Salário para o cargo de Operador de telemarketing ativo
CBO 4223-05 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing ativo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing ativo

Um Operador de telemarketing ativo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.415,29 e R$ 2.348,89, com a média salarial de R$ 1.555,19 e o salário mediana em R$ 1.448,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing ativo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.555,19 18.662,26 388,80 8,56
1º Quartil 1.415,29 16.983,52 353,82 7,79
Salário Mediana 1.448,00 17.376,00 362,00 7,97
3º Quartil 1.791,37 21.496,39 447,84 9,86
Teto Salarial 2.348,89 28.186,71 587,22 12,93


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.424 - 2.418 1.651,97 1.423,51 1.578,00 1.996,05 2.417,68
Poa - SP 1.412 - 1.716 1.415,11 1.412,00 1.416,00 1.416,95 1.716,25
Curitiba - PR 1.412 - 2.020 1.477,92 1.412,00 1.412,00 1.667,56 2.019,80
Belo Horizonte - MG 1.412 - 2.044 1.487,67 1.412,00 1.415,00 1.687,44 2.043,88
Uberlândia - MG 1.412 - 1.750 1.420,29 1.412,00 1.412,00 1.445,18 1.750,45
Rio de Janeiro - RJ 1.450 - 2.326 1.686,55 1.449,80 1.735,00 1.919,96 2.325,51
Campinas - SP 1.416 - 1.991 1.472,90 1.415,89 1.416,00 1.644,03 1.991,30
Florianópolis - SC 1.412 - 2.034 1.538,23 1.412,00 1.576,00 1.679,61 2.034,39
Porto Alegre - RS 1.452 - 2.097 1.560,18 1.452,02 1.501,00 1.731,44 2.097,18
Brasília - DF 1.448 - 2.151 1.602,09 1.447,85 1.614,00 1.775,71 2.150,79
Bauru - SP 1.412 - 1.872 1.445,32 1.412,00 1.412,00 1.545,41 1.871,85
Recife - PE 1.412 - 2.041 1.484,55 1.412,00 1.422,00 1.684,84 2.040,72
Mogi das Cruzes - SP 1.413 - 1.746 1.421,52 1.412,55 1.416,00 1.441,55 1.746,05
Ribeirão Preto - SP 1.436 - 2.213 1.569,08 1.435,57 1.520,00 1.826,71 2.212,57
Birigui - SP 1.612 - 2.380 1.870,64 1.612,40 1.958,00 1.964,91 2.379,96
Goiânia - GO 1.415 - 2.296 1.596,29 1.415,14 1.566,00 1.895,86 2.296,33
Joinville - SC 1.412 - 2.147 1.526,86 1.412,00 1.468,00 1.772,34 2.146,71
Fortaleza - CE 1.412 - 1.883 1.454,23 1.412,00 1.412,00 1.554,47 1.882,82
Uberaba - MG 1.412 - 1.726 1.415,26 1.412,00 1.412,00 1.425,05 1.726,07
Barueri - SP 1.414 - 2.091 1.513,57 1.413,68 1.455,00 1.726,21 2.090,84


