Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor agrícola
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de informática
Instrutores de ensino profissional devem:
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- prestar serviços À comunidade;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- elaborar material pedagógico;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
Atividades
- selecionar material pedagógico;
- dialogar com os outros professores;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- analisar as avaliações;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- preencher planilhas de custo;
- promover intercâmbios institucionais;
- comprovar certificação das competências;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- demonstrar tolerância e paciência;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- sistematizar a produção científica da área;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- demonstrar capacidade de organização;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- tomar providências em casos de emergência;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- fixar metas educacionais para a escola;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- executar a manutenção preventiva;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- registrar controles de estoque;
- expressar-se com clareza;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- identificar novas fontes para atualização;
- orientar os alunos;
- negociar projetos e cursos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- selecionar recursos didáticos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- simular situações atuais de trabalho;
- participar de campanhas educativas;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- criar situações de trabalho em equipe;
- preparar recursos audiovisuais;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- sistematizar a legislação na sua área;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- elaborar os planos de aula;
- demonstrar criatividade;
- preencher diários de classe ou similares;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- limpar os equipamentos;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- integrar-se em eventos da área;
- demonstrar flexibilidade;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- dialogar com os alunos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- conferir a execução da manutenção;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- auto avaliar-se;
- criar situações operacionais de atividades;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- demonstrar perseverança;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- comprovar experiência na área específica;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- preparar material didático;
- adequar material pedagógico;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- revisar material pedagógico;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- demonstrar liderança;
- sistematizar as normas técnicas;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- agir eticamente na profissão;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- organizar exposições de produtos;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
Setores que mais contratam Instrutor de informática no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo