Salário para o cargo de Produtor de rádio
CBO 2621-15 > Produtores artísticos e culturais

Produtor de rádio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor de rádio

Um Produtor de rádio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.202,94 e R$ 6.344,88, com a média salarial de R$ 2.439,93 e o salário mediana em R$ 1.750,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor de rádio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.439,93 29.279,12 609,98 12,99
1º Quartil 1.202,94 14.435,27 300,73 6,41
Salário Mediana 1.750,00 21.000,00 437,50 9,32
3º Quartil 4.838,88 58.066,51 1.209,72 25,77
Teto Salarial 6.344,88 76.138,55 1.586,22 33,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.798 - 12.866 4.839,30 1.797,53 3.500,00 10.622,27 12.866,02
Porto Alegre - RS 1.523 - 3.914 2.138,10 1.523,46 1.708,77 3.231,52 3.914,12
Curitiba - PR 1.237 - 4.732 2.090,82 1.237,37 1.695,00 3.906,89 4.732,14
Rio de Janeiro - RJ 1.989 - 5.208 3.172,73 1.988,80 2.560,01 4.300,00 5.208,29
Florianópolis - SC 4.376 - 10.469 6.260,81 4.376,22 5.664,60 8.642,99 10.468,65
Fortaleza - CE 1.331 - 2.389 1.508,83 1.331,34 1.354,25 1.972,61 2.389,28
Belo Horizonte - MG 1.536 - 4.970 2.430,20 1.535,63 2.151,58 4.102,90 4.969,55
Sorocaba - SP 1.428 - 4.561 2.876,43 1.428,00 2.767,00 3.766,00 4.561,49
Tubarão - SC 1.150 - 2.544 1.608,00 1.150,00 1.718,00 2.100,00 2.543,58
Teresina - PI 1.500 - 2.447 1.753,33 1.500,00 1.740,00 2.020,00 2.446,68
Cuiabá - MT 1.500 - 3.058 1.944,88 1.500,00 2.000,00 2.524,40 3.057,63
Londrina - PR 1.470 - 3.257 1.963,43 1.470,00 1.763,98 2.689,00 3.257,00
Bento Goncalves - RS 1.362 - 1.649 1.361,80 1.361,80 1.361,80 1.361,80 1.649,45


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.567 - 9.592 3.610,01 1.566,68 2.300,50 7.919,30 9.592,09
Rio Grande do Sul 1.190 - 3.301 1.716,98 1.189,64 1.428,38 2.725,18 3.300,82
Santa Catarina 1.197 - 8.148 2.937,64 1.197,17 1.765,00 6.727,25 8.148,25
Paraná 1.305 - 5.212 2.469,04 1.305,37 2.000,00 4.303,36 5.212,36
Minas Gerais 1.076 - 3.646 1.815,55 1.075,57 1.500,00 3.010,04 3.645,85
Rio de Janeiro 1.989 - 5.208 3.172,73 1.988,80 2.560,01 4.300,00 5.208,29
Bahia 1.131 - 3.060 1.682,42 1.130,50 1.684,07 2.526,38 3.060,02
Goiás 1.074 - 3.779 1.719,44 1.074,17 1.361,00 3.120,37 3.779,48
Mato Grosso 1.273 - 3.043 1.952,02 1.272,50 2.000,00 2.512,20 3.042,85
Rondônia 1.087 - 1.904 1.263,87 1.086,50 1.217,97 1.571,98 1.904,03
Ceará 1.331 - 2.389 1.508,83 1.331,34 1.354,25 1.972,61 2.389,28
Piauí 1.095 - 2.447 1.659,29 1.095,00 1.600,00 2.020,00 2.446,68
Sergipe 1.539 - 4.947 2.289,24 1.538,87 1.806,31 4.084,00 4.946,66


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor de rádio

Produtores artísticos e culturais devem:

  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • finalizar produção;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • administrar conflitos;
    • dialogar com equipes artísticas;
    • adequar propostas aos recursos;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • contratar equipamentos;
    • acompanhar ensaios;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • elaborar relatórios;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • contratar elenco;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • definir temática;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • definir equipe técnica;
    • demonstrar paciência;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • criar roteiro;
    • definir identidade visual do projeto;
    • mixar áudio;
    • definir cronogramas;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • contratar locações;
    • gerenciar cronograma;
    • pesquisar tendências;
    • gerar animações;
    • pesquisar temáticas;
    • distribuir tarefas;
    • definir fluxograma financeiro;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • contratar músicos e arranjadores;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • montar produto final em mídias;
    • editar vídeo;
    • contratar equipe técnica;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • editar áudio;
    • estudar roteiro;
    • adequar conteúdo;
    • criar repertório;
    • masterizar áudio;
    • construir mapa de produção;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • organizar ensaios;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • demonstrar proatividade;
    • demonstrar criatividade;
    • saldar débitos;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • identificar público-alvo;
    • orçar projeto;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • analisar qualidade do produto final;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • controlar execução financeira;
    • selecionar repertório;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • demonstrar flexibilidade;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;


    Setores que mais contratam Produtor de rádio no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Produção de filmes para publicidade
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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