Salário para o cargo de Produtor de som (televisão)
CBO 2621-25 > Produtores artísticos e culturais

Produtor de som (televisão) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor de som (televisão)

Um Produtor de som (televisão) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.455,67 e R$ 9.021,27, com a média salarial de R$ 3.361,27 e o salário mediana em R$ 2.479,16 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor de som (televisão)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.361,27 40.335,20 840,32 17,87
1º Quartil 1.455,67 17.468,01 363,92 7,74
Salário Mediana 2.479,16 29.749,92 619,79 13,18
3º Quartil 6.880,00 82.560,05 1.720,00 36,57
Teto Salarial 9.021,27 108.255,21 2.255,32 47,95


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.807 - 11.018 4.578,54 1.806,89 3.635,72 9.096,91 11.018,45
Rio de Janeiro - RJ 1.741 - 11.167 4.485,90 1.741,09 3.683,64 9.219,16 11.166,52
Osasco - SP 2.131 - 9.223 4.211,89 2.131,32 3.371,48 7.614,93 9.223,43
Porto Alegre - RS 1.346 - 3.700 1.919,22 1.345,81 1.556,42 3.054,77 3.700,03
Florianópolis - SC 1.389 - 6.331 2.605,81 1.389,12 1.886,04 5.227,19 6.331,32
Curitiba - PR 1.620 - 4.891 2.616,75 1.620,41 2.367,80 4.038,36 4.891,39
Salvador - BA 1.637 - 4.458 2.451,35 1.636,87 2.261,25 3.680,27 4.457,66
Fortaleza - CE 1.579 - 4.441 2.546,43 1.579,15 2.596,06 3.666,64 4.441,14
Recife - PE 1.356 - 5.150 2.377,51 1.356,05 1.743,41 4.251,49 5.149,53
Manaus - AM 1.416 - 2.663 1.649,49 1.416,10 1.490,61 2.198,30 2.662,64
Goiânia - GO 1.989 - 4.783 2.710,81 1.988,94 2.600,00 3.949,16 4.783,35
Brasília - DF 1.793 - 8.817 4.897,05 1.792,83 5.389,38 7.279,47 8.817,11
Belo Horizonte - MG 2.763 - 6.290 3.962,19 2.762,61 3.596,66 5.193,05 6.289,98
Uberlândia - MG 1.508 - 2.988 1.894,30 1.507,56 1.658,71 2.466,56 2.987,58
Aparecida - SP 1.275 - 5.362 2.157,25 1.275,00 1.441,00 4.427,15 5.362,30
Belém - PA 1.235 - 2.757 1.603,82 1.235,00 1.449,98 2.276,47 2.757,33
João Pessoa - PB 2.028 - 3.682 2.346,50 2.028,25 2.278,50 3.039,57 3.681,62
Jacareí - SP 1.428 - 2.579 1.702,23 1.427,78 1.537,72 2.129,40 2.579,19
Pindamonhangaba - SP 1.428 - 2.520 1.779,51 1.427,78 1.754,37 2.080,44 2.519,89
Teresina - PI 2.020 - 2.557 2.076,75 2.020,00 2.110,80 2.110,80 2.556,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.612 - 9.682 3.932,29 1.612,26 2.992,85 7.993,31 9.681,74
Rio de Janeiro 1.692 - 11.040 4.405,21 1.691,69 3.600,00 9.114,72 11.040,03
Santa Catarina 1.366 - 5.215 2.532,37 1.366,23 2.523,39 4.305,46 5.214,91
Minas Gerais 1.436 - 5.416 2.597,77 1.435,99 2.111,22 4.471,37 5.415,86
Paraná 1.471 - 4.692 2.462,83 1.470,80 2.297,12 3.873,75 4.692,00
Rio Grande do Sul 1.311 - 3.828 1.908,72 1.310,72 1.538,04 3.160,72 3.828,36
Bahia 1.358 - 4.190 2.235,21 1.358,17 2.160,36 3.458,88 4.189,50
Pernambuco 1.296 - 4.551 2.155,48 1.296,21 1.576,95 3.756,94 4.550,52
Pará 1.155 - 2.472 1.496,68 1.154,77 1.300,00 2.041,18 2.472,34
Ceará 1.579 - 4.441 2.546,43 1.579,15 2.596,06 3.666,64 4.441,14
Amazonas 1.416 - 2.663 1.649,49 1.416,10 1.490,61 2.198,30 2.662,64
Goiás 1.989 - 4.783 2.710,81 1.988,94 2.600,00 3.949,16 4.783,35
Paraíba 1.934 - 3.446 2.258,10 1.933,96 2.039,76 2.845,05 3.446,01
Distrito Federal 1.793 - 8.817 4.897,05 1.792,83 5.389,38 7.279,47 8.817,11
Piauí 2.020 - 2.557 2.076,75 2.020,00 2.110,80 2.110,80 2.556,66
Mato Grosso do Sul 1.680 - 2.631 1.922,98 1.680,00 1.993,87 2.172,31 2.631,17
Mato Grosso 1.222 - 3.270 1.724,00 1.222,00 1.600,00 2.700,00 3.270,32


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor de som (televisão)

Produtores artísticos e culturais devem:

  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • finalizar produção;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • gerar animações;
    • pesquisar tendências;
    • distribuir tarefas;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • construir mapa de produção;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • masterizar áudio;
    • mixar áudio;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • saldar débitos;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • criar roteiro;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • controlar execução financeira;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • contratar elenco;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • definir temática;
    • analisar qualidade do produto final;
    • definir equipe técnica;
    • gerenciar cronograma;
    • editar áudio;
    • pesquisar temáticas;
    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • demonstrar proatividade;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • contratar locações;
    • criar repertório;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • contratar equipe técnica;
    • identificar público-alvo;
    • contratar músicos e arranjadores;
    • definir identidade visual do projeto;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • editar vídeo;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • demonstrar criatividade;
    • orçar projeto;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • dialogar com equipes artísticas;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • adequar conteúdo;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • organizar ensaios;
    • contratar equipamentos;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • montar produto final em mídias;
    • definir cronogramas;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • adequar propostas aos recursos;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • definir fluxograma financeiro;
    • acompanhar ensaios;
    • estudar roteiro;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • selecionar repertório;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • demonstrar flexibilidade;

    Setores que mais contratam Produtor de som (televisão) no mercado de trabalho

    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de rádio
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Estúdios cinematográficos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Agências de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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