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.413 - 2.302 1.567,17 1.412,74 1.417,00 1.900,66 2.302,13
Minas Gerais 1.412 - 1.932 1.460,21 1.412,00 1.412,00 1.595,28 1.932,25
Paraná 1.412 - 2.190 1.528,56 1.412,00 1.412,00 1.808,03 2.189,94
Santa Catarina 1.412 - 2.182 1.575,80 1.412,00 1.576,00 1.801,37 2.181,87
Rio de Janeiro 1.419 - 2.320 1.652,63 1.418,56 1.614,53 1.915,67 2.320,31
Rio Grande do Sul 1.453 - 2.334 1.623,03 1.453,25 1.536,00 1.926,69 2.333,66
Distrito Federal 1.448 - 2.151 1.602,09 1.447,85 1.614,00 1.775,71 2.150,79
Pernambuco 1.412 - 2.140 1.504,90 1.412,00 1.422,00 1.766,80 2.140,01
Goiás 1.413 - 2.246 1.581,43 1.413,04 1.565,00 1.854,37 2.246,07
Bahia 1.412 - 2.295 1.557,13 1.412,00 1.470,00 1.894,86 2.295,11
Ceará 1.412 - 1.932 1.465,71 1.412,00 1.412,00 1.595,09 1.932,02
Espírito Santo 1.453 - 2.419 1.765,42 1.452,91 1.840,00 1.996,95 2.418,76
Pará 1.546 - 2.190 1.712,59 1.546,46 1.748,00 1.807,89 2.189,77
Maranhão 1.412 - 1.922 1.459,55 1.412,00 1.420,00 1.586,66 1.921,81
Mato Grosso do Sul 1.414 - 2.083 1.512,77 1.413,87 1.428,56 1.720,05 2.083,37
Amazonas 1.412 - 1.905 1.461,40 1.412,00 1.425,00 1.572,72 1.904,93
Mato Grosso 1.418 - 2.222 1.553,63 1.417,67 1.485,00 1.834,09 2.221,50
Paraíba 1.412 - 1.866 1.469,32 1.412,00 1.460,00 1.540,48 1.865,87
Alagoas 1.412 - 2.016 1.489,19 1.412,00 1.432,00 1.664,63 2.016,24
Rio Grande do Norte 1.412 - 1.942 1.473,07 1.412,00 1.430,00 1.603,23 1.941,88
Sergipe 1.412 - 2.181 1.521,16 1.412,00 1.412,00 1.801,01 2.181,44
Tocantins 1.412 - 1.821 1.446,80 1.412,00 1.440,00 1.503,63 1.821,24
Piauí 1.412 - 1.954 1.469,63 1.412,00 1.424,64 1.613,12 1.953,86
Rondônia 1.419 - 2.271 1.579,69 1.418,67 1.509,00 1.875,33 2.271,46
Amapá 1.412 - 2.131 1.503,39 1.412,00 1.426,00 1.759,12 2.130,70
Acre 1.412 - 1.867 1.448,13 1.412,00 1.425,00 1.541,80 1.867,47


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing ativo

Operadores de telemarketing devem:

  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • cobrar débitos;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cadastrar clientes;
  • prestar serviços técnicos e especializados;

  • Atividades

    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • consultar área técnica;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • informar relação custo-benefício;
    • aplicar questionário;
    • informar sanções contratuais;
    • efetivar a venda;
    • informar prazo de entrega;
    • negociar valores;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • oferecer soluções;
    • administrar conflitos;
    • identificar problemas;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • apresentar produtos e serviços;
    • calcular encargos do débito;
    • descrever o produto;
    • realizar triagem de atendimento;
    • oferecer benefícios variados;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • finalizar pendência técnica;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • finalizar pendências de serviços;
    • esclarecer dúvidas;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • confirmar dados cadastrais;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • trabalhar em equipe;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • demonstrar empatia;
    • consultar supervisor;
    • registrar informações com precisão;
    • acionar serviços emergenciais;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • negociar descontos;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • demonstrar objetividade;
    • avaliar perfil de consumo;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • identificar clientes potenciais;
    • negociar valor de débitos;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • definir formas de pagamento;
    • abordar o cliente;
    • agendar retorno (follow-up);
    • depurar informações;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • comunicar débitos;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • confirmar dados;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • atualizar listas;
    • autocontrolar-se;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • finalizar contato;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • identificar-se ao cliente;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • consultar histórico;
    • direcionar atendimento;
    • orientar usuário de telefonia;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • informar restrições ao crédito;
    • registrar respostas em papel;
    • orientar o usuário;
    • argumentar com o cliente;
    • solicitar informações ao cliente;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • oferecer vantagens;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • tomar decisões;
    • fornecer informações;
    • demonstrar paciência;
    • negociar datas de pagamento;
    • consultar manuais;
    • seguir o código de ética;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • atualizar cadastro por telefone;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing ativo no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Promoção de vendas
    • Comércio varejista de livros
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua