Quanto ganha um Professor de matemática no ensino médio
Um Professor de matemática no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,41 e R$ 11.333,15, com a média salarial de R$ 4.506,69 e o salário mediana em R$ 2.992,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.506,69 | 54.080,25 | 1.126,67 | 37,22 |
1º Quartil | 2.064,41 | 24.772,98 | 516,10 | 17,05 |
Salário Mediana | 2.992,00 | 35.904,00 | 748,00 | 24,71 |
3º Quartil | 8.643,15 | 103.717,74 | 2.160,79 | 71,38 |
Teto Salarial | 11.333,15 | 135.997,82 | 2.833,29 | 93,59 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
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Cargos relacionados:
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- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 2.115 - 17.181 | 6.518,20 | 2.114,94 | 4.870,00 | 14.184,43 | 17.180,60 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.587 - 9.147 | 3.692,66 | 1.586,80 | 2.673,50 | 7.552,19 | 9.147,43 |
Brasília - DF | 1.988 - 11.362 | 5.406,19 | 1.988,01 | 4.480,00 | 9.380,79 | 11.362,30 |
Belém - PA | 1.896 - 15.782 | 5.776,66 | 1.896,00 | 3.258,00 | 13.030,00 | 15.782,33 |
Guarulhos - SP | 1.658 - 6.305 | 3.074,15 | 1.658,46 | 2.702,00 | 5.205,31 | 6.304,82 |
Belo Horizonte - MG | 1.729 - 13.332 | 4.535,10 | 1.728,97 | 2.687,50 | 11.006,80 | 13.331,77 |
Curitiba - PR | 2.210 - 9.341 | 4.814,27 | 2.210,41 | 4.378,50 | 7.712,13 | 9.341,17 |
Goiânia - GO | 1.561 - 11.576 | 4.220,22 | 1.560,78 | 2.836,50 | 9.556,82 | 11.575,51 |
Recife - PE | 1.846 - 13.197 | 4.983,41 | 1.846,00 | 3.152,00 | 10.895,88 | 13.197,41 |
Porto Alegre - RS | 1.656 - 9.500 | 4.013,82 | 1.655,76 | 2.736,00 | 7.843,38 | 9.500,13 |
São José dos Campos - SP | 1.911 - 8.134 | 3.958,57 | 1.911,00 | 3.264,00 | 6.715,57 | 8.134,10 |
Manaus - AM | 1.482 - 9.247 | 3.457,48 | 1.481,71 | 1.945,00 | 7.634,29 | 9.246,88 |
Altamira - PA | 2.063 - 2.663 | 2.115,43 | 2.063,29 | 2.100,00 | 2.198,43 | 2.662,80 |
Fortaleza - CE | 1.468 - 18.267 | 5.301,17 | 1.467,50 | 2.888,00 | 15.081,50 | 18.267,17 |
Santo André - SP | 1.466 - 7.948 | 3.348,69 | 1.465,97 | 2.930,00 | 6.562,00 | 7.948,09 |
Campinas - SP | 1.714 - 10.365 | 4.622,92 | 1.713,50 | 3.578,50 | 8.557,67 | 10.365,30 |
Salvador - BA | 1.574 - 8.991 | 3.195,74 | 1.573,60 | 2.057,00 | 7.422,80 | 8.990,72 |
Niterói - RJ | 1.630 - 18.468 | 5.690,45 | 1.630,27 | 2.817,00 | 15.247,20 | 18.467,87 |
Cotia - SP | 1.949 - 63.294 | 15.422,25 | 1.949,00 | 3.230,50 | 52.256,00 | 63.294,03 |
Aracaju - SE | 1.511 - 3.293 | 1.974,16 | 1.510,50 | 1.738,00 | 2.719,00 | 3.293,33 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.795 - 13.923 | 5.138,28 | 1.794,86 | 3.411,00 | 11.494,87 | 13.922,93 |
Rio de Janeiro | 1.607 - 9.277 | 3.694,47 | 1.606,76 | 2.579,00 | 7.659,10 | 9.276,94 |
Minas Gerais | 1.643 - 8.341 | 3.408,59 | 1.643,49 | 2.441,00 | 6.886,15 | 8.340,72 |
Pará | 1.910 - 12.854 | 4.741,68 | 1.909,79 | 2.611,00 | 10.612,65 | 12.854,36 |
Rio Grande do Sul | 1.750 - 8.679 | 3.823,46 | 1.750,11 | 2.797,50 | 7.165,07 | 8.678,55 |
Distrito Federal | 1.988 - 11.362 | 5.406,19 | 1.988,01 | 4.480,00 | 9.380,79 | 11.362,30 |
Paraná | 1.685 - 8.912 | 3.801,72 | 1.685,20 | 2.874,00 | 7.358,14 | 8.912,40 |
Bahia | 1.603 - 7.203 | 3.264,60 | 1.602,61 | 2.778,50 | 5.946,83 | 7.202,97 |
Santa Catarina | 1.597 - 11.548 | 4.246,54 | 1.597,20 | 2.670,50 | 9.534,00 | 11.547,87 |
