Salário para o cargo de Gerente geral de compras
CBO 1424-05 > Gerentes de suprimentos

Gerente geral de compras - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam equipes de trabalhadores que atuam em processos de compra, armazenagem e movimentação de matérias-primas, materiais indiretos, equipamentos, insumos e serviços em empresas industriais, comerciais e de serviços.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de suprimentos

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Principais locais de trabalho

Gerentes de suprimentos os profissionais da família podem ser encontrados, principalmente, em empresas e instituições de grande porte, englobando sob suas responsabilidades as áreas de compras, almoxarifado e logística. Seu trabalho pode se desenvolver nas mais diversas atividades econômicas e é desejável que demonstrem habilidade de negociação, os trabalhadores podem estar sujeitos à fadiga e stresse, fruto do trabalho sob pressão. O vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de suprimentos

O acesso às ocupações gerenciais nesta área pode se dar por ascensão de carreira de pessoal de compras da empresa, com ou sem escolaridade de nível superior. Para preenchimento de vagas com profissionais externos, normalmente, procura-se recrutar profissionais com nível superior completo e cinco anos de experiência mínima anterior na função.


Funções e atividades do Gerente geral de compras

Gerentes de suprimentos devem:

  • controlar fornecedores;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver novos fornecedores;
  • comunicar-se;
  • gerenciar compras;
  • coordenar Área de logística de suprimentos;
  • realizar importações;

Atividades

  • realizar parcerias com fornecedores;
  • demonstrar capacidade de inovação;
  • demonstrar responsabilidade;
  • identificar novos fornecedores em revistas, internet e guias;
  • demonstrar flexibilidade;
  • adequar prazos de entrega às necessidades do cliente interno;
  • identificar novos fornecedores;
  • controlar alteração de preços;
  • reportar-se a diretores;
  • definir meio de transporte e rota;
  • determinar condições de embarque dos materiais;
  • expressar-se em outros idiomas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • verificar alternativas de aquisições de materiais no mercado externo;
  • elaborar relatórios;
  • acionar companhia de seguros em caso de sinistro;
  • negociar formas de pagamento com fornecedores;
  • acompanhar embarque e desembarque dos materiais;
  • negociar preços com fornecedores;
  • analisar cotações;
  • revelar eficiência;
  • controlar contratos;
  • aprovar pedidos de compras;
  • demonstrar liderança;
  • negociar garantia de funcionamento e assistência técnica;
  • subsidiar com informações o desenvolvimento de novos produtos da empresa;
  • cotar preços para compras especiais;
  • supervisionar trabalho do despachante;
  • identificar novos produtos;
  • analisar custos incidentes na compra;
  • demonstrar sensatez;
  • participar de reuniões;
  • desqualificar fornecedor;
  • identificar novos fornecedores em feiras e congressos;
  • verificar linhas de financiamento;
  • controlar orçamento de compras por centros de custos;
  • estabelecer critérios de atualização do cadastro de fornecedores;
  • celebrar contratos;
  • visitar fornecedores;
  • relacionar-se com os departamentos da empresa;
  • demonstrar capacidade de convencimento;
  • acompanhar os indicadores de eficiência do departamento;
  • qualificar novos fornecedores;
  • manter-se atualizado;
  • priorizar compras de emergência;
  • comunicar-se via correio eletrônico (e-mail);
  • comunicar-se via telefone, fax e celular;
  • desenvolver capacidade de observação;
  • dominar o sistema produtivo da empresa;
  • definir forma de pagamento;
  • contratar despachante;
  • comunicar-se com fornecedores;
  • pesquisar informações cadastrais de fornecedores;
  • avaliar processo produtivo do fornecedor;
  • redigir comunicados e normas;
  • monitorar preços de mercado;
  • equalizar preços ofertados;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • avaliar desempenho do fornecedor;
  • calcular preço final da importação;
  • solicitar contratação de seguro e câmbio;
  • demonstrar criatividade;
  • fixar prazos e quantidades mínimas para compras;
  • demonstrar clareza na comunicação oral e escrita;
  • liderar reuniões;
  • demonstrar habilidade para negociar;
  • analisar necessidades de compras do cliente interno;
  • levantar informações financeiras dos fornecedores;
  • demonstrar objetividade;
  • contratar serviços de terceiros;


Setores que mais contratam Gerente geral de compras no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Restaurantes e similares
  • Construção de edifícios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Serviços de engenharia
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
  • Confecção de peças do vestuário
  • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




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