Salário para o cargo de Produtor de som (televisão)
CBO 2621-25 > Produtores artísticos e culturais

Produtor de som (televisão) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor de som (televisão)

Um Produtor de som (televisão) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.455,67 e R$ 9.021,27, com a média salarial de R$ 3.361,27 e o salário mediana em R$ 2.479,16 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor de som (televisão)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.361,27 40.335,20 840,32 17,87
1º Quartil 1.455,67 17.468,01 363,92 7,74
Salário Mediana 2.479,16 29.749,92 619,79 13,18
3º Quartil 6.880,00 82.560,05 1.720,00 36,57
Teto Salarial 9.021,27 108.255,21 2.255,32 47,95


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.807 - 11.018 4.578,54 1.806,89 3.635,72 9.096,91 11.018,45
Rio de Janeiro - RJ 1.741 - 11.167 4.485,90 1.741,09 3.683,64 9.219,16 11.166,52
Osasco - SP 2.131 - 9.223 4.211,89 2.131,32 3.371,48 7.614,93 9.223,43
Porto Alegre - RS 1.346 - 3.700 1.919,22 1.345,81 1.556,42 3.054,77 3.700,03
Florianópolis - SC 1.389 - 6.331 2.605,81 1.389,12 1.886,04 5.227,19 6.331,32
Curitiba - PR 1.620 - 4.891 2.616,75 1.620,41 2.367,80 4.038,36 4.891,39
Salvador - BA 1.637 - 4.458 2.451,35 1.636,87 2.261,25 3.680,27 4.457,66
Recife - PE 1.356 - 5.150 2.377,51 1.356,05 1.743,41 4.251,49 5.149,53
Fortaleza - CE 1.579 - 4.441 2.546,43 1.579,15 2.596,06 3.666,64 4.441,14
Manaus - AM 1.416 - 2.663 1.649,49 1.416,10 1.490,61 2.198,30 2.662,64
Goiânia - GO 1.989 - 4.783 2.710,81 1.988,94 2.600,00 3.949,16 4.783,35
Belo Horizonte - MG 2.763 - 6.290 3.962,19 2.762,61 3.596,66 5.193,05 6.289,98
Brasília - DF 1.793 - 8.817 4.897,05 1.792,83 5.389,38 7.279,47 8.817,11
Uberlândia - MG 1.508 - 2.988 1.894,30 1.507,56 1.658,71 2.466,56 2.987,58
Aparecida - SP 1.275 - 5.362 2.157,25 1.275,00 1.441,00 4.427,15 5.362,30
Belém - PA 1.235 - 2.757 1.603,82 1.235,00 1.449,98 2.276,47 2.757,33
Jacareí - SP 1.428 - 2.579 1.702,23 1.427,78 1.537,72 2.129,40 2.579,19
João Pessoa - PB 2.028 - 3.682 2.346,50 2.028,25 2.278,50 3.039,57 3.681,62
Pindamonhangaba - SP 1.428 - 2.520 1.779,51 1.427,78 1.754,37 2.080,44 2.519,89
Teresina - PI 2.020 - 2.557 2.076,75 2.020,00 2.110,80 2.110,80 2.556,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.612 - 9.682 3.932,29 1.612,26 2.992,85 7.993,31 9.681,74
Rio de Janeiro 1.692 - 11.040 4.405,21 1.691,69 3.600,00 9.114,72 11.040,03
Santa Catarina 1.366 - 5.215 2.532,37 1.366,23 2.523,39 4.305,46 5.214,91
Minas Gerais 1.436 - 5.416 2.597,77 1.435,99 2.111,22 4.471,37 5.415,86
Rio Grande do Sul 1.311 - 3.828 1.908,72 1.310,72 1.538,04 3.160,72 3.828,36
Paraná 1.471 - 4.692 2.462,83 1.470,80 2.297,12 3.873,75 4.692,00
Bahia 1.358 - 4.190 2.235,21 1.358,17 2.160,36 3.458,88 4.189,50
Pernambuco 1.296 - 4.551 2.155,48 1.296,21 1.576,95 3.756,94 4.550,52
Pará 1.155 - 2.472 1.496,68 1.154,77 1.300,00 2.041,18 2.472,34
Ceará 1.579 - 4.441 2.546,43 1.579,15 2.596,06 3.666,64 4.441,14
Amazonas 1.416 - 2.663 1.649,49 1.416,10 1.490,61 2.198,30 2.662,64
Goiás 1.989 - 4.783 2.710,81 1.988,94 2.600,00 3.949,16 4.783,35
Paraíba 1.934 - 3.446 2.258,10 1.933,96 2.039,76 2.845,05 3.446,01
Distrito Federal 1.793 - 8.817 4.897,05 1.792,83 5.389,38 7.279,47 8.817,11
Piauí 2.020 - 2.557 2.076,75 2.020,00 2.110,80 2.110,80 2.556,66
Mato Grosso 1.222 - 3.270 1.724,00 1.222,00 1.600,00 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso do Sul 1.680 - 2.631 1.922,98 1.680,00 1.993,87 2.172,31 2.631,17


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor de som (televisão)

Produtores artísticos e culturais devem:

  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • finalizar produção;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • definir equipe técnica;
    • controlar execução financeira;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • estudar roteiro;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • masterizar áudio;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • acompanhar ensaios;
    • dialogar com equipes artísticas;
    • gerar animações;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • demonstrar proatividade;
    • contratar locações;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • contratar equipe técnica;
    • definir fluxograma financeiro;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • contratar músicos e arranjadores;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • selecionar repertório;
    • demonstrar criatividade;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • definir identidade visual do projeto;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • adequar conteúdo;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • editar vídeo;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • montar produto final em mídias;
    • orçar projeto;
    • criar repertório;
    • elaborar relatórios;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • demonstrar flexibilidade;
    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • criar roteiro;
    • construir mapa de produção;
    • definir cronogramas;
    • gerenciar cronograma;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • identificar público-alvo;
    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • pesquisar tendências;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • saldar débitos;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • demonstrar paciência;
    • distribuir tarefas;
    • mixar áudio;
    • adequar propostas aos recursos;
    • analisar qualidade do produto final;
    • definir temática;
    • administrar conflitos;
    • contratar equipamentos;
    • pesquisar temáticas;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • editar áudio;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • organizar ensaios;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • contratar elenco;


    Setores que mais contratam Produtor de som (televisão) no mercado de trabalho

    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de rádio
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Estúdios cinematográficos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Agências de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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