Salário para o cargo de Operador de telemarketing (operações híbridas)
CBO 4223-10 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing (operações híbridas) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing (operações híbridas)

Um Operador de telemarketing (operações híbridas) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.412,00 e R$ 2.247,28, com a média salarial de R$ 1.513,16 e o salário mediana em R$ 1.412,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing (operações híbridas)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.513,16 18.157,91 378,29 8,26
1º Quartil 1.412,00 16.944,00 353,00 7,71
Salário Mediana 1.412,00 16.944,00 353,00 7,71
3º Quartil 1.713,87 20.566,42 428,47 9,36
Teto Salarial 2.247,28 26.967,31 561,82 12,27


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.413 - 2.560 1.615,33 1.412,70 1.416,00 2.113,19 2.559,55
Curitiba - PR 1.412 - 1.810 1.432,51 1.412,00 1.412,00 1.494,02 1.809,61
Montes Claros - MG 1.412 - 1.715 1.412,91 1.412,00 1.412,00 1.415,66 1.714,69
Belo Horizonte - MG 1.412 - 1.940 1.459,43 1.412,00 1.412,00 1.601,77 1.940,11
Barueri - SP 1.412 - 2.395 1.561,70 1.412,00 1.416,00 1.977,03 2.394,64
Uberlândia - MG 1.412 - 1.825 1.435,78 1.412,00 1.412,00 1.507,13 1.825,48
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 2.367 1.595,31 1.412,00 1.500,00 1.954,56 2.367,42
Florianópolis - SC 1.412 - 1.969 1.465,44 1.412,00 1.412,00 1.625,77 1.969,19
Teresina - PI 1.412 - 1.719 1.413,81 1.412,00 1.412,00 1.419,24 1.719,03
Salvador - BA 1.412 - 2.060 1.484,26 1.412,00 1.412,00 1.700,42 2.059,60
João Pessoa - PB 1.412 - 1.855 1.441,93 1.412,00 1.412,00 1.531,77 1.855,32
São Caetano do Sul - SP 1.414 - 2.320 1.553,75 1.414,24 1.416,00 1.915,19 2.319,74
Vitoria - ES 1.412 - 1.835 1.454,34 1.412,00 1.447,00 1.514,95 1.834,95
Campinas - SP 1.413 - 2.255 1.526,68 1.413,37 1.416,00 1.861,70 2.254,95
Osasco - SP 1.416 - 1.979 1.476,77 1.415,89 1.416,00 1.633,49 1.978,53
Maceió - AL 1.412 - 1.829 1.436,42 1.412,00 1.412,00 1.509,75 1.828,65
Nossa Senhora do Socorro - SE 1.412 - 1.711 1.412,20 1.412,00 1.412,00 1.412,78 1.711,21
Goiânia - GO 1.412 - 1.935 1.458,41 1.412,00 1.412,00 1.597,78 1.935,28
Mogi das Cruzes - SP 1.412 - 1.754 1.421,31 1.412,00 1.412,00 1.448,24 1.754,15
Bauru - SP 1.416 - 1.920 1.471,63 1.415,62 1.443,00 1.585,02 1.919,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.412 - 2.399 1.570,91 1.412,10 1.416,00 1.980,43 2.398,76
Minas Gerais 1.412 - 1.839 1.438,66 1.412,00 1.412,00 1.518,66 1.839,44
Paraná 1.412 - 1.856 1.442,04 1.412,00 1.412,00 1.532,16 1.855,80
Santa Catarina 1.412 - 2.276 1.548,34 1.412,00 1.412,00 1.879,30 2.276,26
Rio de Janeiro 1.412 - 2.339 1.586,66 1.412,00 1.500,00 1.930,96 2.338,83
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.244 1.527,58 1.412,00 1.412,00 1.853,01 2.244,42
Paraíba 1.412 - 1.898 1.450,68 1.412,00 1.412,00 1.566,78 1.897,73
Bahia 1.412 - 1.997 1.471,19 1.412,00 1.412,00 1.648,82 1.997,10
Alagoas 1.412 - 1.785 1.427,32 1.412,00 1.412,00 1.473,30 1.784,50
Piauí 1.412 - 1.805 1.431,62 1.412,00 1.412,00 1.490,51 1.805,35
Espírito Santo 1.412 - 1.888 1.464,87 1.412,00 1.447,00 1.558,89 1.888,18
Ceará 1.412 - 1.843 1.439,54 1.412,00 1.412,00 1.521,55 1.842,95
Sergipe 1.412 - 1.736 1.417,32 1.412,00 1.412,00 1.433,29 1.736,04
Goiás 1.412 - 1.959 1.463,31 1.412,00 1.412,00 1.617,43 1.959,08
Pernambuco 1.412 - 1.894 1.451,18 1.412,00 1.412,00 1.563,88 1.894,22
Maranhão 1.412 - 1.758 1.421,79 1.412,00 1.412,00 1.451,17 1.757,70
Distrito Federal 1.412 - 2.358 1.586,24 1.412,00 1.488,00 1.946,66 2.357,86
Rio Grande do Sul 1.449 - 2.503 1.699,62 1.449,09 1.650,00 2.066,87 2.503,46
Mato Grosso do Sul 1.412 - 1.882 1.447,37 1.412,00 1.412,00 1.553,46 1.881,60
Acre 1.412 - 1.718 1.413,56 1.412,00 1.412,00 1.418,26 1.717,84
Mato Grosso 1.414 - 2.182 1.528,15 1.413,87 1.440,00 1.801,36 2.181,86
Amazonas 1.412 - 2.010 1.498,51 1.412,00 1.450,00 1.659,50 2.010,04
Pará 1.412 - 2.079 1.504,19 1.412,00 1.419,00 1.716,83 2.079,48
Rondônia 1.423 - 2.359 1.619,57 1.422,65 1.600,00 1.947,36 2.358,70
Roraima 1.419 - 1.863 1.453,06 1.418,67 1.428,00 1.538,28 1.863,21
Tocantins 1.412 - 2.455 1.600,01 1.412,00 1.481,00 2.026,48 2.454,53
Amapá 1.412 - 1.833 1.449,73 1.412,00 1.447,00 1.513,08 1.832,68


