Salário para o cargo de Professor de francês
CBO 2346-12 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de francês - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de francês

Um Professor de francês trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.092,30 e R$ 15.299,90, com a média salarial de R$ 6.465,96 e o salário mediana em R$ 5.204,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de francês

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.465,96 77.591,49 1.616,49 37,87
1º Quartil 3.092,30 37.107,57 773,07 18,11
Salário Mediana 5.204,50 62.454,00 1.301,13 30,48
3º Quartil 11.668,35 140.020,26 2.917,09 68,34
Teto Salarial 15.299,90 183.598,76 3.824,97 89,61


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.644 - 19.299 9.764,50 4.644,29 9.269,00 15.933,43 19.299,05
Pinhais - PR 2.453 - 16.046 7.631,00 2.452,50 6.754,00 13.248,00 16.046,38
Brasília - DF 1.741 - 10.452 4.429,00 1.740,50 3.925,00 8.629,50 10.452,31
Rio de Janeiro - RJ 2.372 - 11.578 5.070,44 2.371,50 3.973,00 9.559,00 11.578,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.244 - 17.919 8.225,86 2.244,11 8.698,50 14.793,89 17.918,80
Rio de Janeiro 2.052 - 10.361 5.143,63 2.051,75 5.077,00 8.554,50 10.361,47
Paraná 2.511 - 14.785 6.370,63 2.510,75 4.827,00 12.206,50 14.784,88
Distrito Federal 1.741 - 10.452 4.429,00 1.740,50 3.925,00 8.629,50 10.452,31


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de francês

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades de avaliação;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • orientar alunos;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • organizar e editar publicações científicas;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • planejar orçamento;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • elaborar críticas literárias;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • selecionar textos para estudo;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • supervisionar estágios;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • avaliar grade curricular;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • trabalhar em equipe;
    • distribuir disciplinas;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • programar atividades de pesquisa;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • preparar programas de cursos;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • elaborar glossários;
    • promover o estudo de textos;
    • discutir resultados da produção discente;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • realizar atividades de editoração;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • montar equipe de pesquisa;
    • organizar concursos literários;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • elaborar projetos;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • traduzir textos;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • relacionar teoria e prática;
    • divulgar a produção discente;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • organizar edições diplomáticas;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • elaborar dicionários;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • escrever verbetes;
    • realizar autoavaliação;
    • elaborar tese de doutorado;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • orientar teses de doutorado;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • organizar antologias;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • publicar traduções de textos;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • organizar edições críticas;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • definir conteúdos programáticos;
    • discutir propostas curriculares;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • indicar bibliografia;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • participar de colegiados;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • publicar trabalhos;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • participar da correção de exames;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • organizar atlas linguísticos;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • demonstrar capacidade de liderança;


    Setores que mais contratam Professor de francês no mercado de trabalho

    • Ensino médio
    • Ensino de idiomas
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Arte educador
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Arte educador