Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
 
- Professores e instrutores do ensino profissional
 
 
- Instrutores de ensino profissional
 
 
 
Cargos relacionados:
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor agrícola
- Instrutor de informática
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem em informática
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
Instrutores de ensino profissional devem:
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- elaborar material pedagógico;
- demonstrar competências pessoais;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- comunicar-se;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- prestar serviços À comunidade;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
Atividades
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- demonstrar capacidade de organização;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- preencher planilhas de custo;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- criar situações de trabalho em equipe;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- tomar providências em casos de emergência;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- sistematizar as normas técnicas;
- selecionar recursos didáticos;
- conferir a execução da manutenção;
- identificar novas fontes para atualização;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- expressar-se com clareza;
- revisar material pedagógico;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- criar situações operacionais de atividades;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- adequar material pedagógico;
- comprovar experiência na área específica;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- preparar material didático;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- demonstrar tolerância e paciência;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- organizar exposições de produtos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- integrar-se em eventos da área;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- sistematizar a legislação na sua área;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- dialogar com os outros professores;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- elaborar os planos de aula;
- demonstrar perseverança;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- preparar recursos audiovisuais;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- sistematizar a produção científica da área;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- auto avaliar-se;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- participar de campanhas educativas;
- limpar os equipamentos;
- registrar controles de estoque;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- orientar os alunos;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- demonstrar liderança;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- analisar as avaliações;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- demonstrar criatividade;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- selecionar material pedagógico;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- preencher diários de classe ou similares;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- negociar projetos e cursos;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- executar a manutenção preventiva;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- dialogar com os alunos;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- agir eticamente na profissão;
- comprovar certificação das competências;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- simular situações atuais de trabalho;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- demonstrar flexibilidade;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- fixar metas educacionais para a escola;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- promover intercâmbios institucionais;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
 
 
									 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                