Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
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- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
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- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de matemática no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- ensinar;
- participar de atividades institucionais;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- comunicar-se;
- preparar aulas;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
Atividades
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- escolher material didático e pedagógico;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- expressar-se com clareza;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- estabelecer empatia com os alunos;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- medir o conhecimento específico;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- interagir com os alunos;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- preparar-se para concursos docentes;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- definir o calendário;
- requisitar material pedagógico;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- dialogar com os alunos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- influir na definição dos planos de carreira;
- administrar conflitos;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- adequar o planejamento às aulas;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- atender pais e alunos;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
Setores que mais contratam Professor de matemática no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Cursos preparatórios para concursos
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Educação superior - graduação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Administração pública em geral
- Educação superior - pós-graduação e extensão