Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de escolinha (maternal)
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- demonstrar competências pessoais;
- preparar material pedagógico;
- elaborar projetos pedagógicos;
- organizar o trabalho;
- ensinar alunos;
- avaliar desempenho dos alunos;
- cuidar dos alunos;
- orientar a construção do conhecimento;
- comunicar-se;
- planejar ações didáticas;
Atividades
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- desenvolver atividades com informática;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- convocar pais e responsáveis;
- organizar eventos na escola;
- desenvolver capacidades emocionais;
- demonstrar capacidade de observação;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- definir métodos de avaliação;
- demonstrar versatilidade;
- desenhar;
- cantar músicas;
- supervisionar refeições;
- observar a linguagem;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- demonstrar autocontrole;
- dar banho nos alunos;
- orientar atividades artísticas;
- elaborar estórias com alunos;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- avaliar atividades dos alunos;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- contar estórias;
- corrigir atividades;
- orientar higiene pessoal;
- colar materiais;
- definir atividades pedagógicas;
- participar da associação de pais e mestres;
- debater projeto com direção e coordenação;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- observar o raciocínio lógico;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- organizar material pedagógico;
- solicitar material pedagógico;
- servir como referencial de conduta;
- selecionar material didático;
- mostrar filmes;
- registrar observações;
- determinar parâmetros do projeto;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- planejar o roteiro de aula;
- observar o desenvolvimento motor;
- apresentar projeto aos alunos;
- servir alimentação aos alunos;
- explicar atividades propostas;
- utilizar sucata;
- atualizar-se;
- criar jogos e brincadeiras;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- limpar material;
- apresentar regras da escola;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- ler textos;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- ensinar culinária;
- reestruturar estratégias;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar paciência;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- trabalhar em equipe;
- elaborar relatórios;
- orientar atividades de desenho;
- investigar interesse do aluno;
- trocar fralda dos alunos;
- pintar;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- definir objetivos da ação didática;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- brincar com os alunos;
- demonstrar sensibilidade;
- identificar material pedagógico;
- escrever letras e números;
- organizar sala de aula;
- estabelecer vínculos;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- preencher agenda;
- observar a socialização;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- auto avaliar-se;
- comprar material pedagógico;
- supervisionar recreio;
- demonstrar criatividade;
- organizar eventos extracurriculares;
- administrar biblioteca circulante;
- construir regras com os alunos;
- trocar roupa dos alunos;
- preencher fichas de avaliação;
- discutir resultados dos projetos;
- conferir cadastro dos alunos;
- organizar espaços em geral;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- trocar roupa de cama;
- participar de conselhos;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- desenvolver capacidades motoras;
- dramatizar estórias e músicas;
- contornar situações adversas;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- confeccionar material pedagógico;
- preencher diário de classe;
- comentar filmes;
- demonstrar afetividade;
- desenvolver atividades artísticas;
- reciclar material;
- recortar materiais;
- interagir com a comunidade;
- elaborar cronograma;
- criar espaço para brincadeiras;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- participar da definição do horário;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- modelar massas e argila;
- alimentar os alunos;
Setores que mais contratam Professor de escolinha (maternal) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária