Salário para o cargo de Instrutor de informática
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de informática - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de informática

Instrutores de ensino profissional devem:

  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • comunicar-se;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • elaborar material pedagógico;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;

Atividades

  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • adequar material pedagógico;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • dialogar com os alunos;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • integrar-se em eventos da área;
  • executar a manutenção preventiva;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • participar de campanhas educativas;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • expressar-se com clareza;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • selecionar recursos didáticos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • demonstrar criatividade;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • orientar os alunos;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • negociar projetos e cursos;
  • registrar controles de estoque;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • demonstrar flexibilidade;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • conferir a execução da manutenção;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • agir eticamente na profissão;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • demonstrar perseverança;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • preencher planilhas de custo;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • preparar material didático;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • comprovar certificação das competências;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • demonstrar capacidade de organização;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • demonstrar liderança;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • revisar material pedagógico;
  • auto avaliar-se;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • limpar os equipamentos;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • selecionar material pedagógico;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • analisar as avaliações;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • organizar exposições de produtos;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • comprovar experiência na área específica;
  • elaborar os planos de aula;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • dialogar com os outros professores;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • sistematizar a produção científica da área;


Setores que mais contratam Instrutor de informática no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: