Categorias profissionais do cargo
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Cargos relacionados:
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- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de matemática no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- participar de atividades institucionais;
- ensinar;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- preparar aulas;
Atividades
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- dialogar com os alunos;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- estabelecer empatia com os alunos;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- interagir com os alunos;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- escolher material didático e pedagógico;
- preparar-se para concursos docentes;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- influir na definição dos planos de carreira;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- administrar conflitos;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- adequar o planejamento às aulas;
- definir o calendário;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- atender pais e alunos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- medir o conhecimento específico;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- expressar-se com clareza;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- requisitar material pedagógico;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
Setores que mais contratam Professor de matemática no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Cursos preparatórios para concursos
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Educação superior - graduação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Administração pública em geral
- Educação superior - pós-graduação e extensão