Salário para o cargo de Homem-bala
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Homem-bala - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Homem-bala

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • trabalhar em equipe;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • fazer alongamento;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • montar o aparelho;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • definir coreografia;
  • confeccionar o aparelho;
  • pesquisar aparelhos;
  • pesquisar truques;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • desenvolver disciplina;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • selecionar música;
  • pesquisar tecnologias;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • motivar os alunos;
  • respeitar ética profissional;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • transmitir ética circense;
  • conquistar empatia do público;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • dar entrevistas;
  • adquirir técnicas para cair;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • criar maquiagem;
  • frequentar cursos de atualização;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • fazer concentração;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • desmontar o aparelho;
  • respeitar relações de trabalho;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • misturar os números criando outros;
  • fazer aquecimento;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • preparar a entrada do artista;
  • pesquisar materiais;
  • criar guarda roupa;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • definir equipamentos de segurança;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;


Setores que mais contratam Homem-bala no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Educador social de rua
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

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