Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de física no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de matemática no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- comunicar-se;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- ensinar;
- demonstrar competências pessoais;
- participar de atividades institucionais;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- preparar aulas;
Atividades
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- escolher material didático e pedagógico;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- preparar-se para concursos docentes;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- definir o calendário;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- dialogar com os alunos;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- administrar conflitos;
- requisitar material pedagógico;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- influir na definição dos planos de carreira;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- medir o conhecimento específico;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- expressar-se com clareza;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- adequar o planejamento às aulas;
- atender pais e alunos;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- interagir com os alunos;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- estabelecer empatia com os alunos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
Setores que mais contratam Professor de matemática no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Cursos preparatórios para concursos
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Educação superior - graduação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Administração pública em geral
- Educação superior - pós-graduação e extensão