Salário para o cargo de Produtor cinematográfico
CBO 2621-10 > Produtores artísticos e culturais

Produtor cinematográfico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor cinematográfico

Um Produtor cinematográfico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.196,27 e R$ 6.583,99, com a média salarial de R$ 2.602,88 e o salário mediana em R$ 1.554,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor cinematográfico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.602,88 31.234,55 650,72 13,18
1º Quartil 1.196,27 14.355,29 299,07 6,06
Salário Mediana 1.554,00 18.648,00 388,50 7,87
3º Quartil 5.021,23 60.254,78 1.255,31 25,42
Teto Salarial 6.583,99 79.007,88 1.646,00 33,34


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.159 - 8.619 3.466,83 1.159,31 2.425,28 7.115,87 8.618,95
Curitiba - PR 1.122 - 1.645 1.186,44 1.122,05 1.136,45 1.358,29 1.645,20
Rio de Janeiro - RJ 1.768 - 10.654 4.277,08 1.767,80 3.187,50 8.795,70 10.653,61
Belém - PA 1.946 - 3.013 2.352,49 1.946,14 2.487,94 2.487,94 3.013,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.187 - 8.467 3.377,97 1.186,95 2.361,90 6.990,57 8.467,19
Paraná 1.123 - 1.840 1.227,79 1.123,36 1.136,45 1.519,06 1.839,93
Rio de Janeiro 1.424 - 10.654 3.972,18 1.423,70 3.075,00 8.795,70 10.653,61
Pará 1.946 - 3.013 2.352,49 1.946,14 2.487,94 2.487,94 3.013,47
Minas Gerais 1.045 - 6.878 2.318,61 1.045,00 1.242,00 5.678,42 6.877,87
Santa Catarina 1.100 - 7.765 3.564,40 1.100,00 2.250,00 6.411,00 7.765,20


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor cinematográfico

Produtores artísticos e culturais devem:

  • comunicar-se;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • finalizar produção;
  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • contratar elenco;
    • definir equipe técnica;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • criar roteiro;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • demonstrar proatividade;
    • editar áudio;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • masterizar áudio;
    • pesquisar temáticas;
    • identificar público-alvo;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • construir mapa de produção;
    • contratar equipe técnica;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • contratar equipamentos;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • definir identidade visual do projeto;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • contratar músicos e arranjadores;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • distribuir tarefas;
    • demonstrar criatividade;
    • adequar propostas aos recursos;
    • mixar áudio;
    • adequar conteúdo;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • criar repertório;
    • saldar débitos;
    • editar vídeo;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • elaborar relatórios;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • demonstrar flexibilidade;
    • orçar projeto;
    • administrar conflitos;
    • selecionar repertório;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • gerenciar cronograma;
    • contratar locações;
    • gerar animações;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • montar produto final em mídias;
    • dialogar com equipes artísticas;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • analisar qualidade do produto final;
    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • demonstrar paciência;
    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • pesquisar tendências;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • definir cronogramas;
    • estudar roteiro;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • controlar execução financeira;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • definir temática;
    • definir fluxograma financeiro;
    • organizar ensaios;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • acompanhar ensaios;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;


    Setores que mais contratam Produtor cinematográfico no mercado de trabalho

    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Estúdios cinematográficos
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Agências de publicidade
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Atividades de televisão aberta
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Produção de filmes para publicidade
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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