Quanto ganha um Prático de portos da marinha mercante
Um Prático de portos da marinha mercante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.406,00 e R$ 39.205,78, com a média salarial de R$ 18.595,08 e o salário mediana em R$ 29.900,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 18.595,08 | 223.140,92 | 4.648,77 | 93,33 |
1º Quartil | 5.406,00 | 64.872,00 | 1.351,50 | 27,13 |
Salário Mediana | 29.900,00 | 358.800,00 | 7.475,00 | 150,08 |
3º Quartil | 29.900,00 | 358.800,00 | 7.475,00 | 150,08 |
Teto Salarial | 39.205,78 | 470.469,32 | 9.801,44 | 196,79 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Segundo oficial de náutica
- Vistoriador naval
- Inspetor de terminal
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Imediato da marinha mercante
- Agente de manobra e docagem
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Capitão de cabotagem
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 29.900 - 36.216 | 29.900,00 | 29.900,00 | 29.900,00 | 29.900,00 | 36.215,78 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 29.900 - 36.216 | 29.900,00 | 29.900,00 | 29.900,00 | 29.900,00 | 36.215,78 |
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Prático de portos da marinha mercante
Oficiais de convés devem:
Atividades
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar as condições de atracação;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- verificar marcação das cargas;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- supervisionar equipe de apoio à docagem;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- controlar epi e epc;
- coordenar equipe de amarração;
- supervisionar equipe de lastro;
- transportar passageiros;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- preparar a unidade para reboque;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- avaliar as condições meteorológicas;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- demonstrar raciocínio sintético;
- emitir permissão para trabalho;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- aplicar legislação;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- elaborar o plano para reboque;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
- avaliar as condições para amarração;
- trabalhar sob pressão;
- operar rampas de cargas;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- operar tampas de escotilha;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- efetuar auditorias internas;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- avaliar o preparo da tripulação;
- discriminar sons e ruídos;
- controlar atmosfera do tanque;
- proferir palestras;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- controlar planos de bordo;
- manobrar a embarcação;
- acionar plano de contingência;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- testar equipamentos de segurança;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- conferir certificação da embarcação;
- coordenar equipe de resgate;
- controlar material de custeio;
- supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- elaborar planos de carregamento descarga;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- discriminar cores;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- coordenar operações de manutenção offshore;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- operar guincho de reboque;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- demonstrar capacidade de negociação;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- efetuar os registros pertinentes;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- demonstrar raciocínio matemático;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- consultar legislação;
- realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- conduzir embarcação de salvamento;
- operar cobertas de cargas;
- avaliar as condições de calado;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- operar equipamentos de navegação;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- verificar peação da carga;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- coordenar as embarcações de apoio;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- conferir certificação de equipamentos;
- orientar a entrada de diques e ou comportas;
- fiscalizar o uso de epi;
- supervisionar o sms;
- controlar material de combate à poluição;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- inspecionar as condições de segurança;
- controlar rancho;
- demonstrar criatividade;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- coordenar operações de resgate;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- testar equipamentos de salvatagem;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
- avaliar as condições para desatracação;
- operar rampas de acesso;
- emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- tomar decisões;
- realizar o plano de viagem;
- avaliar as condições para desamarração;
- realizar comunicação de bordo;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- definir área segura para trabalho;
- inspecionar equipamentos de convés;
- demonstrar comportamento proativo;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- controlar medicamento de bordo;
- ministrar treinamento a bordo;
- conferir certificação da tripulação;
- controlar material de passadiço;
- coordenar postos de emergência;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- coordenar embarcações de manuseio de espias;
- coordenar operações de reboque;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- manusear cargas a bordo;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- demonstrar liderança;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- coordenar reuniões de segurança;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- elaborar conteúdo programático;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- acionar plano de emergência;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar percepção espacial;
- ministrar aulas de formação profissional;
- supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
- supervisionar equipe de hotelaria;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- coordenar operação de controle à poluição;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- orientar a navegação;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- ministrar treinamento em terra;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- supervisionar seção de câmara;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- verificar compatibilidade de cargas;
- controlar material de diques e comportas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- operar o sistema de lastro;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- elaborar material didático;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- demonstrar raciocínio analítico;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- supervisionar equipe de convés;
- controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- supervisionar o preparo do berço de diques;
- controlar certificação da tripulação;
- realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
- elaborar apresentações;
- controlar temperatura dos tanques;
- demonstrar percepção cinemática;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- supervisionar equipe de manutenção offshore;
Setores que mais contratam Prático de portos da marinha mercante no mercado de trabalho
- Atividades de organizações sindicais
- Comércio varejista de bebidas
- Agências de viagens
- Preparação e fiação de fibras têxteis naturais, exceto algodão
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br