Salário para o cargo de Maquinista de trem
CBO 7826-10 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Maquinista de trem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Maquinista de trem

Um Maquinista de trem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.014,43 e R$ 4.041,36, com a média salarial de R$ 2.409,09 e o salário mediana em R$ 2.171,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maquinista de trem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.409,09 28.909,13 602,27 11,63
1º Quartil 2.014,43 24.173,20 503,61 9,72
Salário Mediana 2.171,00 26.052,00 542,75 10,48
3º Quartil 3.082,12 36.985,40 770,53 14,88
Teto Salarial 4.041,36 48.496,36 1.010,34 19,51


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.993 - 2.979 2.142,11 1.992,97 2.088,00 2.459,07 2.978,50
Paulínia - SP 1.913 - 3.157 2.260,54 1.912,68 2.265,00 2.606,39 3.156,94
Belo Horizonte - MG 1.746 - 3.817 2.355,51 1.745,58 2.265,00 3.151,74 3.817,48
Vitoria - ES 2.053 - 5.041 2.714,22 2.053,00 2.053,00 4.161,56 5.040,61
São Luís - MA 1.695 - 4.641 2.736,45 1.694,87 2.282,50 3.831,67 4.641,03
Juiz de Fora - MG 2.241 - 3.520 2.459,07 2.240,63 2.340,00 2.906,13 3.519,99
Canoas - RS 1.880 - 3.404 2.326,99 1.880,09 2.301,50 2.810,43 3.404,08
Curitiba - PR 2.004 - 3.392 2.278,02 2.004,33 2.088,00 2.800,17 3.391,65
Rio de Janeiro - RJ 2.251 - 7.868 3.901,38 2.251,09 3.245,00 6.496,28 7.868,48
Serra - ES 2.162 - 4.680 2.659,68 2.162,25 2.235,00 3.864,00 4.680,19
Araraquara - SP 2.017 - 2.536 2.059,78 2.017,00 2.094,00 2.094,00 2.536,32
Rondonópolis - MT 2.026 - 2.766 2.125,33 2.025,75 2.094,00 2.284,00 2.766,45
Ipatinga - MG 1.975 - 4.138 2.560,70 1.975,33 2.477,00 3.416,33 4.137,97
Anápolis - GO 1.936 - 2.536 2.065,27 1.936,00 2.094,00 2.094,00 2.536,32
Alagoinhas - BA 2.205 - 4.013 2.602,90 2.205,00 2.478,00 3.313,50 4.013,41
Uberaba - MG 2.868 - 3.543 2.880,78 2.868,00 2.868,00 2.925,50 3.543,45
Campo Grande - MS 1.871 - 2.688 2.100,63 1.870,50 2.156,50 2.219,00 2.687,72
Mafra - SC 2.048 - 3.567 2.276,14 2.048,00 2.213,00 2.945,00 3.567,07
Santos - SP 2.588 - 3.792 2.769,00 2.588,00 2.588,00 3.131,00 3.792,36
Salgueiro - PE 1.551 - 2.483 1.933,17 1.551,00 2.050,00 2.050,00 2.483,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.964 - 3.079 2.177,86 1.963,67 2.094,00 2.541,86 3.078,78
Minas Gerais 1.936 - 3.747 2.446,08 1.935,83 2.300,00 3.093,74 3.747,23
Espírito Santo 2.042 - 4.978 2.725,39 2.042,45 2.235,00 4.109,59 4.977,66
Rio Grande do Sul 1.915 - 3.823 2.408,18 1.914,87 2.213,00 3.155,97 3.822,60
Maranhão 1.695 - 4.641 2.736,45 1.694,87 2.282,50 3.831,67 4.641,03
Rio de Janeiro 2.217 - 7.868 3.785,39 2.217,09 2.684,50 6.496,28 7.868,48
Paraná 2.004 - 3.392 2.278,02 2.004,33 2.088,00 2.800,17 3.391,65
Mato Grosso 2.026 - 2.766 2.125,33 2.025,75 2.094,00 2.284,00 2.766,45
Goiás 2.015 - 2.941 2.161,00 2.015,00 2.094,00 2.428,25 2.941,17
Bahia 2.129 - 3.812 2.527,08 2.129,33 2.293,00 3.147,33 3.812,14
Pará 1.901 - 7.682 3.507,64 1.900,80 3.611,00 6.342,50 7.682,23
Ceará 1.741 - 2.511 1.990,99 1.740,50 2.050,00 2.073,50 2.511,49
Pernambuco 1.700 - 6.653 2.823,13 1.699,50 2.050,00 5.493,00 6.653,29
Mato Grosso do Sul 1.871 - 2.688 2.100,63 1.870,50 2.156,50 2.219,00 2.687,72
Santa Catarina 2.048 - 3.567 2.276,14 2.048,00 2.213,00 2.945,00 3.567,07


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maquinista de trem

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • transportar passageiros;
  • operar teleférico;
  • transportar cargas;
  • vistoriar teleférico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • trabalhar com segurança;

  • Atividades

    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • informar nome das estações;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • demonstrar autocontrole;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • testar sistema de portas;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • demonstrar responsabilidade;
    • manobrar para testes operacionais;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • monitorar painel de controle;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • testar sistema de comunicação;
    • observar condições de via;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • solicitar desenergização da via;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • ligar o veículo;
    • acionar teleférico;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • remover vagões avariados;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • estacionar em local predeterminado;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • solicitar interdição da via;
    • vistoriar fio de curso;
    • solicitar reboque;
    • vistoriar freio manual;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • solucionar pequenas falhas;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • observar perfil de via;
    • prestar informações ao usuário;
    • demonstrar iniciativa;
    • treinar funcionários;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • solicitar prefixo do trem;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • liberar o freio;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • vistoriar contra-pino;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • acionar buzina;
    • recolher veículo;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • anunciar energização do veículo;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • vistoriar cadeiras;
    • confirmar destino;
    • verificar condições de limpeza;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • verificar livro de bordo;
    • cumprir tempo de percurso;
    • preencher relatório de viagem;
    • informar posicionamento;
    • manobrar para manutenção;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • vistoriar morsas;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • acatar instruções via rádio;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • obedecer sinais de manobra;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • preparar trem para reboque;
    • solicitar equipe de segurança;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • uniformizar-se;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • manobrar para lavagem;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • anunciar mensagens;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • vistoriar roldanas;
    • conferir a formação da composição;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • vistoriar cabos de aço;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • estacionar para limpeza;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • separar vagões por destino;
    • conferir limite de tração;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • obedecer sinalização de via;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • solicitar manutenção;
    • repor equipamento de segurança;
    • cumprir tempo de parada;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • cumprir paradas programadas;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • testar freio de reversão e automático;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • detectar falhas de equipamentos;
    • cumprir horários;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • evacuar veículo;
    • aperfeiçoar-se;
    • prestar primeiros-socorros;
    • demonstrar acuidade visual;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • acionar gerador de energia;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • verificar controle de falhas;
    • comunicar entrada na via;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar assiduidade;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • verificar vazamentos de carga;
    • trabalhar em equipe;
    • vistoriar embuchamento;
    • efetuar reboque;
    • inspecionar alavanca;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • desligar o veículo;
    • conferir documentação da carga;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • preencher livro de bordo;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • demonstrar percepção;
    • manter farol aceso;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • comunicar-se com clareza;


    Setores que mais contratam Maquinista de trem no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não
    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Construção de edifícios
    • Manutenção e reparação de veículos ferroviários
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Extração de minério de alumínio
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Agências de viagens




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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