Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor agrícola
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
Instrutores de ensino profissional devem:
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- prestar serviços À comunidade;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- elaborar material pedagógico;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
Atividades
- demonstrar perseverança;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- identificar novas fontes para atualização;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- sistematizar a legislação na sua área;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- executar a manutenção preventiva;
- fixar metas educacionais para a escola;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- negociar projetos e cursos;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- demonstrar criatividade;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- preencher diários de classe ou similares;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- conferir a execução da manutenção;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- demonstrar capacidade de organização;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- elaborar os planos de aula;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- criar situações de trabalho em equipe;
- sistematizar as normas técnicas;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- selecionar recursos didáticos;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- comprovar experiência na área específica;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- auto avaliar-se;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- tomar providências em casos de emergência;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- promover intercâmbios institucionais;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- adequar material pedagógico;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- organizar exposições de produtos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- comprovar certificação das competências;
- preparar material didático;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- registrar controles de estoque;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- revisar material pedagógico;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- sistematizar a produção científica da área;
- orientar os alunos;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- criar situações operacionais de atividades;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- dialogar com os outros professores;
- analisar as avaliações;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- demonstrar liderança;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- preparar recursos audiovisuais;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- demonstrar tolerância e paciência;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- expressar-se com clareza;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- participar de campanhas educativas;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- agir eticamente na profissão;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- limpar os equipamentos;
- simular situações atuais de trabalho;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- preencher planilhas de custo;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- selecionar material pedagógico;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- integrar-se em eventos da área;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- dialogar com os alunos;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo