Salário para o cargo de Instrutor de informática
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de informática - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de informática

Instrutores de ensino profissional devem:

  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • elaborar material pedagógico;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;

Atividades

  • auto avaliar-se;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • expressar-se com clareza;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • integrar-se em eventos da área;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • demonstrar flexibilidade;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • dialogar com os alunos;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • agir eticamente na profissão;
  • preparar material didático;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • selecionar material pedagógico;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • elaborar os planos de aula;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • revisar material pedagógico;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • registrar controles de estoque;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • participar de campanhas educativas;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • adequar material pedagógico;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • comprovar certificação das competências;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • organizar exposições de produtos;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • limpar os equipamentos;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • demonstrar perseverança;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • conferir a execução da manutenção;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • dialogar com os outros professores;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • executar a manutenção preventiva;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • demonstrar criatividade;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • demonstrar liderança;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • preencher planilhas de custo;
  • negociar projetos e cursos;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • orientar os alunos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • analisar as avaliações;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • comprovar experiência na área específica;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;


Setores que mais contratam Instrutor de informática no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: