Quanto ganha um Primeiro oficial de náutica (comandante)
Um Primeiro oficial de náutica (comandante) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.688,13 e R$ 18.454,67, com a média salarial de R$ 8.077,03 e o salário mediana em R$ 7.840,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 8.077,03 | 96.924,39 | 2.019,26 | 37,69 |
1º Quartil | 3.688,13 | 44.257,55 | 922,03 | 17,21 |
Salário Mediana | 7.840,00 | 94.080,00 | 1.960,00 | 36,59 |
3º Quartil | 14.074,32 | 168.891,80 | 3.518,58 | 65,68 |
Teto Salarial | 18.454,67 | 221.456,00 | 4.613,67 | 86,12 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Primeiro oficial de náutica
- Imediato da marinha mercante
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Comandante da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Capitão de longo curso (imediato)
- Inspetor naval
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Prático de portos da marinha mercante
- Capitão de longo curso
- Segundo oficial de náutica
- Capitão de longo curso (comandante)
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 4.356 - 19.081 | 9.434,01 | 4.355,62 | 7.982,31 | 15.753,42 | 19.081,02 |
Macaé - RJ | 5.738 - 16.816 | 9.839,87 | 5.738,25 | 10.463,00 | 13.883,64 | 16.816,28 |
Manaus - AM | 1.805 - 4.105 | 2.208,19 | 1.805,23 | 1.819,00 | 3.389,45 | 4.105,40 |
Porto Velho - RO | 9.510 - 11.904 | 9.583,31 | 9.510,00 | 9.510,00 | 9.827,66 | 11.903,56 |
São Simão - GO | 3.837 - 17.513 | 10.023,45 | 3.837,00 | 13.838,00 | 14.459,00 | 17.513,17 |
Belém - PA | 1.863 - 14.168 | 5.448,90 | 1.863,00 | 1.881,00 | 11.697,00 | 14.167,76 |
Rio das Ostras - RJ | 10.175 - 18.561 | 12.233,25 | 10.175,42 | 12.127,00 | 15.324,50 | 18.561,49 |
Barueri - SP | 3.593 - 6.646 | 4.038,59 | 3.593,00 | 3.593,00 | 5.486,75 | 6.645,72 |
São Luís - MA | 2.037 - 14.472 | 5.516,82 | 2.036,50 | 2.746,00 | 11.948,50 | 14.472,38 |
São João da Barra - RJ | 9.991 - 15.563 | 11.601,23 | 9.991,09 | 11.070,00 | 12.849,00 | 15.563,09 |
São Gonçalo - RJ | 27.344 - 39.711 | 31.262,62 | 27.343,67 | 32.786,00 | 32.786,00 | 39.711,39 |
São Paulo - SP | 3.158 - 12.053 | 6.777,75 | 3.158,00 | 7.001,00 | 9.951,00 | 12.052,95 |
Niterói - RJ | 1.770 - 13.258 | 7.062,10 | 1.769,50 | 9.620,00 | 10.945,50 | 13.257,52 |
Barcarena - PA | 2.400 - 5.130 | 3.404,71 | 2.400,00 | 3.308,00 | 4.235,00 | 5.129,56 |
Itacoatiara - AM | 2.685 - 3.741 | 2.800,19 | 2.685,00 | 2.685,00 | 3.088,30 | 3.740,64 |
Natal - RN | 2.600 - 4.324 | 2.765,67 | 2.600,00 | 2.600,00 | 3.570,00 | 4.324,09 |
Corumbá - MS | 2.300 - 6.243 | 4.333,60 | 2.300,00 | 5.154,00 | 5.154,00 | 6.242,68 |
Itaguaí - RJ | 13.402 - 17.159 | 13.555,00 | 13.402,00 | 13.402,00 | 14.167,00 | 17.159,50 |
Porto do Mangue - RN | 4.000 - 4.845 | 4.000,00 | 4.000,00 | 4.000,00 | 4.000,00 | 4.844,92 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro | 4.838 - 21.558 | 10.620,00 | 4.837,62 | 10.463,00 | 17.798,40 | 21.557,95 |
Amazonas | 1.806 - 4.328 | 2.254,40 | 1.806,38 | 1.819,00 | 3.572,89 | 4.327,59 |
São Paulo | 2.783 - 10.559 | 5.036,75 | 2.782,70 | 3.593,00 | 8.717,40 | 10.558,78 |
Rondônia | 9.510 - 11.904 | 9.583,31 | 9.510,00 | 9.510,00 | 9.827,66 | 11.903,56 |
Pará | 1.841 - 12.638 | 4.709,78 | 1.841,22 | 2.629,00 | 10.433,67 | 12.637,57 |
Goiás | 3.837 - 17.421 | 9.472,05 | 3.837,00 | 13.838,00 | 14.383,25 | 17.421,42 |
Maranhão | 2.037 - 14.472 | 5.516,82 | 2.036,50 | 2.746,00 | 11.948,50 | 14.472,38 |
Rio Grande do Norte | 2.600 - 4.845 | 3.315,27 | 2.600,00 | 3.252,48 | 4.000,00 | 4.844,92 |
Santa Catarina | 3.578 - 17.159 | 11.317,98 | 3.578,00 | 13.317,00 | 14.167,00 | 17.159,50 |
Bahia | 1.610 - 2.140 | 1.700,07 | 1.610,00 | 1.746,00 | 1.767,00 | 2.140,24 |
Mato Grosso do Sul | 2.300 - 6.243 | 4.333,60 | 2.300,00 | 5.154,00 | 5.154,00 | 6.242,68 |
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (comandante)
Oficiais de convés devem:
Atividades
- demonstrar raciocínio matemático;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- discriminar sons e ruídos;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- avaliar as condições para desatracação;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- consultar legislação;
- supervisionar equipe de hotelaria;
- coordenar operações de reboque;
- controlar certificação da tripulação;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- elaborar material didático;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- demonstrar raciocínio sintético;
- coordenar operações de resgate;
- supervisionar equipe de lastro;
- demonstrar capacidade de negociação;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- coordenar operação de controle à poluição;
- controlar medicamento de bordo;
- controlar material de passadiço;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- operar o sistema de lastro;
- inspecionar equipamentos de convés;
- controlar material de diques e comportas;
- controlar planos de bordo;
- operar cobertas de cargas;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- coordenar equipe de amarração;
- controlar material de combate à poluição;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- controlar epi e epc;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- avaliar as condições de calado;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- supervisionar o preparo do berço de diques;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- avaliar as condições para desamarração;
- operar tampas de escotilha;
- conduzir embarcação de salvamento;
- controlar temperatura dos tanques;
- demonstrar raciocínio analítico;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- coordenar postos de emergência;
- verificar peação da carga;
- supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- proferir palestras;
- ministrar aulas de formação profissional;
- supervisionar equipe de manutenção offshore;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- supervisionar equipe de convés;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- fiscalizar o uso de epi;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- coordenar reuniões de segurança;
- controlar rancho;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- testar equipamentos de salvatagem;
- supervisionar seção de câmara;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- ministrar treinamento em terra;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- discriminar cores;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- avaliar as condições de atracação;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- trabalhar em equipe;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- demonstrar percepção espacial;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- orientar a entrada de diques e ou comportas;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- efetuar os registros pertinentes;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- acionar plano de emergência;
- preparar a unidade para reboque;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- manobrar a embarcação;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- controlar material de custeio;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- realizar comunicação de bordo;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- manusear cargas a bordo;
- operar equipamentos de navegação;
- coordenar equipe de resgate;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- coordenar as embarcações de apoio;
- ministrar treinamento a bordo;
- verificar marcação das cargas;
- trabalhar sob pressão;
- conferir certificação de equipamentos;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- elaborar conteúdo programático;
- efetuar auditorias internas;
- emitir permissão para trabalho;
- conferir certificação da embarcação;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- coordenar operações de manutenção offshore;
- orientar a navegação;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- demonstrar comportamento proativo;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar liderança;
- demonstrar percepção cinemática;
- conferir certificação da tripulação;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- operar rampas de cargas;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- realizar o plano de viagem;
- avaliar as condições para amarração;
- transportar passageiros;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- aplicar legislação;
- coordenar embarcações de manuseio de espias;
- realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- testar equipamentos de segurança;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- operar rampas de acesso;
- avaliar o preparo da tripulação;
- controlar atmosfera do tanque;
- elaborar apresentações;
- inspecionar as condições de segurança;
- elaborar o plano para reboque;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- supervisionar o sms;
- supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- avaliar as condições meteorológicas;
- supervisionar equipe de apoio à docagem;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- tomar decisões;
- definir área segura para trabalho;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- operar guincho de reboque;
- acionar plano de contingência;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- verificar compatibilidade de cargas;
- demonstrar criatividade;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
- realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (comandante) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Transporte por navegação interior de carga, municipal, exceto travessia
- Navegação de apoio portuário
- Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br