Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor agrícola
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em transportes
Instrutores de ensino profissional devem:
- comunicar-se;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- prestar serviços À comunidade;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- elaborar material pedagógico;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
Atividades
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- preparar recursos audiovisuais;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- criar situações de trabalho em equipe;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- elaborar os planos de aula;
- demonstrar tolerância e paciência;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- criar situações operacionais de atividades;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- comprovar certificação das competências;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- preencher diários de classe ou similares;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- dialogar com os outros professores;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- selecionar recursos didáticos;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- conferir a execução da manutenção;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- demonstrar perseverança;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- revisar material pedagógico;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- agir eticamente na profissão;
- adequar material pedagógico;
- dialogar com os alunos;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- demonstrar liderança;
- tomar providências em casos de emergência;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- preparar material didático;
- demonstrar flexibilidade;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- demonstrar capacidade de organização;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- simular situações atuais de trabalho;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- integrar-se em eventos da área;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- registrar controles de estoque;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- preencher planilhas de custo;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- fixar metas educacionais para a escola;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- sistematizar a produção científica da área;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- participar de campanhas educativas;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- expressar-se com clareza;
- executar a manutenção preventiva;
- demonstrar criatividade;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- auto avaliar-se;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- identificar novas fontes para atualização;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- comprovar experiência na área específica;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- sistematizar a legislação na sua área;
- negociar projetos e cursos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- sistematizar as normas técnicas;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- orientar os alunos;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- selecionar material pedagógico;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- promover intercâmbios institucionais;
- analisar as avaliações;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- organizar exposições de produtos;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- limpar os equipamentos;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em transportes no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo