Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem em informática
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de informática
Instrutores de ensino profissional devem:
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- comunicar-se;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- elaborar material pedagógico;
- prestar serviços À comunidade;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
Atividades
- negociar projetos e cursos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- criar situações de trabalho em equipe;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- registrar controles de estoque;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- participar de campanhas educativas;
- adequar material pedagógico;
- executar a manutenção preventiva;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- preparar material didático;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- demonstrar capacidade de organização;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- integrar-se em eventos da área;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- demonstrar flexibilidade;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- sistematizar a produção científica da área;
- demonstrar perseverança;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- sistematizar as normas técnicas;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- limpar os equipamentos;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- comprovar experiência na área específica;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- preparar recursos audiovisuais;
- analisar as avaliações;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- agir eticamente na profissão;
- identificar novas fontes para atualização;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- organizar exposições de produtos;
- criar situações operacionais de atividades;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- selecionar material pedagógico;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- preencher diários de classe ou similares;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- promover intercâmbios institucionais;
- preencher planilhas de custo;
- elaborar os planos de aula;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- demonstrar tolerância e paciência;
- auto avaliar-se;
- comprovar certificação das competências;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- orientar os alunos;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- revisar material pedagógico;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- fixar metas educacionais para a escola;
- sistematizar a legislação na sua área;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- dialogar com os alunos;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- tomar providências em casos de emergência;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- selecionar recursos didáticos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- expressar-se com clareza;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- dialogar com os outros professores;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- simular situações atuais de trabalho;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- demonstrar liderança;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- conferir a execução da manutenção;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
Setores que mais contratam Instrutor de informática no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo