Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • elaborar material pedagógico;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços À comunidade;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;

Atividades

  • registrar controles de estoque;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • orientar os alunos;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • adequar material pedagógico;
  • dialogar com os alunos;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • comprovar certificação das competências;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • organizar exposições de produtos;
  • conferir a execução da manutenção;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • limpar os equipamentos;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • selecionar material pedagógico;
  • selecionar recursos didáticos;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • executar a manutenção preventiva;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • analisar as avaliações;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • demonstrar flexibilidade;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • expressar-se com clareza;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • demonstrar liderança;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • auto avaliar-se;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • dialogar com os outros professores;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • demonstrar criatividade;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • negociar projetos e cursos;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • revisar material pedagógico;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • preparar material didático;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • demonstrar perseverança;
  • comprovar experiência na área específica;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • preencher planilhas de custo;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • integrar-se em eventos da área;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • elaborar os planos de aula;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • participar de campanhas educativas;
  • agir eticamente na profissão;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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