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing (operações híbridas)

Operadores de telemarketing devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • cadastrar clientes;
  • cobrar débitos;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;

  • Atividades

    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • consultar área técnica;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • acionar serviços emergenciais;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • administrar conflitos;
    • consultar histórico;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • abordar o cliente;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • identificar-se ao cliente;
    • agendar retorno (follow-up);
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • tomar decisões;
    • informar prazo de entrega;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • consultar supervisor;
    • efetivar a venda;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • consultar manuais;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • avaliar perfil de consumo;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • direcionar atendimento;
    • identificar problemas;
    • negociar valor de débitos;
    • oferecer soluções;
    • demonstrar paciência;
    • depurar informações;
    • negociar valores;
    • aplicar questionário;
    • solicitar informações ao cliente;
    • trabalhar em equipe;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • demonstrar empatia;
    • registrar respostas em papel;
    • orientar usuário de telefonia;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • argumentar com o cliente;
    • fornecer informações;
    • finalizar pendência técnica;
    • atualizar listas;
    • autocontrolar-se;
    • confirmar dados cadastrais;
    • informar sanções contratuais;
    • orientar o usuário;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • finalizar pendências de serviços;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • oferecer benefícios variados;
    • comunicar débitos;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • demonstrar objetividade;
    • esclarecer dúvidas;
    • confirmar dados;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • finalizar contato;
    • negociar datas de pagamento;
    • realizar triagem de atendimento;
    • oferecer vantagens;
    • apresentar produtos e serviços;
    • definir formas de pagamento;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • informar restrições ao crédito;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • informar relação custo-benefício;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • descrever o produto;
    • registrar informações com precisão;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • negociar descontos;
    • identificar clientes potenciais;
    • calcular encargos do débito;
    • seguir o código de ética;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing (operações híbridas) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços advocatícios
    • Planos de saúde
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Administração de cartões de crédito




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria