Quanto ganha um Professor de dança
Um Professor de dança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.179,54 e R$ 10.389,39, com a média salarial de R$ 4.561,57 e o salário mediana em R$ 3.919,03 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.561,57 | 54.738,80 | 1.140,39 | 26,04 |
1º Quartil | 2.179,54 | 26.154,47 | 544,88 | 12,44 |
Salário Mediana | 3.919,03 | 47.028,30 | 979,76 | 22,37 |
3º Quartil | 7.923,39 | 95.080,71 | 1.980,85 | 45,23 |
Teto Salarial | 10.389,39 | 124.672,68 | 2.597,35 | 59,30 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Comunicadores, artistas e religiosos
- Profissionais de espetáculos e das artes
- Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 2.602 - 10.008 | 5.611,05 | 2.601,83 | 5.800,00 | 8.262,46 | 10.007,74 |
São Paulo - SP | 1.874 - 9.482 | 5.302,01 | 1.873,94 | 6.459,00 | 7.828,10 | 9.481,63 |
Belo Horizonte - MG | 4.669 - 9.341 | 6.175,12 | 4.669,25 | 6.160,00 | 7.711,97 | 9.340,97 |
Brasília - DF | 1.593 - 9.502 | 4.232,26 | 1.592,58 | 3.667,00 | 7.844,64 | 9.501,66 |
Goiânia - GO | 1.903 - 8.696 | 4.371,91 | 1.903,29 | 4.416,50 | 7.179,82 | 8.696,41 |
Palhoça - SC | 6.160 - 7.461 | 6.160,00 | 6.160,00 | 6.160,00 | 6.160,00 | 7.461,18 |
Fortaleza - CE | 1.525 - 9.230 | 3.683,10 | 1.525,14 | 2.362,00 | 7.620,71 | 9.230,44 |
Belém - PA | 2.099 - 8.468 | 4.141,99 | 2.098,86 | 3.652,00 | 6.991,40 | 8.468,19 |
Natal - RN | 1.844 - 25.581 | 8.608,56 | 1.844,00 | 5.665,00 | 21.120,00 | 25.581,18 |
Paranavaí - PR | 1.760 - 6.282 | 2.881,78 | 1.760,00 | 1.760,00 | 5.186,50 | 6.282,04 |
Gaspar - SC | 3.556 - 5.920 | 4.476,75 | 3.556,33 | 4.700,00 | 4.888,00 | 5.920,49 |
Curitiba - PR | 2.487 - 13.437 | 6.007,52 | 2.487,40 | 4.721,00 | 11.094,00 | 13.437,39 |
Salvador - BA | 1.412 - 3.843 | 2.122,25 | 1.412,00 | 2.134,00 | 3.173,00 | 3.843,23 |
Itu - SP | 1.421 - 5.413 | 2.235,27 | 1.421,00 | 1.728,00 | 4.469,00 | 5.412,99 |
Joinville - SC | 1.777 - 7.255 | 3.955,29 | 1.777,00 | 4.263,50 | 5.989,67 | 7.254,86 |
Palmas - TO | 1.617 - 11.835 | 6.711,21 | 1.617,00 | 8.140,00 | 9.770,67 | 11.834,52 |
Recife - PE | 1.632 - 6.298 | 2.910,23 | 1.632,00 | 2.232,00 | 5.199,33 | 6.297,59 |
Londrina - PR | 1.586 - 8.154 | 3.697,36 | 1.586,00 | 4.180,00 | 6.732,00 | 8.154,00 |
Ribeirão Preto - SP | 1.653 - 12.364 | 5.188,91 | 1.653,00 | 3.000,00 | 10.208,00 | 12.364,24 |
Sorocaba - SP | 1.452 - 6.027 | 3.081,29 | 1.452,08 | 2.500,00 | 4.976,00 | 6.027,08 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.669 - 9.699 | 4.350,57 | 1.669,25 | 3.207,50 | 8.007,47 | 9.698,89 |
Rio de Janeiro | 2.288 - 10.081 | 5.482,94 | 2.288,45 | 5.800,00 | 8.323,34 | 10.081,48 |
Minas Gerais | 1.619 - 8.673 | 4.923,87 | 1.618,77 | 6.160,00 | 7.160,35 | 8.672,84 |
Santa Catarina | 2.026 - 8.221 | 4.573,66 | 2.025,77 | 4.700,00 | 6.786,97 | 8.220,58 |
Paraná | 1.506 - 8.447 | 3.353,15 | 1.506,08 | 2.043,00 | 6.974,25 | 8.447,42 |
Distrito Federal | 1.593 - 9.502 | 4.232,26 | 1.592,58 | 3.667,00 | 7.844,64 | 9.501,66 |
Goiás | 1.622 - 8.418 | 3.976,72 | 1.621,50 | 3.500,00 | 6.949,74 | 8.417,73 |
Pará | 1.825 - 8.789 | 4.103,42 | 1.825,28 | 3.652,00 | 7.256,40 | 8.789,17 |
Bahia | 1.412 - 8.649 | 3.289,79 | 1.412,00 | 2.320,00 | 7.140,50 | 8.648,79 |
Rio Grande do Norte | 1.446 - 18.982 | 6.209,84 | 1.445,64 | 3.840,00 | 15.672,00 | 18.982,40 |
Pernambuco | 1.444 - 8.269 | 3.512,24 | 1.444,22 | 2.767,50 | 6.826,67 | 8.268,66 |
Ceará | 1.455 - 21.967 | 6.293,83 | 1.455,00 | 2.240,00 | 18.136,00 | 21.966,87 |
Rio Grande do Sul | 1.555 - 9.988 | 3.855,06 | 1.555,38 | 2.578,00 | 8.246,38 | 9.988,26 |
Espírito Santo | 1.449 - 9.340 | 4.670,78 | 1.448,50 | 5.830,00 | 7.711,00 | 9.339,79 |
Tocantins | 1.617 - 11.835 | 6.711,21 | 1.617,00 | 8.140,00 | 9.770,67 | 11.834,52 |
Mato Grosso | 1.412 - 9.989 | 3.365,00 | 1.412,00 | 2.256,00 | 8.247,33 | 9.989,42 |
Piauí | 1.429 - 5.969 | 2.704,17 | 1.429,00 | 2.040,50 | 4.928,00 | 5.968,94 |
Maranhão | 1.708 - 12.007 | 5.286,08 | 1.708,00 | 5.060,00 | 9.913,33 | 12.007,33 |
Sergipe | 1.606 - 8.647 | 4.123,04 | 1.606,00 | 3.064,00 | 7.139,00 | 8.646,97 |
Alagoas | 1.412 - 9.326 | 5.732,70 | 1.412,00 | 7.551,50 | 7.700,00 | 9.326,47 |
Paraíba | 1.835 - 49.261 | 11.165,39 | 1.835,45 | 4.565,00 | 40.670,00 | 49.260,72 |
Mato Grosso do Sul | 1.457 - 6.520 | 2.899,56 | 1.456,50 | 2.630,00 | 5.383,00 | 6.520,05 |
Amapá | 3.153 - 7.795 | 4.928,56 | 3.152,50 | 5.000,00 | 6.436,00 | 7.795,48 |
Roraima | 1.412 - 2.422 | 1.660,57 | 1.412,00 | 1.700,00 | 2.000,00 | 2.422,46 |
Amazonas | 1.500 - 7.994 | 3.876,20 | 1.500,00 | 2.381,00 | 6.600,00 | 7.994,12 |
Principais locais de trabalho
