Salário para o cargo de Inspetor regional (comércio de mercadorias a varejo)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Inspetor regional (comércio de mercadorias a varejo) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Inspetor regional (comércio de mercadorias a varejo)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • acompanhar rotinas administrativas;
  • delegar atribuições;
  • gerir estoques;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • providenciar integração de funcionários;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • remanejar leiaute;
  • exercitar a autonomia;
  • cooperar na definição de projetos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • entrevistar candidatos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • promover programas prevencionistas;
  • representar a empresa;
  • elaborar normas e instruções;
  • participar de reuniões;
  • estimular a motivação das equipes;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • instruir subordinados;
  • buscar atualização profissional;
  • contratar serviços;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • fazer orçamentos;
  • propor compra de novos itens;
  • promover funcionários;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • designar equipe para projeto;
  • examinar currículos;
  • analisar tendências do mercado;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • agir com dinamismo;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • elaborar plano de investimentos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • definir perfil do consumidor final;
  • operar equipamentos de informática;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • definir estratégias de terceirização;
  • determinar perfis profissionais;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • cobrar resultados;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • expressar-se gestualmente;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • administrar remanejamentos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • manter apresentação pessoal;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • recepcionar mercadorias;
  • captar recursos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • implantar técnicas de vendas;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • qualificar fornecedores;
  • resolver reclamações de clientes;
  • medir resultados de treinamento;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • demonstrar motivação;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • expressar-se oralmente;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • apreciar inovações organizacionais;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • gerir investimentos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • gerir custos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • gerir compras;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • avaliar desempenho;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • exercer liderança;
  • orientar clientes;
  • formular incentivos de produtividade;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;


Setores que mais contratam Inspetor regional (comércio de mercadorias a varejo) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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