Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Negociante (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerir recursos materiais e financeiros;
- estruturar equipes de trabalho;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- demonstrar competências pessoais;
- atender aos clientes;
Atividades
- examinar currículos;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- controlar o cumprimento de normas;
- transferir numerário para o banco;
- prover ações de preservação ambiental;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- fazer orçamentos;
- implantar técnicas de vendas;
- contratar serviços;
- determinar perfis profissionais;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- exercitar a autonomia;
- manter apresentação pessoal;
- expressar-se oralmente;
- promover funcionários;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- realizar reuniões com a equipe;
- definir estratégias de terceirização;
- demonstrar motivação;
- expressar-se gestualmente;
- analisar tendências do mercado;
- delegar atribuições;
- operar equipamentos de informática;
- definir perfil do consumidor final;
- participar de reuniões;
- orientar clientes;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- agir com dinamismo;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- negociar preços e condições de pagamento;
- formular incentivos de produtividade;
- colaborar na definição de epi e epc;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- implementar reciclagem de funcionários;
- gerir investimentos;
- cooperar na definição de projetos;
- captar recursos;
- promover programas prevencionistas;
- resolver reclamações de clientes;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- prestar assistência social aos funcionários;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- administrar conflitos entre funcionários;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- argumentar com convicção (persuasão);
- estimular a motivação das equipes;
- instruir subordinados;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- avaliar desempenho;
- buscar atualização profissional;
- providenciar integração de funcionários;
- atender agentes de fiscalização;
- qualificar fornecedores;
- acompanhar rotinas administrativas;
- medir resultados de treinamento;
- remanejar leiaute;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- propor compra de novos itens;
- exercer liderança;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- gerir estoques;
- gerir custos;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- divulgar mercadorias e serviços;
- cobrar resultados;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- representar a empresa;
- liberar mercadorias para entrega;
- recepcionar mercadorias;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- gerenciar contratos de serviços;
- elaborar plano de investimentos;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- acompanhar a execução orçamentária;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- evidenciar equilíbrio emocional;
- administrar remanejamentos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- designar equipe para projeto;
- apreciar inovações organizacionais;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- recomendar promoção de funcionários;
- entrevistar candidatos;
- gerir compras;
- monitorar o andamento de projetos;
- elaborar normas e instruções;
- planejar compras e locações;
Setores que mais contratam Negociante (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos