Salário para o cargo de Professor de matemática no ensino médio
CBO 2321-55 > Professores do ensino médio

Professor de matemática no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de matemática no ensino médio

Um Professor de matemática no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.551,51 e R$ 14.271,89, com a média salarial de R$ 4.833,61 e o salário mediana em R$ 2.172,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de matemática no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.833,61 58.003,36 1.208,40 40,68
1º Quartil 1.551,51 18.618,15 387,88 13,06
Salário Mediana 2.172,75 26.073,00 543,19 18,28
3º Quartil 10.884,36 130.612,27 2.721,09 91,59
Teto Salarial 14.271,89 171.262,73 3.567,97 120,10


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.348 - 19.978 6.360,01 1.348,49 3.076,08 16.493,83 19.977,82
São Paulo - SP 1.536 - 13.512 4.878,74 1.536,09 3.268,75 11.155,40 13.511,76
Fortaleza - CE 1.153 - 5.202 2.302,07 1.152,85 1.977,80 4.294,69 5.201,85
Brasília - DF 1.224 - 28.905 7.155,20 1.223,95 2.727,58 23.864,13 28.904,94
Belo Horizonte - MG 1.382 - 7.039 2.681,59 1.382,37 1.957,64 5.811,12 7.038,60
Mococa - SP 1.913 - 3.978 2.187,46 1.913,23 1.913,23 3.284,36 3.978,12
Belém - PA 1.961 - 16.468 7.676,15 1.961,29 8.675,80 13.596,00 16.467,88
Recife - PE 1.388 - 10.524 3.788,68 1.388,00 2.409,75 8.688,65 10.523,95
Goiânia - GO 1.419 - 18.839 6.724,58 1.419,11 4.401,57 15.554,00 18.839,47
Manaus - AM 1.133 - 52.525 10.705,32 1.133,33 1.958,79 43.364,70 52.524,63
Porto Alegre - RS 1.622 - 6.751 3.480,65 1.621,66 3.397,50 5.573,86 6.751,23
Governador Valadares - MG 1.102 - 2.982 1.694,23 1.102,34 1.591,00 2.462,10 2.982,17
Caratinga - MG 1.079 - 2.246 1.418,23 1.078,92 1.405,12 1.853,99 2.245,61
Cuiabá - MT 1.350 - 8.192 2.818,28 1.350,00 1.945,39 6.763,38 8.192,00
Maringá - PR 1.154 - 5.395 2.570,32 1.153,75 2.245,92 4.454,17 5.395,02
Salvador - BA 1.096 - 2.901 1.704,13 1.095,75 1.863,00 2.394,79 2.900,64
João Pessoa - PB 1.757 - 10.286 5.147,42 1.756,70 4.974,43 8.492,00 10.285,77
Guarulhos - SP 2.046 - 90.554 20.464,73 2.045,61 2.427,11 74.762,15 90.554,15
Nova Iguaçu - RJ 1.045 - 7.328 4.250,16 1.045,00 6.050,00 6.050,00 7.327,94
São José dos Campos - SP 1.324 - 8.263 3.412,56 1.324,25 2.330,10 6.821,88 8.262,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.349 - 18.643 5.448,32 1.349,01 2.256,00 15.391,50 18.642,65
Rio de Janeiro 1.277 - 25.786 7.193,43 1.276,98 2.539,60 21.289,32 25.786,26
Minas Gerais 1.174 - 4.987 2.208,43 1.173,60 1.691,10 4.117,17 4.986,83
Rio Grande do Sul 1.406 - 6.417 2.970,22 1.405,54 2.299,86 5.298,11 6.417,22
Paraná 1.263 - 6.379 3.048,89 1.263,04 2.533,65 5.266,87 6.379,39
Ceará 1.117 - 11.456 3.481,05 1.116,79 1.988,95 9.457,76 11.455,53
Santa Catarina 1.106 - 5.917 2.484,08 1.105,58 2.028,38 4.885,21 5.917,11
Pará 1.518 - 14.950 5.909,60 1.518,36 4.680,98 12.342,73 14.949,89
Pernambuco 1.392 - 14.981 5.171,90 1.391,75 3.510,96 12.368,27 14.980,82
Bahia 1.140 - 3.419 1.758,71 1.139,72 1.484,73 2.822,57 3.418,78
Goiás 1.313 - 16.486 4.895,10 1.313,47 2.250,00 13.610,72 16.485,71
Mato Grosso 1.430 - 6.963 3.129,01 1.429,87 2.600,00 5.748,64 6.962,93
Distrito Federal 1.224 - 28.905 7.155,20 1.223,95 2.727,58 23.864,13 28.904,94
Espírito Santo 1.114 - 8.925 2.783,19 1.113,50 1.496,50 7.368,65 8.925,13
Paraíba 1.248 - 9.081 3.416,41 1.248,08 2.100,00 7.497,17 9.080,79
Amazonas 1.150 - 40.356 9.572,15 1.150,00 1.812,14 33.317,84 40.355,56
Mato Grosso do Sul 1.130 - 7.783 3.374,06 1.130,40 2.597,49 6.426,00 7.783,36
Rio Grande do Norte 1.477 - 3.454 2.156,07 1.477,10 2.213,85 2.852,02 3.454,45
Maranhão 1.084 - 2.095 1.424,65 1.084,00 1.521,90 1.730,00 2.095,43
Acre 2.032 - 5.802 2.695,97 2.031,75 2.079,00 4.790,10 5.801,91


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de matemática no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar;
  • participar de atividades institucionais;
  • preparar aulas;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;

  • Atividades

    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • medir o conhecimento específico;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • administrar conflitos;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • dialogar com os alunos;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • definir o calendário;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • expressar-se com clareza;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • requisitar material pedagógico;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • escolher livro didático;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • constituir comissões de sindicância;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • atender pais e alunos;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • interagir com os alunos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;


    Setores que mais contratam Professor de matemática no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Administração pública em geral
    • Outras atividades de ensino
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Estalageiro
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Estalageiro