Salário para o cargo de Produtor de imagem (televisão)
CBO 2621-25 > Produtores artísticos e culturais

Produtor de imagem (televisão) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor de imagem (televisão)

Um Produtor de imagem (televisão) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.766,70 e R$ 7.935,07, com a média salarial de R$ 3.361,27 e o salário mediana em R$ 2.479,16 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor de imagem (televisão)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.361,27 40.335,20 840,32 17,87
1º Quartil 1.766,70 21.200,42 441,68 9,39
Salário Mediana 2.479,16 29.749,92 619,79 13,18
3º Quartil 6.051,62 72.619,48 1.512,91 32,17
Teto Salarial 7.935,07 95.220,84 1.983,77 42,18


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.807 - 11.018 4.578,54 1.806,89 3.635,72 9.096,91 11.018,45
Rio de Janeiro - RJ 1.741 - 11.167 4.485,90 1.741,09 3.683,64 9.219,16 11.166,52
Osasco - SP 2.131 - 9.223 4.211,89 2.131,32 3.371,48 7.614,93 9.223,43
Porto Alegre - RS 1.346 - 3.700 1.919,22 1.345,81 1.556,42 3.054,77 3.700,03
Florianópolis - SC 1.389 - 6.331 2.605,81 1.389,12 1.886,04 5.227,19 6.331,32
Curitiba - PR 1.620 - 4.891 2.616,75 1.620,41 2.367,80 4.038,36 4.891,39
Salvador - BA 1.637 - 4.458 2.451,35 1.636,87 2.261,25 3.680,27 4.457,66
Recife - PE 1.356 - 5.150 2.377,51 1.356,05 1.743,41 4.251,49 5.149,53
Fortaleza - CE 1.579 - 4.441 2.546,43 1.579,15 2.596,06 3.666,64 4.441,14
Manaus - AM 1.416 - 2.663 1.649,49 1.416,10 1.490,61 2.198,30 2.662,64
Goiânia - GO 1.989 - 4.783 2.710,81 1.988,94 2.600,00 3.949,16 4.783,35
Belo Horizonte - MG 2.763 - 6.290 3.962,19 2.762,61 3.596,66 5.193,05 6.289,98
Brasília - DF 1.793 - 8.817 4.897,05 1.792,83 5.389,38 7.279,47 8.817,11
Uberlândia - MG 1.508 - 2.988 1.894,30 1.507,56 1.658,71 2.466,56 2.987,58
Aparecida - SP 1.275 - 5.362 2.157,25 1.275,00 1.441,00 4.427,15 5.362,30
Belém - PA 1.235 - 2.757 1.603,82 1.235,00 1.449,98 2.276,47 2.757,33
João Pessoa - PB 2.028 - 3.682 2.346,50 2.028,25 2.278,50 3.039,57 3.681,62
Jacareí - SP 1.428 - 2.579 1.702,23 1.427,78 1.537,72 2.129,40 2.579,19
Pindamonhangaba - SP 1.428 - 2.520 1.779,51 1.427,78 1.754,37 2.080,44 2.519,89
Teresina - PI 2.020 - 2.557 2.076,75 2.020,00 2.110,80 2.110,80 2.556,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.612 - 9.682 3.932,29 1.612,26 2.992,85 7.993,31 9.681,74
Rio de Janeiro 1.692 - 11.040 4.405,21 1.691,69 3.600,00 9.114,72 11.040,03
Santa Catarina 1.366 - 5.215 2.532,37 1.366,23 2.523,39 4.305,46 5.214,91
Minas Gerais 1.436 - 5.416 2.597,77 1.435,99 2.111,22 4.471,37 5.415,86
Paraná 1.471 - 4.692 2.462,83 1.470,80 2.297,12 3.873,75 4.692,00
Rio Grande do Sul 1.311 - 3.828 1.908,72 1.310,72 1.538,04 3.160,72 3.828,36
Bahia 1.358 - 4.190 2.235,21 1.358,17 2.160,36 3.458,88 4.189,50
Pernambuco 1.296 - 4.551 2.155,48 1.296,21 1.576,95 3.756,94 4.550,52
Pará 1.155 - 2.472 1.496,68 1.154,77 1.300,00 2.041,18 2.472,34
Ceará 1.579 - 4.441 2.546,43 1.579,15 2.596,06 3.666,64 4.441,14
Amazonas 1.416 - 2.663 1.649,49 1.416,10 1.490,61 2.198,30 2.662,64
Goiás 1.989 - 4.783 2.710,81 1.988,94 2.600,00 3.949,16 4.783,35
Distrito Federal 1.793 - 8.817 4.897,05 1.792,83 5.389,38 7.279,47 8.817,11
Paraíba 1.934 - 3.446 2.258,10 1.933,96 2.039,76 2.845,05 3.446,01
Piauí 2.020 - 2.557 2.076,75 2.020,00 2.110,80 2.110,80 2.556,66
Mato Grosso do Sul 1.680 - 2.631 1.922,98 1.680,00 1.993,87 2.172,31 2.631,17
Mato Grosso 1.222 - 3.270 1.724,00 1.222,00 1.600,00 2.700,00 3.270,32


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor de imagem (televisão)

Produtores artísticos e culturais devem:

  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • finalizar produção;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • organizar ensaios;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • mixar áudio;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • controlar execução financeira;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • criar repertório;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • contratar locações;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • definir identidade visual do projeto;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • contratar músicos e arranjadores;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • definir fluxograma financeiro;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • construir mapa de produção;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • administrar conflitos;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • gerenciar cronograma;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • editar vídeo;
    • definir equipe técnica;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • saldar débitos;
    • gerar animações;
    • contratar elenco;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • distribuir tarefas;
    • selecionar repertório;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • pesquisar tendências;
    • identificar público-alvo;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • demonstrar paciência;
    • definir cronogramas;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • criar roteiro;
    • estudar roteiro;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • adequar conteúdo;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • acompanhar ensaios;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • demonstrar flexibilidade;
    • masterizar áudio;
    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • demonstrar proatividade;
    • contratar equipe técnica;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • pesquisar temáticas;
    • adequar propostas aos recursos;
    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • montar produto final em mídias;
    • dialogar com equipes artísticas;
    • contratar equipamentos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • orçar projeto;
    • definir temática;
    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • analisar qualidade do produto final;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • editar áudio;


    Setores que mais contratam Produtor de imagem (televisão) no mercado de trabalho

    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de rádio
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Estúdios cinematográficos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Agências de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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