Salário para o cargo de Produtor de imagem (cinema)
CBO 2621-10 > Produtores artísticos e culturais

Produtor de imagem (cinema) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor de imagem (cinema)

Um Produtor de imagem (cinema) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.196,27 e R$ 6.583,99, com a média salarial de R$ 2.602,88 e o salário mediana em R$ 1.554,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor de imagem (cinema)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.602,88 31.234,55 650,72 13,18
1º Quartil 1.196,27 14.355,29 299,07 6,06
Salário Mediana 1.554,00 18.648,00 388,50 7,87
3º Quartil 5.021,23 60.254,78 1.255,31 25,42
Teto Salarial 6.583,99 79.007,88 1.646,00 33,34


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.159 - 8.619 3.466,83 1.159,31 2.425,28 7.115,87 8.618,95
Curitiba - PR 1.122 - 1.645 1.186,44 1.122,05 1.136,45 1.358,29 1.645,20
Rio de Janeiro - RJ 1.768 - 10.654 4.277,08 1.767,80 3.187,50 8.795,70 10.653,61
Belém - PA 1.946 - 3.013 2.352,49 1.946,14 2.487,94 2.487,94 3.013,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.187 - 8.467 3.377,97 1.186,95 2.361,90 6.990,57 8.467,19
Paraná 1.123 - 1.840 1.227,79 1.123,36 1.136,45 1.519,06 1.839,93
Rio de Janeiro 1.424 - 10.654 3.972,18 1.423,70 3.075,00 8.795,70 10.653,61
Pará 1.946 - 3.013 2.352,49 1.946,14 2.487,94 2.487,94 3.013,47
Minas Gerais 1.045 - 6.878 2.318,61 1.045,00 1.242,00 5.678,42 6.877,87
Santa Catarina 1.100 - 7.765 3.564,40 1.100,00 2.250,00 6.411,00 7.765,20


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor de imagem (cinema)

Produtores artísticos e culturais devem:

  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • comunicar-se;
  • finalizar produção;
  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • contratar equipe técnica;
    • adequar conteúdo;
    • controlar execução financeira;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • contratar músicos e arranjadores;
    • contratar elenco;
    • editar áudio;
    • pesquisar temáticas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • gerenciar cronograma;
    • definir equipe técnica;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • acompanhar ensaios;
    • dialogar com equipes artísticas;
    • identificar público-alvo;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar proatividade;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • distribuir tarefas;
    • definir cronogramas;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • definir temática;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • montar produto final em mídias;
    • gerar animações;
    • administrar conflitos;
    • adequar propostas aos recursos;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • saldar débitos;
    • definir identidade visual do projeto;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • pesquisar tendências;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • editar vídeo;
    • selecionar repertório;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • contratar equipamentos;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • organizar ensaios;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • estudar roteiro;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • elaborar relatórios;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • mixar áudio;
    • construir mapa de produção;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • definir fluxograma financeiro;
    • criar repertório;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • orçar projeto;
    • criar roteiro;
    • contratar locações;
    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • masterizar áudio;
    • demonstrar paciência;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • analisar qualidade do produto final;


    Setores que mais contratam Produtor de imagem (cinema) no mercado de trabalho

    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Estúdios cinematográficos
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Agências de publicidade
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Atividades de televisão aberta
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Produção de filmes para publicidade
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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