Salário para o cargo de Produtor de som (rádio)
CBO 2621-15 > Produtores artísticos e culturais

Produtor de som (rádio) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor de som (rádio)

Um Produtor de som (rádio) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.202,94 e R$ 6.344,88, com a média salarial de R$ 2.439,93 e o salário mediana em R$ 1.750,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor de som (rádio)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.439,93 29.279,12 609,98 12,99
1º Quartil 1.202,94 14.435,27 300,73 6,41
Salário Mediana 1.750,00 21.000,00 437,50 9,32
3º Quartil 4.838,88 58.066,51 1.209,72 25,77
Teto Salarial 6.344,88 76.138,55 1.586,22 33,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.798 - 12.866 4.839,30 1.797,53 3.500,00 10.622,27 12.866,02
Porto Alegre - RS 1.523 - 3.914 2.138,10 1.523,46 1.708,77 3.231,52 3.914,12
Curitiba - PR 1.237 - 4.732 2.090,82 1.237,37 1.695,00 3.906,89 4.732,14
Rio de Janeiro - RJ 1.989 - 5.208 3.172,73 1.988,80 2.560,01 4.300,00 5.208,29
Florianópolis - SC 4.376 - 10.469 6.260,81 4.376,22 5.664,60 8.642,99 10.468,65
Fortaleza - CE 1.331 - 2.389 1.508,83 1.331,34 1.354,25 1.972,61 2.389,28
Belo Horizonte - MG 1.536 - 4.970 2.430,20 1.535,63 2.151,58 4.102,90 4.969,55
Sorocaba - SP 1.428 - 4.561 2.876,43 1.428,00 2.767,00 3.766,00 4.561,49
Tubarão - SC 1.150 - 2.544 1.608,00 1.150,00 1.718,00 2.100,00 2.543,58
Teresina - PI 1.500 - 2.447 1.753,33 1.500,00 1.740,00 2.020,00 2.446,68
Cuiabá - MT 1.500 - 3.058 1.944,88 1.500,00 2.000,00 2.524,40 3.057,63
Londrina - PR 1.470 - 3.257 1.963,43 1.470,00 1.763,98 2.689,00 3.257,00
Bento Goncalves - RS 1.362 - 1.649 1.361,80 1.361,80 1.361,80 1.361,80 1.649,45


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.567 - 9.592 3.610,01 1.566,68 2.300,50 7.919,30 9.592,09
Rio Grande do Sul 1.190 - 3.301 1.716,98 1.189,64 1.428,38 2.725,18 3.300,82
Santa Catarina 1.197 - 8.148 2.937,64 1.197,17 1.765,00 6.727,25 8.148,25
Paraná 1.305 - 5.212 2.469,04 1.305,37 2.000,00 4.303,36 5.212,36
Minas Gerais 1.076 - 3.646 1.815,55 1.075,57 1.500,00 3.010,04 3.645,85
Rio de Janeiro 1.989 - 5.208 3.172,73 1.988,80 2.560,01 4.300,00 5.208,29
Bahia 1.131 - 3.060 1.682,42 1.130,50 1.684,07 2.526,38 3.060,02
Goiás 1.074 - 3.779 1.719,44 1.074,17 1.361,00 3.120,37 3.779,48
Mato Grosso 1.273 - 3.043 1.952,02 1.272,50 2.000,00 2.512,20 3.042,85
Rondônia 1.087 - 1.904 1.263,87 1.086,50 1.217,97 1.571,98 1.904,03
Ceará 1.331 - 2.389 1.508,83 1.331,34 1.354,25 1.972,61 2.389,28
Piauí 1.095 - 2.447 1.659,29 1.095,00 1.600,00 2.020,00 2.446,68
Sergipe 1.539 - 4.947 2.289,24 1.538,87 1.806,31 4.084,00 4.946,66


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor de som (rádio)

Produtores artísticos e culturais devem:

  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • finalizar produção;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;

  • Atividades

    • adequar propostas aos recursos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • administrar conflitos;
    • definir equipe técnica;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • saldar débitos;
    • contratar equipe técnica;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • masterizar áudio;
    • definir cronogramas;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • orçar projeto;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • dialogar com equipes artísticas;
    • identificar público-alvo;
    • contratar elenco;
    • mixar áudio;
    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • distribuir tarefas;
    • analisar qualidade do produto final;
    • contratar locações;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • criar repertório;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • definir identidade visual do projeto;
    • demonstrar criatividade;
    • montar produto final em mídias;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • definir temática;
    • adequar conteúdo;
    • pesquisar tendências;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • controlar execução financeira;
    • organizar ensaios;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • criar roteiro;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • gerar animações;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • editar áudio;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar proatividade;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • estudar roteiro;
    • selecionar repertório;
    • editar vídeo;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • gerenciar cronograma;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • acompanhar ensaios;
    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • definir fluxograma financeiro;
    • contratar músicos e arranjadores;
    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • pesquisar temáticas;
    • demonstrar paciência;
    • construir mapa de produção;
    • contratar equipamentos;


    Setores que mais contratam Produtor de som (rádio) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Produção de filmes para publicidade
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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