Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Capitão de longo curso
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Inspetor naval
- Segundo oficial de náutica
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Primeiro oficial de náutica
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Inspetor de terminal
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Agente de manobra e docagem
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (comandante)
Oficiais de convés devem:
- administrar pessoal;
- coordenar manutenção de bordo;
- navegar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar inspeção naval a bordo;
- qualificar pessoal;
- gerenciar material de bordo;
- gerenciar operações;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- operar cargas;
Atividades
- coordenar equipe de resgate;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- realizar comunicação de bordo;
- verificar peação da carga;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- definir área segura para trabalho;
- coordenar operações de resgate;
- conferir certificação da embarcação;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- trabalhar em equipe;
- avaliar o preparo da tripulação;
- demonstrar capacidade de negociação;
- elaborar conteúdo programático;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- demonstrar comportamento proativo;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- consultar legislação;
- acionar plano de contingência;
- controlar rancho;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- discriminar cores;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- controlar medicamento de bordo;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- ministrar aulas de formação profissional;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- controlar planos de bordo;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- coordenar reuniões de segurança;
- testar equipamentos de salvatagem;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- operar equipamentos de navegação;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- acionar plano de emergência;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- demonstrar liderança;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- coordenar operação de controle à poluição;
- supervisionar equipe de hotelaria;
- controlar atmosfera do tanque;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- demonstrar raciocínio sintético;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- elaborar o plano para reboque;
- ministrar treinamento a bordo;
- ministrar treinamento em terra;
- demonstrar criatividade;
- manobrar a embarcação;
- inspecionar equipamentos de convés;
- avaliar as condições para amarração;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- supervisionar equipe de convés;
- controlar certificação da tripulação;
- controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- operar o sistema de lastro;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- efetuar auditorias internas;
- supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- supervisionar operações de carga e descarga;
- efetuar os registros pertinentes;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- testar equipamentos de segurança;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- inspecionar as condições de segurança;
- verificar marcação das cargas;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- elaborar apresentações;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- avaliar as condições de calado;
- demonstrar raciocínio matemático;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- supervisionar equipe de lastro;
- coordenar operações de reboque;
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- coordenar postos de emergência;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- trabalhar sob pressão;
- controlar material de passadiço;
- controlar temperatura dos tanques;
- avaliar as condições de atracação;
- avaliar as condições para desatracação;
- operar guincho de reboque;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- supervisionar o sms;
- controlar material de custeio;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- demonstrar raciocínio analítico;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- proferir palestras;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- emitir permissão para trabalho;
- discriminar sons e ruídos;
- realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- conferir certificação da tripulação;
- elaborar material didático;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- transportar passageiros;
- controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- realizar o plano de viagem;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- tomar decisões;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- avaliar as condições meteorológicas;
- aplicar legislação;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- conduzir embarcação de salvamento;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- demonstrar percepção espacial;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- fiscalizar o uso de epi;
- demonstrar percepção cinemática;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- controlar material de combate à poluição;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- preparar a unidade para reboque;
- supervisionar seção de câmara;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- avaliar as condições para desamarração;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- orientar a navegação;
Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (comandante) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Transporte por navegação interior de carga, municipal
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Operações de terminais
- Navegação de apoio portuário
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Outros transportes aquaviários
- Organização logística do transporte de carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de longo curso - carga
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Serviços de engenharia
- Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes