Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
- Trabalhadores de funções transversais
- Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
- Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Cargos relacionados:
- Operador de teleférico (passageiros)
- Maquinista de locomotiva
- Operador de locomotiva (transporte metropolitano)
- Operador de automotriz
- Motorneiro
- Operador de bonde
- Operador de locomotiva
- Auxiliar de maquinista de trem
- Operador de trem de metrô
- Ajudante de maquinista de trem
- Operador de trem metropolitano
Principais locais de trabalho
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Maquinista de trem
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:
- conduzir trem, bonde e metrô;
- atuar em falhas de equipamentos;
- comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
- vistoriar teleférico;
- transportar cargas;
- transportar passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- manobrar trem, bonde e metrô;
- trabalhar com segurança;
- inspecionar trem, bonde e metrô;
Atividades
- preparar trem para reboque;
- manobrar para testes operacionais;
- ligar o veículo;
- manobrar para pesagem de vagões;
- alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
- combater incêndios em casos de emergência;
- vistoriar freio manual;
- demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
- desligar o veículo;
- zelar pelos equipamentos de trabalho;
- cumprir paradas programadas;
- repor equipamento de segurança;
- verificar controle de falhas;
- instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
- aplicar freio de estacionamento e calços;
- comunicar ocorrências externas ao sistema;
- vistoriar dispositivos de segurança;
- solucionar pequenas falhas;
- conferir a formação da composição;
- cumprir tempo de parada;
- emitir relatório de ocorrência;
- demonstrar rapidez de raciocínio;
- solicitar prefixo do trem;
- demonstrar capacidade de assimilação;
- verificar ficha e documentação do trem;
- verificar livro de bordo;
- manter farol aceso;
- conduzir veículo para a via principal;
- cumprir tempo de percurso;
- conferir limite de tração;
- atentar para passagem de nível e pedestres;
- retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- acatar instruções via rádio;
- inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
- solicitar licenciamento para partida;
- acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
- transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
- instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- evacuar veículo;
- testar sistemas elétrico e pneumático;
- retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
- demonstrar iniciativa;
- estacionar em local predeterminado;
- concentrar-se nas suas atribuições;
- confirmar destino;
- anunciar mensagens;
- cumprir horários;
- utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
- demonstrar firmeza nas decisões;
- demonstrar assiduidade;
- conferir acondicionamento da carga;
- verificar condições de limpeza;
- desengatar locomotivas e vagões da composição;
- acionar freio de emergência em situação de risco;
- manobrar para lavagem;
- manobrar para manutenção;
- observar perfil de via;
- solicitar manutenção;
- manobrar guindaste para prestar socorro;
- solicitar equipe de segurança;
- comunicar impedimentos de circulação do veículo;
- demonstrar responsabilidade;
- cumprir licenciamento via satélite;
- conferir documentação da carga;
- informar posicionamento;
- aperfeiçoar-se;
- manobrar para manutenção de via permanente;
- preencher livro de bordo;
- movimentar o veículo na modalidade manual;
- trabalhar em equipe;
- adequar a condução ao tipo de veículo;
- operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
- engatar locomotivas e vagões na composição;
- prestar informações ao usuário;
- obedecer sinalização de via;
- conduzir trem em licenciamento emergencial;
- verificar o comportamento da composição durante a viagem;
- informar situação de risco ao longo da via;
- separar vagões por destino;
- obedecer velocidade máxima autorizada;
- verificar níveis de combustível e areia;
- acatar sinalização do painel de bordo;
- demonstrar percepção;
- solicitar reboque;
- inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
- usar equipamentos de proteção individual (epi);
- treinar funcionários;
- solicitar interdição da via;
- observar condições de via;
- remover vagões avariados;
- comunicar-se com clareza;
- demonstrar segurança;
- preencher relatório de viagem;
- verificar vazamentos de carga;
- informar nome das estações;
- solicitar desenergização da via;
- prestar primeiros-socorros;
- verificar dispositivos de segurança;
- operar aparelho de mudança de via (amv);
- comunicar entrada na via;
- conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
- estacionar para limpeza;
- efetuar reboque;
- acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
- liberar o freio;
- obedecer sinais de manobra;
- inspecionar equipamentos de bordo;
- anunciar energização do veículo;
- posicionar vagão para carga e descarga;
- inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
- uniformizar-se;
- detectar falhas de equipamentos;
- interromper manobra em caso de perda de contato;
- demonstrar acuidade visual;
- conferir número, quantidade e peso dos vagões;
- demonstrar autocontrole;
- recolher veículo;
- acionar buzina;
- monitorar equipamentos de bordo;
- informar ocorrências com o usuário;
- testar sistema de comunicação;
- solicitar resgate de passageiros;
- monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
- verificar existência de fita velocimétrica;
- monitorar embarque e desembarque de passageiros;
Setores que mais contratam Maquinista de trem no mercado de trabalho
- Transporte ferroviário de carga
- Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não
- Construção de edifícios