Salário para o cargo de Produtor de som (rádio)
CBO 2621-15 > Produtores artísticos e culturais

Produtor de som (rádio) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor de som (rádio)

Um Produtor de som (rádio) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.202,94 e R$ 6.344,88, com a média salarial de R$ 2.439,93 e o salário mediana em R$ 1.750,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor de som (rádio)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.439,93 29.279,12 609,98 12,99
1º Quartil 1.202,94 14.435,27 300,73 6,41
Salário Mediana 1.750,00 21.000,00 437,50 9,32
3º Quartil 4.838,88 58.066,51 1.209,72 25,77
Teto Salarial 6.344,88 76.138,55 1.586,22 33,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.798 - 12.866 4.839,30 1.797,53 3.500,00 10.622,27 12.866,02
Porto Alegre - RS 1.523 - 3.914 2.138,10 1.523,46 1.708,77 3.231,52 3.914,12
Curitiba - PR 1.237 - 4.732 2.090,82 1.237,37 1.695,00 3.906,89 4.732,14
Rio de Janeiro - RJ 1.989 - 5.208 3.172,73 1.988,80 2.560,01 4.300,00 5.208,29
Florianópolis - SC 4.376 - 10.469 6.260,81 4.376,22 5.664,60 8.642,99 10.468,65
Fortaleza - CE 1.331 - 2.389 1.508,83 1.331,34 1.354,25 1.972,61 2.389,28
Belo Horizonte - MG 1.536 - 4.970 2.430,20 1.535,63 2.151,58 4.102,90 4.969,55
Sorocaba - SP 1.428 - 4.561 2.876,43 1.428,00 2.767,00 3.766,00 4.561,49
Tubarão - SC 1.150 - 2.544 1.608,00 1.150,00 1.718,00 2.100,00 2.543,58
Teresina - PI 1.500 - 2.447 1.753,33 1.500,00 1.740,00 2.020,00 2.446,68
Cuiabá - MT 1.500 - 3.058 1.944,88 1.500,00 2.000,00 2.524,40 3.057,63
Londrina - PR 1.470 - 3.257 1.963,43 1.470,00 1.763,98 2.689,00 3.257,00
Bento Goncalves - RS 1.362 - 1.649 1.361,80 1.361,80 1.361,80 1.361,80 1.649,45


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.567 - 9.592 3.610,01 1.566,68 2.300,50 7.919,30 9.592,09
Rio Grande do Sul 1.190 - 3.301 1.716,98 1.189,64 1.428,38 2.725,18 3.300,82
Santa Catarina 1.197 - 8.148 2.937,64 1.197,17 1.765,00 6.727,25 8.148,25
Paraná 1.305 - 5.212 2.469,04 1.305,37 2.000,00 4.303,36 5.212,36
Minas Gerais 1.076 - 3.646 1.815,55 1.075,57 1.500,00 3.010,04 3.645,85
Rio de Janeiro 1.989 - 5.208 3.172,73 1.988,80 2.560,01 4.300,00 5.208,29
Bahia 1.131 - 3.060 1.682,42 1.130,50 1.684,07 2.526,38 3.060,02
Goiás 1.074 - 3.779 1.719,44 1.074,17 1.361,00 3.120,37 3.779,48
Mato Grosso 1.273 - 3.043 1.952,02 1.272,50 2.000,00 2.512,20 3.042,85
Rondônia 1.087 - 1.904 1.263,87 1.086,50 1.217,97 1.571,98 1.904,03
Ceará 1.331 - 2.389 1.508,83 1.331,34 1.354,25 1.972,61 2.389,28
Piauí 1.095 - 2.447 1.659,29 1.095,00 1.600,00 2.020,00 2.446,68
Sergipe 1.539 - 4.947 2.289,24 1.538,87 1.806,31 4.084,00 4.946,66


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor de som (rádio)

Produtores artísticos e culturais devem:

  • comunicar-se;
  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • finalizar produção;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;

  • Atividades

    • criar roteiro;
    • analisar qualidade do produto final;
    • definir identidade visual do projeto;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • orçar projeto;
    • editar áudio;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • gerenciar cronograma;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • organizar ensaios;
    • acompanhar ensaios;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • contratar elenco;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • masterizar áudio;
    • contratar equipe técnica;
    • demonstrar proatividade;
    • contratar equipamentos;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • contratar músicos e arranjadores;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • selecionar repertório;
    • adequar propostas aos recursos;
    • definir fluxograma financeiro;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • construir mapa de produção;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • editar vídeo;
    • dialogar com equipes artísticas;
    • definir cronogramas;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • estudar roteiro;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • definir equipe técnica;
    • adequar conteúdo;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • definir temática;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • demonstrar criatividade;
    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • demonstrar paciência;
    • pesquisar temáticas;
    • montar produto final em mídias;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • criar repertório;
    • contratar locações;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • controlar execução financeira;
    • saldar débitos;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • identificar público-alvo;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • mixar áudio;
    • pesquisar tendências;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • elaborar relatórios;
    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • gerar animações;
    • distribuir tarefas;


    Setores que mais contratam Produtor de som (rádio) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Produção de filmes para publicidade
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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