Salário para o cargo de Produtor de som (cinema)
CBO 2621-10 > Produtores artísticos e culturais

Produtor de som (cinema) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor de som (cinema)

Um Produtor de som (cinema) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.120,48 e R$ 7.620,69, com a média salarial de R$ 2.602,88 e o salário mediana em R$ 1.554,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor de som (cinema)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.602,88 31.234,55 650,72 13,18
1º Quartil 1.120,48 13.445,76 280,12 5,67
Salário Mediana 1.554,00 18.648,00 388,50 7,87
3º Quartil 5.811,86 69.742,36 1.452,97 29,43
Teto Salarial 7.620,69 91.448,27 1.905,17 38,58


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.159 - 8.619 3.466,83 1.159,31 2.425,28 7.115,87 8.618,95
Curitiba - PR 1.122 - 1.645 1.186,44 1.122,05 1.136,45 1.358,29 1.645,20
Rio de Janeiro - RJ 1.768 - 10.654 4.277,08 1.767,80 3.187,50 8.795,70 10.653,61
Belém - PA 1.946 - 3.013 2.352,49 1.946,14 2.487,94 2.487,94 3.013,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.187 - 8.467 3.377,97 1.186,95 2.361,90 6.990,57 8.467,19
Paraná 1.123 - 1.840 1.227,79 1.123,36 1.136,45 1.519,06 1.839,93
Rio de Janeiro 1.424 - 10.654 3.972,18 1.423,70 3.075,00 8.795,70 10.653,61
Pará 1.946 - 3.013 2.352,49 1.946,14 2.487,94 2.487,94 3.013,47
Minas Gerais 1.045 - 6.878 2.318,61 1.045,00 1.242,00 5.678,42 6.877,87
Santa Catarina 1.100 - 7.765 3.564,40 1.100,00 2.250,00 6.411,00 7.765,20


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor de som (cinema)

Produtores artísticos e culturais devem:

  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • comunicar-se;
  • finalizar produção;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • gerir recursos financeiros do projeto;

  • Atividades

    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • saldar débitos;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • contratar equipe técnica;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • definir equipe técnica;
    • distribuir tarefas;
    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • demonstrar criatividade;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • analisar qualidade do produto final;
    • controlar execução financeira;
    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • selecionar repertório;
    • pesquisar temáticas;
    • acompanhar ensaios;
    • contratar elenco;
    • elaborar relatórios;
    • definir temática;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • gerenciar cronograma;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • masterizar áudio;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • editar áudio;
    • definir cronogramas;
    • demonstrar paciência;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • definir identidade visual do projeto;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • estudar roteiro;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • pesquisar tendências;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • administrar conflitos;
    • dialogar com equipes artísticas;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • demonstrar proatividade;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • criar roteiro;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • contratar equipamentos;
    • montar produto final em mídias;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • identificar público-alvo;
    • mixar áudio;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • criar repertório;
    • orçar projeto;
    • organizar ensaios;
    • contratar locações;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • editar vídeo;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • construir mapa de produção;
    • adequar conteúdo;
    • contratar músicos e arranjadores;
    • definir fluxograma financeiro;
    • adequar propostas aos recursos;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • demonstrar flexibilidade;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • gerar animações;


    Setores que mais contratam Produtor de som (cinema) no mercado de trabalho

    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Estúdios cinematográficos
    • Agências de publicidade
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Atividades de televisão aberta
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Produção de filmes para publicidade
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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