Salário para o cargo de Professor de escolinha (maternal)
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de escolinha (maternal) - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de escolinha (maternal)

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • preparar material pedagógico;
  • comunicar-se;
  • ensinar alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar o trabalho;
  • cuidar dos alunos;

Atividades

  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • trocar fralda dos alunos;
  • corrigir atividades;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • participar da definição do horário;
  • escrever letras e números;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • definir atividades pedagógicas;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • confeccionar material pedagógico;
  • trocar roupa de cama;
  • investigar interesse do aluno;
  • desenhar;
  • cantar músicas;
  • demonstrar criatividade;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • reestruturar estratégias;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • definir métodos de avaliação;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • convocar pais e responsáveis;
  • contornar situações adversas;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • elaborar estórias com alunos;
  • ensinar culinária;
  • construir regras com os alunos;
  • comentar filmes;
  • organizar material pedagógico;
  • orientar atividades de desenho;
  • interagir com a comunidade;
  • estabelecer vínculos;
  • alimentar os alunos;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • dar banho nos alunos;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • organizar eventos na escola;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • planejar o roteiro de aula;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • reciclar material;
  • preencher diário de classe;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • participar de conselhos;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • demonstrar afetividade;
  • organizar sala de aula;
  • organizar espaços em geral;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • servir como referencial de conduta;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • ler textos;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • registrar observações;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • selecionar material didático;
  • observar o raciocínio lógico;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • desenvolver atividades com informática;
  • trabalhar em equipe;
  • comprar material pedagógico;
  • limpar material;
  • mostrar filmes;
  • contar estórias;
  • demonstrar senso de organização;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • explicar atividades propostas;
  • servir alimentação aos alunos;
  • orientar higiene pessoal;
  • preencher agenda;
  • demonstrar versatilidade;
  • elaborar cronograma;
  • supervisionar refeições;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • pintar;
  • elaborar relatórios;
  • preencher fichas de avaliação;
  • administrar biblioteca circulante;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • orientar atividades artísticas;
  • brincar com os alunos;
  • utilizar sucata;
  • apresentar regras da escola;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • demonstrar sensibilidade;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • observar a linguagem;
  • demonstrar paciência;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • definir objetivos da ação didática;
  • modelar massas e argila;
  • auto avaliar-se;
  • trocar roupa dos alunos;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • observar a socialização;
  • atualizar-se;
  • colar materiais;
  • discutir resultados dos projetos;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • supervisionar recreio;
  • solicitar material pedagógico;
  • recortar materiais;
  • identificar material pedagógico;


Setores que mais contratam Professor de escolinha (maternal) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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