Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de escolinha (maternal)
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- elaborar projetos pedagógicos;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- avaliar desempenho dos alunos;
- ensinar alunos;
- preparar material pedagógico;
- organizar o trabalho;
- orientar a construção do conhecimento;
- cuidar dos alunos;
- planejar ações didáticas;
Atividades
- atualizar-se;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- registrar observações;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- determinar parâmetros do projeto;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- mostrar filmes;
- solicitar material pedagógico;
- ensinar culinária;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- pintar;
- selecionar material didático;
- reestruturar estratégias;
- desenvolver capacidades emocionais;
- apresentar regras da escola;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- demonstrar capacidade de observação;
- recortar materiais;
- trabalhar em equipe;
- planejar o roteiro de aula;
- demonstrar criatividade;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- definir atividades pedagógicas;
- definir métodos de avaliação;
- cantar músicas;
- participar de conselhos;
- convocar pais e responsáveis;
- participar da associação de pais e mestres;
- dramatizar estórias e músicas;
- discutir resultados dos projetos;
- observar a socialização;
- escrever letras e números;
- desenvolver atividades artísticas;
- elaborar estórias com alunos;
- investigar interesse do aluno;
- observar o desenvolvimento motor;
- orientar higiene pessoal;
- supervisionar refeições;
- orientar atividades artísticas;
- preencher diário de classe;
- organizar material pedagógico;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- definir objetivos da ação didática;
- construir regras com os alunos;
- alimentar os alunos;
- elaborar cronograma;
- demonstrar versatilidade;
- orientar atividades de desenho;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- observar o raciocínio lógico;
- contornar situações adversas;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- organizar eventos na escola;
- estabelecer vínculos;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- trocar fralda dos alunos;
- confeccionar material pedagógico;
- comentar filmes;
- desenvolver atividades com informática;
- utilizar sucata;
- servir alimentação aos alunos;
- preencher agenda;
- servir como referencial de conduta;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- apresentar projeto aos alunos;
- desenvolver capacidades motoras;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- organizar sala de aula;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- identificar material pedagógico;
- comprar material pedagógico;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- participar da definição do horário;
- modelar massas e argila;
- explicar atividades propostas;
- demonstrar autocontrole;
- avaliar atividades dos alunos;
- trocar roupa dos alunos;
- supervisionar recreio;
- interagir com a comunidade;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- organizar eventos extracurriculares;
- limpar material;
- contar estórias;
- brincar com os alunos;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- elaborar relatórios;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- desenhar;
- dar banho nos alunos;
- auto avaliar-se;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- ler textos;
- conferir cadastro dos alunos;
- debater projeto com direção e coordenação;
- demonstrar senso de organização;
- organizar espaços em geral;
- criar espaço para brincadeiras;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- demonstrar sensibilidade;
- preencher fichas de avaliação;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- criar jogos e brincadeiras;
- corrigir atividades;
- demonstrar afetividade;
- administrar biblioteca circulante;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- colar materiais;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- reciclar material;
- demonstrar paciência;
- trocar roupa de cama;
- observar a linguagem;
Setores que mais contratam Professor de escolinha (maternal) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária