Salário para o cargo de Instrutor de informática
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de informática - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de informática

Instrutores de ensino profissional devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • prestar serviços À comunidade;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • elaborar material pedagógico;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;

Atividades

  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • adequar material pedagógico;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • registrar controles de estoque;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • conferir a execução da manutenção;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • demonstrar flexibilidade;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • demonstrar perseverança;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • negociar projetos e cursos;
  • organizar exposições de produtos;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • expressar-se com clareza;
  • executar a manutenção preventiva;
  • comprovar certificação das competências;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • analisar as avaliações;
  • preparar material didático;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • agir eticamente na profissão;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • preencher planilhas de custo;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • comprovar experiência na área específica;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • participar de campanhas educativas;
  • elaborar os planos de aula;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • limpar os equipamentos;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • dialogar com os outros professores;
  • revisar material pedagógico;
  • selecionar recursos didáticos;
  • demonstrar liderança;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • demonstrar criatividade;
  • auto avaliar-se;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • integrar-se em eventos da área;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • dialogar com os alunos;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • orientar os alunos;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • selecionar material pedagógico;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;


Setores que mais contratam Instrutor de informática no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: