Salário para o cargo de Prático de portos da marinha mercante
CBO 2151-45 > Oficiais de convés

Prático de portos da marinha mercante - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Prático de portos da marinha mercante

Um Prático de portos da marinha mercante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.406,00 e R$ 39.205,78, com a média salarial de R$ 18.595,08 e o salário mediana em R$ 29.900,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Prático de portos da marinha mercante

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 18.595,08 223.140,92 4.648,77 93,33
1º Quartil 5.406,00 64.872,00 1.351,50 27,13
Salário Mediana 29.900,00 358.800,00 7.475,00 150,08
3º Quartil 29.900,00 358.800,00 7.475,00 150,08
Teto Salarial 39.205,78 470.469,32 9.801,44 196,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 29.900 - 36.216 29.900,00 29.900,00 29.900,00 29.900,00 36.215,78


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 29.900 - 36.216 29.900,00 29.900,00 29.900,00 29.900,00 36.215,78


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Prático de portos da marinha mercante

Oficiais de convés devem:

  • operar cargas;
  • gerenciar operações;
  • qualificar pessoal;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • navegar com segurança;
  • gerenciar material de bordo;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);

  • Atividades

    • avaliar as condições para desamarração;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • operar tampas de escotilha;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • acionar plano de contingência;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • operar o sistema de lastro;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • operar cobertas de cargas;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • supervisionar o sms;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • manusear cargas a bordo;
    • emitir permissão para trabalho;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • testar equipamentos de segurança;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • coordenar operações de resgate;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • controlar material de passadiço;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • conferir certificação da embarcação;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • trabalhar sob pressão;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • supervisionar equipe de lastro;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • discriminar sons e ruídos;
    • elaborar material didático;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • elaborar o plano para reboque;
    • operar guincho de reboque;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • consultar legislação;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • acionar plano de emergência;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • supervisionar equipe de convés;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • coordenar equipe de amarração;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • controlar rancho;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • avaliar as condições para amarração;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • operar rampas de acesso;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • realizar o plano de viagem;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • coordenar equipe de resgate;
    • controlar planos de bordo;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • operar equipamentos de navegação;
    • conferir certificação da tripulação;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • aplicar legislação;
    • avaliar as condições de atracação;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • manobrar a embarcação;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • coordenar postos de emergência;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • trabalhar em equipe;
    • discriminar cores;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • controlar material de custeio;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar epi e epc;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • controlar material de combate à poluição;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • transportar passageiros;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • elaborar conteúdo programático;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • verificar peação da carga;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • controlar certificação da tripulação;
    • tomar decisões;
    • preparar a unidade para reboque;
    • elaborar apresentações;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • demonstrar liderança;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • definir área segura para trabalho;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • demonstrar criatividade;
    • avaliar as condições de calado;
    • proferir palestras;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • verificar marcação das cargas;
    • coordenar operações de reboque;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • efetuar auditorias internas;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • demonstrar percepção espacial;
    • operar rampas de cargas;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • realizar comunicação de bordo;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • supervisionar seção de câmara;
    • ministrar treinamento em terra;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • controlar material de diques e comportas;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • controlar medicamento de bordo;
    • orientar a navegação;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;


    Setores que mais contratam Prático de portos da marinha mercante no mercado de trabalho

    • Atividades de organizações sindicais
    • Comércio varejista de bebidas
    • Agências de viagens
    • Preparação e fiação de fibras têxteis naturais, exceto algodão




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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