Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem em transportes
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de informática
Instrutores de ensino profissional devem:
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- comunicar-se;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- prestar serviços À comunidade;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- demonstrar competências pessoais;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- elaborar material pedagógico;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
Atividades
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- tomar providências em casos de emergência;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- demonstrar tolerância e paciência;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- revisar material pedagógico;
- expressar-se com clareza;
- demonstrar perseverança;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- limpar os equipamentos;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- sistematizar as normas técnicas;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- preparar recursos audiovisuais;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- comprovar experiência na área específica;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- preparar material didático;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- fixar metas educacionais para a escola;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- dialogar com os alunos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- integrar-se em eventos da área;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- sistematizar a produção científica da área;
- preencher diários de classe ou similares;
- promover intercâmbios institucionais;
- selecionar recursos didáticos;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- simular situações atuais de trabalho;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- comprovar certificação das competências;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- adequar material pedagógico;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- auto avaliar-se;
- executar a manutenção preventiva;
- demonstrar liderança;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- orientar os alunos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- conferir a execução da manutenção;
- identificar novas fontes para atualização;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- agir eticamente na profissão;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- participar de campanhas educativas;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- criar situações de trabalho em equipe;
- criar situações operacionais de atividades;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- organizar exposições de produtos;
- registrar controles de estoque;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- demonstrar criatividade;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- sistematizar a legislação na sua área;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- selecionar material pedagógico;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- preencher planilhas de custo;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- demonstrar flexibilidade;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- demonstrar capacidade de organização;
- elaborar os planos de aula;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- dialogar com os outros professores;
- analisar as avaliações;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- negociar projetos e cursos;
Setores que mais contratam Instrutor de informática no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo