Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de treinamentos industriais
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em transportes
Instrutores de ensino profissional devem:
- prestar serviços À comunidade;
- demonstrar competências pessoais;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- elaborar material pedagógico;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- comunicar-se;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
Atividades
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- comprovar certificação das competências;
- demonstrar tolerância e paciência;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- dialogar com os alunos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- sistematizar a legislação na sua área;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- demonstrar perseverança;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- simular situações atuais de trabalho;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- preencher planilhas de custo;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- auto avaliar-se;
- identificar novas fontes para atualização;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- orientar os alunos;
- demonstrar criatividade;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- preparar material didático;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- selecionar material pedagógico;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- tomar providências em casos de emergência;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- conferir a execução da manutenção;
- demonstrar flexibilidade;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- promover intercâmbios institucionais;
- analisar as avaliações;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- executar a manutenção preventiva;
- elaborar os planos de aula;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- negociar projetos e cursos;
- preencher diários de classe ou similares;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- preparar recursos audiovisuais;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- limpar os equipamentos;
- criar situações de trabalho em equipe;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- selecionar recursos didáticos;
- sistematizar as normas técnicas;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- sistematizar a produção científica da área;
- organizar exposições de produtos;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- fixar metas educacionais para a escola;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- dialogar com os outros professores;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- registrar controles de estoque;
- criar situações operacionais de atividades;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- expressar-se com clareza;
- comprovar experiência na área específica;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- agir eticamente na profissão;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- demonstrar capacidade de organização;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- participar de campanhas educativas;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- revisar material pedagógico;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- integrar-se em eventos da área;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- adequar material pedagógico;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- demonstrar liderança;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em transportes no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo