Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Madeireiro (comércio atacadista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- estruturar equipes de trabalho;
- atender aos clientes;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- gerir recursos materiais e financeiros;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
Atividades
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- revisar manuais de procedimentos;
- orientar clientes;
- recepcionar mercadorias;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- gerir estoques;
- prestar assistência social aos funcionários;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- medir resultados de treinamento;
- participar de reuniões;
- gerir investimentos;
- providenciar integração de funcionários;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- atender agentes de fiscalização;
- realizar reuniões com a equipe;
- exercitar a autonomia;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- instruir subordinados;
- elaborar normas e instruções;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- zelar pela organização do local de trabalho;
- expressar-se oralmente;
- examinar currículos;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- promover programas prevencionistas;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- elaborar plano de investimentos;
- gerenciar contratos de serviços;
- fazer orçamentos;
- estimular a motivação das equipes;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- delegar atribuições;
- divulgar mercadorias e serviços;
- demonstrar motivação;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- resolver reclamações de clientes;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- evidenciar equilíbrio emocional;
- contratar serviços;
- gerir compras;
- analisar tendências do mercado;
- manter apresentação pessoal;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- representar a empresa;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- apreciar inovações organizacionais;
- definir estratégias de terceirização;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- operar equipamentos de informática;
- controlar o cumprimento de normas;
- negociar preços e condições de pagamento;
- prover ações de preservação ambiental;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- monitorar o andamento de projetos;
- cooperar na definição de projetos;
- planejar compras e locações;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- remanejar leiaute;
- formular incentivos de produtividade;
- definir perfil do consumidor final;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- gerir custos;
- captar recursos;
- entrevistar candidatos;
- implementar reciclagem de funcionários;
- expressar-se gestualmente;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- buscar atualização profissional;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- determinar perfis profissionais;
- exercer liderança;
- acompanhar rotinas administrativas;
- transferir numerário para o banco;
- implantar técnicas de vendas;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- cobrar resultados;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- acompanhar a execução orçamentária;
- administrar remanejamentos;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- administrar conflitos entre funcionários;
- recomendar promoção de funcionários;
- argumentar com convicção (persuasão);
- designar equipe para projeto;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- liberar mercadorias para entrega;
- promover funcionários;
- colaborar na definição de epi e epc;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- avaliar desempenho;
- propor compra de novos itens;
- agir com dinamismo;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
Setores que mais contratam Madeireiro (comércio atacadista) no mercado de trabalho
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Supermercados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio atacadista de leite e laticínios
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Fabricação de laticínios
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Fabricação de produtos de panificação industrial