Salário para o cargo de Operador de trem de metrô
CBO 7826-05 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de trem de metrô - Descrição, atividades e funções do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de trem de metrô

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • demonstrar competências pessoais;
  • trabalhar com segurança;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • operar teleférico;
  • transportar cargas;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • vistoriar teleférico;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • transportar passageiros;

Atividades

  • verificar controle de falhas;
  • informar situação de risco ao longo da via;
  • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
  • informar nome das estações;
  • inspecionar equipamentos de bordo;
  • demonstrar capacidade de assimilação;
  • manobrar para manutenção de via permanente;
  • liberar o freio;
  • acatar instruções via rádio;
  • evacuar veículo;
  • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
  • acionar buzina;
  • aperfeiçoar-se;
  • concentrar-se nas suas atribuições;
  • cumprir horários;
  • demonstrar iniciativa;
  • estacionar para limpeza;
  • testar sistemas elétrico e pneumático;
  • solicitar reboque;
  • verificar dispositivos de segurança;
  • vistoriar sistema de comunicação visual;
  • monitorar equipamentos de bordo;
  • conduzir veículo para a via principal;
  • acionar freio de emergência em situação de risco;
  • testar sistema de comunicação;
  • demonstrar segurança;
  • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
  • demonstrar firmeza nas decisões;
  • obedecer sinalização de via;
  • uniformizar-se;
  • solicitar desenergização da via;
  • posicionar vagão para carga e descarga;
  • demonstrar responsabilidade;
  • informar ocorrências com o usuário;
  • treinar funcionários;
  • solicitar manutenção;
  • demonstrar assiduidade;
  • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
  • aplicar freio de estacionamento e calços;
  • prestar primeiros-socorros;
  • cumprir paradas programadas;
  • trabalhar em equipe;
  • conduzir usuário na passagem de emergência;
  • confirmar destino;
  • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
  • detectar falhas de equipamentos;
  • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
  • comunicar entrada na via;
  • operar aparelho de mudança de via (amv);
  • observar condições de via;
  • comunicar ocorrências externas ao sistema;
  • prestar informações ao usuário;
  • controlar abertura e fechamento das portas;
  • demonstrar autocontrole;
  • estacionar em local predeterminado;
  • manobrar para lavagem;
  • combater incêndios em casos de emergência;
  • solicitar resgate de passageiros;
  • zelar pelos equipamentos de trabalho;
  • emitir relatório de ocorrência;
  • recolher veículo;
  • desligar o veículo;
  • preencher relatório de quilometragem;
  • obedecer sinais de manobra;
  • manobrar para manutenção;
  • obedecer velocidade máxima autorizada;
  • preencher relatório de bilhetes e malotes;
  • demonstrar rapidez de raciocínio;
  • usar equipamentos de proteção individual (epi);
  • preencher relatório de viagem;
  • manter farol aceso;
  • ligar o veículo;
  • cumprir tempo de percurso;
  • solicitar prefixo do trem;
  • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
  • observar perfil de via;
  • conferir a formação da composição;
  • demonstrar acuidade visual;
  • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
  • anunciar mensagens;
  • cumprir tempo de parada;
  • engatar locomotivas e vagões na composição;
  • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
  • repor equipamento de segurança;
  • movimentar o veículo na modalidade automática;
  • informar posicionamento;
  • testar sistema de portas;
  • solucionar pequenas falhas;
  • comunicar-se com clareza;
  • solicitar equipe de segurança;
  • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
  • movimentar o veículo na modalidade manual;
  • demonstrar percepção;
  • acatar sinalização do painel de bordo;
  • preparar trem para reboque;
  • verificar condições de limpeza;
  • orientar passageiros sobre regras de segurança;
  • acompanhar circuito fechado de televisão;
  • manobrar para testes operacionais;
  • efetuar reboque;
  • desengatar locomotivas e vagões da composição;
  • interromper manobra em caso de perda de contato;
  • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);


Setores que mais contratam Operador de trem de metrô no mercado de trabalho

  • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
  • Transporte metroviário




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