Salário para o cargo de Homem-bala
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Homem-bala - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Homem-bala

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;

Atividades

  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • pesquisar tecnologias;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • pesquisar truques;
  • respeitar ética profissional;
  • fazer aquecimento;
  • respeitar relações de trabalho;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • desenvolver disciplina;
  • criar maquiagem;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • pesquisar materiais;
  • desmontar o aparelho;
  • conquistar empatia do público;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • adquirir técnicas para cair;
  • transmitir ética circense;
  • frequentar cursos de atualização;
  • criar guarda roupa;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • selecionar música;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • definir equipamentos de segurança;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • aprender a profissão ensaiando;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • fazer concentração;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • motivar os alunos;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • misturar os números criando outros;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • definir coreografia;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • pesquisar aparelhos;
  • confeccionar o aparelho;
  • montar o aparelho;
  • dar entrevistas;
  • trabalhar em equipe;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • preparar a entrada do artista;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • fazer alongamento;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;


Setores que mais contratam Homem-bala no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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