Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.533,86 e R$ 10.878,48, com a média salarial de R$ 4.836,41 e o salário mediana em R$ 4.118,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.836,41 58.036,92 1.209,10 24,65
1º Quartil 2.533,86 30.406,26 633,46 12,92
Salário Mediana 4.118,00 49.416,00 1.029,50 20,99
3º Quartil 8.296,39 99.556,70 2.074,10 42,29
Teto Salarial 10.878,48 130.541,73 2.719,62 55,45


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.544 - 10.963 4.220,22 1.543,54 2.805,00 9.050,99 10.962,83
São Bernardo do Campo - SP 2.504 - 9.771 4.950,33 2.504,40 4.267,00 8.066,81 9.770,77
Curitiba - PR 1.803 - 7.620 3.795,42 1.803,08 3.662,00 6.290,88 7.619,70
Rio de Janeiro - RJ 1.506 - 10.531 3.750,70 1.505,73 2.402,00 8.694,49 10.531,03
Belo Horizonte - MG 1.526 - 7.292 3.525,25 1.526,34 3.240,00 6.020,71 7.292,47
Goiânia - GO 2.042 - 9.777 5.132,86 2.042,40 4.888,00 8.071,81 9.776,82
Macaé - RJ 2.117 - 9.470 4.181,12 2.117,02 3.226,00 7.818,19 9.469,62
Joinville - SC 2.065 - 14.260 6.556,96 2.065,17 6.096,00 11.772,86 14.259,64
Florianópolis - SC 6.941 - 15.555 9.500,97 6.941,42 8.802,00 12.842,01 15.554,62
Campinas - SP 1.902 - 22.248 7.935,48 1.901,96 5.282,00 18.367,73 22.247,55
Barueri - SP 1.967 - 8.630 3.959,89 1.967,25 3.500,00 7.125,20 8.630,25
Fortaleza - CE 1.510 - 6.421 3.174,79 1.510,41 2.800,00 5.301,41 6.421,23
Jaraguá do Sul - SC 3.904 - 13.073 7.538,33 3.903,75 8.500,00 10.793,25 13.073,11
São Luís - MA 1.622 - 9.203 4.365,69 1.622,23 5.038,00 7.597,80 9.202,68
São Caetano do Sul - SP 2.165 - 10.295 4.518,21 2.164,65 3.216,00 8.499,63 10.295,01
São Jose - SC 3.598 - 10.602 6.186,39 3.597,89 6.140,00 8.752,74 10.601,58
Blumenau - SC 4.457 - 16.677 8.874,79 4.456,94 8.500,80 13.768,29 16.676,56
Criciúma - SC 2.055 - 10.884 6.586,76 2.055,33 7.994,40 8.985,88 10.883,96
Sorocaba - SP 1.872 - 12.225 5.016,31 1.872,03 3.255,00 10.092,82 12.224,73
Guarulhos - SP 1.704 - 12.900 5.363,12 1.703,76 4.820,00 10.650,46 12.900,16


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.769 - 11.963 5.070,11 1.769,20 3.903,00 9.876,95 11.963,25
Santa Catarina 3.590 - 12.463 7.342,85 3.589,55 7.350,00 10.289,20 12.462,59
Minas Gerais 1.878 - 7.337 3.718,38 1.877,72 3.127,00 6.057,29 7.336,77
Paraná 1.919 - 8.515 4.197,00 1.918,66 4.118,00 7.030,35 8.515,37
Rio de Janeiro 1.515 - 9.005 3.616,61 1.514,93 2.800,00 7.434,94 9.005,42
Goiás 1.680 - 9.293 4.629,18 1.680,43 4.669,00 7.672,34 9.292,97
Mato Grosso 2.508 - 8.353 4.998,15 2.508,07 5.282,00 6.895,97 8.352,61
Bahia 1.585 - 7.467 3.729,14 1.585,10 3.614,00 6.165,17 7.467,44
Maranhão 2.026 - 8.017 4.408,76 2.026,50 5.038,00 6.618,89 8.017,00
Rio Grande do Sul 1.662 - 8.964 3.730,26 1.661,59 2.599,50 7.400,66 8.963,90
Ceará 1.520 - 6.290 3.084,63 1.520,31 2.740,00 5.193,28 6.290,26
Espírito Santo 1.996 - 9.030 4.610,46 1.995,58 4.318,00 7.455,11 9.029,86
Mato Grosso do Sul 2.300 - 7.464 4.507,55 2.299,85 4.226,00 6.162,03 7.463,64
Pará 2.059 - 10.138 5.381,20 2.059,03 5.050,00 8.369,83 10.137,79
Pernambuco 1.652 - 6.651 3.216,09 1.652,27 2.491,00 5.491,42 6.651,37
Tocantins 3.292 - 5.923 3.963,85 3.291,80 3.810,00 4.890,30 5.923,28
Distrito Federal 1.599 - 7.818 3.479,83 1.599,46 2.798,00 6.454,82 7.818,28
Paraíba 1.576 - 5.124 2.838,04 1.575,76 2.381,00 4.230,37 5.123,96
Alagoas 1.607 - 7.115 3.197,90 1.607,36 2.508,00 5.874,60 7.115,49
Amazonas 2.180 - 6.898 4.214,17 2.179,90 4.432,50 5.695,08 6.898,06
Rondônia 1.438 - 5.990 3.250,70 1.438,22 3.452,00 4.945,78 5.990,47
Roraima 1.750 - 7.463 3.422,97 1.749,63 2.940,00 6.161,75 7.463,30
Piauí 1.748 - 5.229 3.347,76 1.748,00 3.737,00 4.317,25 5.229,18
Amapá 2.567 - 6.461 4.540,60 2.566,80 5.080,00 5.334,00 6.460,70
Rio Grande do Norte 1.863 - 10.586 6.214,56 1.862,50 7.926,00 8.740,00 10.586,15
Acre 3.103 - 5.065 3.813,43 3.103,00 4.084,00 4.181,67 5.064,96
Sergipe 1.518 - 5.233 2.303,80 1.518,00 1.816,00 4.320,00 5.232,51


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • prestar serviços À comunidade;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • elaborar material pedagógico;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • comunicar-se;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • comprovar experiência na área específica;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • dialogar com os outros professores;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • conferir a execução da manutenção;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • demonstrar perseverança;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • demonstrar criatividade;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • agir eticamente na profissão;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • adequar material pedagógico;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • integrar-se em eventos da área;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • revisar material pedagógico;
    • preencher planilhas de custo;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • orientar os alunos;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • auto avaliar-se;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • analisar as avaliações;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • selecionar recursos didáticos;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • selecionar material pedagógico;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • executar a manutenção preventiva;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • elaborar os planos de aula;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • comprovar certificação das competências;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • expressar-se com clareza;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • dialogar com os alunos;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • registrar controles de estoque;
    • organizar exposições de produtos;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • participar de campanhas educativas;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • preparar material didático;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • demonstrar liderança;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • limpar os equipamentos;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • negociar projetos e cursos;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;


    Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
    • Construção de rodovias e ferrovias
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Serviços de engenharia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista