Salário para o cargo de Gerente operacional florestal
CBO 1411-10 > Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aquícola e florestal

Gerente operacional florestal - Descrição, atividades e funções do cargo

Definem sistemas, elaboram planejamento operacional e assistem à direção de empresas agropecuárias, pesqueiras, aqüícolas e florestais. Gerenciam equipes, administram a produção e as operações, as atividades de segurança, higiene e saúde do trabalho. Participam de sistemas de gestão ambiental e de qualidade da produção, da promoção do desenvolvimento tecnológico e da interação com a comunidade.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aquícola e florestal

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aquícola e florestal trabalho é exercido em instalações agropecuárias, pesqueiras, aqüícolas e florestais, em ambientes abertos, fechados ou em embarcações. Geralmente, na condição de trabalhador assalariado.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aquícola e florestal

Para empresas de médio e grande porte, essas ocupações são acessíveis a pessoas com curso superior ou com cursos de administração da área específica de aproximadamente duzentas horas-aula. Quando recrutados diretamente para a função, normalmente é exigido entre quatro e cinco anos de experiência na área de produção e operações do setor. A qualificação para o trabalho também pode ser obtida por meio de vivência na área.


Funções e atividades do Gerente operacional florestal

Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aquícola e florestal devem:

  • definir sistema operacional;
  • assistir À direção da empresa;
  • administrar produção e operação;
  • elaborar planejamento operacional;
  • promover desenvolvimento tecnológico;
  • participar do sistema de gestão ambiental e qualidade da produção;
  • gerenciar equipes;
  • interagir política e socialmente com a comunidade;
  • administrar atividades de segurança, higiene e saúde do trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • definir ações corretivas;
  • desenvolver capacidade crítica;
  • monitorar atividades dos profissionais de segurança e medicina do trabalho;
  • desenvolver sociabilidade;
  • delegar atribuições;
  • motivar equipes;
  • definir necessidade de treinamento;
  • definir sequência operacional;
  • promover intercâmbios tecnológicos entre empresas do setor;
  • analisar ocorrências de doenças ocupacionais;
  • definir produto final;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • levantar informações ambientais;
  • inspecionar operações de campo;
  • exercer liderança;
  • atender auditoria patrimonial interna e externa;
  • avaliar requisições de insumos;
  • levantar informações de produção;
  • implementar programas de segurança e saúde do trabalhador e sua família fora da empresa;
  • preparar plano de treinamento;
  • demonstrar dinamismo;
  • estabelecer metas de eficiência operacional;
  • dimensionar insumos;
  • elaborar orçamento físico e financeiro;
  • determinar ações emergenciais;
  • analisar indicadores de desempenho;
  • promover atividades de educação ambiental;
  • definir cronograma de investimentos;
  • estabelecer metas de produtividade;
  • determinar ações corretivas para o cumprimento de metas de produção;
  • contratar serviços de terceiros;
  • implementar atividades sociais junto à comunidade;
  • dimensionar máquinas e equipamentos;
  • participar da definição do plano de carreira;
  • promover melhoras do ambiente de trabalho;
  • relacionar alternativas de sistemas operacionais;
  • exigir cumprimento das normas regulamentadas e nrr (n. r. rurais);
  • acompanhar análise de tendências mercadológicas e tecnológicas;
  • analisar histórico de produção;
  • coordenar fluxo de informações entre os departamentos;
  • dimensionar mão-de-obra;
  • estruturar organogramas;
  • orientar trabalhadores sobre higiene pessoal;
  • zelar pela imagem da empresa;
  • demonstrar senso de organização;
  • colaborar na elaboração e revisão de normas de operação;
  • controlar qualidade da produção e do produto;
  • atuar como representante legal da empresa;
  • controlar volume de produção;
  • fornecer informações para a elaboração do plano estratégico;
  • gerenciar programas de controle ambiental;
  • elaborar relatórios gerenciais;
  • demonstrar ética profissional;
  • identificar impactos ambientais;
  • procurar tecnologias;
  • colaborar na elaboração e revisão de normas de qualidade;
  • demonstrar flexibilidade;
  • participar da priorização de investimentos;
  • demonstrar versatilidade;
  • elaborar procedimentos e instruções técnicas visando minimizar impacto ambiental;
  • participar do desenvolvimento de máquinas e equipamentos;
  • identificar necessidades de contratação e demissão;
  • administrar custos de produção;
  • implantar novos processos produtivos;
  • controlar estocagem do produto;
  • sugerir inovações tecnológicas;
  • analisar projetos de máquinas e equipamentos;
  • propor promoções e penalidades administrativas;
  • estimular a criação de programas de melhoria contínua;
  • administrar programas de manutenção de máquinas e equipamentos;
  • analisar estatísticas de acidentes e incidentes do trabalho;
  • avaliar desempenho de subordinados;
  • administrar a comercialização de produtos;
  • informar direção sobre problemas emergenciais;
  • tomar iniciativa;
  • atender auditoria interna e externa;
  • contratar instituições de pesquisa e consultorias;
  • discutir ações e parcerias com órgãos públicos;
  • facilitar atuação da cipa e cipatr;
  • divulgar atividades da empresa junto à população local;
  • adequar máquinas e equipamentos à realidade local;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • elaborar análise de viabilidade econômica;
  • participar de eventos técnicos;
  • demonstrar resiliência;
  • demonstrar capacidade de resposta;
  • monitorar legislações ambientais;


Setores que mais contratam Gerente operacional florestal no mercado de trabalho

  • Atividades de apoio à produção florestal
  • Extração de madeira em florestas plantadas
  • Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita
  • Produção de carvão vegetal - florestas plantadas
  • Fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel
  • Fabricação de papel
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Cultivo de eucalipto
  • Serviços de engenharia
  • Comércio atacadista de madeira e produtos derivados
  • Fabricação de madeira laminada e de chapas de madeira compensada, prensada e aglomerada
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades paisagísticas
  • Criação de bovinos para corte
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fabricação de móveis com predominância de madeira




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Educador social de rua
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social de rua