Salário para o cargo de Operador de trem de metrô
CBO 7826-05 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de trem de metrô - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de trem de metrô

Um Operador de trem de metrô trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.142,64 e R$ 8.166,33, com a média salarial de R$ 4.253,57 e o salário mediana em R$ 3.579,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de trem de metrô

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.253,57 51.042,89 1.063,39 20,84
1º Quartil 3.142,64 37.711,65 785,66 15,39
Salário Mediana 3.579,00 42.948,00 894,75 17,53
3º Quartil 6.227,99 74.735,88 1.557,00 30,51
Teto Salarial 8.166,33 97.995,93 2.041,58 40,00


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Osasco - SP 3.427 - 4.533 3.519,33 3.427,06 3.428,00 3.742,42 4.532,93
São Paulo - SP 3.049 - 7.706 5.056,99 3.049,19 6.203,00 6.361,81 7.705,62
Belo Horizonte - MG 3.569 - 9.615 5.228,71 3.569,43 4.969,00 7.938,14 9.614,92
Salvador - BA 2.045 - 4.533 2.807,87 2.045,43 2.185,00 3.742,71 4.533,29
Rio de Janeiro - RJ 2.068 - 3.886 2.616,81 2.067,50 2.683,00 3.208,67 3.886,43
Porto Alegre - RS 4.015 - 5.957 4.480,62 4.015,00 4.369,00 4.918,12 5.956,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.228 - 7.541 4.166,12 3.227,70 3.428,00 6.226,07 7.541,21
Minas Gerais 3.569 - 9.615 5.228,71 3.569,43 4.969,00 7.938,14 9.614,92
Bahia 2.003 - 4.487 2.751,27 2.003,13 2.185,00 3.704,88 4.487,46
Rio de Janeiro 1.953 - 3.886 2.586,52 1.953,00 2.683,00 3.208,67 3.886,43
Rio Grande do Sul 3.558 - 5.957 4.257,73 3.558,00 4.242,00 4.918,12 5.956,97


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de trem de metrô

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • transportar passageiros;
  • transportar cargas;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • operar teleférico;
  • trabalhar com segurança;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • vistoriar teleférico;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • monitorar painel de controle;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • acionar teleférico;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • anunciar mensagens;
    • vistoriar fio de curso;
    • manobrar para lavagem;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • solicitar reboque;
    • preencher livro de bordo;
    • demonstrar iniciativa;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • cumprir tempo de percurso;
    • manobrar para testes operacionais;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • demonstrar segurança;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • cumprir tempo de parada;
    • vistoriar embuchamento;
    • vistoriar contra-pino;
    • testar freio de reversão e automático;
    • observar condições de via;
    • preencher relatório de viagem;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • uniformizar-se;
    • informar nome das estações;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • preparar trem para reboque;
    • treinar funcionários;
    • vistoriar cadeiras;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • verificar controle de falhas;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • liberar o freio;
    • demonstrar acuidade visual;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • acionar buzina;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • manter farol aceso;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • recolher veículo;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • solicitar prefixo do trem;
    • efetuar reboque;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • estacionar para limpeza;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • solicitar equipe de segurança;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • obedecer sinais de manobra;
    • evacuar veículo;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • prestar informações ao usuário;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • vistoriar roldanas;
    • demonstrar autocontrole;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • aperfeiçoar-se;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • conferir a formação da composição;
    • repor equipamento de segurança;
    • cumprir paradas programadas;
    • anunciar energização do veículo;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • estacionar em local predeterminado;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • demonstrar responsabilidade;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • observar perfil de via;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • solicitar manutenção;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • vistoriar cabos de aço;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • desligar o veículo;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • manobrar para manutenção;
    • verificar livro de bordo;
    • vistoriar morsas;
    • verificar vazamentos de carga;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • vistoriar freio manual;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • solicitar desenergização da via;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • verificar condições de limpeza;
    • comunicar-se com clareza;
    • conferir limite de tração;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • cumprir horários;
    • separar vagões por destino;
    • obedecer sinalização de via;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • ligar o veículo;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • demonstrar assiduidade;
    • conferir documentação da carga;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • informar posicionamento;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • trabalhar em equipe;
    • testar sistema de comunicação;
    • confirmar destino;
    • acionar gerador de energia;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • inspecionar alavanca;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • demonstrar percepção;
    • solicitar interdição da via;
    • remover vagões avariados;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • comunicar entrada na via;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • testar sistema de portas;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • acatar instruções via rádio;
    • solucionar pequenas falhas;
    • prestar primeiros-socorros;


    Setores que mais contratam Operador de trem de metrô no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Transporte metroviário
    • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Operadores turísticos
    • Criação de bovinos para corte
    • Outras obras de engenharia civil




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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