Salário para o cargo de Produtor cultural
CBO 2621-05 > Produtores artísticos e culturais

Produtor cultural - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor cultural

Um Produtor cultural trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.614,90 e R$ 10.573,43, com a média salarial de R$ 3.999,25 e o salário mediana em R$ 3.139,97 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor cultural

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.999,25 47.991,06 999,81 19,55
1º Quartil 1.614,90 19.378,75 403,72 7,90
Salário Mediana 3.139,97 37.679,64 784,99 15,35
3º Quartil 8.063,75 96.765,01 2.015,94 39,43
Teto Salarial 10.573,43 126.881,18 2.643,36 51,70


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.104 - 10.417 4.681,35 2.103,63 3.951,50 8.600,02 10.416,60
Rio de Janeiro - RJ 1.598 - 10.149 4.065,36 1.597,84 3.300,00 8.379,50 10.149,50
São Gonçalo - RJ 2.200 - 4.239 2.968,18 2.200,00 3.500,00 3.500,00 4.239,31
Brasília - DF 1.391 - 3.575 2.170,94 1.391,25 2.133,04 2.951,86 3.575,38
Porto Alegre - RS 1.367 - 4.241 2.363,57 1.366,67 2.250,00 3.501,05 4.240,58
Fortaleza - CE 1.667 - 5.416 2.597,67 1.666,67 2.123,04 4.471,74 5.416,31
Belo Horizonte - MG 1.400 - 8.354 3.614,14 1.400,00 3.100,00 6.897,52 8.354,48
Ibiúna - SP 1.750 - 2.725 2.000,00 1.750,00 2.000,00 2.250,00 2.725,27
Cuiabá - MT 1.048 - 6.118 2.792,22 1.047,90 2.000,00 5.051,46 6.118,48
Ribeirão Preto - SP 2.000 - 5.666 2.929,39 2.000,00 2.500,00 4.678,00 5.666,13
Barueri - SP 3.623 - 52.702 22.802,36 3.622,50 20.442,62 43.510,88 52.701,68
Vitoria - ES 1.045 - 7.346 4.371,50 1.045,00 5.777,00 6.065,00 7.346,11
Recife - PE 2.681 - 7.267 3.917,63 2.680,82 3.341,95 6.000,00 7.267,38
Salvador - BA 1.045 - 7.760 3.011,57 1.045,00 2.822,96 6.407,00 7.760,35


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.812 - 12.631 4.860,78 1.812,50 3.855,60 10.428,62 12.631,45
Rio de Janeiro 1.786 - 8.670 3.831,80 1.785,78 3.300,00 7.157,78 8.669,72
Minas Gerais 1.700 - 7.104 3.926,13 1.700,00 4.382,19 5.864,76 7.103,57
Distrito Federal 1.391 - 3.575 2.170,94 1.391,25 2.133,04 2.951,86 3.575,38
Rio Grande do Sul 1.400 - 5.603 2.715,86 1.400,00 2.500,00 4.625,79 5.602,90
Ceará 1.667 - 5.416 2.529,49 1.666,67 2.123,04 4.471,74 5.416,31
Mato Grosso 1.143 - 6.284 3.108,69 1.143,05 3.115,26 5.187,73 6.283,53
Paraná 1.675 - 6.876 3.126,14 1.675,44 2.500,00 5.676,60 6.875,67
Pernambuco 1.045 - 7.267 3.507,25 1.045,00 3.100,00 6.000,00 7.267,38
Bahia 1.045 - 7.760 2.759,64 1.045,00 2.161,48 6.407,00 7.760,35
Espírito Santo 1.045 - 7.346 4.371,50 1.045,00 5.777,00 6.065,00 7.346,11
Santa Catarina 1.433 - 6.097 2.329,57 1.432,88 1.803,00 5.033,60 6.096,85


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor cultural

Produtores artísticos e culturais devem:

  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • finalizar produção;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • comunicar-se;
  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • adequar propostas aos recursos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • gerar animações;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • controlar execução financeira;
    • pesquisar tendências;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • gerenciar cronograma;
    • pesquisar temáticas;
    • definir equipe técnica;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • elaborar relatórios;
    • analisar qualidade do produto final;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • criar roteiro;
    • criar repertório;
    • administrar conflitos;
    • masterizar áudio;
    • demonstrar paciência;
    • contratar músicos e arranjadores;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • definir fluxograma financeiro;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • dialogar com equipes artísticas;
    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • montar produto final em mídias;
    • adequar conteúdo;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • contratar elenco;
    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • distribuir tarefas;
    • definir cronogramas;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • identificar público-alvo;
    • definir temática;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • demonstrar flexibilidade;
    • orçar projeto;
    • demonstrar proatividade;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • editar áudio;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • contratar equipe técnica;
    • construir mapa de produção;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • estudar roteiro;
    • acompanhar ensaios;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • editar vídeo;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • mixar áudio;
    • contratar locações;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • saldar débitos;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • organizar ensaios;
    • contratar equipamentos;
    • definir identidade visual do projeto;
    • selecionar repertório;

    Setores que mais contratam Produtor cultural no mercado de trabalho

    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Produção musical
    • Atividades de apoio à gestão de saúde




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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