Salário para o cargo de Maître executivo
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître executivo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître executivo

Um Maître executivo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.408,41 e R$ 3.413,23, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître executivo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.408,41 16.900,96 352,10 6,49
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.603,07 31.236,87 650,77 12,00
Teto Salarial 3.413,23 40.958,72 853,31 15,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
Balneário Camboriú - SC 1.509 - 3.288 1.986,88 1.509,29 1.800,00 2.714,84 3.288,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître executivo

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • avaliar execução de serviços;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • executar preparação de bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • orientar pedido do cliente;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • executar trabalho de subordinados;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • supervisionar guarda de valores;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • acompanhar visitações;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • demonstrar senso de organização;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • registrar pedido do cliente;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • programar abastecimento dos setores;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • implementar sanções disciplinares;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • encaminhar clientes;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • liderar equipe;
    • distribuir funcionários em setores;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • acomodar clientes;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • verificar estado das instalações;
    • planejar operações para datas especiais;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • pesquisar preços de produtos;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • orientar execução dos serviços;
    • aplicar normas do condomínio;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • controlar venda de bilhetes;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • motivar funcionários;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • recepcionar clientes;
    • controlar emissão de comandas;
    • atender reclamações;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • demonstrar bom senso;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • participar de programas de treinamento;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • escolher matéria-prima;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • demonstrar agilidade;
    • manter boa postura pessoal;
    • manter-se atualizado;
    • supervisionar horários de portaria;


    Setores que mais contratam Maître executivo no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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