Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em transportes
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em transportes - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem em transportes

Um Instrutor de aprendizagem em transportes trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.676,45 e R$ 6.949,15, com a média salarial de R$ 2.991,40 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de aprendizagem em transportes

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.991,40 35.896,84 747,85 14,98
1º Quartil 1.676,45 20.117,39 419,11 8,39
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 10,01
3º Quartil 5.299,72 63.596,65 1.324,93 26,53
Teto Salarial 6.949,15 83.389,83 1.737,29 34,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Brumado - BA 1.758 - 2.132 1.759,61 1.758,43 1.760,00 1.760,00 2.131,76
São Paulo - SP 1.666 - 7.432 3.198,36 1.665,64 2.341,55 6.135,77 7.431,83
Rio de Janeiro - RJ 1.783 - 7.779 3.844,95 1.783,10 3.515,00 6.422,74 7.779,42
Belo Horizonte - MG 1.607 - 8.009 3.394,31 1.606,71 2.640,00 6.612,41 8.009,15
Taubaté - SP 1.757 - 2.431 1.844,78 1.757,16 1.844,00 2.007,41 2.431,43
Campo Grande - MS 2.009 - 8.007 5.368,14 2.009,02 6.500,00 6.610,85 8.007,26
Brasília - DF 1.504 - 5.691 2.607,94 1.504,19 2.000,00 4.698,84 5.691,38
Porto Alegre - RS 1.821 - 9.198 4.197,19 1.821,16 3.933,50 7.593,99 9.198,07
São Luís - MA 1.752 - 26.416 7.031,73 1.751,63 2.300,00 21.808,92 26.415,61
Florianópolis - SC 1.647 - 5.957 2.947,13 1.647,10 2.379,00 4.918,09 5.956,94
Curitiba - PR 1.835 - 6.888 3.581,13 1.835,06 4.013,00 5.687,03 6.888,30
Recife - PE 1.520 - 6.400 3.002,03 1.520,07 2.486,00 5.283,48 6.399,50
Barueri - SP 2.238 - 12.053 5.226,46 2.237,57 4.385,50 9.950,90 12.052,83
Fortaleza - CE 1.438 - 4.263 2.117,59 1.437,95 1.780,00 3.519,36 4.262,76
Campinas - SP 1.738 - 6.990 3.025,77 1.737,84 2.225,00 5.770,83 6.989,81
São Bernardo do Campo - SP 2.989 - 12.456 6.623,46 2.988,59 6.308,00 10.284,11 12.456,42
Montes Claros - MG 1.791 - 8.640 4.393,79 1.790,50 3.978,00 7.132,88 8.639,55
Uberlândia - MG 1.435 - 7.380 3.738,94 1.434,63 4.479,00 6.092,95 7.379,97
Goiânia - GO 1.504 - 7.168 3.255,05 1.503,79 2.875,00 5.917,59 7.167,56
Betim - MG 1.820 - 4.134 2.527,43 1.819,85 2.410,00 3.413,14 4.134,10


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.626 - 6.907 2.905,38 1.625,51 2.000,00 5.702,10 6.906,55
Minas Gerais 1.460 - 7.284 3.125,05 1.459,55 2.199,00 6.013,64 7.283,90
Bahia 1.703 - 2.967 1.918,12 1.702,96 1.760,00 2.449,52 2.966,94
Rio de Janeiro 1.630 - 8.074 3.935,27 1.629,91 3.613,00 6.665,87 8.073,90
Santa Catarina 1.646 - 6.125 2.917,32 1.646,18 2.379,00 5.056,44 6.124,51
Paraná 1.505 - 5.599 2.643,75 1.504,63 2.112,00 4.622,26 5.598,62
Rio Grande do Sul 1.580 - 7.707 3.360,01 1.580,21 2.705,80 6.363,29 7.707,41
Mato Grosso do Sul 1.482 - 7.984 4.696,60 1.482,31 6.500,00 6.591,73 7.984,10
Pernambuco 1.442 - 7.393 2.955,05 1.442,45 2.254,00 6.104,03 7.393,39
Espírito Santo 1.450 - 5.087 2.395,48 1.450,15 1.854,50 4.199,73 5.086,84
Ceará 1.446 - 4.957 2.303,18 1.445,72 1.788,00 4.092,86 4.957,40
Pará 1.412 - 5.531 2.299,57 1.412,00 1.590,00 4.566,79 5.531,44
Goiás 1.440 - 6.648 2.970,70 1.439,55 2.254,00 5.489,00 6.648,44
Maranhão 1.613 - 22.156 6.244,51 1.613,26 2.300,00 18.292,16 22.156,01
Distrito Federal 1.504 - 5.691 2.607,94 1.504,19 2.000,00 4.698,84 5.691,38
Rio Grande do Norte 1.496 - 15.733 4.561,38 1.496,16 1.920,00 12.989,04 15.732,72
Mato Grosso 1.453 - 4.722 2.325,45 1.453,04 1.980,00 3.898,35 4.721,80
Alagoas 1.541 - 3.330 2.147,20 1.541,38 2.218,00 2.749,35 3.330,10
Paraíba 1.412 - 3.633 2.113,80 1.412,00 2.056,52 2.999,75 3.633,39
Rondônia 1.412 - 3.267 1.799,89 1.412,00 1.500,00 2.697,48 3.267,26
Roraima 2.600 - 7.618 5.077,99 2.600,15 6.176,00 6.289,07 7.617,51
Amazonas 1.418 - 4.492 2.133,68 1.417,82 1.683,00 3.708,22 4.491,51
Tocantins 1.454 - 3.688 2.070,08 1.454,22 1.800,00 3.044,56 3.687,66
Sergipe 1.412 - 7.176 2.925,12 1.412,00 2.392,00 5.924,50 7.175,93
Piauí 1.412 - 5.772 2.429,79 1.412,00 1.639,00 4.765,33 5.771,91
Acre 1.434 - 3.390 1.878,89 1.434,00 1.710,00 2.798,50 3.389,63
Amapá 1.425 - 3.407 1.937,60 1.425,00 2.000,00 2.813,00 3.407,19


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em transportes

Instrutores de ensino profissional devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • elaborar material pedagógico;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços À comunidade;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;

  • Atividades

    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • selecionar material pedagógico;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • executar a manutenção preventiva;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • preencher planilhas de custo;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • dialogar com os alunos;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • demonstrar criatividade;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • participar de campanhas educativas;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • orientar os alunos;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • negociar projetos e cursos;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • agir eticamente na profissão;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • limpar os equipamentos;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • preparar material didático;
    • elaborar os planos de aula;
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • comprovar certificação das competências;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • registrar controles de estoque;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • adequar material pedagógico;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • auto avaliar-se;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • comprovar experiência na área específica;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • selecionar recursos didáticos;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • integrar-se em eventos da área;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • demonstrar flexibilidade;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • conferir a execução da manutenção;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • organizar exposições de produtos;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • demonstrar perseverança;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • revisar material pedagógico;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • dialogar com os outros professores;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • demonstrar liderança;
    • analisar as avaliações;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • expressar-se com clareza;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;


    Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em transportes no mercado de trabalho

    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em informática
    • Ensino fundamental
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor