Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em transportes
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em transportes - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em transportes

Instrutores de ensino profissional devem:

  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • comunicar-se;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • elaborar material pedagógico;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • comprovar experiência na área específica;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • selecionar recursos didáticos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • dialogar com os outros professores;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • orientar os alunos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • agir eticamente na profissão;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • dialogar com os alunos;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • limpar os equipamentos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • organizar exposições de produtos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • analisar as avaliações;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • preparar material didático;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • demonstrar liderança;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • demonstrar flexibilidade;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • participar de campanhas educativas;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • conferir a execução da manutenção;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • executar a manutenção preventiva;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • selecionar material pedagógico;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • negociar projetos e cursos;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • adequar material pedagógico;
  • demonstrar perseverança;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • integrar-se em eventos da área;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • revisar material pedagógico;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • registrar controles de estoque;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • auto avaliar-se;
  • comprovar certificação das competências;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • elaborar os planos de aula;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • expressar-se com clareza;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • demonstrar criatividade;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • preencher planilhas de custo;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em transportes no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: