Salário para o cargo de Primeiro oficial de náutica (comandante)
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Primeiro oficial de náutica (comandante) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (comandante)

Oficiais de convés devem:

  • coordenar manutenção de bordo;
  • gerenciar material de bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar cargas;
  • navegar com segurança;
  • gerenciar operações;
  • administrar pessoal;
  • qualificar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);

Atividades

  • supervisionar equipe de convés;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • controlar material de passadiço;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • elaborar conteúdo programático;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • discriminar sons e ruídos;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • fiscalizar o uso de epi;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • trabalhar sob pressão;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • verificar marcação das cargas;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • avaliar as condições de atracação;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • elaborar apresentações;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • elaborar o plano para reboque;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • discriminar cores;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • consultar legislação;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • verificar peação da carga;
  • controlar certificação da tripulação;
  • realizar comunicação de bordo;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • preparar a unidade para reboque;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • controlar medicamento de bordo;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • controlar material de combate à poluição;
  • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
  • elaborar material didático;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • operar equipamentos de navegação;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • transportar passageiros;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • efetuar auditorias internas;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • ministrar treinamento em terra;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • acionar plano de contingência;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • coordenar postos de emergência;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • supervisionar equipe de hotelaria;
  • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • controlar rancho;
  • proferir palestras;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • realizar o plano de viagem;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar percepção espacial;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • trabalhar em equipe;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • operar o sistema de lastro;
  • coordenar operações de resgate;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • coordenar operações de reboque;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • operar guincho de reboque;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • conferir certificação da embarcação;
  • tomar decisões;
  • manobrar a embarcação;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • supervisionar o sms;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • conferir certificação da tripulação;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • controlar material de custeio;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • aplicar legislação;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • avaliar as condições de calado;
  • supervisionar equipe de lastro;
  • avaliar as condições para amarração;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • controlar planos de bordo;
  • acionar plano de emergência;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
  • orientar a navegação;
  • demonstrar criatividade;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • testar equipamentos de segurança;
  • emitir permissão para trabalho;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • coordenar equipe de resgate;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • definir área segura para trabalho;
  • supervisionar seção de câmara;


Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (comandante) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Transporte por navegação interior de carga, municipal
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Operações de terminais
  • Navegação de apoio portuário
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Outros transportes aquaviários
  • Organização logística do transporte de carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços de engenharia
  • Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes




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