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.
Funções e atividades do Professor de dança
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:
Atividades
- demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
- estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
- desenvolver sensibilidade artística;
- registrar gestos, passos e sequências;
- transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
- ensinar dança para amadores;
- coordenar equipes de criação;
- manter corpo preparado;
- construir qualidade dramática do e pelo movimento;
- levantar material sobre o tema;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
- memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
- experimentar movimentos, sequências de movimento;
- reciclar professores de dança;
- ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
- participar de sessões de registro e gravação de imagens;
- selecionar gestos, passos e sequências;
- fixar sequência de movimentos;
- selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
- preparar corpo para realização das propostas estéticas;
- liderar equipes;
- ensinar técnicas e métodos de improvisação;
- transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
- expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
- supervisionar equipe de bailarinos;
- ministrar aulas magnas em dança;
- dançar;
- interagir com parceiros de dança;
- ensinar técnicas corporais;
- expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
- definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
- registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
- aquecer-se por meio de exercícios específicos;
- trabalhar em equipe;
- aperfeiçoar técnicas de dança;
- interpretar imagens por meio da dança;
- ensinar técnicas e métodos de composição;
- gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
- fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
- adotar medidas profiláticas de preservação física;
- interpretar ideias e sensações por meio da dança;
- avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
- selecionar técnicas corporais;
- fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
- ensinar técnicas e métodos de criação;
- memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
- supervisionar equipe de iluminação;
- participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
- desenvolver experimentação e improvisos;
- elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
- selecionar equipe artística;
- memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
- realizar seminários e palestras em dança;
- experimentar o uso de objetos na dança;
- conhecer seus limites psicofísicos;
- conceber soluções cênicas;
- experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
- supervisionar equipe de música;
- realizar oficinas de dança;
- supervisionar equipe de cenografia;
- improvisar movimentos;
- desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
- executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
- ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
- supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
- desenvolver capacidade de observação e percepção;
- levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
- concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
- apreender proposta coreográfica;
- desenvolver consciência cinesiológica;
- escolher música, texto, imagens, objetos etc;
- adaptar-se a situações imprevistas;
- considerar o espaço e o público na concepção cênica;
- configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
- configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
- desenvolver ideia ou tema;
- gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
- explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
- interpretar narrativas por meio da dança;
- recriar passos codificados;
- articular as partes da obra coreográfica;
- investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
- memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- investigar linguagens;
- participar de ensaios gerais;
- reelaborar gestos, passos e sequências;
- memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- selecionar elenco;
- aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
- supervisionar equipe de multimídia;
- supervisionar equipe de adereços e figurinos;
Setores que mais contratam Professor de dança no mercado de trabalho
- Atividades de condicionamento físico
- Ensino de dança
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino de esportes
- Educação infantil - creche
- Atividades de televisão aberta
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br