Salário para o cargo de Produtor de som (televisão)
CBO 2621-25 > Produtores artísticos e culturais

Produtor de som (televisão) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor de som (televisão)

Um Produtor de som (televisão) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.455,67 e R$ 9.021,27, com a média salarial de R$ 3.361,27 e o salário mediana em R$ 2.479,16 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor de som (televisão)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.361,27 40.335,20 840,32 17,87
1º Quartil 1.455,67 17.468,01 363,92 7,74
Salário Mediana 2.479,16 29.749,92 619,79 13,18
3º Quartil 6.880,00 82.560,05 1.720,00 36,57
Teto Salarial 9.021,27 108.255,21 2.255,32 47,95


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.807 - 11.018 4.578,54 1.806,89 3.635,72 9.096,91 11.018,45
Rio de Janeiro - RJ 1.741 - 11.167 4.485,90 1.741,09 3.683,64 9.219,16 11.166,52
Osasco - SP 2.131 - 9.223 4.211,89 2.131,32 3.371,48 7.614,93 9.223,43
Porto Alegre - RS 1.346 - 3.700 1.919,22 1.345,81 1.556,42 3.054,77 3.700,03
Florianópolis - SC 1.389 - 6.331 2.605,81 1.389,12 1.886,04 5.227,19 6.331,32
Curitiba - PR 1.620 - 4.891 2.616,75 1.620,41 2.367,80 4.038,36 4.891,39
Salvador - BA 1.637 - 4.458 2.451,35 1.636,87 2.261,25 3.680,27 4.457,66
Fortaleza - CE 1.579 - 4.441 2.546,43 1.579,15 2.596,06 3.666,64 4.441,14
Recife - PE 1.356 - 5.150 2.377,51 1.356,05 1.743,41 4.251,49 5.149,53
Manaus - AM 1.416 - 2.663 1.649,49 1.416,10 1.490,61 2.198,30 2.662,64
Goiânia - GO 1.989 - 4.783 2.710,81 1.988,94 2.600,00 3.949,16 4.783,35
Brasília - DF 1.793 - 8.817 4.897,05 1.792,83 5.389,38 7.279,47 8.817,11
Belo Horizonte - MG 2.763 - 6.290 3.962,19 2.762,61 3.596,66 5.193,05 6.289,98
Belém - PA 1.235 - 2.757 1.603,82 1.235,00 1.449,98 2.276,47 2.757,33
Uberlândia - MG 1.508 - 2.988 1.894,30 1.507,56 1.658,71 2.466,56 2.987,58
Aparecida - SP 1.275 - 5.362 2.157,25 1.275,00 1.441,00 4.427,15 5.362,30
Jacareí - SP 1.428 - 2.579 1.702,23 1.427,78 1.537,72 2.129,40 2.579,19
João Pessoa - PB 2.028 - 3.682 2.346,50 2.028,25 2.278,50 3.039,57 3.681,62
Pindamonhangaba - SP 1.428 - 2.520 1.779,51 1.427,78 1.754,37 2.080,44 2.519,89
Teresina - PI 2.020 - 2.557 2.076,75 2.020,00 2.110,80 2.110,80 2.556,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.612 - 9.682 3.932,29 1.612,26 2.992,85 7.993,31 9.681,74
Rio de Janeiro 1.692 - 11.040 4.405,21 1.691,69 3.600,00 9.114,72 11.040,03
Santa Catarina 1.366 - 5.215 2.532,37 1.366,23 2.523,39 4.305,46 5.214,91
Minas Gerais 1.436 - 5.416 2.597,77 1.435,99 2.111,22 4.471,37 5.415,86
Rio Grande do Sul 1.311 - 3.828 1.908,72 1.310,72 1.538,04 3.160,72 3.828,36
Paraná 1.471 - 4.692 2.462,83 1.470,80 2.297,12 3.873,75 4.692,00
Pernambuco 1.296 - 4.551 2.155,48 1.296,21 1.576,95 3.756,94 4.550,52
Bahia 1.358 - 4.190 2.235,21 1.358,17 2.160,36 3.458,88 4.189,50
Pará 1.155 - 2.472 1.496,68 1.154,77 1.300,00 2.041,18 2.472,34
Ceará 1.579 - 4.441 2.546,43 1.579,15 2.596,06 3.666,64 4.441,14
Amazonas 1.416 - 2.663 1.649,49 1.416,10 1.490,61 2.198,30 2.662,64
Goiás 1.989 - 4.783 2.710,81 1.988,94 2.600,00 3.949,16 4.783,35
Distrito Federal 1.793 - 8.817 4.897,05 1.792,83 5.389,38 7.279,47 8.817,11
Paraíba 1.934 - 3.446 2.258,10 1.933,96 2.039,76 2.845,05 3.446,01
Piauí 2.020 - 2.557 2.076,75 2.020,00 2.110,80 2.110,80 2.556,66
Mato Grosso do Sul 1.680 - 2.631 1.922,98 1.680,00 1.993,87 2.172,31 2.631,17
Mato Grosso 1.222 - 3.270 1.724,00 1.222,00 1.600,00 2.700,00 3.270,32


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor de som (televisão)

Produtores artísticos e culturais devem:

  • finalizar produção;
  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;

  • Atividades

    • demonstrar paciência;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • estudar roteiro;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • dialogar com equipes artísticas;
    • acompanhar ensaios;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • mixar áudio;
    • definir temática;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • gerar animações;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • orçar projeto;
    • identificar público-alvo;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • contratar músicos e arranjadores;
    • pesquisar tendências;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • organizar ensaios;
    • montar produto final em mídias;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • criar roteiro;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • contratar equipe técnica;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • adequar propostas aos recursos;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • pesquisar temáticas;
    • definir cronogramas;
    • analisar qualidade do produto final;
    • contratar locações;
    • contratar equipamentos;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • demonstrar criatividade;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • definir identidade visual do projeto;
    • administrar conflitos;
    • editar áudio;
    • masterizar áudio;
    • editar vídeo;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • elaborar relatórios;
    • definir equipe técnica;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • demonstrar proatividade;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • gerenciar cronograma;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • distribuir tarefas;
    • contratar elenco;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • construir mapa de produção;
    • saldar débitos;
    • selecionar repertório;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • controlar execução financeira;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • adequar conteúdo;
    • definir fluxograma financeiro;
    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • criar repertório;

    Setores que mais contratam Produtor de som (televisão) no mercado de trabalho

    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de rádio
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Estúdios cinematográficos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Agências de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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