Goiás | 1.684 - 10.570 | 4.137,98 | 1.684,22 | 2.790,00 | 8.726,40 | 10.569,68 |
Pernambuco | 1.647 - 17.438 | 5.318,41 | 1.646,57 | 2.523,00 | 14.397,00 | 17.438,08 |
Ceará | 1.468 - 22.555 | 6.313,09 | 1.468,17 | 2.742,00 | 18.621,60 | 22.555,04 |
Espírito Santo | 1.586 - 15.252 | 4.880,34 | 1.586,33 | 2.840,00 | 12.592,33 | 15.252,21 |
Amazonas | 1.497 - 8.925 | 3.499,75 | 1.496,50 | 2.131,00 | 7.368,63 | 8.925,10 |
Mato Grosso | 1.737 - 11.794 | 4.892,33 | 1.737,43 | 4.380,00 | 9.737,54 | 11.794,40 |
Sergipe | 1.496 - 3.219 | 1.951,48 | 1.495,60 | 1.738,00 | 2.657,83 | 3.219,25 |
Paraíba | 1.526 - 6.635 | 2.913,19 | 1.526,09 | 2.470,00 | 5.478,17 | 6.635,32 |
Rio Grande do Norte | 1.661 - 5.213 | 2.632,91 | 1.661,20 | 2.250,00 | 4.303,60 | 5.212,65 |
Maranhão | 1.551 - 7.428 | 3.743,81 | 1.550,60 | 3.816,00 | 6.132,20 | 7.427,50 |
Tocantins | 2.182 - 14.624 | 5.793,24 | 2.182,25 | 4.700,00 | 12.074,00 | 14.624,39 |
Piauí | 2.631 - 59.180 | 15.026,00 | 2.631,25 | 4.000,00 | 48.859,50 | 59.180,09 |
Rondônia | 2.980 - 6.509 | 4.127,87 | 2.979,75 | 3.845,00 | 5.374,25 | 6.509,45 |
Mato Grosso do Sul | 2.117 - 10.502 | 3.954,50 | 2.117,33 | 2.773,00 | 8.670,67 | 10.502,17 |
Roraima | 1.862 - 6.172 | 3.387,89 | 1.862,00 | 3.507,00 | 5.095,50 | 6.171,82 |
Alagoas | 1.543 - 7.241 | 3.295,56 | 1.543,00 | 2.646,00 | 5.978,50 | 7.241,34 |
Amapá | 1.626 - 5.686 | 2.692,13 | 1.625,50 | 2.169,00 | 4.694,00 | 5.685,51 |
Acre | 1.470 - 5.243 | 2.642,75 | 1.470,00 | 2.340,00 | 4.329,00 | 5.243,41 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de matemática no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
Atividades
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- medir o conhecimento específico;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- administrar conflitos;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- constituir bancas examinadoras de novos professores;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- expressar-se com clareza;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- escolher livro didático;
- influir na definição dos planos de carreira;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- dialogar com os alunos;
- preparar-se para concursos docentes;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- atender pais e alunos;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- adequar o planejamento às aulas;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- constituir comissões de sindicância;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- definir o calendário;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- requisitar material pedagógico;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- propor a contratação de serviços especializados;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- escolher material didático e pedagógico;
- estabelecer empatia com os alunos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- interagir com os alunos;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
Setores que mais contratam Professor de matemática no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Outras atividades de ensino
- Educação infantil - creche
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Educação superior - graduação e pós-graduação
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br