Salário para o cargo de Professor de escolinha (maternal)
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de escolinha (maternal) - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de escolinha (maternal)

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar material pedagógico;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • organizar o trabalho;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • planejar ações didáticas;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • ensinar alunos;

Atividades

  • atualizar-se;
  • modelar massas e argila;
  • demonstrar paciência;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • investigar interesse do aluno;
  • comprar material pedagógico;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • supervisionar recreio;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • observar a socialização;
  • convocar pais e responsáveis;
  • limpar material;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • observar o raciocínio lógico;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • explicar atividades propostas;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar senso de organização;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • registrar observações;
  • apresentar regras da escola;
  • colar materiais;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • elaborar estórias com alunos;
  • trocar roupa dos alunos;
  • desenhar;
  • participar de conselhos;
  • organizar sala de aula;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • interagir com a comunidade;
  • planejar o roteiro de aula;
  • auto avaliar-se;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • reestruturar estratégias;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • estabelecer vínculos;
  • preencher fichas de avaliação;
  • elaborar relatórios;
  • ensinar culinária;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • utilizar sucata;
  • servir como referencial de conduta;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • brincar com os alunos;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • demonstrar sensibilidade;
  • contornar situações adversas;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • pintar;
  • ler textos;
  • trocar fralda dos alunos;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • observar a linguagem;
  • organizar eventos na escola;
  • definir objetivos da ação didática;
  • escrever letras e números;
  • demonstrar versatilidade;
  • organizar material pedagógico;
  • servir alimentação aos alunos;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • corrigir atividades;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • mostrar filmes;
  • orientar higiene pessoal;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • confeccionar material pedagógico;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • construir regras com os alunos;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • orientar atividades de desenho;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • organizar espaços em geral;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • definir atividades pedagógicas;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • comentar filmes;
  • trocar roupa de cama;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • discutir resultados dos projetos;
  • participar da definição do horário;
  • reciclar material;
  • desenvolver atividades com informática;
  • demonstrar afetividade;
  • administrar biblioteca circulante;
  • supervisionar refeições;
  • contar estórias;
  • solicitar material pedagógico;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • elaborar cronograma;
  • demonstrar criatividade;
  • definir métodos de avaliação;
  • preencher diário de classe;
  • preencher agenda;
  • identificar material pedagógico;
  • dar banho nos alunos;
  • alimentar os alunos;
  • trabalhar em equipe;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • orientar atividades artísticas;
  • selecionar material didático;
  • recortar materiais;
  • cantar músicas;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;


Setores que mais contratam Professor de escolinha (maternal) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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