Salário para o cargo de Instrutor de informática
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de informática - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de informática

Um Instrutor de informática trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.676,45 e R$ 6.949,15, com a média salarial de R$ 2.991,40 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de informática

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.991,40 35.896,84 747,85 14,98
1º Quartil 1.676,45 20.117,39 419,11 8,39
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 10,01
3º Quartil 5.299,72 63.596,65 1.324,93 26,53
Teto Salarial 6.949,15 83.389,83 1.737,29 34,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Brumado - BA 1.758 - 2.132 1.759,61 1.758,43 1.760,00 1.760,00 2.131,76
São Paulo - SP 1.666 - 7.432 3.198,36 1.665,64 2.341,55 6.135,77 7.431,83
Rio de Janeiro - RJ 1.783 - 7.779 3.844,95 1.783,10 3.515,00 6.422,74 7.779,42
Belo Horizonte - MG 1.607 - 8.009 3.394,31 1.606,71 2.640,00 6.612,41 8.009,15
Taubaté - SP 1.757 - 2.431 1.844,78 1.757,16 1.844,00 2.007,41 2.431,43
Campo Grande - MS 2.009 - 8.007 5.368,14 2.009,02 6.500,00 6.610,85 8.007,26
Brasília - DF 1.504 - 5.691 2.607,94 1.504,19 2.000,00 4.698,84 5.691,38
Porto Alegre - RS 1.821 - 9.198 4.197,19 1.821,16 3.933,50 7.593,99 9.198,07
São Luís - MA 1.752 - 26.416 7.031,73 1.751,63 2.300,00 21.808,92 26.415,61
Florianópolis - SC 1.647 - 5.957 2.947,13 1.647,10 2.379,00 4.918,09 5.956,94
Curitiba - PR 1.835 - 6.888 3.581,13 1.835,06 4.013,00 5.687,03 6.888,30
Recife - PE 1.520 - 6.400 3.002,03 1.520,07 2.486,00 5.283,48 6.399,50
Barueri - SP 2.238 - 12.053 5.226,46 2.237,57 4.385,50 9.950,90 12.052,83
Fortaleza - CE 1.438 - 4.263 2.117,59 1.437,95 1.780,00 3.519,36 4.262,76
Campinas - SP 1.738 - 6.990 3.025,77 1.737,84 2.225,00 5.770,83 6.989,81
São Bernardo do Campo - SP 2.989 - 12.456 6.623,46 2.988,59 6.308,00 10.284,11 12.456,42
Montes Claros - MG 1.791 - 8.640 4.393,79 1.790,50 3.978,00 7.132,88 8.639,55
Uberlândia - MG 1.435 - 7.380 3.738,94 1.434,63 4.479,00 6.092,95 7.379,97
Goiânia - GO 1.504 - 7.168 3.255,05 1.503,79 2.875,00 5.917,59 7.167,56
Betim - MG 1.820 - 4.134 2.527,43 1.819,85 2.410,00 3.413,14 4.134,10


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.626 - 6.907 2.905,38 1.625,51 2.000,00 5.702,10 6.906,55
Minas Gerais 1.460 - 7.284 3.125,05 1.459,55 2.199,00 6.013,64 7.283,90
Bahia 1.703 - 2.967 1.918,12 1.702,96 1.760,00 2.449,52 2.966,94
Rio de Janeiro 1.630 - 8.074 3.935,27 1.629,91 3.613,00 6.665,87 8.073,90
Santa Catarina 1.646 - 6.125 2.917,32 1.646,18 2.379,00 5.056,44 6.124,51
Paraná 1.505 - 5.599 2.643,75 1.504,63 2.112,00 4.622,26 5.598,62
Rio Grande do Sul 1.580 - 7.707 3.360,01 1.580,21 2.705,80 6.363,29 7.707,41
Mato Grosso do Sul 1.482 - 7.984 4.696,60 1.482,31 6.500,00 6.591,73 7.984,10
Pernambuco 1.442 - 7.393 2.955,05 1.442,45 2.254,00 6.104,03 7.393,39
Espírito Santo 1.450 - 5.087 2.395,48 1.450,15 1.854,50 4.199,73 5.086,84
Ceará 1.446 - 4.957 2.303,18 1.445,72 1.788,00 4.092,86 4.957,40
Pará 1.412 - 5.531 2.299,57 1.412,00 1.590,00 4.566,79 5.531,44
Goiás 1.440 - 6.648 2.970,70 1.439,55 2.254,00 5.489,00 6.648,44
Maranhão 1.613 - 22.156 6.244,51 1.613,26 2.300,00 18.292,16 22.156,01
Distrito Federal 1.504 - 5.691 2.607,94 1.504,19 2.000,00 4.698,84 5.691,38
Rio Grande do Norte 1.496 - 15.733 4.561,38 1.496,16 1.920,00 12.989,04 15.732,72
Mato Grosso 1.453 - 4.722 2.325,45 1.453,04 1.980,00 3.898,35 4.721,80
Alagoas 1.541 - 3.330 2.147,20 1.541,38 2.218,00 2.749,35 3.330,10
Paraíba 1.412 - 3.633 2.113,80 1.412,00 2.056,52 2.999,75 3.633,39
Rondônia 1.412 - 3.267 1.799,89 1.412,00 1.500,00 2.697,48 3.267,26
Roraima 2.600 - 7.618 5.077,99 2.600,15 6.176,00 6.289,07 7.617,51
Amazonas 1.418 - 4.492 2.133,68 1.417,82 1.683,00 3.708,22 4.491,51
Tocantins 1.454 - 3.688 2.070,08 1.454,22 1.800,00 3.044,56 3.687,66
Sergipe 1.412 - 7.176 2.925,12 1.412,00 2.392,00 5.924,50 7.175,93
Piauí 1.412 - 5.772 2.429,79 1.412,00 1.639,00 4.765,33 5.771,91
Acre 1.434 - 3.390 1.878,89 1.434,00 1.710,00 2.798,50 3.389,63
Amapá 1.425 - 3.407 1.937,60 1.425,00 2.000,00 2.813,00 3.407,19


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de informática

Instrutores de ensino profissional devem:

  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar material pedagógico;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • prestar serviços À comunidade;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;

  • Atividades

    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • registrar controles de estoque;
    • conferir a execução da manutenção;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • preparar material didático;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • selecionar material pedagógico;
    • participar de campanhas educativas;
    • orientar os alunos;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • adequar material pedagógico;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • elaborar os planos de aula;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • demonstrar perseverança;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • comprovar experiência na área específica;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • dialogar com os outros professores;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • expressar-se com clareza;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • demonstrar liderança;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • analisar as avaliações;
    • comprovar certificação das competências;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • preencher planilhas de custo;
    • dialogar com os alunos;
    • negociar projetos e cursos;
    • revisar material pedagógico;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • selecionar recursos didáticos;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • demonstrar flexibilidade;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • integrar-se em eventos da área;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • auto avaliar-se;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • demonstrar criatividade;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • organizar exposições de produtos;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • agir eticamente na profissão;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • limpar os equipamentos;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • executar a manutenção preventiva;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;


    Setores que mais contratam Instrutor de informática no mercado de trabalho

    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em informática
    • Ensino fundamental
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: