Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Negociante (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- demonstrar competências pessoais;
- estruturar equipes de trabalho;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- atender aos clientes;
Atividades
- cobrar resultados;
- exercitar a autonomia;
- definir estratégias de terceirização;
- demonstrar motivação;
- medir resultados de treinamento;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- formular incentivos de produtividade;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- qualificar fornecedores;
- avaliar desempenho;
- operar equipamentos de informática;
- representar a empresa;
- elaborar plano de investimentos;
- determinar perfis profissionais;
- controlar o cumprimento de normas;
- elaborar normas e instruções;
- promover funcionários;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- remanejar leiaute;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- prestar assistência social aos funcionários;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- manter apresentação pessoal;
- estimular a motivação das equipes;
- instruir subordinados;
- expressar-se oralmente;
- administrar remanejamentos;
- promover programas prevencionistas;
- negociar preços e condições de pagamento;
- participar de reuniões;
- apreciar inovações organizacionais;
- delegar atribuições;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- realizar reuniões com a equipe;
- gerir compras;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- analisar tendências do mercado;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- implantar técnicas de vendas;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- expressar-se gestualmente;
- contratar serviços;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- cooperar na definição de projetos;
- divulgar mercadorias e serviços;
- exercer liderança;
- resolver reclamações de clientes;
- gerir investimentos;
- acompanhar a execução orçamentária;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- monitorar o andamento de projetos;
- agir com dinamismo;
- providenciar integração de funcionários;
- atender agentes de fiscalização;
- recepcionar mercadorias;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- acompanhar rotinas administrativas;
- definir perfil do consumidor final;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- colaborar na definição de epi e epc;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- examinar currículos;
- prover ações de preservação ambiental;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- transferir numerário para o banco;
- gerenciar contratos de serviços;
- administrar conflitos entre funcionários;
- propor compra de novos itens;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- orientar clientes;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- gerir custos;
- captar recursos;
- argumentar com convicção (persuasão);
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- designar equipe para projeto;
- recomendar promoção de funcionários;
- buscar atualização profissional;
- implementar reciclagem de funcionários;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- liberar mercadorias para entrega;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- entrevistar candidatos;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- gerir estoques;
- fazer orçamentos;
- planejar compras e locações;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- planejar racionalização do uso de recursos;
Setores que mais contratam Negociante (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos