Salário para o cargo de Instrutor de informática
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de informática - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de informática

Instrutores de ensino profissional devem:

  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • comunicar-se;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • prestar serviços À comunidade;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • elaborar material pedagógico;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;

Atividades

  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • preparar material didático;
  • integrar-se em eventos da área;
  • orientar os alunos;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • expressar-se com clareza;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • registrar controles de estoque;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • conferir a execução da manutenção;
  • elaborar os planos de aula;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • demonstrar flexibilidade;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • negociar projetos e cursos;
  • comprovar experiência na área específica;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • limpar os equipamentos;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • dialogar com os outros professores;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • executar a manutenção preventiva;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • preencher planilhas de custo;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • selecionar material pedagógico;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • demonstrar liderança;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • revisar material pedagógico;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • agir eticamente na profissão;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • demonstrar criatividade;
  • selecionar recursos didáticos;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • comprovar certificação das competências;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • organizar exposições de produtos;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • dialogar com os alunos;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • analisar as avaliações;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • participar de campanhas educativas;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • demonstrar perseverança;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • adequar material pedagógico;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • auto avaliar-se;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • preencher diários de classe ou similares;


Setores que mais contratam Instrutor de informática no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: