Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em transportes
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em transportes - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em transportes

Instrutores de ensino profissional devem:

  • comunicar-se;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • elaborar material pedagógico;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;

Atividades

  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • dialogar com os alunos;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • selecionar material pedagógico;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • participar de campanhas educativas;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • integrar-se em eventos da área;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • preparar material didático;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • dialogar com os outros professores;
  • adequar material pedagógico;
  • orientar os alunos;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • analisar as avaliações;
  • elaborar os planos de aula;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • auto avaliar-se;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • negociar projetos e cursos;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • demonstrar liderança;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • registrar controles de estoque;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • demonstrar criatividade;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • preencher planilhas de custo;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • demonstrar perseverança;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • organizar exposições de produtos;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • expressar-se com clareza;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • revisar material pedagógico;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • selecionar recursos didáticos;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • limpar os equipamentos;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • executar a manutenção preventiva;
  • demonstrar flexibilidade;
  • comprovar certificação das competências;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • agir eticamente na profissão;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • comprovar experiência na área específica;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • conferir a execução da manutenção;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em transportes no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: