Salário para o cargo de Negociante (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Negociante (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Negociante (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;

Atividades

  • definir perfil do consumidor final;
  • promover programas prevencionistas;
  • elaborar normas e instruções;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • estimular a motivação das equipes;
  • expressar-se oralmente;
  • cobrar resultados;
  • administrar remanejamentos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • exercer liderança;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • gerir compras;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • entrevistar candidatos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • delegar atribuições;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • operar equipamentos de informática;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • atender agentes de fiscalização;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • formular incentivos de produtividade;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • agir com dinamismo;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • gerir estoques;
  • manter apresentação pessoal;
  • planejar compras e locações;
  • avaliar desempenho;
  • propor compra de novos itens;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • resolver reclamações de clientes;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • gerir custos;
  • medir resultados de treinamento;
  • elaborar plano de investimentos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • definir estratégias de terceirização;
  • fazer orçamentos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • designar equipe para projeto;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • contratar serviços;
  • representar a empresa;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • captar recursos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • analisar tendências do mercado;
  • promover funcionários;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • orientar clientes;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • examinar currículos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • demonstrar motivação;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • determinar perfis profissionais;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • expressar-se gestualmente;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • gerir investimentos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • buscar atualização profissional;
  • qualificar fornecedores;
  • exercitar a autonomia;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • transferir numerário para o banco;
  • recepcionar mercadorias;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • participar de reuniões;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • instruir subordinados;
  • remanejar leiaute;


Setores que mais contratam Negociante (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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