Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de matemática no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- ensinar;
- comunicar-se;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- participar de atividades institucionais;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- preparar aulas;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
Atividades
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- definir o calendário;
- influir na definição dos planos de carreira;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- administrar conflitos;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- requisitar material pedagógico;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- interagir com os alunos;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- atender pais e alunos;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- adequar o planejamento às aulas;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- dialogar com os alunos;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- estabelecer empatia com os alunos;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- medir o conhecimento específico;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- preparar-se para concursos docentes;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- escolher material didático e pedagógico;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- expressar-se com clareza;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- atentar para reações dos alunos na sala;
Setores que mais contratam Professor de matemática no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Cursos preparatórios para concursos
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Educação superior - graduação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Administração pública em geral
- Educação superior - pós-graduação e extensão