Salário para o cargo de Professor de dança
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-30

Professor de dança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Professor de dança

Um Professor de dança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.179,54 e R$ 10.389,39, com a média salarial de R$ 4.561,57 e o salário mediana em R$ 3.919,03 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de dança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.561,57 54.738,80 1.140,39 26,04
1º Quartil 2.179,54 26.154,47 544,88 12,44
Salário Mediana 3.919,03 47.028,30 979,76 22,37
3º Quartil 7.923,39 95.080,71 1.980,85 45,23
Teto Salarial 10.389,39 124.672,68 2.597,35 59,30


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.602 - 10.008 5.611,05 2.601,83 5.800,00 8.262,46 10.007,74
São Paulo - SP 1.874 - 9.482 5.302,01 1.873,94 6.459,00 7.828,10 9.481,63
Belo Horizonte - MG 4.669 - 9.341 6.175,12 4.669,25 6.160,00 7.711,97 9.340,97
Brasília - DF 1.593 - 9.502 4.232,26 1.592,58 3.667,00 7.844,64 9.501,66
Goiânia - GO 1.903 - 8.696 4.371,91 1.903,29 4.416,50 7.179,82 8.696,41
Palhoça - SC 6.160 - 7.461 6.160,00 6.160,00 6.160,00 6.160,00 7.461,18
Fortaleza - CE 1.525 - 9.230 3.683,10 1.525,14 2.362,00 7.620,71 9.230,44
Belém - PA 2.099 - 8.468 4.141,99 2.098,86 3.652,00 6.991,40 8.468,19
Natal - RN 1.844 - 25.581 8.608,56 1.844,00 5.665,00 21.120,00 25.581,18
Paranavaí - PR 1.760 - 6.282 2.881,78 1.760,00 1.760,00 5.186,50 6.282,04
Gaspar - SC 3.556 - 5.920 4.476,75 3.556,33 4.700,00 4.888,00 5.920,49
Curitiba - PR 2.487 - 13.437 6.007,52 2.487,40 4.721,00 11.094,00 13.437,39
Salvador - BA 1.412 - 3.843 2.122,25 1.412,00 2.134,00 3.173,00 3.843,23
Itu - SP 1.421 - 5.413 2.235,27 1.421,00 1.728,00 4.469,00 5.412,99
Joinville - SC 1.777 - 7.255 3.955,29 1.777,00 4.263,50 5.989,67 7.254,86
Palmas - TO 1.617 - 11.835 6.711,21 1.617,00 8.140,00 9.770,67 11.834,52
Recife - PE 1.632 - 6.298 2.910,23 1.632,00 2.232,00 5.199,33 6.297,59
Londrina - PR 1.586 - 8.154 3.697,36 1.586,00 4.180,00 6.732,00 8.154,00
Ribeirão Preto - SP 1.653 - 12.364 5.188,91 1.653,00 3.000,00 10.208,00 12.364,24
Sorocaba - SP 1.452 - 6.027 3.081,29 1.452,08 2.500,00 4.976,00 6.027,08


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.669 - 9.699 4.350,57 1.669,25 3.207,50 8.007,47 9.698,89
Rio de Janeiro 2.288 - 10.081 5.482,94 2.288,45 5.800,00 8.323,34 10.081,48
Minas Gerais 1.619 - 8.673 4.923,87 1.618,77 6.160,00 7.160,35 8.672,84
Santa Catarina 2.026 - 8.221 4.573,66 2.025,77 4.700,00 6.786,97 8.220,58
Paraná 1.506 - 8.447 3.353,15 1.506,08 2.043,00 6.974,25 8.447,42
Distrito Federal 1.593 - 9.502 4.232,26 1.592,58 3.667,00 7.844,64 9.501,66
Goiás 1.622 - 8.418 3.976,72 1.621,50 3.500,00 6.949,74 8.417,73
Pará 1.825 - 8.789 4.103,42 1.825,28 3.652,00 7.256,40 8.789,17
Bahia 1.412 - 8.649 3.289,79 1.412,00 2.320,00 7.140,50 8.648,79
Rio Grande do Norte 1.446 - 18.982 6.209,84 1.445,64 3.840,00 15.672,00 18.982,40
Pernambuco 1.444 - 8.269 3.512,24 1.444,22 2.767,50 6.826,67 8.268,66
Ceará 1.455 - 21.967 6.293,83 1.455,00 2.240,00 18.136,00 21.966,87
Rio Grande do Sul 1.555 - 9.988 3.855,06 1.555,38 2.578,00 8.246,38 9.988,26
Espírito Santo 1.449 - 9.340 4.670,78 1.448,50 5.830,00 7.711,00 9.339,79
Tocantins 1.617 - 11.835 6.711,21 1.617,00 8.140,00 9.770,67 11.834,52
Mato Grosso 1.412 - 9.989 3.365,00 1.412,00 2.256,00 8.247,33 9.989,42
Piauí 1.429 - 5.969 2.704,17 1.429,00 2.040,50 4.928,00 5.968,94
Maranhão 1.708 - 12.007 5.286,08 1.708,00 5.060,00 9.913,33 12.007,33
Sergipe 1.606 - 8.647 4.123,04 1.606,00 3.064,00 7.139,00 8.646,97
Alagoas 1.412 - 9.326 5.732,70 1.412,00 7.551,50 7.700,00 9.326,47
Paraíba 1.835 - 49.261 11.165,39 1.835,45 4.565,00 40.670,00 49.260,72
Mato Grosso do Sul 1.457 - 6.520 2.899,56 1.456,50 2.630,00 5.383,00 6.520,05
Amapá 3.153 - 7.795 4.928,56 3.152,50 5.000,00 6.436,00 7.795,48
Roraima 1.412 - 2.422 1.660,57 1.412,00 1.700,00 2.000,00 2.422,46
Amazonas 1.500 - 7.994 3.876,20 1.500,00 2.381,00 6.600,00 7.994,12


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de dança

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • ensinar dança;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • conceber projeto cênico em dança;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar o corpo para dança;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • ensaiar coreografia;

  • Atividades

    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • ensinar dança para amadores;
    • coordenar equipes de criação;
    • manter corpo preparado;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • levantar material sobre o tema;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • reciclar professores de dança;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • fixar sequência de movimentos;
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • liderar equipes;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • dançar;
    • interagir com parceiros de dança;
    • ensinar técnicas corporais;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • trabalhar em equipe;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • selecionar técnicas corporais;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • selecionar equipe artística;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • conceber soluções cênicas;
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • supervisionar equipe de música;
    • realizar oficinas de dança;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • improvisar movimentos;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • apreender proposta coreográfica;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • desenvolver ideia ou tema;
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • recriar passos codificados;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • investigar linguagens;
    • participar de ensaios gerais;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • selecionar elenco;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;


    Setores que mais contratam Professor de dança no mercado de trabalho

    • Atividades de condicionamento físico
    • Ensino de dança
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Administração pública em geral
    • Ensino de esportes
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de televisão aberta




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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