Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de treinamento comercial
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de ofícios industriais
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de informática
Instrutores de ensino profissional devem:
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços À comunidade;
- elaborar material pedagógico;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- comunicar-se;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
Atividades
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- integrar-se em eventos da área;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- selecionar material pedagógico;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- dialogar com os outros professores;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- elaborar os planos de aula;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- orientar os alunos;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- analisar as avaliações;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- auto avaliar-se;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- fixar metas educacionais para a escola;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- demonstrar criatividade;
- tomar providências em casos de emergência;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- preparar material didático;
- revisar material pedagógico;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- comprovar certificação das competências;
- demonstrar capacidade de organização;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- simular situações atuais de trabalho;
- demonstrar tolerância e paciência;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- criar situações operacionais de atividades;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- demonstrar perseverança;
- preparar recursos audiovisuais;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- preencher diários de classe ou similares;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- executar a manutenção preventiva;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- promover intercâmbios institucionais;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- selecionar recursos didáticos;
- criar situações de trabalho em equipe;
- negociar projetos e cursos;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- sistematizar a legislação na sua área;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- expressar-se com clareza;
- agir eticamente na profissão;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- demonstrar liderança;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- registrar controles de estoque;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- demonstrar flexibilidade;
- participar de campanhas educativas;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- sistematizar as normas técnicas;
- adequar material pedagógico;
- conferir a execução da manutenção;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- dialogar com os alunos;
- preencher planilhas de custo;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- organizar exposições de produtos;
- limpar os equipamentos;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- identificar novas fontes para atualização;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- sistematizar a produção científica da área;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- comprovar experiência na área específica;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
Setores que mais contratam Instrutor de informática no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo