Quanto ganha um Inspetor naval
Um Inspetor naval trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.120,06 e R$ 16.939,40, com a média salarial de R$ 6.037,90 e o salário mediana em R$ 3.172,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 6.037,90 | 72.454,83 | 1.509,48 | 28,07 |
1º Quartil | 2.120,06 | 25.440,67 | 530,01 | 9,86 |
Salário Mediana | 3.172,50 | 38.070,00 | 793,13 | 14,75 |
3º Quartil | 12.918,71 | 155.024,51 | 3.229,68 | 60,06 |
Teto Salarial | 16.939,40 | 203.272,78 | 4.234,85 | 78,75 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Prático de portos da marinha mercante
- Inspetor de terminal
- Capitão de cabotagem
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Comandante da marinha mercante
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Vistoriador naval
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Primeiro oficial de náutica
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Macaé - RJ | 2.619 - 11.775 | 6.862,17 | 2.619,17 | 9.265,00 | 9.721,67 | 11.775,17 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.784 - 43.432 | 12.414,18 | 1.784,40 | 4.950,00 | 35.857,80 | 43.432,04 |
Vitoria - ES | 5.841 - 13.799 | 9.597,53 | 5.841,00 | 10.245,00 | 11.392,33 | 13.798,74 |
Paranaguá - PR | 1.795 - 2.522 | 1.858,28 | 1.794,67 | 1.799,00 | 2.082,00 | 2.521,78 |
Santana - AP | 1.611 - 1.990 | 1.617,45 | 1.611,03 | 1.611,06 | 1.643,03 | 1.990,09 |
Barcarena - PA | 2.067 - 3.643 | 2.594,78 | 2.067,00 | 2.721,00 | 3.008,00 | 3.643,38 |
São Gonçalo - RJ | 3.101 - 3.930 | 3.142,14 | 3.101,00 | 3.101,00 | 3.245,00 | 3.930,44 |
Manaus - AM | 7.122 - 18.168 | 9.651,00 | 7.122,00 | 8.946,00 | 15.000,00 | 18.168,45 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro | 2.350 - 24.719 | 8.609,52 | 2.349,92 | 5.000,00 | 20.408,00 | 24.718,78 |
Espírito Santo | 4.969 - 13.469 | 9.144,81 | 4.969,25 | 10.245,00 | 11.119,75 | 13.468,57 |
Paraná | 1.795 - 2.522 | 1.858,28 | 1.794,67 | 1.799,00 | 2.082,00 | 2.521,78 |
Pará | 1.689 - 3.860 | 2.491,42 | 1.689,00 | 2.652,00 | 3.186,67 | 3.859,79 |
Amapá | 1.611 - 1.990 | 1.617,45 | 1.611,03 | 1.611,06 | 1.643,03 | 1.990,09 |
São Paulo | 1.700 - 3.226 | 1.883,33 | 1.700,00 | 1.700,00 | 2.663,00 | 3.225,51 |
Amazonas | 7.122 - 18.168 | 9.651,00 | 7.122,00 | 8.946,00 | 15.000,00 | 18.168,45 |
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Inspetor naval
Oficiais de convés devem:
Atividades
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- elaborar conteúdo programático;
- avaliar as condições para amarração;
- controlar material de diques e comportas;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- demonstrar criatividade;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- efetuar auditorias internas;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- controlar atmosfera do tanque;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- discriminar sons e ruídos;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- coordenar operações de reboque;
- manusear cargas a bordo;
- coordenar operação de controle à poluição;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar rancho;
- demonstrar percepção espacial;
- aplicar legislação;
- transportar passageiros;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- supervisionar equipe de convés;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- coordenar operações de resgate;
- realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- avaliar as condições de atracação;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
- preparar a unidade para reboque;
- verificar peação da carga;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- emitir permissão para trabalho;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- operar equipamentos de navegação;
- supervisionar equipe de lastro;
- realizar o plano de viagem;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- ministrar treinamento a bordo;
- testar equipamentos de segurança;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- supervisionar equipe de manutenção offshore;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- supervisionar equipe de hotelaria;
- coordenar as embarcações de apoio;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- ministrar treinamento em terra;
- coordenar embarcações de manuseio de espias;
- realizar comunicação de bordo;
- tomar decisões;
- orientar a entrada de diques e ou comportas;
- demonstrar raciocínio analítico;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- demonstrar raciocínio sintético;
- proferir palestras;
- fiscalizar o uso de epi;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- inspecionar equipamentos de convés;
- controlar medicamento de bordo;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- discriminar cores;
- verificar compatibilidade de cargas;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- coordenar operações de manutenção offshore;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- acionar plano de contingência;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- avaliar as condições meteorológicas;
- controlar material de passadiço;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- trabalhar em equipe;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- demonstrar raciocínio matemático;
- verificar marcação das cargas;
- controlar material de custeio;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- elaborar apresentações;
- operar o sistema de lastro;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- demonstrar liderança;
- supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- avaliar as condições para desamarração;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- efetuar os registros pertinentes;
- emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
- supervisionar equipe de apoio à docagem;
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- definir área segura para trabalho;
- controlar certificação da tripulação;
- avaliar o preparo da tripulação;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- supervisionar seção de câmara;
- conduzir embarcação de salvamento;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- conferir certificação da embarcação;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- consultar legislação;
- coordenar postos de emergência;
- controlar temperatura dos tanques;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- supervisionar o sms;
- coordenar equipe de resgate;
- ministrar aulas de formação profissional;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- conferir certificação de equipamentos;
- controlar planos de bordo;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- acionar plano de emergência;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- coordenar reuniões de segurança;
- supervisionar o preparo do berço de diques;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- trabalhar sob pressão;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- testar equipamentos de salvatagem;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- coordenar equipe de amarração;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- demonstrar percepção cinemática;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- elaborar material didático;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- avaliar as condições de calado;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- operar rampas de cargas;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- demonstrar comportamento proativo;
- avaliar as condições para desatracação;
- operar cobertas de cargas;
- controlar material de combate à poluição;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- operar rampas de acesso;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- elaborar o plano para reboque;
- demonstrar capacidade de negociação;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- conferir certificação da tripulação;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- operar guincho de reboque;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- controlar epi e epc;
- manobrar a embarcação;
- operar tampas de escotilha;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- orientar a navegação;
- inspecionar as condições de segurança;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
Setores que mais contratam Inspetor naval no mercado de trabalho
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Testes e análises técnicas
- Serviços de engenharia
- Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
- Operações de terminais
- Administração pública em geral
- Escafandria e mergulho
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br