Salário para o cargo de Produtor de imagem (cinema)
CBO 2621-10 > Produtores artísticos e culturais

Produtor de imagem (cinema) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor de imagem (cinema)

Um Produtor de imagem (cinema) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.120,48 e R$ 7.620,69, com a média salarial de R$ 2.602,88 e o salário mediana em R$ 1.554,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor de imagem (cinema)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.602,88 31.234,55 650,72 13,18
1º Quartil 1.120,48 13.445,76 280,12 5,67
Salário Mediana 1.554,00 18.648,00 388,50 7,87
3º Quartil 5.811,86 69.742,36 1.452,97 29,43
Teto Salarial 7.620,69 91.448,27 1.905,17 38,58


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.159 - 8.619 3.466,83 1.159,31 2.425,28 7.115,87 8.618,95
Curitiba - PR 1.122 - 1.645 1.186,44 1.122,05 1.136,45 1.358,29 1.645,20
Rio de Janeiro - RJ 1.768 - 10.654 4.277,08 1.767,80 3.187,50 8.795,70 10.653,61
Belém - PA 1.946 - 3.013 2.352,49 1.946,14 2.487,94 2.487,94 3.013,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.187 - 8.467 3.377,97 1.186,95 2.361,90 6.990,57 8.467,19
Paraná 1.123 - 1.840 1.227,79 1.123,36 1.136,45 1.519,06 1.839,93
Rio de Janeiro 1.424 - 10.654 3.972,18 1.423,70 3.075,00 8.795,70 10.653,61
Pará 1.946 - 3.013 2.352,49 1.946,14 2.487,94 2.487,94 3.013,47
Minas Gerais 1.045 - 6.878 2.318,61 1.045,00 1.242,00 5.678,42 6.877,87
Santa Catarina 1.100 - 7.765 3.564,40 1.100,00 2.250,00 6.411,00 7.765,20


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor de imagem (cinema)

Produtores artísticos e culturais devem:

  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • comunicar-se;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • demonstrar competências pessoais;
  • finalizar produção;

  • Atividades

    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • gerar animações;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • editar áudio;
    • demonstrar paciência;
    • estudar roteiro;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • masterizar áudio;
    • definir cronogramas;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • definir fluxograma financeiro;
    • dialogar com equipes artísticas;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • demonstrar flexibilidade;
    • selecionar repertório;
    • saldar débitos;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • acompanhar ensaios;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • distribuir tarefas;
    • adequar conteúdo;
    • analisar qualidade do produto final;
    • definir equipe técnica;
    • contratar músicos e arranjadores;
    • pesquisar temáticas;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • contratar locações;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • orçar projeto;
    • organizar ensaios;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • mixar áudio;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • identificar público-alvo;
    • construir mapa de produção;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • definir temática;
    • montar produto final em mídias;
    • contratar elenco;
    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • elaborar relatórios;
    • criar roteiro;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • demonstrar criatividade;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • gerenciar cronograma;
    • editar vídeo;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • contratar equipamentos;
    • controlar execução financeira;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • dialogar com equipes técnicas;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • adequar propostas aos recursos;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • contratar equipe técnica;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • criar repertório;
    • definir identidade visual do projeto;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • demonstrar proatividade;
    • administrar conflitos;
    • pesquisar tendências;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;


    Setores que mais contratam Produtor de imagem (cinema) no mercado de trabalho

    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Estúdios cinematográficos
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Agências de publicidade
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Atividades de televisão aberta
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Produção de filmes para publicidade
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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