Salário para o cargo de Operador de radiotelefonia
CBO 4222-20 > Operadores de telefonia

Operador de radiotelefonia - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de radiotelefonia

Operadores de telefonia devem:

  • atender o cliente;
  • treinar funcionários;
  • prestar serviços;
  • fornecer informações;
  • comunicar-se;
  • operar equipamentos;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • demonstrar objetividade;
  • conservar equipamentos de trabalho;
  • higienizar equipamentos de trabalho;
  • identificar-se (nome do atendente);
  • ouvir o cliente;
  • identificar código de serviço na tela do computador;
  • demonstrar agilidade;
  • demonstrar cordialidade;
  • direcionar cliente a outros serviços;
  • identificar origem da chamada;
  • localizar veículo mais próximo do usuário;
  • comunicar-se em outros idiomas;
  • transferir chamadas internas e externas;
  • trocar senha do cliente;
  • atualizar código de grupo;
  • digitar mensagem;
  • demonstrar prontidão;
  • consultar código de grupo;
  • demonstrar respeito com o cliente;
  • adequar o tom de voz;
  • enviar mensagens;
  • demonstrar entusiasmo;
  • saudar o cliente;
  • escutar atentamente (saber ouvir);
  • demonstrar segurança;
  • responder a questionários de avaliação interna;
  • acessar códigos;
  • pronunciar-se claramente;
  • digitar teclados;
  • programar mensagem;
  • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
  • ler mensagem para cliente;
  • retransmitir mensagens;
  • demonstrar pontualidade;
  • falar formalmente;
  • dominar o idioma inglês;
  • sugerir agenda de folgas;
  • participar de cursos específicos;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar imparcialidade;
  • transmitir informações corretamente;
  • interpretar mensagem do cliente;
  • gravar informações;
  • demonstrar autocontrole;
  • orientar trajeto do motorista;
  • demonstrar capacidade de assimilação;
  • manter sigilo;
  • sondar tipo de solicitação de serviço;
  • atentar para comunicados na tela do computador;
  • operar plataforma de atendimento telefônico;
  • acionar despertador automático;


Setores que mais contratam Operador de radiotelefonia no mercado de trabalho

  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
  • Uti móvel
  • Serviços móveis de atendimento a urgências
  • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
  • Obras de montagem industrial
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Serviços de remoção de pacientes
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de limpeza
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviço de táxi
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Atividades de rádio




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Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

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