Salário para o cargo de Produtor de som (televisão)
CBO 2621-25 > Produtores artísticos e culturais

Produtor de som (televisão) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor de som (televisão)

Um Produtor de som (televisão) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.766,70 e R$ 7.935,07, com a média salarial de R$ 3.361,27 e o salário mediana em R$ 2.479,16 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor de som (televisão)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.361,27 40.335,20 840,32 17,87
1º Quartil 1.766,70 21.200,42 441,68 9,39
Salário Mediana 2.479,16 29.749,92 619,79 13,18
3º Quartil 6.051,62 72.619,48 1.512,91 32,17
Teto Salarial 7.935,07 95.220,84 1.983,77 42,18


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.807 - 11.018 4.578,54 1.806,89 3.635,72 9.096,91 11.018,45
Rio de Janeiro - RJ 1.741 - 11.167 4.485,90 1.741,09 3.683,64 9.219,16 11.166,52
Osasco - SP 2.131 - 9.223 4.211,89 2.131,32 3.371,48 7.614,93 9.223,43
Porto Alegre - RS 1.346 - 3.700 1.919,22 1.345,81 1.556,42 3.054,77 3.700,03
Florianópolis - SC 1.389 - 6.331 2.605,81 1.389,12 1.886,04 5.227,19 6.331,32
Curitiba - PR 1.620 - 4.891 2.616,75 1.620,41 2.367,80 4.038,36 4.891,39
Salvador - BA 1.637 - 4.458 2.451,35 1.636,87 2.261,25 3.680,27 4.457,66
Fortaleza - CE 1.579 - 4.441 2.546,43 1.579,15 2.596,06 3.666,64 4.441,14
Recife - PE 1.356 - 5.150 2.377,51 1.356,05 1.743,41 4.251,49 5.149,53
Manaus - AM 1.416 - 2.663 1.649,49 1.416,10 1.490,61 2.198,30 2.662,64
Goiânia - GO 1.989 - 4.783 2.710,81 1.988,94 2.600,00 3.949,16 4.783,35
Belo Horizonte - MG 2.763 - 6.290 3.962,19 2.762,61 3.596,66 5.193,05 6.289,98
Brasília - DF 1.793 - 8.817 4.897,05 1.792,83 5.389,38 7.279,47 8.817,11
Belém - PA 1.235 - 2.757 1.603,82 1.235,00 1.449,98 2.276,47 2.757,33
Uberlândia - MG 1.508 - 2.988 1.894,30 1.507,56 1.658,71 2.466,56 2.987,58
Aparecida - SP 1.275 - 5.362 2.157,25 1.275,00 1.441,00 4.427,15 5.362,30
João Pessoa - PB 2.028 - 3.682 2.346,50 2.028,25 2.278,50 3.039,57 3.681,62
Jacareí - SP 1.428 - 2.579 1.702,23 1.427,78 1.537,72 2.129,40 2.579,19
Pindamonhangaba - SP 1.428 - 2.520 1.779,51 1.427,78 1.754,37 2.080,44 2.519,89
Teresina - PI 2.020 - 2.557 2.076,75 2.020,00 2.110,80 2.110,80 2.556,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.612 - 9.682 3.932,29 1.612,26 2.992,85 7.993,31 9.681,74
Rio de Janeiro 1.692 - 11.040 4.405,21 1.691,69 3.600,00 9.114,72 11.040,03
Santa Catarina 1.366 - 5.215 2.532,37 1.366,23 2.523,39 4.305,46 5.214,91
Minas Gerais 1.436 - 5.416 2.597,77 1.435,99 2.111,22 4.471,37 5.415,86
Rio Grande do Sul 1.311 - 3.828 1.908,72 1.310,72 1.538,04 3.160,72 3.828,36
Paraná 1.471 - 4.692 2.462,83 1.470,80 2.297,12 3.873,75 4.692,00
Bahia 1.358 - 4.190 2.235,21 1.358,17 2.160,36 3.458,88 4.189,50
Pernambuco 1.296 - 4.551 2.155,48 1.296,21 1.576,95 3.756,94 4.550,52
Pará 1.155 - 2.472 1.496,68 1.154,77 1.300,00 2.041,18 2.472,34
Ceará 1.579 - 4.441 2.546,43 1.579,15 2.596,06 3.666,64 4.441,14
Amazonas 1.416 - 2.663 1.649,49 1.416,10 1.490,61 2.198,30 2.662,64
Goiás 1.989 - 4.783 2.710,81 1.988,94 2.600,00 3.949,16 4.783,35
Paraíba 1.934 - 3.446 2.258,10 1.933,96 2.039,76 2.845,05 3.446,01
Distrito Federal 1.793 - 8.817 4.897,05 1.792,83 5.389,38 7.279,47 8.817,11
Piauí 2.020 - 2.557 2.076,75 2.020,00 2.110,80 2.110,80 2.556,66
Mato Grosso do Sul 1.680 - 2.631 1.922,98 1.680,00 1.993,87 2.172,31 2.631,17
Mato Grosso 1.222 - 3.270 1.724,00 1.222,00 1.600,00 2.700,00 3.270,32


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor de som (televisão)

Produtores artísticos e culturais devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • finalizar produção;
  • comunicar-se;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;

  • Atividades

    • editar vídeo;
    • demonstrar paciência;
    • editar áudio;
    • orçar projeto;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • definir identidade visual do projeto;
    • demonstrar proatividade;
    • distribuir tarefas;
    • selecionar repertório;
    • estudar roteiro;
    • criar repertório;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • contratar elenco;
    • construir mapa de produção;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • organizar ensaios;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • saldar débitos;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • montar produto final em mídias;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • pesquisar temáticas;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • elaborar relatórios;
    • contratar equipamentos;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • adequar conteúdo;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • gerenciar cronograma;
    • contratar locações;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • dialogar com equipes artísticas;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • gerar animações;
    • demonstrar flexibilidade;
    • contratar músicos e arranjadores;
    • contratar equipe técnica;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • controlar execução financeira;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar criatividade;
    • definir temática;
    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • acompanhar ensaios;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • definir fluxograma financeiro;
    • mixar áudio;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • identificar público-alvo;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • masterizar áudio;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • analisar qualidade do produto final;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • adequar propostas aos recursos;
    • definir equipe técnica;
    • criar roteiro;
    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • definir cronogramas;
    • pesquisar tendências;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;


    Setores que mais contratam Produtor de som (televisão) no mercado de trabalho

    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de rádio
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Estúdios cinematográficos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Agências de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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