sergipe 1.496 - 3.219 1.951,48 1.495,60 1.738,00 2.657,83 3.219,25
Paraíba 1.526 - 6.635 2.913,19 1.526,09 2.470,00 5.478,17 6.635,32
Rio Grande do Norte 1.661 - 5.213 2.632,91 1.661,20 2.250,00 4.303,60 5.212,65
Maranhão 1.551 - 7.428 3.743,81 1.550,60 3.816,00 6.132,20 7.427,50
Tocantins 2.182 - 14.624 5.793,24 2.182,25 4.700,00 12.074,00 14.624,39
Piauí 2.631 - 59.180 15.026,00 2.631,25 4.000,00 48.859,50 59.180,09
Rondônia 2.980 - 6.509 4.127,87 2.979,75 3.845,00 5.374,25 6.509,45
Mato Grosso do Sul 2.117 - 10.502 3.954,50 2.117,33 2.773,00 8.670,67 10.502,17
Roraima 1.862 - 6.172 3.387,89 1.862,00 3.507,00 5.095,50 6.171,82
Alagoas 1.543 - 7.241 3.295,56 1.543,00 2.646,00 5.978,50 7.241,34
Amapá 1.626 - 5.686 2.692,13 1.625,50 2.169,00 4.694,00 5.685,51
Acre 1.470 - 5.243 2.642,75 1.470,00 2.340,00 4.329,00 5.243,41


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de matemática no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • comunicar-se;
  • ensinar;
  • participar de atividades institucionais;
  • preparar aulas;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;

  • Atividades

    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • medir o conhecimento específico;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • administrar conflitos;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • expressar-se com clareza;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • escolher livro didático;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • dialogar com os alunos;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • atender pais e alunos;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • constituir comissões de sindicância;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • definir o calendário;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • requisitar material pedagógico;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • interagir com os alunos;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;


    Setores que mais contratam Professor de matemática no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - creche
    • Educação profissional de nível técnico
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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