Salário para o cargo de Professor de artes na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
CBO 2313-10 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de artes na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de artes na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Um Professor de artes na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.010,66 e R$ 7.863,07, com a média salarial de R$ 3.538,00 e o salário mediana em R$ 2.848,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de artes na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.538,00 42.456,01 884,50 26,06
1º Quartil 2.010,66 24.127,93 502,67 14,81
Salário Mediana 2.848,00 34.176,00 712,00 20,98
3º Quartil 5.996,71 71.960,58 1.499,18 44,17
Teto Salarial 7.863,07 94.356,87 1.965,77 57,92


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.767 - 10.899 4.288,78 1.766,85 2.880,00 8.998,00 10.898,64
Limeira - SP 3.336 - 4.806 3.691,39 3.335,51 3.813,00 3.967,96 4.806,11
Rio de Janeiro - RJ 1.538 - 9.675 3.808,59 1.538,15 2.640,00 7.987,53 9.674,73
Porto Alegre - RS 1.487 - 7.177 2.567,09 1.487,00 1.487,00 5.925,21 7.176,79
Brasília - DF 1.717 - 9.708 4.127,36 1.717,00 3.621,00 8.015,19 9.708,24
Capixaba - AC 2.869 - 3.740 2.930,30 2.869,03 2.884,00 3.088,02 3.740,30
Salvador - BA 1.690 - 5.240 2.951,92 1.689,68 3.099,00 4.325,79 5.239,53
Recife - PE 1.493 - 19.974 6.126,73 1.492,58 2.569,00 16.490,71 19.974,04
Belo Horizonte - MG 1.768 - 9.282 3.763,27 1.768,23 2.767,50 7.663,64 9.282,43
Uberlândia - MG 1.916 - 3.612 2.551,08 1.916,32 2.739,00 2.981,90 3.611,77
Florianópolis - SC 1.727 - 5.341 2.823,95 1.727,28 2.561,00 4.409,63 5.341,07
Belém - PA 2.691 - 12.690 5.733,06 2.690,63 4.663,08 10.476,69 12.689,68
Natal - RN 1.424 - 8.136 3.015,33 1.423,86 2.038,00 6.717,00 8.135,83
Imbituba - SC 1.965 - 5.267 2.814,75 1.965,41 2.208,00 4.348,29 5.266,77
Curitiba - PR 1.640 - 7.037 3.620,49 1.639,80 3.626,50 5.809,86 7.037,07
Monte Alto - SP 3.242 - 4.095 3.312,80 3.242,33 3.314,00 3.380,67 4.094,76
Campo Grande - MS 1.555 - 3.317 2.165,04 1.555,00 2.037,00 2.738,80 3.317,32
Campinas - SP 1.556 - 7.402 3.042,45 1.555,80 2.492,50 6.111,40 7.402,31
São José dos Campos - SP 1.697 - 6.827 2.717,77 1.697,40 1.829,50 5.636,80 6.827,46
Rio Claro - SP 2.322 - 6.359 3.388,50 2.322,40 2.917,50 5.250,20 6.359,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.844 - 7.573 3.637,53 1.843,88 3.360,00 6.252,02 7.572,63
Rio de Janeiro 1.496 - 9.283 3.607,66 1.495,80 2.538,50 7.664,36 9.283,30
Santa Catarina 1.743 - 6.594 3.240,27 1.743,44 2.630,50 5.443,97 6.593,90
Minas Gerais 1.625 - 8.060 3.393,97 1.624,85 2.739,00 6.654,17 8.059,73
Rio Grande do Sul 1.480 - 6.047 2.562,68 1.480,36 1.854,50 4.992,49 6.047,05
Paraná 1.583 - 6.259 2.867,70 1.583,25 2.290,00 5.167,08 6.258,53
Bahia 1.508 - 5.252 2.742,07 1.507,53 2.700,00 4.336,19 5.252,12
Pernambuco 1.492 - 16.993 5.392,36 1.492,40 2.545,50 14.029,55 16.993,01
Distrito Federal 1.717 - 9.708 4.127,36 1.717,00 3.621,00 8.015,19 9.708,24
Goiás 1.685 - 8.446 3.391,52 1.685,45 2.322,00 6.972,72 8.445,57
Pará 1.720 - 10.168 4.446,69 1.719,77 3.932,00 8.394,46 10.167,63
Acre 2.533 - 3.819 2.864,66 2.532,79 2.884,00 3.153,40 3.819,49
Espírito Santo 1.474 - 9.405 3.639,92 1.473,58 2.455,00 7.764,67 9.404,80
Mato Grosso do Sul 1.490 - 4.677 2.365,89 1.490,18 2.027,00 3.861,55 4.677,22
Rio Grande do Norte 1.415 - 11.902 3.866,24 1.415,30 2.168,00 9.826,40 11.902,03
Ceará 1.425 - 10.023 3.482,09 1.424,50 2.226,00 8.275,38 10.023,38
Mato Grosso 1.913 - 4.795 2.790,00 1.913,33 2.730,00 3.958,83 4.795,06
Maranhão 1.688 - 29.611 8.407,54 1.687,90 3.439,00 24.446,75 29.610,64
Amazonas 1.651 - 28.217 7.004,55 1.650,67 2.015,60 23.296,50 28.217,42
Tocantins 1.452 - 4.560 2.259,89 1.452,00 1.767,00 3.765,00 4.560,28
Paraíba 1.922 - 8.645 4.620,93 1.922,20 3.940,00 7.137,50 8.645,15
Alagoas 1.806 - 5.177 2.870,88 1.805,50 2.926,00 4.274,50 5.177,40
Piauí 2.280 - 60.562 10.470,86 2.280,00 4.128,00 50.000,00 60.561,50
Rondônia 1.500 - 3.634 2.175,43 1.500,00 2.187,00 3.000,00 3.633,69
Sergipe 1.412 - 4.167 1.983,86 1.412,00 1.623,00 3.440,00 4.166,63


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de artes na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • promover a educação dos alunos;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • estudar;

  • Atividades

    • registrar atividades extracurriculares;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • demonstrar solidariedade;
    • sistematizar o conhecimento;
    • selecionar os conteúdos;
    • consultar bibliotecas;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • demonstrar liderança;
    • registrar avaliações e resultados;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • demonstrar controle emocional;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • consultar legislação;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • trabalhar em equipe;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • organizar atividades comunitárias;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • expressar-se com clareza;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • participar das assembleias escolares;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • aprender novas tecnologias;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • listar material escolar básico;
    • organizar a bibliografia;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • propor atividades culturais;
    • ministrar aulas;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • preencher diário de classe;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • agir eticamente;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;


    Setores que mais contratam Professor de artes na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista