Salário para o cargo de Produtor de som (rádio)
CBO 2621-15 > Produtores artísticos e culturais

Produtor de som (rádio) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor de som (rádio)

Um Produtor de som (rádio) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.202,94 e R$ 6.344,88, com a média salarial de R$ 2.439,93 e o salário mediana em R$ 1.750,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor de som (rádio)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.439,93 29.279,12 609,98 12,99
1º Quartil 1.202,94 14.435,27 300,73 6,41
Salário Mediana 1.750,00 21.000,00 437,50 9,32
3º Quartil 4.838,88 58.066,51 1.209,72 25,77
Teto Salarial 6.344,88 76.138,55 1.586,22 33,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.798 - 12.866 4.839,30 1.797,53 3.500,00 10.622,27 12.866,02
Porto Alegre - RS 1.523 - 3.914 2.138,10 1.523,46 1.708,77 3.231,52 3.914,12
Curitiba - PR 1.237 - 4.732 2.090,82 1.237,37 1.695,00 3.906,89 4.732,14
Rio de Janeiro - RJ 1.989 - 5.208 3.172,73 1.988,80 2.560,01 4.300,00 5.208,29
Florianópolis - SC 4.376 - 10.469 6.260,81 4.376,22 5.664,60 8.642,99 10.468,65
Fortaleza - CE 1.331 - 2.389 1.508,83 1.331,34 1.354,25 1.972,61 2.389,28
Belo Horizonte - MG 1.536 - 4.970 2.430,20 1.535,63 2.151,58 4.102,90 4.969,55
Sorocaba - SP 1.428 - 4.561 2.876,43 1.428,00 2.767,00 3.766,00 4.561,49
Tubarão - SC 1.150 - 2.544 1.608,00 1.150,00 1.718,00 2.100,00 2.543,58
Teresina - PI 1.500 - 2.447 1.753,33 1.500,00 1.740,00 2.020,00 2.446,68
Cuiabá - MT 1.500 - 3.058 1.944,88 1.500,00 2.000,00 2.524,40 3.057,63
Londrina - PR 1.470 - 3.257 1.963,43 1.470,00 1.763,98 2.689,00 3.257,00
Bento Goncalves - RS 1.362 - 1.649 1.361,80 1.361,80 1.361,80 1.361,80 1.649,45


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.567 - 9.592 3.610,01 1.566,68 2.300,50 7.919,30 9.592,09
Rio Grande do Sul 1.190 - 3.301 1.716,98 1.189,64 1.428,38 2.725,18 3.300,82
Santa Catarina 1.197 - 8.148 2.937,64 1.197,17 1.765,00 6.727,25 8.148,25
Paraná 1.305 - 5.212 2.469,04 1.305,37 2.000,00 4.303,36 5.212,36
Minas Gerais 1.076 - 3.646 1.815,55 1.075,57 1.500,00 3.010,04 3.645,85
Rio de Janeiro 1.989 - 5.208 3.172,73 1.988,80 2.560,01 4.300,00 5.208,29
Bahia 1.131 - 3.060 1.682,42 1.130,50 1.684,07 2.526,38 3.060,02
Mato Grosso 1.273 - 3.043 1.952,02 1.272,50 2.000,00 2.512,20 3.042,85
Goiás 1.074 - 3.779 1.719,44 1.074,17 1.361,00 3.120,37 3.779,48
Rondônia 1.087 - 1.904 1.263,87 1.086,50 1.217,97 1.571,98 1.904,03
Ceará 1.331 - 2.389 1.508,83 1.331,34 1.354,25 1.972,61 2.389,28
Piauí 1.095 - 2.447 1.659,29 1.095,00 1.600,00 2.020,00 2.446,68
Sergipe 1.539 - 4.947 2.289,24 1.538,87 1.806,31 4.084,00 4.946,66


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor de som (rádio)

Produtores artísticos e culturais devem:

  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • finalizar produção;
  • comunicar-se;
  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • definir fluxograma financeiro;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • definir temática;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • analisar qualidade do produto final;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • editar vídeo;
    • definir cronogramas;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • estudar roteiro;
    • administrar conflitos;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • gerar animações;
    • editar áudio;
    • organizar ensaios;
    • dialogar com equipes artísticas;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • masterizar áudio;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • contratar locações;
    • contratar elenco;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • criar repertório;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • demonstrar criatividade;
    • mixar áudio;
    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • definir identidade visual do projeto;
    • acompanhar ensaios;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • pesquisar temáticas;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • contratar equipamentos;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • pesquisar tendências;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • elaborar relatórios;
    • contratar músicos e arranjadores;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • criar roteiro;
    • controlar execução financeira;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • adequar propostas aos recursos;
    • construir mapa de produção;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • selecionar repertório;
    • adequar conteúdo;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • distribuir tarefas;
    • gerenciar cronograma;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • montar produto final em mídias;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • identificar público-alvo;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • saldar débitos;
    • orçar projeto;
    • definir equipe técnica;
    • demonstrar proatividade;
    • contratar equipe técnica;
    • demonstrar flexibilidade;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;

    Setores que mais contratam Produtor de som (rádio) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Agências de publicidade
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Produção musical
    • Produção de filmes para publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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