Salário para o cargo de Instrutor de informática
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de informática - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de informática

Instrutores de ensino profissional devem:

  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar material pedagógico;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • comunicar-se;

Atividades

  • adequar material pedagógico;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • auto avaliar-se;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • demonstrar criatividade;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • dialogar com os alunos;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • revisar material pedagógico;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • limpar os equipamentos;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • registrar controles de estoque;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • orientar os alunos;
  • expressar-se com clareza;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • integrar-se em eventos da área;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • preencher planilhas de custo;
  • elaborar os planos de aula;
  • executar a manutenção preventiva;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • analisar as avaliações;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • organizar exposições de produtos;
  • conferir a execução da manutenção;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • demonstrar perseverança;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • demonstrar liderança;
  • participar de campanhas educativas;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • selecionar recursos didáticos;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • comprovar experiência na área específica;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • preparar material didático;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • comprovar certificação das competências;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • dialogar com os outros professores;
  • agir eticamente na profissão;
  • negociar projetos e cursos;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • selecionar material pedagógico;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;


Setores que mais contratam Instrutor de informática no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: